sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra 10 pratos da comida italiana existentes no Brasil!

Mamma Mia! Filé a milanesa, macarrão, lasanha e tantas outras delícias… Hmmmm!!

É difícil falar da Itália e não pensar na sua fama gastronômica! Isso porque a Itália teve um importante papel na história da gastronomia por causa do comércio de alimentos que, consequentemente, se espalhou por todo território brasileiro.

Você sabia que muita gente saiu da Itália para tentar uma vida diferente no Brasil? Tanto que hoje o Brasil tem a maior população de italianos e descendentes fora do país de origem. Curioso, não é mesmo?

Em 1988 o governo do Brasil convidou os Italianos para fazerem morada no nosso país para a produção do café. E, assim, imigraram para os estados do Sul e também para São Paulo.

imigrantes italianos adaptaram a culinária no Brasil
imigrantes italianos adaptaram a culinária no Brasil

Como a comida italiana se espalhou pelo Brasil?

Os italianos, assim que chegaram ao Brasil, foram mão de obra fundamental na industrialização, principalmente na capital de São Paulo, à vista disso, espalhando o coração italiano por toda a nação. E foi assim que hospedarias, restaurantes e padarias surgiram

Principais pontos turísticos para você conhecer na Itália

Além da idealização de comércios, os novos moradores trouxeram em suas bagagens a instituição nacional chamada MAMMA e todas as suas receitas que com o tempo foram se adaptando à culinária brasileira.

Pensando nisso, separamos 10 pratos italianos que fazem parte da mesa brasileira e que talvez você não sabia e provavelmente pense que é Cosa Nostra, confira:

Massas italianas

A massa é um dos alimentos mais populares do mundo. Apesar de ser famoso no mundo todo como uma comida típica italiana, a massa chegou até a Sicília, uma ilha no sul da Itália, provavelmente, pelas mãos dos mercadores árabes por volta do século Xll.

Independente da origem, o macarrão, como por exemplo, ficou reconhecido por causa dos napolitanos que começaram a comer a massa com garfo.

Depois, o alimento passou a fazer parte da mesa de famílias ricas de Nápoles e, com o passar do tempo, no século XVll a população começou a consumir também. Isso porque com o aumento da carne e vegetais, as massas eram mais acessíveis por ter um preparo simples e rápido.

A palavra Espaguete é o plural da palavra italiana Espagueto, que ignifica corda fina

Era comum no séc. XVI apreciar as massas penduradas nos varais para secar, e cidades como Nápoles, Genova e outras da costa do Mediterrâneo.
Era comum no séc. XVI apreciar as massas penduradas nos varais para secar, em cidades como Nápoles, Genova e outras da costa do Mediterrâneo.


Pizza

Por mais que sempre tenha alguém, é quase impossível achar um brasileiro que não aprecie uma deliciosa pizza.

A primeira pizza Margherita da Itália foi criada em Nápoles pelo primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro habilidoso ao serviço do rei Humberto I e da sua esposa Margarida, que fez a pizza em homenagem à Rainha que estava visitando a região.

A receita se espalhou no mundo e cada país tem a sua própria forma de fazer, com diferentes ingredientes.

Macarrão a bolonhesa

Esse clássico que compõe a mesa brasileira, vulgo molho à bolonhesa, foi incorporado por Guglielmo Marconi que vivia na cidade de Bolonha, no centro norte da Itália.

Porém, você sabia que o tradicional molho à bolonhesa não acompanha carne moída, sendo diferente do modo que preparamos aqui? Aliás, o famoso espaguete recheado de molho e carne nem existe na Itália.

O verdadeiro molho bolonhês é conhecido por ragu — é um cozinhado de carne bovina, tomate e legumes (cenoura, cebola e salsão), que representam papéis igualmente importantes.

No entanto, isso é só um fator histórico (com uma importante tradicionalidade) mas que também não anula que o nosso prato seja igualmente delicioso.

Ravioli

O famoso Ravioli é uma das receitas italianas originais mais apreciadas no país.

Tradicional da cozinha italiana, o macarrão possui o fomento de um pastel e, geralmente, é recheado com carne e queijo.

Apesar de enxergarmos algumas adaptações nas receitas italianas, o Ravioli não sofreu modificações e a massa leva os mesmo ingredientes que outros tipos de macarrão (ovo, farinha, sal, óleo e água).

80% dos brasileiros preferem comer massa no almoço e 45,9% o fazem durante a semana.
80% dos brasileiros preferem comer massa no almoço e 45,9% o fazem durante a semana.

Carnes

Os italianos dispensam preparações sofisticadas, pois valorizam o sabor e o aroma dos ingredientes frescos. A fusão dos produtos cria experiências gastronômicas memoráveis.

Alguns hábitos atuais são legados dessa mistura cultural como consumo pão nas refeições, carnes acompanhado de fritas e a adição do clássico molho de tomate às massas.

Os embutidos, hoje visivelmente utilizados em nossa culinária, também foram introduzidos no Brasil pelos italianos, assim como o costume de beber vinho durante as refeições.

Polpettone

Ou conhecido como Rolo-de-carne, é uma preparação da culinária italiana e consiste em carne moída misturada com ovos ou algum farináceo que permita transformar a mistura na forma de um rolo, que normalmente é assado, frito ou cozido.

Praticamente iguais, polpetas e almôndegas são bolinhos de carne fritos, cozidos ou assados e uma versão do que os italianos costumavam servir sem molho.

Mas polpettone não é servida como as almôndegas. Na Itália, as almôndegas eram servidas mais como aperitivo, sem molho de tomate e massa. Já no Brasil, o prato foi introduzido pelos portugueses e difundido pelas famílias e restaurantes italianos.

Linguiça Toscana

Popularmente conhecida nos churrascos das lajes brasileiras, essa linguiça veio da Toscana, que é famosa por suas províncias históricas como Florença, Pisa e Siena, a Toscana foi um dos berços do Renascimento.

Você sabia que Toscana é uma das regiões mais românticas da Itália e tem uma cultura riquíssima? Conheça clicando aqui!

Mas não espere encontrar o nome “linguiça toscana” na Toscana!

Esse nome é utilizado ao redor do mundo para se referir aos embutidos de carne fresca "à moda da toscana”, produtos com o equilíbrio clássico entre carne magra e gordura, embutidos em tripa natural formando gomos não muito grandes e com o uso comedido de ervas e condimentos.

Bife a milanesa

Ou simplesmente “milanesa”, é um panado originário da culinária da Itália, que se tornou popular na maioria dos países da América Latina, feito com bifes tradicionalmente de vitela temperados e fritos em óleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de rosca

Uma delícia, só que diferente daquele que já conhecemos.

Frango com polenta

Mais um que faz parte dos pratos comuns no Brasil: o frango com polenta foi introduzido pelos imigrantes italianos e conquistou o coração dos brasileiros. A galinha com polenta mole é acolhedora em qualquer tipo de refeição.

É tradição da região dos adeptos da receita, a montagem do prato que une um pedaço de polenta e a galinha por cima com um pouco de molho do próprio cozimento.

O polpettone é uma receita italiana de bolo de carne, maravilhosa para ser saboreada durante todo o ano
O polpettone é uma receita italiana de bolo de carne, maravilhosa para ser saboreada durante todo o ano

Variados

Assim como os pratos mais conhecidos da comida italiana, existem alguns variados que você possivelmente consome, e que também talvez não sabia que foi trazido pelos italianos:

Sardela

Esta tradicional pastinha italiana leva pimentão vermelho, sardinha, filés de anchova e é levemente apimentada. Ideal para servir com uma fatia de pão italiano, torradas e também pode virar um molho de macarrão.

Panetone

O famoso "pão cristalizado" que compõe as mesas brasileiras nas vésperas do Natal. A origem do famoso e comtemplado panetone originou-se de uma popular sobremesa na Itália e que divide o gosto: com frutas ou chocolate?

Diferente do brasileiro, o "pão de natal" nasceu em Verona e não leva as frutas cristalizadas no recheio da massa, costuma ser leve e adocicada.

Cappuccino

Cappuccino é famoso no Brasil, uma delícia de bebida que aquece o coração de qualquer um. Mas você sabia que na Itália não costuma ter variedades de cappuccino, tipo o de chocolate?

Essa é a uma das adaptações que os imigrantes fizeram. A receita original basicamente é a mesma: um café expresso, diluído em leite, com a "crema" [creme] do leite vaporizado.

Um cappuccino clássico, muito famoso no Brasil e consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado
O cappuccino tem origem italiana e é muito famoso no Brasil

Quando um imigrante chega ao Brasil ou qualquer país escolhido, ele traz consigo costumes e tradições que teve em sua nação. Ele adapta o hábito às condições do país que imigrou, reproduzindo e influenciando de alguma forma.

Por isso, as diferenças culturais são essenciais para conhecermos a diversidade, assim temos a oportunidade de conhecer o outro, além de enriquecer a cultura do presente. E se não fosse isso, não teríamos essas delícias. :)

Obrigada por ler até aqui! Espero que tenha gostado do conteúdo. Ah, e não se esqueça: vai ter uma experiência gastronômica na Itália? Confira os melhores pontos para você visitar em Milão.

E o mais importante: para visitar a Europa é obrigatório ter seguro viagem! Esse é um dos documentos obrigatórios para entrar no Espaço Schengen. A cobertura mínima deve ser de 30 mil euros e será válida para todos os países do Espaço Schengen durante a duração da estadia.

Mas não se preocupe! Na Real facilitamos tudo para você de forma prática, rápida e segura. Contratar um seguro viagem com a gente, significa fazer um investimento com excelente custo-benefício! Clique abaixo e faça uma simulação, é gratuita!

__CALLTOACTION(COTAR)__

Ci vediamo dopo [nos vemos depois], viajante!