sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que fazer na Venezuela: descubra Caracas e as praias do Caribe!

Se a Venezuela não está na sua lista de próximos destinos, prepare-se para conhecê-la melhor e se surpreender! Além da cultura e história, a Venezuela é repleta de destinos com belezas exuberantes das mais variadas: tem praias caribenhas, a maior cachoeira do mundo e muitas florestas.

Com uma mistura cultural vinda dos espanhóis, africanos e indígenas, a Venezuela encanta os turistas do mundo inteiro com seus artesanatos, danças, músicas e uma gastronomia muito rica em sabores e aromas. 

E para você não perder nenhum atrativo desse destino, fizemos um guia com o que fazer na Venezuela! Leia e confira os melhores destinos e dicas para sua viagem ser inesquecível!

Vista aérea de Cayo Sombrero, na Venezuela
Viajar para Venezuela é a chance de conhecer as ilhas caribenhas por um ótimo preço!


O que você precisa saber antes de ir para a Venezuela?

A Venezuela é um país da América do Sul que faz fronteira com o Brasil, a Colômbia, a Guiana e com o Mar do Caribe. Talvez você não saiba, mas seu nome vem da palavra “Venezziola” que significa “Pequena Veneza".

O país foi nomeado assim pelo italiano Américo Vespúcio por achar a região parecida com Veneza. E apesar da região estar sofrendo com conflitos políticos e econômicos nos últimos anos, há muito que oferecer para os turistas. 

Documentação necessária para brasileiros entrarem na Venezuela

Para conhecer a Venezuela a turismo não é exigido visto, apenas passaporte com validamente de, no mínimo, seis meses, Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) contra a Febre Amarela e seguro viagem com cobertura mínima de 40 mil dólares para cobertura médico-hospitalar e 10 mil dólares para cobertura de bagagens. 

Acesse nosso artigo para entender todos os detalhes do Seguro Viagem para Venezuela.

Crianças embaixo de uma grande bandeira da Venezuela
Apesar das dificuldades, o país tem um povo receptivo e uma cultura encantadora.


Quanto custa viajar para a Venezuela?

Apesar da moeda oficial da Venezuela, o Bolívar Venezuelano, valer menos que o Real, isso não é garantia que a viagem para a Venezuela será barata. É preciso considerar vários fatores, principalmente devido às condições políticas e econômicas que o país vive.

Começando pela passagem aérea, poucas empresas voam para a Venezuela. A Copa Airlines é uma das poucas grandes empresas que levam passageiros para o país, por isso é importante pesquisar, mas é bastante difícil comprar a passagem com antecedência. Uma boa opção é comprar as passagens de ida e volta diretamente com uma agência.

No caso das passagens internas, de ônibus ou avião, sai mais barato comprar lá mesmo, pois comprando de fora do país você pagará em dólar, um valor muito acima do cobrado na moeda venezuelana. 

É importante saber que existem dois tipos de câmbio na Venezuela, o oficial e o paralelo. O oficial é controlado pelo governo e varia quase que diariamente. Ele é utilizado em hostels, hotéis, casas de câmbio e outras instituições públicas e privadas e você pode acompanhar pelo site do governo.

O câmbio paralelo costuma ser similar ao país vizinho, a Colômbia, e muitas vezes é o único encontrado nas cidades do interior. Se, em algum momento, for trocar dinheiro no câmbio paralelo, atente-se à veracidade das notas, já que o golpe das notas faltas é comum.

A hospedagem costuma ser extremamente barata na maior parte da Venezuela. Porém, em destinos mais turísticos do Caribe como Los Roques e Isla Margarita os preços são cobrados em dólares. Porém, ainda continua sendo uma ótima oportunidade para ficar em um resort all inclusive com diárias bem abaixo do resto do Caribe.

Além disso, é importante colocar no seu planejamento o seguro viagem obrigatório para Venezuela. Comprando na Real você encontra pacotes a partir de R$ 16,00 por dia de viagem e conta com todo suporte da nossa equipe. Tem dúvidas sobre o seguro viagem? Fala com  gente pelo WhatsApp.

É perigoso conhecer a Venezuela?

Muitos turistas se fazem essa pergunta devido às recentes tensões no país e a resposta é: depende. Os destinos turísticos costumam ser seguros e, principalmente nas famosas ilhas no Caribe, o clima é de tranquilidade.

Em Caracas é preciso ter cuidado em bairros mais afastados e estar atento aos furtos, mas a região turística também costuma ser segura. Caso decida conhecer o interior, prefira viajar durante o dia e estude o seu roteiro, assim você evita cair em golpes. 

Qual a melhor época para ir para a Venezuela?

É possível conhecer a Venezuela durante todo o ano, mas de novembro a fevereiro temos a estação seca por lá, o que favorece os destinos de praia. De março a novembro as chuvas ficam mais intensas.

Porém, as ilhas no Caribe, como Los Roques, tem dias de sol o ano todo e pouquíssima chuva, por isso, mesmo na época de chuvas é possível realizar os passeios sem preocupações.

Descubra os melhores atrativos da Venezuela

A Venezuela tem muitos destinos turísticos diferentes! A capital, Caracas, fica ao norte, e provavelmente será sua primeira parada por lá. Se amar praia e calor, as ilhas da costa do Caribe como Los Roques e Isla de Margarita são indispensáveis. 

Ao noroeste fica a cordilheira dos Andes e a cidade colonial de Mérida, que serve como base para visitas ao Parque Nacional Sierra Nevada. E no Parque Nacional Canaima, próximo de Roraima e da Guiana, está Salto Ángel, a maior cachoeira ininterrupta do mundo.

Ali perto, bem na fronteira com o Brasil, também temos o Monte Roraima, o pico mais alto do Brasil. Dá uma olhadinha no mapa da Venezuela para se localizar:

 __MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d8116055.595140307!2d-66.61467055!3d6.65711345!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x8c2853cb36cbd801%3A0xdca0f2587cd54dd3!2sVenezuela!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1666710902091!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Outros pontos turísticos e cidades famosas são Pico Bolívar, Valencia, Colônia Tovar e Macaray.

A capital Caracas

Caracas é a capital venezuelana e principal cidade do país. Mais ao norte do país, ela não tem praia, mas fica pertinho do litoral. Se você não vai visitar as ilhas caribenhas, vá até a praia do Club Marina Grande, a cerca de uma hora de Caracas. Mas se puder, escolha as praias das ilhas, você não vai se arrepender!

Vista da capital Caracas, da Venezuela
Aproveita a vista do teleférico Warairarepano para ter uma outra visão da capital Caracas.


O principal ponto turístico de Caracas é o teleférico, que por sinal é um dos mais longos do mundo. O teleférico Warairarepano vai até o topo do morro El Ávila e de lá de cima, nos dias claros e sem nuvens, é possível ver o Mar do Caribe. No topo da montanha tem várias lojas de artesanatos e comidas típicas!

No centro da cidade as principais atrações são a Plaza Bolívar, onde o espanhol Diego de Losada fundou a cidade, em 1567; o Panteón Nacional onde está o caixão de Simón Bolívar; Palácio Municipal; Catedral de Caracas, Museu Sacro, Palácio das Academias, a Casa de Campo de Guzmán Blanco, Palácio de Miraflores, entre vários outros 

Los Roques e Ilha Margarita no Caribe venezuelano

Se você busca praias de areia branca, mar azul transparente, muito sol e calor, vá às ilhas do caribe venezuelano! Los Roques e Ilha Margarita são os destinos de praia mais famosos da Venezuela, e não é à toa.

Além de um dos melhores preços do Caribe, esses dois lugares são ótimos para quem quer relaxar e mergulhar. Ambos são acessados de avião, e se você quiser passar seus dias apenas nas ilhas, poderá pegar um voo no aeroporto de Caracas e seguir viagem no mesmo dia.

Barco no mar do Caribe em Los Roques, Venezuela
Águas quentinhas, mar transparente... tudo isso a alguns quilômetros da costa venezuelana!


Porém, lembre-se que os aviões que levam os turistas para as ilhas são pequenos e, na sua maioria, não despacham bagagem. Então planeje a sua mala de mão para levar apenas ela.

Leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre as regras para bagagem de mão!

Salto Ángel: a maior cachoeira do mundo

Localizada no Parque Nacional Canaima, a Salto Ángel tem 979 metros de altura e é considerada a maior queda d'água do mundo! Lembra do filme de animação "Up - Altas Aventuras"?

Cachoeira Salto Ángel, na Venezuela
Reconhece essa cachoeira? A inspiração para o filme Up veio da maior cachoeira do mundo!


Aquela cachoeira foi inspirada em Salto Ángel! Seu nome é uma homenagem ao aviador americano Jimmy Angel, que em 1937 confirmou a existência e localização da queda de água, voando sobre ela em seu avião, pousando em seu topo e divulgando-a no mundo todo.

Para chegar até a famosa cachoeira é preciso dedicação e espírito aventureiro. Recomendamos que combine a visita com uma agência que cuide do seu deslocamento e alimentação durante o trajeto, já que a cachoeira fica em uma região bem inóspita.

Ainda no Parque Nacional Canaima, outra região turística é a Grande Savana, onde foram gravadas cenas do famoso filme Jurassic Park. Além das mais de 800 cachoeiras e rios, você se encantará com os "tepuy", montanhas com o topo plano e paredes verticais.

Cachoeira na Grande Savana, na Venezuela
A Grande Savana é um verdadeira refúgio natural com fauna e flora riquíssimas.


A mais alta de todas é o Monte Roraima, que fica exatamente na fronteira com o Brasil e Guiana, e por isso é considerado o pico mais alto do Brasil.

Mérida: veja neve na Venezuela

Das praias e florestas para … a neve! Sim, é possível ver neve na Venezuela. Você pode viajar até Mérida, na Cordilheira dos Andes e no noroeste do país. Lá fica o segundo maior centro estudantil da Venezuela, a prestigiada Universidad de Los Andes, por isso a noite costuma ser bem agitada!

Essa cidade é a base para aventuras nos parques nacionais da Sierra Nevada e da Sierra La Culata. E se Caracas tem um dos maiores teleféricos do mundo, se prepare para conhecer o teleférico mais alto de todos! 

Outro lugar indispensável em Mérica é o lago Maracaibo, famoso pelos Relâmpagos de Catatumbo, um fenômeno luminoso onde chegam a cair quase 200 raios por hora em noites de bastante intensidade.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d1005790.0594096499!2d-71.57687215!3d10.027797799999998!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x8e6215476208e391%3A0x86922236f6b9311b!2sLago%20de%20Maracaibo!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1666783437955!5m2!1spt-BR!2sbr)__

No centro da cidade, você pode conhecer a arquitetura colonial espanhola e degustar a comida andina no mercado principal. E quer provar um sorvete diferente? Vá à Sorveteria Coromoto. Ela está no Guinness Book como a sorveteria com mais variedades de sabor do mundo: são mais de 800 sabores!

Ficou com dúvidas sobre sua viagem para a Venezuela?

Veja nossa FAQ e descubra as principais dúvidas dos viajantes: