sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Pontos turísticos incríveis para visitar na cidade italiana Verona

Verona, na Itália. Famosa por ser a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta, criada por Shakespeare, com seus encantos e ar romântico, vale muito a pena visitar. Nos acompanhe por este artigo e entenda a história dessa bela cidade, curiosidades sobre ela e, claro, os principais lugares para conhecer.


Paisagem mostrando casas e rio de Venora
A cidade é formada por casas de diversos períodos históricos da Itália

História da cidade e influência da obra de Shakespeare

Que a Casa de Julieta atrai muitos visitantes para Verona todos sabemos, não é? Mas, por que a cidade foi cenário para a obra de William Shakespeare? Qual é a história e influência cultural dela?

Para te ajudar a entender essa história vamos voltar no tempo. A peça foi escrita no século XVII, mas há indícios históricos mais antigos que remetem à existência das famílias retratadas na obra, o que faz com que muitas pessoas acreditem que os personagens de fato existiram.


Sacada da Casa de Julieta
O local conhecido como "Casa de Julieta" atrai diversos turistas todos os anos

No século XV, Montecchi e Capuleto, as respectivas famílias de Romeu e Julieta, são retratadas como rivais em poema de A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri. Outros autores e historiadores, entre os séculos XV e XVII, também citam as duas famílias como participantes de disputas políticas e comerciais.

"Duas famílias, ambas iguais em dignidade
(Na bela Verona, onde colocamos nossa cena),
De rancor antigo a novo motim,
Onde o sangue civil torna impuras as mãos dos civis.
Dos lombos fatais desses dois inimigos
Um par de estrelas amantes travados tiram suas vidas;
cujas derrotas lamentáveis ​​e desventuradas
fazem com a morte enterrem a contenda de seus pais.”
(Trecho do Livro Romeu e Julieta, de Shakespeare)

Verona foi colônia dos romanos em 89 a.C, e sua fundação remete a antes disso. Cidade repleta de história, monumentos e curiosidades, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, uma vez que se desenvolveu em períodos importantes da Europa.

A chamada “Casa de Julieta” parece ter sido construída no século XIV, o que encaixa com as datas em que a história de conflito entre as famílias começou a circular e, portanto, faz dela um ponto turístico muito interessante. Seja pela lenda de sorte no amor ao tocar na estátua de Julieta presente no local, ou para aqueles que apreciam monumentos arquitetônicos históricos.

__REVIEW__

Independentemente da história ter sido baseada na realidade ou ser pura ficção, fato é que a famosa peça é muito adaptada no teatro, cinema, novelas e literatura até hoje, além de inspirar a construção narrativa de várias outras. Tamanho impacto cultural certamente reflete na cidade de Verona, que aproveitou tal repercussão para o seu turismo.

Apenas isso já é motivo suficiente para conhecer a cidade. Se você planeja viajar para a Itália e ir até Verona, leia o livro, certamente o seu olhar para o local estará muito mais rico culturalmente e você poderá imaginar as cenas ao visitar a região.

__REVIEW__

Por outro lado, os atrativos da bela cidade italiana não param por aí. Portanto, continue nos acompanhando ao longo do texto para saber mais sobre esse lugar tão encantador e já vai preparando o seu roteiro de viagem para ir até lá!

Onde fica, como chegar e o clima da cidade

Verona fica localizada no norte da Itália, na região do Vêneto. Possui uma população de cerca de 260 mil habitantes e um clima ameno.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d89605.16059904924!2d10.9925313!3d45.42625035!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x477f5f68699be0e3%3A0x53f85a636882595b!2zVmVyb25hLCBJdMOhbGlh!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1646241597286!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Se o viajante chegar até a Itália vindo do Brasil, o melhor trajeto para ir até Verona é partindo de Milão. Uma viagem de trem é o mais indicado, uma vez que, além de poder acompanhar uma bela paisagem pelo caminho, tendo em torno de duas horas de duração, o custo é menor.

Gráfico com médias do clima em Verona ao longo do ano

Pontos turísticos imperdíveis em Verona

Verona possui museus, parques, arenas, igrejas, palácios e diversas outras construções arquitetônicas históricas de encher os olhos e transportar nossa imaginação para um conto de fadas. Abaixo, listamos os lugares imperdíveis para quem for visitar a cidade.

Arena de Verona

Monumento que data da primeira metade do século I, a Arena de Verona já foi espaço para festividades, mas também carrega resquícios de períodos sombrios da história da Europa. Nela, ocorreram lutas entre gladiadores, houve a queima de hereges durante a Idade Média, mas também foram celebrados matrimônios e espetáculos.

Esse espaço manteve-se por todo esse tempo, mesmo passando por um terremoto em 1117. E acredita-se que não deixou de ser utilizado até hoje. Atualmente, recebe shows, óperas e outras apresentações, sendo um espaço cultural indispensável para os turistas.


Visão de rua de Verona ao entardecer, com prédios antigos ao fundo e parte da arena
Entre os monumentos desse tipo, a Arena de Verona é uma das que se mantém mais conservada

Catedral de Verona

Com estilo românico em seu exterior e gótico em seu interior, a Catedral de Verona foi construída sobre as ruínas de duas igrejas que foram derrubadas em razão do terremoto de 1117.


Catedral de Verona vista de baixo
A Catedral é um bom lugar para visitar pois, além de sua beleza e história, ela fica próxima a diversos outros pontos turísticos da cidade

Castelvecchio e ponte Scaligero

O Castelvecchio era a moradia da família Della Scala, que governou a cidade por mais de um século, e foi construída na intenção de protegê-los de invasões e revoltas, sejam estrangeiras ou mesmo do povo, uma vez que o aumento de impostos e outras atitudes controversas vinham aumentando a impopularidade da poderosa família.


Ponte Scaligero sobre o rio e Castelvecchio ao fundo
Essa construção teve por muitos anos, mesmo depois da queda dessa família do poder, função militar

A ponte Scaligero, por sua vez, foi planejada para possibilitar a fuga da família, caso necessário. Assim como todo o espaço, sua arquitetura é um belo exemplo de construção militar e se manteve ao longo de muitos séculos. Hoje em dia o espaço abriga um museu o qual possui um acervo de um milênio da história italiana.

__REVIEW__

Basílica de São Zeno

Para os fãs de Shakespeare que vão visitar a casa de Julieta e Romeu, essa igreja também não pode ficar de fora. Isso porque, na história, é nela que os protagonistas se casam.

Construída entre 967 e 1398 DC, ela possui arquitetura românica e foi dedicada a São Zeno. Nela, há uma cripta onde repousa o padroeiro de Verona. Ou seja, além da bela arquitetura, essas lendas e referências fazem dela um lugar único para conhecer.


Igreja Românica de São Zeno, na Itália
A Basílica de São Zeno possui arquitetura românica e foi inaugurada no século XII

Giardino Giusti

Um jardim renascentista lindo e nem sempre conhecido pelos turistas. Seu espaço verde, repleto de tranquilidade, com estátuas e estilo antigo é ideal para aqueles que visitam a cidade motivados pelo ar romântico que ela possui. Que tal fazer um piquenique nesse espaço capaz de te transportar para a época de Romeu e Julieta?

__REVIEW__

Villa Mosconi Bertani

Também com energia tranquila, rodeada de natureza e bela arquitetura, essa vinícola e solar neoclássica oferece outra maravilha da região: a herança do vinho Amarone della Valpolicella! Para encerrar a nossa lista, mais esse lugar mágico em Verona para conhecer.

__REVIEW__

Dicas importantes para a sua viagem à Itália

Para entrar na Itália, é importante que você se atente para a documentação e regras necessárias. Saiba mais neste artigo.

Além disso, o país faz parte do Tratado Schengen, o qual exige seguro viagem para circular entre os países membros desse acordo. No Instagram da Real, você encontra explicações sobre esse serviço semanalmente.

Em caso de dúvidas, nos acompanhe por lá e também leia nossas dicas para escolher o seu seguro viagem para a Itália.