em viagem
em viagem

Curiosidades sobre o carnaval de Veneza, na Itália

Todos os anos, a cidade italiana se transforma, recebe eventos artísticos variados e seus moradores se fantasiam com máscaras e roupas coloridas, as quais permitem libertar a imaginação, voltar no tempo e celebrar. É o carnaval de Veneza!

Que esse evento é único no mundo todos sabem, mas as dúvidas sobre a origem e as características dele são muitas. Se você pretende viajar até a Itália e vivenciar as atrações do carnaval veneziano de perto, acompanhe as informações desse texto e as leve para a sua viagem!


Casal com vestes tradicionais do carnaval de Veneza, com máscaras e roupas de época na cor dourada
Uma das características mais marcantes do carnaval de Veneza são suas tradicionais vestimentas e máscaras

Origem e história do carnaval de Veneza

Quando nos deparamos com imagens de vestimentas que parecem de época e de máscaras que lembram bonecas de porcelana, automaticamente às remetemos ao carnaval de Veneza, reconhecido pela autenticidade que demonstra ter por essas e outras características.

Porém, muitos se questionam de onde surgiu tal evento e toda a sua riqueza cultural. Diferentemente de outros carnavais ao redor do mundo, o de Veneza não surgiu de movimentações populares, pelo menos não no início, mas sim da elite local.


Pessoas vestidas com roupas e máscaras tradicionais do carnaval de Veneza
Atualmente, as ruas da cidade repletas de cidadãos e turistas fantasiados criam uma atmosfera que remete à origem do carnaval de Veneza

Em 1094, doge Vitale Falier, proveniente de uma importante e influente família da cidade, sugeriu que se realizasse um período de festas e diversão pública antes do início da quaresma.

Desde então, as festividades nessa data passaram a ocorrer com frequência, mas foi apenas em 1296 que o Senado de Veneza oficializou o evento. Além dos jogos e brincadeiras, também ocorriam os bailes de máscaras, que se tornaram tradicionais.

Já em 1797, com a chegada de Napoleão Bonaparte, uma série de mudanças foram implementadas, entre elas o fim do carnaval.

E foi apenas no século XX que o evento voltou às ruas. Em 1979, cidadãos passaram a sair nas ruas com fantasias, promovendo brincadeiras e jogos.

Por meio desse incentivo popular, a festa passou a voltar aos poucos, os artesãos reviveram as tradicionais vestimentas de época e principalmente as máscaras, e atualmente o evento é muito celebrado, conhecido mundialmente por sua riqueza cultural e tem grande apoio das autoridades públicas.

Leia também: roteiro de viagem Itália e Grécia: conheça suas belezas!

Informações e curiosidades sobre o evento

Ficou curioso para saber mais sobre como funciona o carnaval de Veneza hoje em dia? Então vem com a gente!

Quando e onde ocorre

O período que o evento ocorre se mantém igual desde seus primórdios, ou seja, antes do início da quaresma, entre fevereiro e março. Nessa data, é frio na Europa, e os muitos tecidos das longas e compridas vestimentas não são um problema.O local principal para o encontro dos foliões é a na Praça São Marcos, considerada uma das mais bonitas do mundo.


As tradicionais máscaras e roupas

As fantasias tradicionais do evento buscam reproduzir as vestimentas e máscaras utilizadas pelos nobres dos séculos XVII e XVIII nos bailes de gala ou então as personagens da Commedia Dell’Arte.

Essa é uma característica especial do carnaval de Veneza, tanto essa quanto outras características buscam valorizar a história e passado da cidade.Os venezianos confeccionam ou compram fantasias de artesões as quais são muito ricas em cores, detalhes e estilo.


Detalhe de vestido, luva, máscara e outros elementos de fantasia do carnaval de Veneza
Os cidadãos de Veneza se dedicam ao prepararem suas fantasias para o carnaval

Festividades e apresentações artísticas

Diferentemente do Brasil e de outros lugares, em Veneza não há blocos e muitas músicas pelas ruas para o carnaval, trata-se muito mais de uma confraternização, na qual as pessoas conversam, se divertem e, claro, para verem e exibirem suas fantasias.

Um grande atrativo desse evento são os desfiles que ocorrem sobre as águas. Em barcos, artistas fazem um espetáculo. A pandemia do coronavírus trouxe algumas adaptações e, entre elas, o evento passou a ser transmitido ao vivo nas redes sociais e site oficial.

Com isso, caso você queira acompanhar as transmissões em vídeo para inspirar uma próxima viagem e conhecer de perto tantas atrações, fique de olho nas datas do evento deste ano.

Informações importantes para uma viagem à Itália

Se animou para ir até Veneza e outros lugares da região? Ao planejar sua viagem lembre-se de conferir a documentação necessária para a entrada na Itália. Neste artigo nós explicamos sobre isso.

Para conhecer mais destinos interessantes para viajar na época de carnaval ou ficar sabendo de dicas de segurança e viagens, acompanhe nossas publicações lá no Instagram.

Imagem de Perfil do autor

Jornalista que adora ouvir e contar histórias, especialmente se for sobre viagens