sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Dicas e roteiro para ir em Braga, Portugal

Braga geralmente está na lista de cidades para conhecer de turistas que visitam Portugal. E isso não é a toa: ela é a mais antiga do país, unindo história de mais de 2000 anos. 

Se você parou neste artigo, é porque está curioso pela cidade, seja para visitar como turista ou morar por lá, não é mesmo? Pois está no lugar certo, nos próximos tópicos, abordaremos atrações e informações relevantes sobre a cidade. 

Vista aerea de parte da cidade de Braga
História, cultura, modernidade e natureza, tudo na mesma cidade!


Dos imigrantes oficialmente registrados em Portugal, um terço são brasileiros. Tanto para morar quanto para turistar, Portugal chama a atenção dos brasileiros por ser um país europeu cujo idioma é o mesmo, facilitando a comunicação

As semelhanças e diferenças na história, cultura e costumes também são um atrativo para aqueles que gostariam de conhecer o país, e, neste ponto, Braga se destaca, especialmente no turismo. Confira neste artigo dicas e atrações da cidade de Braga, em Portugal! 

Conheça Braga: curiosidades sobre o destino 

Uma cidade cuja fundação data de um período anterior à Cristo. Sua origem é de origem celta, mas a partir do século 2 a.C. foi dominada pelos romanos. É muita história em uma cidade de um pouco mais de 174 mil habitantes, não acha?

Como todas as cidades com história medieval, Braga é um destino repleto de igrejas, belos jardins e castelos. Para ter uma ideia, essa é a cidade portuguesa que mais tem igrejas, já que, no século XVI, o arcebispo da cidade decidiu construir muitas praças e igrejas inspirando-se em Roma.

Jardim da Catedral de Bom Jesus do Monte, em Braga
Jardins e igrejas que remontam à história não faltam em Braga


Por outro lado, Braga é uma cidade universitária e, em comparação entre o número de jovens e idosos habitantes, é uma das mais jovens da Europa.

Em razão disso, para além das curiosidades históricas e arquitetônicas, você também encontrará neste destino muitas iniciativas culturais, artísticas, sociais e políticas voltadas ao público jovem.

Ares de cidade do interior com toda a infraestrutura moderna de um polo universitário, temperatura amena (que varia de 5°C no inverno à 27°C no verão). Braga é considerada um ótimo lugar para morar e trabalhar.

Localização: mapa de Braga, Portugal

Capital da região do Minho, no norte de Portugal, Braga está localizada no centro desta província e fica a 57,7 km de Porto, dando em torno de 45 minutos de deslocamento, e fica a 362,2 km de Lisboa, dando em torno de 4 horas de viagem da capital de Portugal até lá. Veja a cidade no mapa de Portugal:

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d47776.23823494895!2d-8.4114212!3d41.54727485!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xd24febc6cf5d867%3A0xbc5d054162d1e218!2sBraga%2C%20Portugal!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1666716561651!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Se você está pesquisando destinos para incluir em seu roteiro que englobará diversas cidades do país, conheça as principais regiões turísticas de Portugal lendo o artigo que preparamos sobre o tema!

Atrações e pontos turísticos para incluir no roteiro!

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre a cidade, confira os principais pontos turísticos de Braga para incluir em seu roteiro e visitar ao viajar para Portugal:

1. Avenida da Liberdade e Avenida Central

Jardim na Avenida Central, em Braga
Jardim na Avenida Central, em Braga


É onde fica o coração de Braga, entre a Avenida da Liberdade e a Avenida Central. Nessa região, você encontrará estabelecimentos de alimentação, lojas e, o mais atrativo como turista (e que rende ótimas fotos), belos jardins com as mais diversas flores e cores.

Um passeio por estas avenidas é uma ótima forma de começar a conhecer Braga, uma vez que a Avenida da Liberdade corta a cidade, podendo ir dela para outros pontos, também é possível fazer uma pausa para comer e descansar nessa região, além de explorar o comércio local e observar a movimentação da população que por lá circula.

2. Casa Rolão e Livraria Centésima Página

A Casa Rolão é um edifício emblemático, construído em estilo barroco, e que fica localizado na Avenida Central de Braga, fazendo parte do chamado "roteiro da arquitetura barroca" da cidade.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d11943.322687103639!2d-8.4200576!3d41.5512634!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x72782d308638fa4f!2sCasa%20Rol%C3%A3o!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1666879482052!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Construído por volta de 1759 para ser residência do comerciante Tomé Rolão, atualmente este lugar abriga a Livraria Centésima Página, um ambiente acolhedor em meio aos livros, que também conta com um café e oferece espaço para algumas exposições.

3. Sé de Braga

Sé de Braga, a catedral mais antiga da cidade
Sé de Braga, a catedral mais antiga da cidade


A Sé de Braga, ou Catedral de Braga, foi a primeira catedral construída em terras portuguesas. Ela é mais antiga que o país, uma vez que, quando foi erguida no final do século XI, o território ainda não era o que conhecemos hoje como Portugal.

Este fato faz dela uma atração histórica e arquitetônica muito interessante, conservando mais de 9 séculos de história nas obras de arte e estilos arquitetônicos presentes no local.

4. Jardim Santa Bárbara

Jardim de Santa Bárbara, em Braga, Portugal
Jardim de Santa Bárbara, em Braga, Portugal


Em frente à Sé de Braga, encontra-se o Paço Episcopal Bracarense, local medieval que remonta ao século XIV e hoje abriga uma biblioteca municipal e departamentos da Universidade.

Neste espaço também está o Jardim de Santa Bárbara, local público que conta com diversas espécies de plantas e flores, passagens com formas geométricas, uma fonte do século XVII, e um ar de natureza e história que encanta aos turistas e moradores.

5. Palácio do Raio

Edifício conhecido como Palácio do Raio, em Braga
Edifício conhecido como Palácio do Raio, em Braga


O Palácio do Raio é um edifício de arquitetura civil erguido em estilo barroco joanino, entre os anos de 1752 e 1755, por um comerciante. Mais tarde, em 1853, foi vendido para um visconde cujo nome era Miguel José Raio, de onde vem o nome dado ao edifício até hoje.

Já em 1956, depois de ter sido entregue ao Banco do Minho e revendido para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, ele foi considerado Imóvel de Interesse Público e atualmente acolhe um núcleo museológico do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga.

Dessa forma, é interessante visitar o local tanto por sua importância cultural, reunindo em seu interior obras de arte e acervo histórico, quanto pela beleza da arquitetura na qual foi construída.

6. Arco da Porta Nova

Arco da Porta Nova no centro de Braga, Portugal
Arco da Porta Nova no centro de Braga, Portugal


Monumento Nacional da cidade, este é outra construção histórica que remonta a outros tempos e serviu de acesso à Braga durante muitos anos, sendo a primeira de 8 portas que davam acesso à cidade, uma vez que ela era envolta a muralhas medievais.

Este é um ponto turístico para conhecer ao circular pelas ruas do Centro Histórico da cidade, parando para observar os detalhes do arco e tirar fotos para registrar o momento, seguindo o passeio em seguida para conhecer mais lugares.

Leia também: guia completo da sua viagem para Portugal!

7. Santuário do Bom Jesus do Monte

Escadaria e catedral do santuário Bom Jesus do Monte
Escadaria e catedral do santuário Bom Jesus do Monte


Um dos cartões postais de Braga, o Santuário do Bom Jesus do Monte é um lugar imperdível na cidade, uma vez que fica no alto de escadarias ornamentadas, que contam com interessantes monumentos no caminho.

Além disso, este local também conta com jardins, um belo espaço verde e estátuas que tornam o caminho até a igreja ainda mais atrativo. São 573 degraus para quem encarar a escadaria. Também é possível chegar de carro ou de elevador, sendo o elevador pago.

No entanto, por mais que precise de fôlego, ir pela escada observando os monumentos, estátuas, jardins e paisagem entra muito mais no espírito de turista, não acha?

8. Museu dos Biscainhos

Edifício do Museu dos Biscainhos, em Braga, Portugal
Edifício do Museu dos Biscainhos, em Braga, Portugal


O Museu dos Biscainhos proporciona uma viagem aos séculos XVII e XIX, uma vez que o edifício no qual está localizado foi construído no século XVII para ser uma residência da nobreza, e preserva tanto os traços da arquitetura barroca da época quanto a decoração e móveis de seus ambientes.

Na coleção do museu você encontrará esculturas, gravuras e pinturas europeias, instrumentos musicais, meios de transporte, artes decorativas e diversos outros itens que carregam a história de Portugal e da região.

Além disso, o espaço ainda conta com um jardim que também conserva características da época em que foi construído, com esculturas e fontes no estilo barroco, além de que seu espaço verde repleto de vegetação é uma espécie de refúgio em meio às construções do centro da cidade.

9. GNRation

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d11943.011796394578!2d-8.4261341!3d41.5529461!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0xf715da419f911455!2sgnration!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1666879870064!5m2!1spt-BR!2sbr)__

As características históricas, culturais e naturais de Braga fazem dela uma cidade imperdível para quem visitará Portugal. Mesmo assim, não somente de história vive o turismo local, afinal, Braga foi considerada a Capital Europeia da Juventude.

O GNRation é um espaço que demonstra muito bem do porquê o lado moderno da cidade ser tão atrativo quanto seus mais de 2000 anos de história. Lá nascem e são desenvolvidos projetos inovadores, start-ups e circulam diversas exposições artísticas.

Um espaço cultural que oferece cultura, música, tecnologia, eventos, visitas guiadas, iniciativas educacionais e um incentivo para a inovação e criatividade da população.

10. Parque Nacional da Peneda-Gêres

Vista do Parque Nacional da Peneda-Gêres, próximo a Braga
Vista do Parque Nacional da Peneda-Gêres, próximo a Braga


Um dos lugares naturais mais bem preservados dessa região da Europa, o Parque Nacional da Peneda-Gêres fica próximo a Braga e pode ser visitado quando você estiver na cidade.

O Parque possui um valor muito grande em termos de ecologia e etnografia, sendo considerado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera.

Muitos turistas visitam o parque pois sua fauna e flora é muito diversa e suas paisagens são de tirar o fôlego. Portugal é um país com muitos atrativos históricos e belas praias. Este parque é uma opção diferente e tão encantadora quanto, além de ser ideal para os amantes de esporte e aventuras!

11. Mosteiro de São Martinho de Tibães

Escadaria e igreja do mosteiro de São Martinho de Tibães
Escadaria e igreja do mosteiro de São Martinho de Tibães


Um dos grandes templos de Portugal, este mosteiro foi construído no século XVII onde, anteriormente, era uma antiga vila romana. Foi local de criação e ensino de artes decorativas, influenciando o desenvolvimento artístico do país nos séculos XVII e XVIII.

É um espaço de importância cultural, sendo considerado um Museu Monumento e Jardim Histórico. Para os turistas são oferecidas atividades educativas, com visitas guiadas ou audioguias os quais contextualizam o papel dos monges beneditinos, a história do local e de seu acervo.

12. Outras igrejas da cidade

Santuário do Sameiro, igreja em Portugal
Braga abriga 82 igrejas, uma catedral, 76 capelas e uma basílica! Na imagem está o Santuário do Sameiro


Braga é conhecida como a "Roma de Portugal", pois é uma cidade que possui muitas igrejas e muita história ligada à religiosidade. Todas as suas igrejas são interessantes de visitar pois carregam algo da história e cultura de Portugal e do cristianismo no país.

Mesmo para aqueles que não são cristãos, esses templos muitas vezes acolhem acervos históricos e carregam muito da arquitetura de outras épocas, sendo uma espécie de museu, para além da religiosidade.

Se é do seu interesse visitar outras igrejas da cidade, aqui estão algumas opções:

  • Santuário do Sameiro
  • Igreja de São Marcos
  • Igreja de Santa Cruz
  • Basílica dos Congregados
  • Igreja dos Terceiros
  • Igreja e Convento do Pópulo
  • Capela dos Coimbras
  • Igreja da Lapa

Para quaisquer dúvidas, conte com a Real!

Está decidido a ir para Portugal, já incluiu Braga no roteiro mas ainda tem dúvidas? Dê uma olhada em nossa FAQ, talvez a resposta que você está procurando esteja ali. Para fazer uma cotação do seu seguro viagem para Portugal, clique no botão:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Saiba mais a respeito de outros destinos nas terras portuguesas, a documentação necessária para entrar neste país e também as regras do seguro viagem na Europa dando uma conferida em nosso blog. Até logo!