sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Conheça 10 mulheres viajantes que marcaram a história!

Você é mulher e sente vontade de conhecer o mundo (ou seu país, estado ou cidade)? Saiba que muitas mulheres tiveram esse desejo ao longo da história e muitas delas tiveram que vencer desafios inimagináveis para conseguir realizar esse sonho.

Elas abriram caminhos para que milhares de mulheres caíssem na estrada e conhecessem culturas, pessoas, lugares, comidas e estilos de vida diferentes. Conhecer a história dessas mulheres é essencial para entender a luta pela igualdade de gênero e também para se inspirar.

Afinal, apesar do mundo ter mudado e ser mais fácil viajar, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios para se aventurar com segurança. Então, acompanhe as histórias de 10 mulheres que foram pioneiras nas viagens!


Mulher observando paisagem sentada em uma rocha
Se você sonha em viajar, conhecer as histórias das mulheres que foram pioneiras pode te dar aquele empurrãozinho!

Por que as mulheres têm mais dificuldades para viajar (antigamente e hoje)?

As mulheres, ao longo da história, sempre tiveram as suas liberdades diminuídas, sendo limitadas a exercer atividades domésticas. Por muitos anos, as mulheres foram proibidas de estudar e até mesmo de votar. Viajar, então, era algo praticamente impossível para a maioria das mulheres.

Algumas podiam viajar com seus maridos em alguns casos específicos, mas se aventurar só era uma façanha que poderia ser inclusive punida em alguns países. Por isso, muitas mulheres precisaram lutar contra as regras impostas para realizar seus desejos de liberdade.

Atualmente, apesar de não haver impedimento legal para as mulheres viajarem na maioria dos países, ainda há várias questões que dificultam a vida aventureira para pessoas do sexo feminino. As pressões sociais para formar família e se dedicar ao lar, as duplas ou triplas jornadas que as mulheres enfrentam, o julgamento da sociedade em relação às mulheres que viajam e um dos desafios mais difíceis: a segurança.

Muitas se sentem inseguras de viajar só devido ao assédio que sofrem, seja nas atrações turísticas, hotéis e até mesmo nos meios de transportes. Apesar de ser uma triste realidade, é possível contornar e se prevenir dessas situações, tornando possível, assim, suas aventuras.

Ao longo desse artigo vamos trazer os relatos dessas mulheres corajosas que abriram a discussão para o direito de locomoção das mulheres. E, no final, daremos ainda dicas valiosas para que você hoje, no século XXI, possa cair na estrada em segurança!


Mulher observando paisagem de lago no Peru
Apesar dos desafios, viajar te dará a oportunidade única de conhecer lugares, pessoas e culturas totalmente diferentes do que você está acostumada.

Mulheres que quebraram as regras e caíram na estrada

Organizamos nossa lista de mulheres incríveis que quebraram as regras e viajaram em ordem cronológica. É possível notar que desde sempre as mulheres estavam lutando para conquistar seus direitos, inclusive o de ir e vir para onde quisessem. Vale lembrar que além dessas há milhares de outras mulheres que lutaram, e continuam lutando pela igualdade de gênero.

1. Egéria

Nossa primeira viajante foi também uma das únicas mulheres escritoras do Império Romano. Ela percorreu mais de 5000 quilômetros entre a Galiza e o Oriente em uma mula durante os anos de 381 a 384 d.C.

Ela registrou suas aventuras em cartas que foram descobertas em 1884 por Gian Francesco Gamurrini, um erudito italiano que encontrou os relatos em uma biblioteca monástica de Arezzo, na Itália.

2. Margery Kempe

Margery escreveu a primeira autobiografia em inglês da história. Nesse importante livro ela narrou não somente seu dia a dia, mas também suas peregrinações para lugares sagrados na Europa e Terra Santa.

Ela se dedicou a conhecer os lugares sagrados do cristianismo depois de uma visão em que Deus dizia para que ela abandonasse as vaidades do mundo. A obra escrita, aproximadamente, em 1436, só foi encontrada em 1934.

3. Isabel Barreto

A espanhola Isabel Barreto foi a primeira almirante da história da Espanha. Ela acompanhava o seu marido, Álvaro de Mendaña, na segunda viagem dele às Ilhas Salomão durante o século 16.

Contudo, durante a viagem, o marido de Isabel adoeceu devido a malária e, antes de falecer, delegou a autoridade à ela. Isabel navegou com sucesso até Manila, nas Filipinas, onde encerrou a viagem é fevereiro de 1596.

4. Jeanne Baret

Jeanne Baret foi uma francesa nascida em 1740 que para fazer a primeira expedição náutica por uma mulher precisou se vestir de homem! Ela, inclusive, trocou seu nome para Jean Baret antes de partir em 1766 a bordo da expedição de Louis Antoine de Bougainville ao lado de seu marido, Philibert Commerson.

A viagem durou três anos, mas no segundo ano de viagem a farsa foi descoberta. Enquanto eles navegavam pela Tahiti Bougainville descobriu o disfarce, mas resolveu não prendê-la em reconhecimento ao seu trabalho. Porém, abandonou ela e seu marido nas Ilhas Maurício.

5. Nellie Bly

Nellie Bly, codinome da jornalista investigativa americana Elizabeth Jane Cochrane, foi a primeira mulher a dar a volta ao mundo sozinha. O feito ocorreu no século 19 e superou o recorde de Phileas Fogg, personagem de Júlio Verne que dá a volta ao mundo em 80 dias.

Nellie Bly publicou o livro “Volta ao Mundo em Setenta e Dois Dias” em 1890, depois de percorrer 40 mil quilômetros pela Europa, África, Ásia e América. Quando finalizou a viagem em Jersey City milhares de fãs aguardavam sua chegada.

__REVIEW__

Além dessa façanha, é importante mencionar que antes da viagem Elizabeth, aos 25 anos, já era uma renomada jornalista que expunha as injustiças sociais. Ela passou seis meses como correspondente no México, investigou as precárias condições de trabalhos de mulheres em fábricas, e até mesmo fingiu ser uma paciente para investigar um manicômio feminino em Nova York, onde ocorriam diversas atrocidades.

6. Isabella Bird

A primeira viagem realizada pela inglesa Isabella Bird foi, na verdade, uma prescrição médica que ela recebeu aos 19 anos. Depois de uma cirurgia mal sucedida na coluna ela entrou em depressão. Como tratamento, o seu médico recomendou que ela fizesse uma viagem de navio. Seu pai, então, lhe deu 100 libras e Isabella resolveu viajar para o Canadá e Estados Unidos.

Ao longo da viagem ela se comunicou por cartas com sua irmã, e essas cartas depois viraram o seu primeiro livre de viagem: “The Englishwoman in America”.

E nunca mais Isabella parou de viajar. Nova Zelândia, Havaí, Japão, China, Tibet e Índia foram só alguns dos seus destinos ao longo do século 19. Depois de dar a volta ao mundo 3 vezes ela foi a primeira mulher a ingressar na Royal Geographic Society em Londres. Além disso, é considerada uma das maiores escritoras de viagens da Inglaterra.

7. Imperatriz Sissi

Isabel da Baviera, a Imperatriz da Áustria nascida em 1837 foi a primeira imperatriz a viajar sozinha segundo os relatos históricos. Sua aventura começou por conta de sua doença nos pulmões, o que a obrigava a fugir nos frios invernos austríacos e passar o período em lugares quentes, como a Ilha da Madeira, em Portugal ou a Ilha de Corfu, na Grécia.

Para facilitar suas viagens, Sissi inclusive providenciou um iate para navegar pelo Atlântico, Mediterrâneo e a costa grega. Apesar de sua posição social e justificativa das viagens, ainda sim Sissi foi amplamente criticada pela sociedade na época.

8. Freya Stark

Freya Stark nasceu em Paris em 1893. Ela foi a primeira blogueira de viagem e relatou em seus mais de 20 livros suas aventuras no Oriente Médio e Afeganistão.

Poucos europeus já haviam percorrido o Oriente Médio e ela foi uma das primeiras mulheres não-árabes a pisar no Deserto da Arábia.

9. Júlia Lopes de Almeida

Nossa representante brasileira nesta lista nasceu em 1862, no Rio de Janeiro. Além de viajante nata, ela também foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras e transformou suas viagens em crônicas e livros.

Um dos seus objetivos era divulgar os atrativos do Brasil e, por isso, publicou um livro chamado “Jornadas do Meu País”, em 1920.

__REVIEW__

Sua participação na literatura brasileira foi tão importante que o eu nome foi considerado para entrar na lista dos imortais da Academia Brasileira de Letras em 1897, visto que ela auxiliou na sua fundação. Porém, a Academia era inspirada no modelo francês e só podia ser composta por homens. Por isso, quem assumiu a cadeira foi seu marido Filinto de Almeida.

10. Amelia Earhart

Amelia é uma das mulheres viajantes mais conhecidas da história. Ela foi a primeira mulher a voar sozinha e um voo sem escalas sobre o Oceano Atlântico.

Além de realizar essa façanha em plena década de 30, Amelia ainda foi uma ferrenha defensora dos direitos das mulheres. A pioneira na aviação desapareceu enquanto voava sobre o pacífico em 1937, quando tentava fazer a sua primeira volta ao redor da Terra.

Dicas para mulheres viajarem com segurança

Mulher andando em aeroporto com uma mala rosa
Independente do seu estilo de viagem, saiba que é possível conciliá-lo com a tranquilidade e segurança!

Você deve estar super inspirada a arrumar a mala e cair na estrada, não é mesmo? Antes de começar a planejar sua próxima viagem, fica atenta as nossas dicas para viajar com segurança:

  1. Comece viajando para lugares mais próximos. Assim você vai se acostumando a dinâmica das viagens solo e pegando o jeito.
  2. Planeje sua viagem: saber com antecedência o seu roteiro te dará a chance de saber quais lugares são mais ou menos perigosos, onde você deve evitar ir à noite e outros detalhes importantes.
  3. Conheça as formas de transporte do destino: assim você saberá se é mais seguro se locomover de transporte público ou por aplicativos, por exemplo.
  4. Escolha hotéis próximos aos lugares que você conhecerá: assim você não terá tanto trabalho para se locomover e ainda economizará.
  5. Leve pouca bagagem: escolha apenas as roupas que você realmente usará. Opte por roupas que combinem entre si, não amassem e que sejam versáteis. Assim você terá mais autonomia para se mover e não precisará de ajuda com as malas.

Para saber mais dicas para viajar com segurança sendo mulher, e ainda conferir uma lista com destinos nacionais e internacionais indicados para viajantes solos, acesse o nosso artigo "Viajar sozinha: destinos e dicas para mulheres viajantes"!

E lembre-se! Em qualquer viagem, seja sozinha ou acompanhada, é importante contratar um seguro viagem. Ele te dará segurança e tranquilidade para desfrutar do seu passeio. Para cotar os melhores planos a partir de R$ 10,00 por dia de viagem, basta clicar no botão abaixo e colocar o seu destino e datas da viagem:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Inspire-se nessas histórias e não tenha medo de traçar os seus roteiros!