sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que é hostel? Entenda por que esta acomodação é tão vantajosa!

Muito procurado por aquelas pessoas que viajam sozinhas ou que fazem mochilão em grupo, o hostel já tem seu público. Mas e você, o que sabe dessas instalações? Notamos que existe muito preconceito, principalmente no Brasil, pairando sobre esse alojamento que costuma ser tão utilizado no exterior.

Nós da Real Seguro Viagem separamos algumas informações básicas sobre o que é hostel, sua diferença com outras hospedagens convencionais, além dos pontos positivos e negativos desse ambiente de viagem – ou de casa de temporada – a fim de te ajudar a entender melhor suas opções quando optar viajar.

Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas com a gente!


Recepção de um hostel
Entenda o que é e como funciona essa opção de hospedagem.

Hostel: o que o define?

Antes mesmo de falar sobre as características do local, é interessante que saibamos o que essa palavra um tanto estranha significa. Do inglês para o português temos a tradução literal da palavra como "albergue", e aí se iniciam as desconfianças da coisa.

Os conceitos de albergue e de hostel no Brasil são completamente diferentes, embora semanticamente representem o mesmo lugar. Em nosso país, os albergues são conhecidos por serem lugares de hospedagem coletiva de baixo ou nenhum custo, sendo destinados principalmente para pessoas em situação de rua ou carentes, com fim social.

De modo um pouco diverso da "casa de acolhimento" brasileira, o hostel é igualmente um local de hospedagem coletiva, mas com custo reduzido se comparado com os preços cobrados por diárias em hotéis. Ou seja, você tem sim que pagar para se hospedar. Pagar bem menos? Sim, mas é necessário se programar para o gasto com estadia de toda forma.

Muitos viajantes de todo mundo têm escolhido os hostels e não é somente pelo preço. Essa acomodação traz, além da economia, a possibilidade de vivenciar o destino de uma maneira completamente diferente. Vem com a gente entender como essa hospedagem funciona!

Como é a hospedagem em um hostel?

A hospedagem é compartilhada é incrivelmente mais barata do que a normal justamente porque você está dividindo os custos de um ambiente com outras pessoas. Seu bolso agradece!

Os quartos podem ser divididos entre femininos, masculinos ou mistos, cabendo a você escolher o que mais lhe agradar.

Temos também uma informação super interessante sobre esse tipo de acomodação: os hostels mais modernos possuem quartos privados – para uma ou duas pessoas – enquanto o caráter de sociabilidade é mantido apenas para as demais áreas.

Isso foi implantado justamente para resguardar a privacidade de pessoas mais introvertidas e melhorar sua qualidade de sono, ainda com um preço mais acessível se comparado aos hotéis.

Ainda, é indicado para pessoas que queiram adentrar profundamente na cultura de um local e aproveitar a oportunidade de ter uma convivência mais assídua com pessoas de diferentes lugares, jeitos, raças, cores, religiões, línguas, etc, a cada check-in.

Se você quer economizar e curte a ideia de conhecer e conviver com outros viajantes, o hostel é para você!

Mas então, qual a diferença entre o hostel e o hotel convencional?


Viajantes se acomodando em quarto de hostel
Saiba o que diferencia suas opções de acomodação, isso pode te ajudar a compreender melhor o hostel.

Nós te contamos! O hotel também é um local de acomodação utilizado principalmente durante viagens, que oferece opções de acomodação coletiva ou uma suíte (camas + banheiro dentro do quarto) de 2 a 3 camas (nos hotéis maiores e com uma pegada mais família).

O hostel é equipado com quartos, cozinha e banheiros compartilhados. Normalmente, quando você reserva uma vaga no hostel, esta não é referente a um quarto todo para você, mas sim referente à sua cama – com exceção dos quartos privados, que você reserva o espaço todo.

A cozinha também é utilizada em grupo e organizada por cada um que ali cozinha. No hotel você não tem acesso à cozinha, mas somente a um frigobar.

É isso mesmo que você leu: no hostel você aluga temporariamente sua cama e o direito ao uso dos espaços em comum com as várias pessoas que vão estar em outras camas no mesmo quarto ou andar que você. É um choque de culturas.

Ouvi dizer que hostel é bagunçado e desconfortável, é verdade?

Essa é uma pergunta em que sua resposta é "depende". Existem alguns pontos estruturais e característicos nesse sentido que você deve se atentar antes de fazer sua reserva.

Por isso, é importante pesquisar e ver os comentários de quem já frequentou o hostel. Assim, como você se informar sobre o funcionamento de cada local e se ele suprirá as suas necessidades e expectativas.

Você é uma pessoa bagunceira ou é uma pessoa organizada? Tenha em mente que durante uma hospedagem nesse tipo de acomodação, os princípios do "sujou, limpou" e "faça você mesmo" são muitíssimo aplicados. Tanto para você quanto para seu vizinho de cama.

Tenha em mente também que até os quartos privados não possuem serviço de quarto! Nesse caso, os espaços em comum podem não estar com tudo no lugar o tempo todo, até porque quem está em viagem muitas vezes tem uma programação apertada e tem que correr para pontos turísticos, excursões e afins.

Mas muito provavelmente isso não será um problema já que você quer um quarto só para dormir, não é?

A maioria dos hostels tem um diferencial muito grande: o banheiro é higienizado pelos funcionários, estando esse sim arrumado, limpo e pronto para uso.

Isso se dá por se tratar de uma área em comum que necessita de um cuidado maior e detalhado. E que bom, não é? Depois de um longo dia de passeios, um bom banho te deixará pronto para outra!

Resposta parecida pode ser dada à questão do desconforto. Basicamente pelos mesmos motivos, além do elemento surpresa das relações humanas...

Não há como prever como serão seus companheiros de quarto, mas o hostel em si te proporcionará uma boa estadia em sua estrutura, não se preocupe.

Então... depende! Se você procura organização metódica e serviço de quarto diário, indicamos ficar em um quarto de hotel só para você – e quem mais você desejar ali.

Os hostels são espaços com regras de boas convivências e cercados de pessoas que entendem a importância de ambientes como esse. Afinal, muitos procuram viajar economizando e também desbravando o mundo com tudo o que ele tem a oferecer – até as coisinhas medianas de toda viagem. E, nesses casos, o hostel é escolha certa.

Leia também: países que não exigem visto dos brasileiro [por região]

Benefícios e desvantagens de se hospedar em um hostel

Temos que passar essa informação para você: são muitas as vantagens de optar por acomodar-se em hostel, mas como nem tudo são rosas, existem também as desvantagens. Vamos começar pelos pontos positivos

  • Economia financeira;
  • Oportunidades de conhecer novas pessoas;
  • Conviver com diferentes culturas e costumes;
  • Estar em contato com outros idiomas;
  • Ser bem recebido sempre;
  • Acesso a informações únicas sobre passeios;
  • Normalmente são muito charmosos e aconchegantes.

E saiba, os hostels são super democráticos, então não se preocupe com padrões: todos são iguais!


Cozinha de hostel, jovens interagindo
Um dos principais diferenciais do hostel é que nesse espaço você tem a oportunidade de conhecer outras pessoas e de fazer amizade com elas.

Também existem algumas desvantagens, e essas são mais voltadas a questões íntimas e pessoais, perceba:

  • Há uma perda de privacidade, afinal você divide vários espaços com pessoas diferentes;
  • Não há tanto conforto como em um hotel convencional;
  • Se você não é sociável, essa hospedagem não é a mais apropriada.

E aí, são bem mais prós do que contras, não é?

Dicas infalíveis da estadia em hostel

Agora que você já sabe como o hostel funciona e quais os benefícios dessa acomodação, separamos algumas dicas para facilitar seus dias na hora de montar a mala perfeita:

  • Não esqueça sua toalha de banho: hostels não fornecem toalhas aos hóspedes;
  • Leve seu chinelo de banho: o banheiro é limpo, mas ainda é compartilhado, lembre-se;
  • Não esqueça seu kit de higiene pessoal: os hostels não fornecem produtinhos como shampoo, condicionador, sabonetes;
  • Leve um cadeado: é importante guardar seus bens dentro de sua mala e ou armário e fechar com um cadeado;
  • Leve um fone de ouvido bom: pode ser que seus colegas de quarto não sejam tão silenciosos, então não se estresse à toa, use caso precise abafar sons;
  • Tenha um tapa olho: esses espaços têm grande rotatividade de hóspedes, logo, eles podem chegar a qualquer horário do dia, e a fim de evitar que você seja acordado pela luz – do dia ou da lâmpada – vista seu tapa olho e durma bem;

E lembrar disso nunca é demais: leve o respeito e a compreensão na mala, pois você estará lidando com pessoas que também só querem ter uma boa viagem.

Gostou do conteúdo? Conseguimos tirar suas dúvidas acerca desta acomodação queridinha dos gringos e que tem tudo para ganhar espaço no Brasil?

A Real Seguro Viagem está aqui para te auxiliar, protegendo você e seu destino. Continue em nosso blog conferindo o conteúdo: Como preparar um roteiro de viagem perfeito? Te esperamos por lá!