sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Nem Zurique, nem Genebra: a capital da Suíça é Berna! Saiba mais

Como 2 + 2 são 4, Zurique é a capital da Suíça, não é?

Calma, lá, não?

Bom, então só pode ser Genebra!

Meus caros viajantes, foram dois chutes e nenhum gol, pois nenhuma das duas cidades é, de fato, a capital da Suíça. O país tem seu jeitinho especial de fugir do padrão mundial de capitais famosíssimas – mas não menos incrível. Aliás, fazer essa confusão sobre qual cidade é a capital federal da Suíça é bastante comum.

Sabendo disso, nesse artigo a Real Seguro Viagem esclarece de vez essa dúvida e ainda te conta um pouco mais sobre o destino encantador que a verdadeira capital da Suíça é!


Rosengarten, ou Rose Garden, em Berna, Suíça
No Rosengarten, Jardim das Rosas, é possível ter uma incrível vista panorâmica de Berna.

Afinal, qual é a capital da Suíça?

Já está no título do nosso artigo, mas vale repetir: a capital do país suíço é a elegante e com áreas medievais Berna, que, fugindo do paradoxo das capitais dos países mundo afora, possui uma extensão territorial consideravelmente pequena – pouco mais de 50 quilômetros quadrados – e sua população atual não ultrapassa 140 mil habitantes.

Para se localizar visualmente, dê uma olhada na localização de Berna no mapa da Suíça:

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d174295.14385241855!2d7.254786928750355!3d46.95458452641973!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x478e39c0d43a1b77%3A0xcb555ffe0457659a!2zQmVybmEsIFN1w63Dp2E!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1640695892976!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Para quem acha que Berna não é "lá grande coisa", talvez isso seja verdade, como destacamos, apenas na questão de não ser a maior e mais populosa cidade da Suíça. Mas, para quem pensa em visitar o país e até morar nele, essa cidade é mais do que interessante – e não só visivelmente falando!

Um pouco sobre a história da belíssima Berna

Vamos começar pela língua falada na cidade para que, após, seja possível entender a origem de seu nome – ou, ao menos, algumas teorias sobre ele.

Em Berna fala-se alemão, sendo este o idioma oficial.


Catedral de Berna, capital da Suíça
A Catedral de Bern, Das Berner Münster, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

As diferentes teorias sobre a origem do seu nome

Conta-se que em 1191 um Duque de nome Berthold V de Zähringen pretendia derrubar a mata para dar espaço às construções no território, e por esse motivo prometeu que a cidade a ser ali instituída teria o nome do primeiro animal que cruzasse sua caçada.

Então, o primeiro animal a cruzar seu caminho foi um urso – em alemão, bär –, e é por isso que a cidade se chama Bern – Bärn, em alemão bernense – e em português, Berna. De fato, o brasão de armas de Berna é um urso. Quem sabe não seja verdade?!

Outra teoria é que o nome remete à cidade italiana de Verona, que na época de 1220 era conhecida como Bern no idioma alto-alemão médio (que é anterior ao alemão moderno e atualmente falado).

Temos ainda uma terceira e última teoria de que o nome da cidade é de origem celta, em que a palavra "berna" significa "fissura", e se você observer bem a cidade, de fato ela é "cortada" por um rio.

De toda forma, por certo que a cidade medieval foi fundada oficialmente pela família real Zähringer (da primeira teoria), e também, historicamente, existem relatos de povoamento celta ao norte da capital da Suíça.


Trem passando em ponte em Berna, Suíça
Os bondes elétricos de Berna contrastam com as charmosas ruelas medievais

O desenvolvimento de Berna ao longo dos anos

Comprovadamente, cabe retratar que Berna tornou-se uma Cidade Imperial Livre em 1218, quando o Duque – aquele mesmo, da caçada – faleceu sem deixar herdeiros.

Porém, é sabido também que a Idade Média fora bastante dura para os países dessa região europeia do mundo, e principalmente para a Suíça, visto que várias de suas cidades são conhecidas por terem muralhas de proteção e demarcação de fronteira.

Hoje, Berna não é uma das maiores cidades da Suíça, mas a realidade já foi outra visto que no século XVIII a população aumentou exponencialmente de 5 mil para 12 mil, sendo então nessa época a maior cidade-estado ao norte dos Alpes Suíços.

Grande parte dos territórios pertencentes à Berna foram perdidos após 1798, com a ocupação das tropas francesas na região, mas em 1848, finalmente, a capital da Suíça se reestabeleceu sendo transformada na então Cidade Federal.

Albert Eistein morava em Berna!

Um dos residentes célebres de Berna foi ninguém mais, ninguém menos que Albert Einstein, e grande parte de seus estudos científicos – 32 trabalhos publicados, para sermos exatos – foi durante sua estadia na capital Suíça entre 1902 e 1909.

A Teoria da Relatividade e o Ensaio sobre Física Quântica de Einsten – o segundo, pelo qual foi premiado com um Prêmio Nobel –, nasceram em terras bernenses.

Outra personalidade que merece destaque por ter residido em Berna e feito diferença na história mundial é o artista suíço participante do cubismo, expressionismo e realismo Paul Klee. Boa parte da arquitetura moderna vem de alguns de seus trabalhos!


Parlamento suíço em Berna.
O prédio do Parlamento Suiço é um dos mais imponentes de Berna

Uma capital europeia que, sem dúvidas, merece uma visita!

Para fechar com chave de ouro nosso artigo sobre Berna, existe um fato super incrível – sim, ainda é possível deixar a capital suíça ainda mais interessante! – sobre a cidade: ela recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983!

Sendo uma mistura perfeita entre o medieval e o modernismo, a ciência e a história, as belezas arquitetônicas e naturais, Berna tem mais de 30% de seus residentes vindos de fora do país, e os turistas que a visitam costumam sair querendo voltar.

Ademais, os Alpes Suíços são do lado! Inclua Berna em seu roteiro de viagem e não se arrependa!