Seguro Viagem para a Itália

Cidade de Verona, na Itália
A cidade de Verona, na Itália, foi cenário da peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare, e representa bem as belezas do país

Conhecer o "país da bota" (em razão do formato de seu território) é o sonho de muita gente que pretende ir para a Europa. Afinal, é na Itália que vários estilos artísticos surgiram, lá se encontra o Vaticano e uma série de museus importantes, além da gastronomia local, que significa garantia de uma alimentação saborosa e de qualidade! Chega a dar água na boca só de pensar, não é?

No entanto, a entrada de estrangeiros no país, assim como em outros lugares da Europa, depende de algumas regras, entre elas a obrigatoriedade do Seguro de Viagem para a Itália no valor mínimo de 30 mil euros, exigido pelo Tratado de Schengen. Para saber mais sobre essa e outras informações necessárias para visitar e aproveitar o melhor da Itália, nos acompanhe ao longo deste artigo. 

Leia também: Seguro Viagem para a Europa: regras, preço e dicas

Seguro de Viagem x Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM)

Brasileiros que possuem vínculo com o INSS têm direito a atendimento médico na rede pública de saúde da Itália. Para isso, basta solicitar o CDAM, também conhecido como BI-2, pelo portal online do Governo Federal. Nesse caso, você fica livre da preocupação com os possíveis gastos altíssimos em caso de despesas médicas ou hospitalares.

Isso significa que o certificado substitui o Seguro de Viagem para a Itália? Não, na teoria isso tira a obrigatoriedade do Seguro, mas na prática você ainda pode ser barrado pela imigração se não tiver ele. Isso porque ter um plano com coberturas não garante apenas segurança para a sua saúde e bem-estar físico, mas também garante ajuda em outras situações.

Translado médico ou de corpo e repatriação, as quais são exigidas pela Susep, são algumas delas. Auxílio em gastos com remédios, atraso de voo, perda de bagagem, entre outras coberturas complementares também podem ser indispensáveis a depender das características da viagem e do viajante. Portanto, o CDAM é um complemento muito bom ao Seguro, mas não o dispensa.

O que considerar para a escolha do Seguro Viagem para a Itália?

Você já percebeu a importância de contratar o seguro para a sua viagem à Itália, certo? Porém, de nada adianta comprar a primeira opção que aparecer sem levar em conta algumas questões importantes. Isso porque cada pessoa é única, cada país é único e, portanto, cada viagem também é.

Mas, não se preocupe. Se antigamente as pessoas precisavam pesquisar de seguradora em seguradora, analisando as opções e preços, perdendo horas até encontrar o plano ideal, hoje, com as comparadoras de seguro online todo esse processo está mais fácil e transparente. E você sabia que a Real é a primeira comparadora de Seguro Viagem do Brasil? Isso mesmo, a empresa surgiu da percepção da necessidade de otimização desse processo e foi pioneira no país

Dessa forma, você está no lugar certo, e as nossas orientações para escolher o Seguro Viagem para a Itália são as seguintes: Considerar se você precisará de um plano individual ou coletivo, os locais que irá visitar, se haverá a prática de esportes, se você tem alguma doença pré-existente ou é gestante, bem como o valor mínimo de 30 mil Euros, de acordo com o Tratado de Schengen.  

Como funciona e quais documentos levar?

Imprevisto, passeio de barco, Veneza, Itália

Oops... Imprevistos podem acontecer

A maneira como o seguro funciona é muito simples: Imagine que você está na Itália caminhando pelas ruas, descobrindo lugares lindos, e, de repente, você torce o pé e não consegue seguir com seu passeio?

Você lembra que tem o Seguro Viagem, entra no app exclusivo da Real pelo seu celular, contata sua seguradora rapidamente e segue as orientações, informando dados como CPF, RG, comprovante de residência e a apólice do seguro. Com isso, você será encaminhado a um hospital, será atendido e a seguradora fará o pagamento das despesas médicas e, em pouco tempo, poderá seguir com seus planos de viagem. 

Por outro lado, há situações em que, devido a urgência, não será possível contatar a seguradora antes de procurar atendimento. Para que o processo seja mais simples e rápido nesse e em outros casos, tenha consigo esses documentos:

  • CPF, RG e comprovante de residência;
  • Autorização para crédito em conta corrente;
  • Notas fiscais e comprovantes de despesas para reembolso;
  • Prescrição médica;
  • Em caso de problemas no aeroporto: etiquetas da bagagem, bem como declaração de atraso de voo ou relatório de atraso, extravio ou dano de bagagem emitido pela companhia aérea.

Passo a passo para a cotação do Seguro Viagem para a Itália

Nós, da Real, estamos aqui para te ajudar! Para seguir com a contratação do seu seguro e fazer a melhor escolha, elaboramos um checklist do que é importante fazer nesse processo. Pegue um papel e caneta, ou copie e cole os itens em um documento word e dê check neles ao concluir as orientações. 

  1. Analise as recomendações apresentadas neste artigo;
  2. Faça uma pesquisa própria. Você pode começar conferindo outros artigos de nosso site ou blog;
  3. Registre em um papel ou bloco de notas tudo o que você considera importante ter em seu seguro, incluindo informações de saúde, para não esquecer de comunicá-las antes de fechar negócio;
  4. Faça a cotação online com a Real:
  5. Espere nossa equipe entrar em contato com você;
  6. Responda perguntas e tire dúvidas no momento do atendimento;
  7. Receba opções de planos em seu e-mail e escolha entre elas o seguro viagem para a Itália de acordo com seu perfil de viagem e financeiro;
  8. Feche negócio e realize o pagamento;
  9. Receba sua apólice e leia esse documento atentamente;
  10. Baixe o aplicativo da Real e salve o contato da seguradora contratada;
  11. Guarde sua apólice junto de outros documentos importantes e os leve em sua viagem.

Precisa de ajuda? Conte com a Real

Se você, mesmo com a realização da pesquisa e do checklist, ficou com dúvidas, não se preocupe. Todos os seus questionamentos são importantes e a gente te entende. Por isso, nossa equipe tem os conhecimentos e a experiência necessários para te ajudar. Entre em contato conosco através deste link.

Ao entrar em contato com nosso time, pergunte, faça contrapropostas, procure entender as orientações apresentadas. Nosso objetivo é oferecer o melhor custo benefício e prezamos muito pela qualidade, afinal, pode não parecer, mas o seguro já salvou muitas viagens e, inclusive, vidas!