em viagem
em viagem

Entenda as vantagens de contratar um seguro viagem sem franquia!

Existem basicamente dois tipos de seguro viagem: os planos com franquia e sem franquia. Você sabe a diferença entre eles? No caso dos planos com franquia você paga não só o seguro viagem, mas um valor, uma franquia, cada vez que precisar utilizar o seguro.

Já no caso das apólices sem franquia não é preciso pagar a cada sinistro, você paga um valor único. Se você ficou confuso, fique tranquilo que nesse artigo vamos te explicar as vantagens e desvantagens de cada um e te ajudar na escolha! Leia e saiba mais.

Mãos femininas digitando em notebook com estetoscópio ao lado
Entender como funciona o seguro viagem sem franquia pode trazer economia para o seu bolso. Leia e sabia como!


Como funciona a franquia do seguro viagem?

A franquia do seguro viagem é um valor pago apenas quando você precisa utilizar o seguro viagem para um atendimento médico. É a sua participação nas despesas caso o seguro seja acionado. Nos planos que cobram a franquia você paga um valor inicial pela contratação do seguro e um outro valor, determinado em contrato, toda vez que precisar utilizá-lo.

Nesses casos, o valor inicial do seguro costuma ser mais barato, então para um viajante que não precisará utilizar o seguro ao longo da viagem, o seguro viagem com franquia pode sair mais em conta.

Porém, é preciso considerar que os imprevistos são, justamente, imprevisíveis. Então não tem como prever que o seguro viagem com franquia sairá realmente mais barato. Outro ponto importante é que o viajante precisará ter em mãos o valor a ser pago no caso de atendimento médico. Ou seja, você precisa arcar com o valor da franquia para a seguradora atuar.

Atente-se também ao valor do seguro, pois, quanto menor o preço do plano do seguro viagem maior será o valor da franquia e, consequentemente, menos despesas ficará sobre o encargo da seguradora.

Para entender todos os detalhes, leia o nosso artigo do blog sobre a franquia do seguro viagem!

Homem com mochila olhando painel de voos em aeroporto
Na hora de viajar queremos aproveitar o destino sem preocupações. Para isso, ter um bom seguro viagem contratado é fundamental!


O que significa contratar um seguro viagem sem franquia?

Quando você contrata um plano de seguro viagem sem franquia o único valor que você precisará desembolsar é o da apólice. Você paga apenas uma vez e terá a cobertura para o valor contratado.

Eles podem ser um pouco mais caros, justamente por não cobrarem nenhum valor posterior. Contudo, no caso de utilização de um seguro viagem com franquia, muitas vezes, o custo da franquia para um único atendimento médico faz com que o valor do plano ultrapasse o de um seguro viagem sem franquia.

E a franquia DMN? O que significa?

Na maioria dos planos de seguro viagem a franquia é só cobrada nas despesas chamadas DMH: Despesa Médica-Hospitalar. Assim, para as outras coberturas não haverá a cobrança de franquia, sendo coberto até o valor estabelecido. Para entender melhor o que é essa cobertura, assista o nosso vídeo:

Se a despesa médica-hospitalar for menor que o valor da franquia, você pagará o valor integralmente. E se a despesa for superior ao valor da franquia, a seguradora arcará com o restante do valor, completando o que você pagará com a franquia, até o limite da cobertura contratada.

Então, se você contratar um seguro viagem com franquia DMH, não deixe de se informar com a sua segurada como deverá proceder no caso de uma emergência médica. E sempre entre em contato caso precise ir até um hospital durante a sua viagem.

Mãos masculinas segurando caneta para assinar documento
Leia atentamente a sua apólice para ter certeza de todas as regras do seguro contratado.


Vale a pena contratar um plano sem franquia?

Com certeza! Os planos de seguro viagem sem franquia existem justamente para te deixar seguro e tranquilo durante a sua viagem. Você não precisará se preocupar em arcar parte do valor no caso de um imprevisto e saberá com antecedência exatamente quanto gastará com o seguro viagem.

Caso você possua alguma doença pré-existente, esteja grávida, vá praticar algum esporte radical, ou qualquer outra situação que aumente a probabilidade de precisar de atendimento médico, o seguro viagem sem franquia é sem dúvidas a melhor opção.

E, financeiramente, a diferença entre os seguros de viagem com e sem franquia são realmente baixas. Vem com a gente entender:

Cotando hoje com a Real os planos de seguro viagem sem franquia para a Europa, para uma viagem de 7 dias para uma pessoa com menos de 70 anos sai a partir de R$ 121,62 para um plano com cobertura para Covid-19 e cobertura DMH de 40.000 euros.

Já o plano com franquia de 100 dólares para utilização, no mesmo período de viagem, para uma pessoa com menos de 70 anos sai por R$ 208,08 com cobertura de até 60 mil dólares para DMH.

Nesse exemplo, o seguro com franquia saiu ainda mais caro que o seguro sem franquia. Então, na hora de contratar o seu seguro viagem considere algumas questões:

  • A cobertura para despesas médicas e hospitalares (DMH) é suficiente para os custos médicos do país que irá visitar?
  • As coberturas atendem às suas necessidades e estilo de viagem – como cobertura para idosos, gestantes, prática de esportes ou doenças pré-existentes?
  • A seguradora é confiável e reconhecida no mercado?
  • No caso de planos com franquia, ao somar o valor do plano com o custo da franquia para um único atendimento, ainda assim ele continua valendo a pena financeiramente? 
  • Onde encontrar planos sem franquia pelo melhor preço?

A Real é a primeira comparadora de seguros de viagem do Brasil! No nosso site você consegue comparar os melhores planos das melhores seguradoras e escolher com facilidade o que melhor se encaixa na sua viagem! Além disso, é possível filtrar os planos disponíveis para visualizar apenas planos sem franquia. Basta clicar no botão abaixo e descobrir os planos:


E se surgir qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Estamos prontos para te ajudar na escolha do seguro viagem e tornar sua viagem um momento inesquecível!