em viagem
em viagem

Seguro Viagem: por que contratar antes de viajar?

É normal que muitas pessoas se questionem sobre contratar ou não um seguro viagem antes de iniciarem uma jornada. São muitos os motivos a favor da contratação, desde a proteção para você e sua família durante a viagem, até a necessidade de entrar em alguns países.

Garantir amparo para suas viagens é uma das melhores maneiras de assegurar que elas não serão prejudicadas por imprevistos.

Esse serviço pode oferecer resguardo contra uma série de eventos, incluindo emergências médicas, cancelamentos de voos, alojamento de emergência e extravio de bagagem, por exemplo. 

São muitas as dúvidas que permeiam esse tema. Por esse motivo, nossa equipe decidiu reunir neste artigo todas as principais informações a respeito da importância da contratação do seguro viagem. Depois de ler esse artigo, você estará pronto para iniciar sua nova jornada. Boa leitura! 

O que é seguro viagem? 

Um par de mãos segurando um avião em miniatura.

Esteja preparado para todos os tipos de imprevistos durante a viagem! 


Bom, como o próprio nome sugere, é um serviço que visa auxiliar o viajante em casos onde a excursão é comprometida, bem como dar suporte para ele resolver quaisquer problemas que possam surgir ao longo do percurso. 

É um tipo de plano de saúde emergencial que garante a indenização por determinados problemas e situações comuns em viagem, como extravio de bagagem e despesas com saúde. 

Os custos e as ocasiões cobertas pelo seguro podem depender bastante do plano adquirido, por isso é necessário escolher com sabedoria. 

É sempre bom saber como lidar com possíveis imprevistos, e ter uma proteção legal é bastante recomendável. Inclusive, para determinados destinos, ela pode até mesmo ser obrigatória. Em suma, é a forma mais eficaz de evitar uma enorme dor de cabeça, podendo salvar até mesmo suas economias! 

Como funciona o seguro viagem? 

Um homem, uma mulher e uma criança abraçados ao lado de uma mala. Todos prontos para embarcar.

Um seguro viagem garante a sua segurança e de quem você ama. 


O padrão funciona de forma similar para a maioria dos planos,o que facilita bastante a vida do viajante. Um exemplo bom seria caso você precisasse de ajuda hospitalar; para isso, bastaria ligar para o número fornecido pelo próprio plano para que o redirecionamento para o hospital ou clínica mais perto seja notificado. 

Sobre o pagamento, podem haver duas possibilidades: no fim da consulta, você paga ao hospital, encaminha o voucher ao seguro e então eles fazem o reembolso. Outra opção é o próprio hospital cobrar diretamente o seguro. Para entender melhor os detalhes dessa operação, não deixe de entrar em contato com a Real

Neste segundo caso, normalmente é preciso que você indique seu seguro viagem no formulário de inscrição ao chegar no hospital, ou também seguir as orientações detalhadas que seu seguro fornecer durante a ligação. 

O essencial é saber que a seguradora sempre vai instruir o viajante em como proceder da melhor forma possível. Por isso, é de extrema importância a contratação de uma empresa comprometida em oferecer um serviço seguro e profissional aos seus clientes, como a Real. 

Por que contratar um seguro viagem? 

Uma etiqueta de mala escrita com "Seguro Viagem".

Experiencie sua viagem da melhor forma possível, e sem preocupações! 


Planejar uma viagem dá trabalho, mas vale a pena. Imprevistos acontecem, mas nada impede o viajante de estar preparado para melhor lidar com eles, e é exatamente neste ponto que o auxílio demonstra ser tão importante. 

O principal objetivo de um seguro viagem é garantir amparo eficaz caso o viajante precise. Essa ajuda pode estar relacionada a casos de urgência, doenças infecciosas ou necessidades específicas relacionadas ao imprevisto. 

Considerando o valor que normalmente esses planos de seguro cobram, no final das contas uma das suas principais vantagens acaba sendo a economia de tempo e dinheiro. 

As indenizações e assistências oferecidas pelo plano seguro podem ser facilmente compensadas pelo preço.

Vamos exemplificar: em determinados lugares o atendimento médico pode ser extremamente caro, como nos Estados Unidos, onde o atendimento pode chegar a 3500 dólares por dia. 

Assim, o amparo legal para lá varia em torno de 20 reais por dia, sem mencionar o ressarcimento que pode ser disponibilizado em casos de bagagens perdidas ou vôos cancelados. 

Resumindo, o seguro viagem é muito importante para garantir que a aventura seja aproveitada da melhor maneira possível, sem fazer com que imprevistos estraguem a experiência. 

Abaixo, confira sua aplicação em determinadas ocasiões:

Suporte em uma emergência médica 

Os planos de saúde contratados no Brasil não costumam ter cobertura em outros países, caso ocorra um evento médico que requeira hospitalização ou atenção em um centro médico local.

O seguro viagem adequado pode cobrir essas eventualidades. Mesmo algo tão simples quanto um corte pode exigir uma visita ao médico. 

Cobertura em áreas remotas 

Se você estiver visitando uma parte remota de um país exótico, pode ter poucas instalações médicas disponíveis na área e, em caso de um acidente ou doença súbita, será necessário fazer uso do serviço de translado para um hospital ou até mesmo para seu país de origem. 

O custo de um médico de emergência pode ser alto. Esse é com certeza um dos principais motivos do porquê contratar um seguro viagem. 

Cancelamento de viagem e custos de voo remarcados

Voos cancelados ou remarcados podem causar estragos nos melhores planos de viagem. Evitar prejuízos nestas situações é um dos motivos principais do porquê comprar o seguro viagem. 

Se você estiver doente, ferido ou acontecer alguma emergência que o mantenha em seu destino original, o seguro viagem pode oferecer o reembolso de itens pagos previamente e permitir que seu investimento seja utilizado em outra viagem, por exemplo. 

Substituição de bagagem roubada ou perdida 

Infelizmente, perder sua bagagem e itens individuais, ou tê-los roubados, não é incomum para viajantes. O custo para substituir tudo pode ser incômodo. 

Alguns documentos, além de caros, podem ser trabalhosos para serem recuperados ou ainda para conseguir uma segunda via. O seguro de viagem pode reembolsá-lo por essas despesas e proporcionar amparo e orientação especializada. 

Qual a diferença do seguro viagem nacional e internacional? 

Uma moça esperando na sala de embarque de um aeroporto.
Uma moça esperando na sala de embarque de um aeroporto.


Existem planos de seguro viagem para todas as necessidades! 

O seguro viagem geralmente se aplica ao país ou continente que foi contratado. Então, se você fizer um seguro para a Europa, ele não funcionará se você viajar para fora dessa área! 

Os planos do Tratado Schengen precisam ser implementados em qualquer um dos países que forem contratados, devido à regulamentação feita entre eles. 

Outra diferença é que o seguro nacional de turismo deve cobrir pelo menos um dos itens obrigatórios de serviço, enquanto o seguro internacional deve sempre incluir entre suas operações os auxílios de: 

  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas; 
  • Regresso sanitário; 
  • Traslado médico; 
  • Morte em viagem. 

Como funciona o seguro viagem? 

A partir do momento em que sua viagem começa, seu seguro é validado, sujeito aos termos do contrato. 

Então, basta seguir o passeio como planejado! No caso de qualquer um dos eventos descritos no seu seguro de viagem, você pode entrar em contato com a seguradora. 

 Leia também: Aprenda Como Usar o Seguro Viagem

Mesmo que vá para o exterior, você não precisa se preocupar, pois o serviço é prestado em qualquer parte do mundo e em sua língua nativa. 

Em seguida, serão tomadas medidas para resolver o seu problema da melhor maneira possível. 

Qual seguro viagem escolher? 

A logo da Real Seguro Viagem em um fundo roxo.
Seguros de confiança para garantir uma viagem de sucesso!

O primeiro passo é entrar em contato com a Real Seguro Viagem, a primeira comparadora de seguros viagem do Brasil, para saber quais são os melhores planos com os preços mais em conta para a sua viagem. 

Na prática, essa pode ser uma etapa um pouco complexa, uma vez que há inúmeras opções de coberturas. E é neste ponto que a Real entra em ação! Além de trabalhar com as melhores seguradoras do mercado, a empresa possui uma nota de excelência no Reclame Aqui

Conheça um pouco mais sobre os seguros de viagens para os principais destinos turísticos nacionais: 


Prepare-se antes de viajar! 

Com certeza, viajar é uma das melhores experiências da vida! Para garantir que a aventura seja ainda mais proveitosa, contratar o seguro viagem é essencial, para que os imprevistos tenham soluções inteligentes. 

Ele é capaz de resolver os mais diversos problemas de forma simples e é por isso que deve ser avaliado antes de qualquer percurso. Para quaisquer dúvidas, entre em contato e resolva seus problemas! 

 Esperamos que você tenha entendido mais sobre a importância de contratar um seguro viagem. Te esperamos nos outros artigos, até mais!