Seguro Viagem Obrigatório

Viajar para o exterior pode ser uma experiência emocionante, no entanto o planejamento pode ser uma etapa desgastante, afinal, são muitos detalhes. Apesar disso o seguro viagem não deve ser deixado de lado. Aliás, o seguro viagem obrigatório é exigido em diversos destinos.

É claro que ninguém espera precisar acionar a seguradora, mas a verdade é que o risco de se machucar ou de algum imprevisto acontecer está sempre presente e por isso, é importante se prevenir.

O seguro nacional assim como o plano de saúde tradicional normalmente é muito limitado e pode não proporcionar nenhuma cobertura. Essa é uma das principais razões pelas quais é importante adquirir um seguro médico de viagem adequado para viajar para o exterior.

Seguro viagem obrigatório – porque é exigido

Muitos países em todo o mundo tiveram que pagar a conta das despesas médicas que os turistas incorreram durante sua visita.

Como resultado, cada vez mais países exigem que os viajantes de seu país tenham um seguro de viagem adequado, para que não fiquem com o ônus financeiro das contas médicas deixadas sem pagamento pelos turistas. Atualmente, os seguintes países têm esses requisitos em vigor:

  • Europa - Países que participam do tratado de Schengen
  • Para aqueles que viajam para qualquer um dos 26 países Schengen na Europa, o plano de seguro de saúde compatível é exigido. Ele deve que cubra pelo ter pelo menos 30.000 euros em caso de atendimento médico, além de fornecer a cobertura para evacuação de emergência e repatriação de restos mortais.

  • Cuba
  • Aqueles que viajam para Cuba, incluindo cubanos que vivem no exterior e visitam temporariamente, são obrigados a comprar seguro médico de viagem para visitar a nação insular.

    Como se tornou relativamente mais fácil para visitar Cuba nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por turismo.

  • Emirados Árabes Unidos (EAU)
  • É lá que cidades importantes como Dubai, Abu Dhabi e Sharjah estão localizadas, e quem pretende visitar o local precisa saber que para assegurar o visto precisará de um seguro de viagem.

  • Turquia
  • Todos os estrangeiros com menos de 65 anos que viajam para a Turquia com visto de turista de longa duração são obrigados a ter um seguro de viagem abrangente; no mínimo, é necessária cobertura para tratamento hospitalar.

    Países que pretendem adotar o seguro viagem obrigatório

    Mais países estão considerando exigir que os turistas adquiram um seguro de viagem para liberar a visitação. Em breve, a Tailândia é um dos países que pretende incorporar a exigência.

    Conforme relatado pelo Ministério de Turismo e Esportes da Tailândia, as contas de seguro de saúde para turistas desprevenidos são de cerca de 88 milhões de dólares por ano.

    A fim de reduzir suas perdas, eles estão propondo estabelecer um seguro de viagem obrigatório para quem visita a Tailândia.

    Por vários anos, o Japão também vem considerando exigir que todos os viajantes tenham um seguro viagem suficiente para protegê-los de despesas inesperadas enquanto estiverem no país.

    As autoridades estão preocupadas também com o fato de muitos turistas não segurados estarem acumulando milhões de dólares em contas não pagas e sobrecarregando o sistema de saúde local.

    Mesmo para destinos em que o seguro viagem obrigatório não existe é sempre recomendado que ele seja adquirido, afinal, é melhor estar prevenido do que ter de se deparar com milhares de dólares em contas que podem prejudicar o orçamento.

    Muitos turistas decidem simplesmente sair sem pagar, no entanto, é muito provável que caso desejem retornar no futuro, o visto acabará sendo negado.

    Como escolher a apólice de seguro mais adequada

    Quando se trata do seguro viagem obrigatório, as exigências mínimas devem ser respeitadas, mas isso não significa que algumas coberturas extras não possam ser válidas também.

    As viagens que envolvem voos aumentam o risco de acidentes de viagem, como atrasos e perda de bagagem, que podem acabar custando dinheiro.

    Planos abrangentes oferecem benefícios para ajudar a reembolsar os custos associados a atrasos, além de bagagem perdida ou danificada.

    As apólices também podem incluir reembolso para itens não reembolsáveis em caso de cancelamento ou impossibilidade de viajar. Estes itens não reembolsáveis incluem passagens, shows e atrações, hospedagem, etc.

    Quem está preocupado com a possibilidade de perder dinheiro devido a mudanças inesperadas ou contratempos, deve sempre assegurar a viagem!

    O seguro de viagem cobre apenas os custos de viagem pagos antes da partida, sujeitos a multas por cancelamento.

    Qualquer despesa pré-paga que não seja totalmente reembolsável no caso de precisar cancelar ou interromper a viagem precisa ser segurada ou pode invalidar algumas coberturas dos planos. Por isso, é recomendado que o seguro seja contratado assim que o primeiro item e investimento na viagem for realizado.

    Não é recomendado apenas escolher o primeiro plano de seguro de viagem listado nos resultados da cotação. Primeiro, é preciso determinar quais são as principais preocupações, qual o orçamento e selecionar os planos que atendem a esses critérios.

    O que afeta o preço do seguro viagem

    Todo plano, seja abrangente, médico de viagem ou qualquer outra coisa, é afetado por uma série de fatores. É importante reconhecer que não apenas o custo, mas também a idade dos viajantes, o destino e a duração da viagem também afetam o prêmio.

    Assim como não há duas viagens iguais, quando o cliente compra uma apólice de seguro de viagem, ela deve ser personalizada de acordo com suas características e necessidades. As principais questões que afetam o valor da apólice de seguro de viagem são:

  • Duração da viagem
  • Isso é bastante autoexplicativo. Quanto mais tempo o usuário estiver viajando, maiores serão as chances de algo que estiver fora de seu controle dar errado. A duração da viagem é um dos principais fatores que podem afetar o custo da apólice de seguro de viagem.

    Também é importante ser honesto ao divulgar essas informações para as seguradoras ao comprar a apólice; caso contrário, o cliente poderá se surpreender com algo que acontece quando não está coberto.

  • Lugares que o turista visitar
  • O mundo é um lugar incrível, mas infelizmente há muitas partes dele que não são tão seguras quanto outras. Desnecessário dizer que a necessidade de seguro de viagem em países onde a probabilidade de algo dar errado é maior e, portanto, é provável que sua política seja mais cara.

  • Condições médicas pré-existentes
  • Outra coisa a ter em conta ao selecionar uma apólice de seguro de viagem. Os casos variam de condição para condição, mas ter condições médicas pré-existentes pode aumentar a probabilidade de algo dar errado no exterior e talvez o usuário precise pagar um pouco mais pela sua apólice de seguro de viagem.

    Mas é importante ser honesto com a seguradora sobre isso também. Se o segurado ficar doente no exterior com uma condição médica pré-existente que não divulgou, poderá descobrir que sua cobertura está desqualificada.

  • Atividades e comportamento
  • As atividades das quais o usuário participa e a maneira como se comporta também podem influenciar o preço da apólice de seguro de viagem obrigatório.

    Certas atividades não são cobertas por todas as seguradoras ou apólices e, se algo lamentável acontecer como resultado de uma atividade que a apólice não tem cobertura, o viajante poderá encontrar-se em uma situação lamentável no exterior.

    Exclusões comuns que precisam de atenção

    Há também muitas exclusões nas apólices de seguro de viagem obrigatório que os turistas não conhecem, e algumas pessoas são pegas de surpresa quando estão indo para o exterior.

    Mais uma vez, cabe ao cliente ter o cuidado selecionar uma política abrangente e garantir a cobertura do maior número possível de eventos. Caso contrário, poderá se surpreender com estas exclusões:

  • Incidentes que acontecem quando sob efeito de álcool
  • Viagem é hora de relaxar, e consumir um pouco de bebida é natural, no entanto, caso algo aconteça quando o cliente estiver embriagado, pode afetar as chances de ser pago pelo provedor de seguro de viagem.

  • Gravidez
  • Tradicionalmente, tem sido difícil para as mulheres grávidas obter cobertura, mas felizmente isso está mudando e as seguradoras estão cada vez mais adaptando as políticas para cobrir as mulheres que estão viajando durante a gestação.

    Os principais fatores que afetarão sua política aqui são a data de nascimento projetada e os riscos envolvidos na gravidez. É recomendável que, as mulheres grávidas viajando para o exterior, falem com o provedor de seguros para garantir que estarão cobertas.

  • Certas atividades e formas de transporte
  • Não há nada como praticar esportes radicais e de aventura, mas se o cliente não estiver coberto e acontecer alguma coisa, isso pode se transformar em um evento bastante caro.

    Portanto, ao escolher uma apólice de seguro de viagem, é preciso estar atento nas letras pequenas e, se souber com antecedência que vai participar de atividades que não serão cobertas o cliente deve verificar com a seguradora para saber como proceder.

    Graças ao seguro de viagem, nunca foi tão seguro viajar pelo mundo. Mas o desconhecimento de certos fatores que podem afetar a apólice de seguro de viagem e quanto deverá ser pago pode ser prejudicial.

    É preciso reservar um tempo para ler as letras miúdas da apólice de seguro de viagem e procurar a que melhor se adapta às circunstâncias particulares.

    Para todos aqueles que pretendem viajar em breve, conhecer quais são os principais itens do seguro viagem é fundamental. Somente dessa maneira será possível escolher o pacote com o melhor custo x benefício. Os itens de cobertura são o que mais influenciam no preço do pacote.

    Como raríssimos são os seguros que deixam ilimitados os gastos em determinado serviço, sendo estipulado um valor máximo. A única recomendação ao viajante é verificar se o valor que consta no contrato condiz com o preço do serviço.

    A forma de pagamento oferecida também deve ser observada. Há duas opções: feito primeiramente pelo cliente ou diretamente pela seguradora. A segunda opção costuma apresentar algumas restrições sobre o atendimento, sendo necessário checar o contrato.

    Onde encontrar o seguro viagem adequado

    O site da Real Seguro Viagem foi criado para permitir que os viajantes escolham vários planos de seguro viagem obrigatório para comparar todos de uma vez. É possível filtrar e comparar com base nos benefícios oferecidos e necessidades de cada um.

    As opções são realmente variadas e é preciso escolher com cautela. A cotação online oferece preços imediatos e precisos, compra facilitada e toda a comodidade de poder fechar negócio diretamente de casa.

    O processo de "subscrição" é simples e a emissão imediata está disponível em muitos casos.

    Basta inserir algumas informações pessoais, como idade e local de residência, e os dados relativos ao planejamento da viagem e é garantida uma cotação precisa de forma instantânea.

    Mas como assegurar que a seguradora é confiável? Uma dica certeira é analisar o histórico da empresa. Ao visitar os sites é preciso analisar itens como:

  • Há quanto tempo eles estão no negócio;
  • Em quais estados eles vendem seus produtos;
  • Sua missão, visão e valores;
  • Liderança da empresa;
  • Envolvimento da comunidade;
  • Tipos de produtos que eles vendem;
  • Força financeira.
  • É improvável que encontre uma empresa com apenas críticas positivas. Se as informações não responderem a todas as perguntas é importante tentar entrar em contato até que todas as questões sejam sanadas.

    Força financeira da companhia de seguros. Ninguém quer ouvir que a companhia de seguros não pode pagar sua reclamação por causa de seus maus resultados financeiros, da mesma forma é desagradável descobrir inúmeras dificuldades ao tentar acionar a apólice em caso de sinistro.

    A Real Seguro Viagem é a escolha certa para quem quer segurança e qualidade. A empresa surgiu em 2008 com o objetivo preencher uma lacuna no mercado de seguros. A empresa é o primeiro comparador de seguros do Brasil e conta com diversos parceiros para levar até os clientes as melhores opções disponíveis.

    A Real Seguro Viagem negocia condições especiais com diversas seguradoras para que o usuário tenha em um único lugar o melhor preço e as coberturas ideais.

    Basta realizar uma simulação do seguro viagem obrigatório através do site ou entrar em contato através do telefone disponível ou e-mail para ter acesso as melhores opções.