sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que é wellness travel e por que é importante?

O cuidado com a saúde mental e física é e deve ser prioridade na vida de muitas pessoas, e uma forma muito rica e eficiente de buscar o bem-estar é por meio de viagens. A wellness travel é um estilo de turismo que prioriza isso. 

Contato com a natureza, experiências enriquecedoras para a mente, o corpo e a alma, busca por cura e autoconhecimento fazem parte desse estilo de viagem que permite uma verdadeira experiência de autocuidado enquanto os viajantes vivenciam aprendizados e conhecem lugares diferentes.

Silhueta de mulher meditando em praia no entardecer
Viagens podem ser grandes aliadas para o bem-estar e autocuidado (Fonte: Canva)


Viajar, por si só, já traz inúmeras vantagens para a saúde. Aumenta a produtividade, previne doenças do coração, diminui a depressão e o stress, entre outros benefícios

E, se o turismo tem um foco maior no bem-estar do viajante, esses benefícios são ainda maiores! Muitos destinos, tanto no Brasil quanto no mundo vem aderindo ao wellness travel.

Ficou curioso? Saiba, a seguir, como e onde aproveitar este estilo de viagem, bem como dicas de atividades e segurança. Boa leitura! 

Como escolher o destino certo para uma viagem de wellness travel?

Para uma viagem com foco em wellness você pode apostar em spas, hospedagens com práticas de meditação, yoga, serviços de bem-estar, contato com a natureza, entre outras opções. 

Uma forma muito eficiente para escolher o destino de uma viagem é considerar o seu perfil de viajante. Algumas pessoas curtem momentos de conexão com a natureza, outras preferem o conforto de spas, outras, ainda, querem apostar em destinos com atividades holísticas. 

Assim sendo, mesmo dentro do estilo de viagem wellness, existem diversas opções que você pode escolher de acordo com o que mais faz sentido para o seu momento e os seus objetivos com a viagem. Algumas opções internacionais e nacionais com foco no bem-estar são: 

Amazônia, no Brasil

Barco no rio Amazonas, Amazônia, Brasil
Como pensar em conexão com a natureza sem pensar na Amazônia? (Fonte: Canva)


Lugar que possui opções voltadas ao bem-estar em ambientes que possibilitam uma conexão profunda com a natureza e com o respeito com outros seres vivos, com atividades comumente voltadas ao turismo sustentável

Consciência socioambiental é muito importante na Amazônia, lembre-se que é preciso respeitar diferentes culturas e cuidar do meio ambiente. 

O aprendizado que uma experiência como essa pode trazer é incrível e enriquecedor para a alma, contanto que você esteja disposto a respeitar as diferenças e a valorizar nossa natureza.

Índia e Tailândia, na Ásia

Templo budista na Tailândia
Que tal aprender sobre espiritualidade com monges asiáticos? (Fonte: Canva)


A Ásia é repleta de lugares espiritualizados e místicos, sendo uma escolha interessante para quem busca se conectar consigo mesmo, de modo a investir no autocuidado e autoconhecimento. 

Independentemente de religião, todos nós podemos aprender muito com o budismo e os monges asiáticos. Com isso, a Índia e a Tailândia são ótimas opções para aqueles que buscam opções mais holísticas e espirituais dentro do âmbito da Wellness Travel. 

Islândia e Noruega, na Europa

Casa em meio a neve na Islândia
Se hospedar em um chalé rodeado de neve na Islândia pode ser tudo o que você precisa para descansar (Fonte: Canva)


Momentos de isolamento em meio a montanhas de neve, inclusive com opção de ver a aurora boreal e o céu estrelado de regiões mais afastadas das grandes cidades: a Islândia oferece hospedagens e spas com essas características. 

Esta são ótimas opções para quem gostaria de vivenciar momentos de autoconhecimento em lugares frios, com paisagens de inverno impressionantes e uma cultura diferente da que temos no Brasil. 

Chile, América do Sul 

Céu estrelado do Deserto do Atacama, no Chile
O céu estrelado do Deserto do Atacama é uma maravilha natural que pode ser visitada no nosso país vizinho, o Chile (Fonte: Canva)


Quando o assunto é turismo de bem-estar na América do Sul, o Chile é protagonista. Isso porque o país valoriza suas belezas naturais, águas termais e cultura no turismo como um todo, sendo um lugar maravilhoso para cuidado e descanso

Além disso, é no Chile que fica a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, duas maravilhas da natureza que promovem uma transformação em quem as observa de perto. 

O Deserto do Atacama, por exemplo, está entre os lugares mais incríveis em todo o mundo para a observação do céu estrelado. Só de imaginar já dá uma paz de espírito, não é? 

Atividades que promovem o bem-estar durante as viagens

Algumas atividades que você pode encontrar em uma viagem com o foco em wellness travel, ou até mesmo sem este foco mas que você pode incluir em sua experiência, são as seguintes: 

  • Práticas de meditação e yoga;
  • Atividades físicas em contato com a natureza, como caminhadas e trilhas;
  • Tratamentos em spas e terapias holísticas;
  • Alimentação saudável;
  • Contato com tradições e culturas típicas.
  • Como garantir segurança durante as viagens de wellness travel

    Ao buscar por destinos de wellness travel, atente-se em conferir se as empresas de turismo, sejam de passeios ou hospedagens, realmente têm responsabilidade socioambiental em suas atividades. 

    Muitos dos destinos desse estilo de viagem são em meio à natureza, dessa forma, não esqueça de levar protetor solar, repelente, água e outros itens de cuidado pessoal. 

    Se você for praticar esportes ou outras atividades de aventura, atente-se para as recomendações de segurança e use os equipamentos indicados para as atividades.

    E, independentemente de ser destino internacional ou nacional, a melhor forma de viajar tranquilo e seguro em situações de imprevisto é por meio da contratação de um seguro viagem. Dê uma olhada nos planos e preços e garanta o seu: 

    __CALLTOACTION(COTAR)__