sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Coreia do Sul: informações e curiosidades para organizar uma viagem!

Com a popularização de suas produções cinematográficas, suas músicas e sua participação na Copa do Mundo de Futebol, esse país vem ganhando destaque mundial, o que desperta em muitos a vontade de realizar uma viagem para a Coreia do Sul!

Palácio Gyeongbok, arquitetura tradicional asiática
Um país que mantém tradições ao mesmo tempo que inova: essa é a Coreia do Sul


A cultura rica e única dos coreanos faz com que cada vez mais turistas queiram conhecer de perto os lugares que aparecem nos doramas — como são chamadas as produções coreanas de ficção, em formato parecido com novelas.

Se você está nesse grupo de viajantes, saiba que este artigo te deixa um passo a frente para realizar esse sonho: nas próximas linhas, conheça as informações necessárias para uma viagem para a Coreia do Sul!

Onde fica e como chegar à Coreia do Sul?

A Coreia do Sul fica localizada na região leste da Ásia. O território da Península da Coreia, onde também fica a Coreia do Norte, já foi um país só. Com o término da segunda guerra mundial e o contexto da Guerra Fria, houve um conflito que resultou na separação do país em dois, sul e norte.

Quem tiver mais tempo, uma dica é aproveitar a ida até lá e visitar também a Coreia do Norte. Com o passar do tempo, os dois países, que já foram um só, tornaram-se muito diferentes um do outro.

A Coreia do Norte permite que visitantes que venham a turismo entrem no país. No entanto, é necessário que a viagem seja feita a partir da contratação de serviços de empresas permitidas pelo governo e que todo o passeio seja realizado com um guia ao lado.

Mas voltando para a Coreia do Sul, os voos que vão até lá saindo do Brasil precisam fazer escala, assim como ocorre com outros lugares da Ásia, uma vez que a distância para chegar ao continente é grande.

Geralmente os brasileiros entram no país pelo Aeroporto Internacional de Incheon, o maior da Coreia do Sul, que fica a 56 quilômetros da capital Seul.

Já no que diz respeito ao transporte dentro do país, existem diversas possibilidades, uma vez que a rede de transportes sul coreana é uma das mais desenvolvidas e tecnológicas do mundo. Você pode optar por trens, ônibus, táxis, ubers, balsas, entre outros.

Trem em trilhos na Coreia do Sul
Andar de trem é uma das melhores opções de transporte na Coreia do Sul


Os fãs da cultura coreana precisam andar de metrô pelo menos uma vez. Isso porque o cartão utilizado para pagamento do transporte, o T-money, facilmente adquirido em estações de metrô e estabelecimentos, tornou-se colecionável entre os coreanos.

O motivo: nele vêm estampados desenhos ou imagens de integrantes de grupos de K-pop, se tornando também uma ótima recordação da viagem e da experiência de estar no país.

Principais atrações para conhecer em uma viagem para a Coreia do Sul

De um lado inovadora e de outro tradicional, o turismo na Coreia do Sul pode impressionar bastante os viajantes. Para não perder o melhor da rica cultura do país, as cidades e lugares que você não pode deixar de visitar são:

A mistura entre tradição e modernidade da capital Seul

Em Seul as principais atrações ficam no centro, então você pode começar o passeio pegando um metrô, já garantindo um T-money com um artista do K-pop estampada no cartão, e descer na estação Gwanghwamun para começar a aproveitar os pontos turísticos da cidade.

Caminhe pela praça principal, onde fica a estátua do Rei Sejong, consagrado por ser o inventor do alfabeto coreano. Em seguida conheça o Palácio Gyeongbokgung, com seus jardins e pavilhões espalhados por um espaço repleto de história para explorar.

Neste espaço, é comum as pessoas alugarem roupas tradicionais de época e registrarem fotos com o palácio, que é o mais antigo dos "Cinco Grandes Palácios" da cidade.

Palácio Gyeongbokgung, em Seul, Coreia do Sul
Palácio Gyeongbokgung, o mais famoso e visitado de Seul


Os outros são: Changdeokgung, o único dos cinco que foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, Changgyonggung, Gyeonghuigung, Deoksugong, no qual ocorre a troca de guardas do Palácio, evento tradicional e gratuito que vale muito a pena assistir.

Todos eles ficam localizados nos distritos de Jongno e Jung, podendo ser visitados a pé. Ainda na atmosfera histórica, uma opção interessante para conhecer é o Museu Nacional da Coreia, lugar perfeito para entender mais sobre as tradições, cultura e desenvolvimento do país.

Para aproveitar um momento romântico com seu par, a N Seul Tower é perfeita. Neste lugar, muitos casais deixam "cadeados do amor", cena que já apareceu em alguns doramas. Além disso, do alto dessa torre você terá uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

Quer fazer algumas comprinhas e levar pra casa itens que só se encontra por lá? Visite o Mercado Myeongdong e o Mercado Namdaemun.

E, para fechar com chave de ouro, o bairro universitário Hongdae possui bares, restaurantes e outras opções de entretenimento que possibilitam conhecer mais de perto a cultura local. Além de que, por lá, você pode aproveitar baladas de K-pop.

Zona Desmilitarizada - DMZ

Arame farpado e bandeira da Coreia do Sul na Zona Desmilitarizada
Local de separação entre as duas Coreias, a DMZ


Faixa que divide a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, esta é uma área de grande tensão militar que carrega uma história trágica e muitos significados.

Lá existe uma torre de observação na qual é possível ver o território da Coreia do Norte, bem como túneis cavados pelo país vizinho para espionagem, no qual os turistas podem entrar.

É interessante visitar por sua importância histórica, mas a Coreia do Sul transformou o local em uma verdadeira atração turística, sendo que existe até um parque de diversões em seu entorno. Você pode conhecer essa região por conta própria ou contratando um tour saindo de Seul.

As belezas naturais de Sokcho

Ponte no mar de praia de Sokcho, na Coreia do Sul
A Coreia do Sul também conta com praias paradisíacas e Sokcho é um ótimo lugar para começar a conhecê-las


Há apenas 50 quilômetros da DMZ, Sokcho é uma cidade litorânea famosa por suas praias e mercado de peixes. Caso você escolha visitar a Zona Desmilitarizada por conta própria, a melhor opção é fazer um bate volta saindo de Sokcho. 

A cidade é perfeita para aqueles que apreciam um momento na natureza, oferecendo um cenário tranquilo entre mar e montanhas e também as belezas naturais do Seoraksan National Park

Este local é uma ótima opção para realizar trilhas e trekking, os quais te levam a cachoeiras, templos budistas, florestas, plantas e animais diversos, tudo com a possibilidade de observar paisagens que encantam aos olhos. 

Gyeongju: um museu ao ar livre!

Por do Sol em área histórica de Gyeongju
Passear por Gyeongju é como passear pela história da Coreia


Esta histórica cidade foi a capital do antigo Império Silla, que foi de 53 a.C até 935 d.C. Muitos de seus monumentos são considerados Patrimônio Mundial da Unesco, e passear por entre suas ruas é como estar em um museu ao ar livre. 

Museus, templos coloridos, parques, santuários, estátuas, relíquias budistas, e diversas outras atrações que fazem da cidade um lugar indispensável para turistas, em especial aqueles que se interessam pela cultura e história do país. 

Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul

Prédios refletidos no mar de Busan, cidade da Coreia do Sul
Construções e projetos arquitetônicos modernos chamam a atenção em Busan


Outra região com praias perfeitas para aproveitar o melhor das atrações naturais do país. Um dos portos mais importantes do mundo fica nessa cidade, sendo o maior porto da Coreia do Sul. 

A cidade surpreende, desde suas construções modernas, como a Busan Tower ou a plataforma de vidro Oryukdo Skywalk, até seus templos budistas, como o Haedong Yonggang Sa, que é um dos poucos templos no mundo localizados à beira-mar. Essa característica dá a ele uma impressionante paisagem que rende belas fotos. 

O roteiro de passeio em Busan pode ser bastante variado, assim como a cidade, que representa bem a união de modernidade e tradição da Coreia do Sul.

Praias, montanhas e paisagens, templos, casas coloridas do bairro Gamcheon Culture Village, parques, mercados, entre outras opções. Passar alguns dias em Busan com certeza será uma verdadeira imersão cultural pelo melhor da Coreia do Sul e renderá experiências inesquecíveis.

Informações importantes para a sua viagem

Uma viagem para a Coreia do Sul pode ser uma grande aventura, com opções para aventureiros que topam esportes radicais e também para aqueles que se encantam com a história que se encontra em cada canto de um país. 

Independentemente do seu perfil de viajante, é importante que você contrate um seguro viagem para visitar o país asiático. Em razão das diferenças de temperatura, cultura, idioma e outros, ter auxílio em situações inesperadas é uma garantia que todo turista deve ter.

Os valores do seguro viagem costumam ser acessíveis e podem salvar a sua viagem. Confira os planos e preços fazendo uma cotação abaixo: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

A melhor época do ano para ir para a Coreia do Sul é durante a primavera, que ocorre entre abril e maio. No outono, entre setembro a outubro, o clima também estará bom e não haverão tantos turistas.

Os documentos necessários para entrar no país são: passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem, passaporte, documento de identificação, seguro viagem, vacina contra a febre amarela em dia e a Autorização Eletrônica de Viagem (K-ETA), que passou a ser exigido a partir de 2022. 

As dúvidas referentes a uma viagem para a Coreia do Sul podem ser muitas. Pensando nisso, preparamos uma FAQ para explicar diferentes questionamentos que possam surgir. Confira abaixo e boa viagem!