sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra o que fazer na Bélgica em 3 dias

A Bélgica é um país territorialmente pequeno e que faz parte da Europa Ocidental. Apesar de ser pequeno em tamanho, sua cultura e atrações a tornam grandiosa e repleta de opções para fazer a turismo. Uma viagem para a Bélgica pode render ótimos momentos!

Isso porque o território Belga é conhecido por sua bela arquitetura renascentista, cidades medievais e, claro, por suas maravilhosas produções de cervejas artesanais. São mais de 100 cervejas produzidas e cerca de 450 tipos de cervejarias. 

E, provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre os chocolates belgas e as batatas fritas - famosas por lá! Mas não é “só” isso que a Bélgica oferece.

Acompanhe neste guia tudo o que você precisa saber para se aventurar em 3 dias no paraíso cultural

o Lago é a principal travessia da Bélgica
Para se aventurar na Bélgica, você pode optar por barco ou carro (Unsplash)

Onde fica Bélgica no mapa?

A Bélgica está localizada na Europa Ocidental e é dividida em três regiões que são chamadas de comunidades: Bruxelas, Flandres e Valônia.

Uma curiosidade é que ela tem três idiomas diferentes, o alemão, o francês e o holandês. Isso porque é uma região bastante diversificada e que fica próxima aos países que falam essas línguas. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2599871.842780568!2d2.2235539145096106!3d50.47951009887003!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x47c17d64edf39797%3A0x47ebf2b439e60ff2!2zQsOpbGdpY2E!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1670430738449!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Qual a melhor época para ir à Bélgica?

A melhor época para viajar à Bélgica é entre os meses de maio, junho e setembro. Durante esses meses, o clima fica mais quente e com pouca probabilidade de chuva.

É importante frisar sobre a expectativa do viajante quanto à viagem. Sabendo que a alta temporada na Bélgica acontece durante o verão (junho, julho e agosto), os preços aumentam, consequentemente tornando a sua viagem um pouco mais cara. Além do fluxo maior de pessoas nas ruas e pontos turísticos. 

No entanto, o clima durante esse período é mais agradável, principalmente para aproveitar praias e as comunidades. A escolha é sua, considere essas informações e escolha qual época é melhor para você. Só não deixe de visitar a Bélgica! 

Clima da Bélgica

Em geral, o clima do país é temperado. O inverno por lá não é tão frio, comparado aos outros países da Europa. No verão a temperatura é fresca e úmida, justamente porque chove bastante durante essa estação.

As temperaturas podem chegar aos 32°C durante o dia, caindo para 20°C durante a noite. Durante o inverno as temperaturas mínimas podem chegar a -7°C com neve durante o dia.

Quais documentos para viajar para a Bélgica?

Antes de viajar para a Bélgica, é bom que você saiba que alguns documentos são exigidos por lá. Apesar do turista brasileiro estar isento de visto durante 90 dias de estadia na Europa, ele deverá:

  • Ter um passaporte válido por no mínimo seis meses, após a data da saída do país e com uma página em branco;
  • Ter comprovante dos voos de entrada e saída do país;
  • Ter todos os documentos exigidos para o próximo destino;
  • Ter comprovante de renda suficiente para todo o período de permanência.

É recomendável que você confirme com a companhia aérea que o embarque será permitido sem um visto. Além disso, ter um seguro viagem é obrigatório para todo o espaço Schengen, ou seja, para viajar para a Bélgica, você deverá contar com uma seguradora. Confira este artigo: Saiba mais sobre o seguro obrigatório para Bélgica

Moeda do país

A moeda na Bélgica, bem como em outros países da União Europeia, é o euro (€). Uma dica é você trocar reais ainda no Brasil por ser mais favorável. Você pode trocar no seu banco ou em casas de câmbio.

O que fazer na Bélgica em 3 dias?

Cada viagem pode ser única, e no caso da Bélgica não é diferente. O país pode oferecer uma experiência marcante, única e fascinante.

Para além de Bruxelas, capital da Bélgica, ou Brugues, que são as cidades mais famosas, a dica é você explorar outros lugares que o território Belga pode oferecer.

A sua localização é privilegiada de pontos que são encantadores tanto quanto. São diversas opções que vão rechear o seu roteiro. Segue o fio dessas dicas de como aproveitar a Bélgica em 3 dias:

Tour pela cidade

Que tal iniciar o roteiro de passeios conhecendo mais sobre a história da Bélgica pela cidade de Bruges? Conheça a Basílica do Sangue Sagrado, um dos pontos mais importantes e históricos da cidade. 

Carregada de resquícios da Revolução Francesa, há uma exposição de cópias que datam do século XIX. Além de obras da escola de Van Dyck. 

A Basílica tem uma fachada estilo gótico, diferente das igrejas católicas tradicionais, e está dividida em duas capelas: no térreo a Capela de St. Basílio (Saint-Basile) e no primeiro andar a Capela do Sangue Sagrado.

Independente da sua religião, a igreja está repleta de história e significados e possui uma arquitetura encantadora que vale a pena conhecer.

as ruas da Bélgica tem uma arquitetura medieval e artistica
Veja essa lista de passeio pela Bélgica (Unsplash)

Catedral de São Bavão

Ainda na pegada de conhecer mais sobre toda a arquitetura que a Bélgica oferece, outro ponto que chama atenção dos turistas é a Igreja Catedral de São Bavão.

Ela é conhecida como Grote Kerk (igreja maior), e tem uma estrutura gótica. A fachada da sua torre de 76 metros de altura, que sustenta um imenso sino de 5000 kg, é impressionante!

A catedral de São Bavão é uma catedral gótica em Gante, Bélgica, e sede da diocese de Gante. É nominada em homenagem a São Bavão de Gante. A sua beleza é carregada de arte e impressiona todo o tipo de turista. Sem dúvidas uma experiência memorável! 

igreja católica Grote Kerk
Um monumento importante para a história de Breda e tem uma estrutura impressionante
(Unsplash)

Bruxelas 

A conhecidíssima capital da Bélgica, Bruxelas, por não ser muito grande, pode ser conhecida a pé. Basicamente, a dica é fazer uma tour pela cidade e parar no restaurante Belga Queen que é um ponto no coração da cidade.

Por lá há diversas variedades gastronômicas tradicionais do país, além de poder petiscar enquanto saboreia (se você curtir) uma cerveja belga. 

Além disso, é de lei você encontrar nas calçadas lojinhas que expõem maravilhosos Waffles e chocolates belgas exclusivos. É um bom ponto de partida! 

Estrutura da Grand Place em Bruxelas
Estrutura da Grand Place é considerado o emblemático mais lindo da Europa

Caminhe pelo Parque do Cinquentenário 

Visita ao coração da comunidade de Bruxelas. Esse monumento foi construído por Leopoldo ll para celebrar os 50 anos do país. 

Na entrada é possível visualizar na porta principal a assinatura de Leopoldo. Certamente chamará a sua atenção pois forma um grande Arco do Triunfo. 

Inspirado no Arco de Paris, este monumento apresenta uma decoração alegórica das províncias belga e no topo abriga uma escultura intitulada “Brabante erguendo a bandeira nacional”

Nos arredores você encontrará outros espaços interessantes, como o Museu Real de Belas Artes ou o curioso Museu de Instrumentos Musicais.

O Parque do Cinquentenário é publico e urbano
O Parque do Cinquentenário é publico e urbano com um lindo jardim (Unsplash)

Por fim, se você tem interesse em desfrutar de uma bebida em um ambiente histórico, vá até a La Porte Noire. Miniconcertos ao vivo e uma ampla seleção de cervejas fazem do lugar um dos melhores bares de cerveja artesanal em Bruxelas

Esse ambiente traz uma sensação peculiar, pois no passado esta cervejaria era uma cozinha para um convento Alexiano. Curioso, não?

ambiente interno do bar La Porte
Que tal uma experiência no bar La Porte? (divulgação)

Bom, esses foram alguns dos tantos pontos turísticos da Bélgica e de suas comunidades. Espero que faça sentido no seu roteiro! 

E não se esqueça: para viajar para a Bélgica é obrigatório o seguro viagem. E a Real oferece os melhores planos que podem ser escolhidos de acordo com o seu perfil. Faça uma simulação de forma simples e rápida clicando no botão abaixo:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Até a próxima :)