sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para China: o que saber antes de embarcar?

Uma viagem para China pode ser extremamente memorável, apaixonante e desafiadora. Sem dúvidas, é um dos melhores destinos para aqueles que buscam conhecer um lugar diferente tanto em aspectos culturais quanto geográficos.

Milhões de turistas viajam ao país asiático todos os anos. No entanto, ainda existem muitas pessoas que desejam conhecer a China, mas não possuem a menor ideia de por onde começar. 

Bom, pode ficar tranquilo! No artigo de hoje vamos falar tudo que você precisa saber antes de embarcar, para que sua viagem para China seja a mais perfeita possível! Confira abaixo e boa leitura!

Conhecendo a China: primeiros passos

mapa em globo com foco na viagem para china
A China atrai milhões de turistas devido a sua cultura diferente da nossa. Saiba mais! (Fonte: Unsplash)


A língua na China é o mandarim, e a maioria das pessoas é ateia ou agnóstica, mas entre os crentes religiosos, os taoístas predominam. Devido à alta densidade populacional, existe uma forte política de planejamento familiar que incentiva os casais a terem apenas um filho.

A cultura chinesa tem uma história de mais de 2.200 anos, na qual a escrita se destaca porque, além de ser uma arte, é um dos sistemas mais antigos ainda em uso. Atualmente, existem mais de 60.000 caracteres pictográficos e ideográficos.

Outra grande característica cultural que você pode observar em sua viagem para China é sua culinária exótica, com sua mistura de sabores salgados e doces e temperaturas quentes e frias. Na culinária chinesa, dominam as massas e os alimentos fritos.

A China é um dos países mais diferentes do mundo, confira mais curiosidades em: China: conheça as curiosidades mais inusitadas sobre o país!

Brasileiro precisa de visto para China?

Bom, a resposta para essa pergunta é depende! Alguns territórios chineses podem sim exigir a apresentação de visto para turistas brasileiros. Mas, entenda que não são em todos os casos. 

Passageiros brasileiros que permaneçam na China por até 144 horas (6 dias) podem ser dispensados ​​de vistos de entrada desde que não saiam de Pequim, Xangai e outras cidades temporárias.

Nestes casos, os turistas devem ter um bilhete de ida, como para Hong Kong ou Tailândia, e notificar a companhia aérea no check-in para que possam notificar as autoridades chinesas.

No entanto, brasileiros que tenham como destino final a China, ou que precisem permanecer por mais de 144 horas, devem possuir visto. A autorização de entrada deve ser solicitada no consulado chinês mais próximo ainda no Brasil, ou seja, antes de embarcar.

Como emitir o visto para a China?

viagem para China
As atrações chinesas costumam ser de graça ou muito baratas, Não deixe de conferi-las! (Fonte: UnsPlash)


No geral, o processo para emissão de visto para China não é muito diferente dos outros países, e se resume em duas fases: conferência de documentos e pagamento de taxas. A documentação necessária é:

  • Passaporte com mais de seis meses de vigência;
  • Passagens aéreas de ida e volta do país;
  • Formulário de visto preenchido;
  • Comprovante de reserva de hospedagem ou carta convite de algum familiar/amigo que more na China;
  • Comprovante de renda individual, como ficha de pagamento ou extrato bancário .

É preciso que o viajante apresente os documentos nas representações consulares da China no Brasil. Elas podem ser entregues via solicitante, correios ou agências. Verifique abaixo os consulados de acordo com o seu estado em que mora:

  • Embaixada em Brasília: Atende solicitações de quem mora em Brasília, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.
  • Consulado no Rio de Janeiro: Para quem tem endereço no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
  • Consulado em São Paulo: Exclusivo para quem mora em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Consulado em Recife: Atende solicitações de Sergipe, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.

O visto chinês custa 460 reais, mas se o correio ou agente exigir, as taxas de envio e manuseio devem ser adicionadas. Após apresentar os documentos, o representante consular informará quando o dinheiro será depositado.

Geralmente leva cerca de uma semana, mas recomendamos encomendar com um mês de antecedência para evitar surpresas. Se precisar de tramitação de urgência, o valor pode ser aumentado em até R$ 130, pois fica pronto em até 72 horas úteis.

O visto de turista na China é válido por até 5 anos e permite várias entradas, com cada entrada não superior a 90 dias.

O que saber antes de embarcar?

viagem para China
Os costumes também são bem diferentes, então confira abaixo o que saber antes de embarcar! (Fonte: Unsplash)


Evite levar o real brasileiro. Câmbio USD no Brasil e moeda local na China. A taxa de câmbio real geralmente é desfavorável. Cartões de crédito são aceitos em alguns lugares, mas na maioria das lojas somente o dinheiro é aceito.

Além disso, estamos falando de um dos maiores países do mundo, então é preciso escolher bem os lugares que farão parte do roteiro para não perder tempo.

Obtenha uma cópia do Guia de Expressões Chinesas. Porque poucas pessoas falam inglês. Vacine-se contra a febre amarela e Covid-19. Porque as autoridades consulares podem exigir certificados internacionais de vacinação ao entrar no território chinês.

Sobre a comida, não tenha medo de provar os diferentes sabores da culinária chinesa. Isso pode incluir cobras, lagartos e até cães. Também esteja preparado para os costumes locais. Cuspir é uma prática comum porque a medicina local acredita que traz benefícios à saúde.

Qual é a moeda da China?

A moeda oficial do país é o Renminbi (RMB), que quer dizer “moeda do povo”. A unidade básica do RMB é o yuan (CNY), e ambos termos são utilizados. Ou seja, 10 RMB equivalem a 5 CNY, e vice-versa.

Adicionalmente, cada yuan está dividido em 10 jiao e cada jiao em 10 fen. Como carecem de valor, não é comum ver moedas de centavos de yuan, ou fens.

Atualmente, 1 Yuan chinês é igual a 0,77 Real brasileiro.

Seguro Viagem para China!

Antes de embarcar para sua viagem para China, é essencial contratar um seguro viagem que atenda às suas necessidades. Apesar de não ser obrigatório, ele te cobre em situações de emergência como extravio de bagagem, auxílio saúde e atrasos de voos. 

Lembre-se que a culinária, os costumes e o governo por lá são totalmente diferentes dos nossos, então priorize sua segurança! Faça a cotação abaixo e confirme como é vantajoso:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Leia também:

Até a próxima!