em viagem
em viagem

Veneza: principais informações para viajar e conhecer

Uma cidade formada por ilhas, rodeada por água e repleta de obras primas da arte e da arquitetura! Essa é Veneza, na Itália. Lugar único no mundo que vale muito a pena conhecer.

Além das belezas naturais e arquitetônicas, por lá ocorre um dos carnavais mais famosos do mundo, com vestimentas e características típicas que tornam a cidade ainda mais mágica.

Neste artigo você ficará sabendo onde fica a cidade, como ela foi construída em cima da água, o que fazer ao visitá-la e quanto custa uma viagem até lá!


Prédios coloridas, rio e barcos em Veneza
Veneza é considerada uma das cidades mais importantes do mundo quando o assunto é arquitetura e história

Informações essas que têm o objetivo de te ajudar a planejar e aproveitar ao máximo uma viagem para esse lugar. Acompanhe o artigo e saiba como aproveitar Veneza, na Itália!

Onde fica Veneza?

Ela fica na região do mar Adriático, localizada na Lagoa de Veneza, no nordeste da Itália. Capital do Vêneto, no mapa ela aparece no "cano da bota", já que o mapa da Itália parece uma bota. Confira na imagem: 

Como a cidade foi construída em cima da água?

Por volta do século V, em razão de um contexto de disputas territoriais e guerras, muitas pessoas, fugindo de invasões, buscavam por um local que permitisse maior segurança. Acredita-se que Veneza, composta por diversas ilhas as quais ficavam mais isoladas e com acesso limitado naquela época, foi formada por refugiados. 

Para construir a cidade, foi preciso usar de técnicas para recuperação de terra, escoando a água de espaços pantanosos e criando inúmeras outras ilhas com engenhosidades humanas, com aterramento e união de pedaços de terra que antes estavam separadas.


Imagem de Veneza do alto, rio e construções
Em Veneza existem mais de 150 canais e mais de 400 pontes

É por isso que ela possui tantos canais e pontes que interligam as ilhas e é referência na arquitetura, engenharia e mesmo nas artes. A construção dessa interessante cidade começou no ano 452, tendo atualmente 1,6 mil anos de história.

Leia também: guia completo da sua viagem para a Itália!

O que fazer em Veneza?

Visitar Veneza vale muito a pena. Lá você poderá observar uma cidade única no mundo, repleta de história e belezas arquitetônicas e naturais, passear de barco e experimentar a excelente gastronomia italiana.

Parte importante da economia de Veneza, atualmente, se dá pelo turismo. A maneira com que a cidade foi formada dá a ela um ar romântico, suas pontes e construções mantém características antigas que remontam desde o período de sua construção, na Idade Média, fazendo dela um lugar realmente atraente para visitar durante uma viagem à Itália.

Primeiramente, a atração mais conhecida e também indispensável para aqueles que visitarão a região: os passeios de gôndola pelos canais de Veneza! Esses passeios duram em torno de 30 minutos e possibilitam observar a cidade por um ângulo diferente e romântico.


Turista observando rio e barcos em Veneza
Mais de 50 mil turistas visitam a cidade por dia!

Na verdade, parar um tempo apenas para observar a beleza das águas e paisagens naturais de Veneza, com sua magnífica arquitetura ao fundo também é indicado e não custa um centavo! Uma forma de fazer isso é indo até a Ponte dos Suspiros ou até a Ponte Rialto, que fica próxima ao mercado de Veneza, outro local para conhecer.

Perambule a pé, fotografando a admirando as belezas das cidade e parando em pontos turísticos como a Basílica de San Marco e a Torre do Campanário, que ficam na Praça San Marco.

É, inclusive, na praça San Marco que acontece o famoso carnaval de Veneza! Sabe aquelas imagens de pessoas com vestimentas que lembram um baile a fantasia e com as máscaras venezianas? Esse é o carnaval da cidade, uma tradição que remonta ao século XI.


Foliões do carnaval de Veneza fantasiados
O carnaval de Veneza é um dos mais tradicionais e antigos do mundo

O tradicional carnaval da cidade ocorre entre os meses de fevereiro e março. Esta é uma atração inesquecível, uma verdadeira imersão cultural e artística, na qual Veneza se transforma e te leva por uma viagem no tempo! Conheça mais sobre este evento lendo o artigo que preparamos sobre ele.

Quanto custa uma viagem para Veneza?

Para avaliar os custos de uma viagem para Veneza vamos considerar o seguinte: passagem de avião, internet, hospedagem, deslocamento, seguro viagem, alimentação e possíveis passeios.

Atualmente os preços de passagens aéreas para Veneza, de ida e volta, custam uma média de 11 mil reais. No entanto, se você começar a planejar sua viagem com antecedência e comparar preços é possível encontrar valores bem abaixo disso.

Internet também é algo que é preciso ter em uma viagem, tanto para postar os passeios nas redes sociais, mas principalmente para pesquisar, fazer ligações e estar conectado em situações de imprevistos. A garantia de comunicação no exterior é muito importante.

Para isso, são utilizados chips internacionais. Os preços desses chips variam de 10 a 40 Euros, a depender de quantos gigas tiver, e podem ser comprados antes da viagem estando no Brasil ou ao chegar na Itália.


Paisagem de Veneza ao escurecer o dia
Apenas observar a beleza da cidade já conta como atração turística de tão bela que ela é

Por falar em garantias e tranquilidade durante a viagem, o seguro viagem é indispensável para a segurança, tanto sua quanto do seu bolso. Além disso, ele é obrigatório nos países integrantes do Tratado de Schengen. Como a Itália faz parte deles, sua entrada por lá só será permitida com a apresentação do seguro viagem.

Os preços desse serviço variam de 10 reais por dia de viagem até 120 por dia de viagem, a depender das coberturas e seguradora escolhidas. Para encontrar os melhores preços, acompanhe as ofertas oferecidas pela Real e faça uma cotação com a gente:


Ao chegar no seu destino, você precisará de um local para se hospedar. Para aproveitar melhor a cidade, o ideal seria ficar em San Marco, uma vez que a região é ótima para conhecer os principais pontos turísticos.

Por outro lado, os valores das hospedagens nessa área são mais caras, podendo custar 500 reais ou mais para uma diária. Por isso, uma alternativa é ficar em bairros um pouco mais afastados ou mesmo em cidades vizinhas, como Mestre, podendo pagar metade do valor que pagaria em Veneza.

O deslocamento de um lugar ao outro em Veneza é feito, geralmente, de táxi aquático (valor varia de acordo com distância e número de passageiros, mas costuma ser mais caro que outras opções), trem (em torno de 20 Euros) ou vaporettos, que são ônibus aquáticos (em torno de 7 Euros).

A melhor forma de passear por Veneza é a pé. É possível ir de um ponto a outro caminhando, se você tiver fôlego para andar bastante. Nesse caso, os gastos com deslocamento se darão principalmente para ir do aeroporto até a hospedagem ou da hospedagem até o centro da cidade, a depender de onde você ficará.

Se você não pode ou não quer conhecer a cidade a pé, uma dica é comprar bilhetes com planos que permitem várias viagens por um preço mais em conta.


Vaporetto, ônibus aquático de Veneza
O Vaporetto, ônibus aquático da cidade, é uma das opções mais econômicas de transporte por lá

A alimentação em Veneza também possui valores salgados. Uma refeição completa custa a partir de 15 Euros. Lanches, como sanduíches e pedaços de pizza são mais baratos. Para economizar, você pode optar por lanches ou então buscar por restaurantes mais afastados dos principais pontos turísticos, nos quais encontrará melhores preços.

Já a maioria dos passeios e pontos turísticos são gratuitos. Algumas das atrações pagas são o museu Palácio Ducal (27 Euros), a Torre do Relógio (8 Euros) e, claro, o imperdível passeio de gôndola, o qual é mais salgado, mas vale a pena (em torno de 80 Euros).

Se a ideia é conhecer várias atrações pagas, é interessante adquirir o Venezia Unica, um cartão que engloba várias opções.

Dito isto, podemos considerar que, para uma viagem econômica, os gastos diários serão em torno de 400 reais por pessoa. E, se você quiser aproveitar o melhor dos passeios, restaurantes e hospedagem, prepare-se para gastar em torno de 1000 reais diários por pessoa.

Podemos dizer que Veneza não é um destino barato, mas é possível visitá-la em poucos dias. Com um bom planejamento e roteiro de viagem você consegue realizar o sonho de conhecer a cidade dos canais de maneira mais econômica!

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, através do número 55 51 3181-0322. Além disso, na FAQ abaixo respondemos as principais dúvidas de viajantes e clientes a respeito de Veneza. Confira!

Saiba mais sobre o assunto:

De março a maio, bem como setembro e outubro são as épocas do ano mais indicadas para ir a Veneza.
Veneza possui um ar romântico em razão de sua arquitetura e canais que circulam por toda a cidade. Seus passeios de gôndola e belezas naturais e arquitetônicas a tornaram destino perfeito para casais apaixonados.
Você pode comprar realizando uma cotação em https://www.seguroviagem.srv.br/