sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Turismo gastronômico: conheça mais sobre esse tipo de viagem!

O turismo gastronômico é uma modalidade de viagem que cresce cada dia mais. Com a valorização de uma maior diversidade de culturas e tradições, ele ganhou força por oferecer mais proximidade dos viajantes com o destino no qual estão, e também com as pessoas da região. Nele está enquadrado uma série de atividades que destacam a história de cada localidade.

A gastronomia atrai muitos turistas e, em razão disso, diversos destinos cujos alimentos são um diferencial e símbolo da cultura local entraram para a lista de roteiros imperdíveis ao redor do mundo todo. Continue a leitura para entender melhor o que é esse tipo de turismo e as melhores cidades para explorar!

Restaurante em Paris
Diversos destinos ao redor do mundo são famosos por sua gastronomia. (Fonte: Unsplash)

O que é turismo gastronômico?

Essa modalidade de viagem se refere àquelas que as atividades têm íntima ligação com a gastronomia de uma região. São destinos que geram experiências diferentes pela apreciação de comidas e bebidas típicas dali. E não necessariamente todos os passos desse roteiro envolvem apenas a refeição: os processos e assuntos ligados à produção e história de um prato também está incluso nesse tópico!

O aumento da procura desse tipo de programação deve-se ao fato dela proporcionar uma maior imersão na cultura que se está conhecendo. Afinal, a alimentação de um povo diz muito sobre seus costumes, sobre a região onde estão e os acontecimentos ao longo do tempo – alguns pratos mudam até mesmo a economia local.

Ao planejar sua próxima aventura, vale a pena buscar informações sobre espaços ou atrações que tornem a gastronomia uma forma de entretenimento. Você pode conhecer especiarias, explorar vinícolas ou viajar pela história ao ouvir sobre como um tipo de refeição modificou uma região.

É uma atividade que foge do óbvio, te enriquece culturalmente e ainda faz você se deliciar durante toda a viagem. Em nosso blog temos um passo a passo sobre como preparar o roteiro perfeito, não deixe de conferir esse conteúdo!


Restaurante temático do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Além da culinária, existem diversos restaurantes temáticos, como esse do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". (Fonte: Unsplash)

Vantagens de roteiros gastronômicos

Além da boa alimentação, os roteiros que abordam diferentes culinárias apresentam benefícios tanto para os viajantes quanto para a população que vive nesses destinos. Listamos algumas dessas vantagens para te convencer a adicionar esse tipo de atração em seu planejamento. Confira:

  • Valorização de diferentes culturas;
  • Aumento do comércio regional;
  • Programações que fogem do óbvio;
  • Experiências que valorizam a identidade regional;
  • Popularização de destinos diferentes dos tradicionais.

Numa dessas experiências você pode explorar áreas inesperadas e inesquecíveis. Aproveite ao máximo o que cidades ao redor do mundo podem te oferecer. Conheça os melhores destinos para aproveitar a culinária de um jeito especial com essa lista que preparamos! Vamos lá?

As melhores opções nacionais e internacionais de turismo gastronômico!

Tanto no Brasil quanto no resto do mundo é possível aproveitar tours e rotas gastronômicas que oferecem experiências completamente novas. Conheça os melhores locais para aproveitar um pouco da cultura por meio dos pratos típicos!

Mas vale ressaltar: essa lista não está em ordem do melhor para o pior!

Cantinas históricas em Bento Gonçalves, RS

Homem fazendo macarrão
A massa artesanal é um dos atrativos da cantinas italianas na Serra Gaúcha.

A região da Serra Gaúcha tem uma forte influência dos italianos e, como herança, mantiveram a tradição das cantinas. Esses locais são especializados em produtos coloniais como queijos, biscoitos, salames e também em massas saborosas.

Além disso, é possível apreciar deliciosos vinhos. Afinal, o clima da região permite o cultivo de uvas que geram bebidas renomadas em todo território nacional. Esse roteiro é uma excelente opção para quem gosta de viajar de carro, pois fica ao longo de uma estrada no distrito de Faria Lemos.

Rota do queijo em Serra da Canastra, MG

Pães de queijo em cesta
Os queijos, pães de queijo e doce de leite são apenas 3 itens famosos da culinária mineira.

O Queijo Canastra é a especiaria mais conhecida do Parque Nacional da Serra da Canastra. Ele é considerado um Patrimônio Imaterial do Brasil e tem um sabor único devido à altitude e as condições climáticas da região. O parque faz parte de 3 diferentes municípios no sudoeste de Minas Gerais, mas a cidade mais visitada é São Roque de Minas.

Por ali você pode degustar esse laticínio conhecido por ser encorpado e muito saboroso. Não deixe de aproveitar essa riqueza cultural nacional!

Rota do Cacau (ou do Chocolate) em Ilhéus, BA

Praia dem Ilhéus, Bahia
Além das belíssimas praias, em Ilhéus, no sul da Bahia, você pode conhecer plantações de cacau e ainda saborear chocolates artesanais.

Começando em Ilhéus e andando cerca de 40km até Uruçuca, a Rota do Chocolate é uma forma deliciosa de entender mais sobre a história do cultivo do cacau. Nela, além de aproveitar muitos doces, você pode conhecer as fazendas onde ficam as plantações dessa matéria-prima e também as fábricas onde acontece todo o processo de transformação da fruta ao chocolate.

Os produtos feitos naquela região já foram premiados internacionalmente e os tour disponíveis são muito completos. Para agregar ainda mais ao passeio, visite a casa de um dos escritores nacionais mais conhecidos do país, Jorge Amado.

Pães, azeites e Ribollita em Florença na região da Toscana, Itália

Restaurante com bandeira da Itália
Cada região da Itália tem sua culinária própria e na Toscana você pode experimentar a ribollita!

A Itália é um ponto turístico já muito conhecido pela pizza e as massas. No entanto, existe outro prato típico que não deve deixar de experimentar caso esteja pensando em ir para lá. A Ribollita é uma sopa tradicional da Toscana feita de legumes e o famoso azeite de oliva. Ela tem um sabor delicioso e que diz muito sobre a história da região.

E, se estiver em território italiano, também não deixe de conhecer as vinícolas e provar os renomados vinhos de Veneza. Você não irá se arrepender!

Queijos artesanais em Paris, França

Queijos artesanais franceses
Já imaginou experimentar até 400 tipos de queijos?

A cidade luz oferece diversos atrativos, mas certamente um dos mais deliciosos são os mais de 400 tipos de queijos artesanais que existem na região. Uma atividade interessante são os cursos que ensinam harmonizar esses laticínios com diversos tipos de vinhos.

As belezas desse país não param por aí, temos um post completo sobre as 10 mais lindas cidades da França. Aproveite para explorar a gastronomia desses locais também!

Doces diversos em Bariloche, Argentina

Alfajores em bandeja de metal
Os alfajores são doces típicos da Argentina.

Para aproveitar o melhor da culinária internacional não é necessário ir muito longe. Os chocolates de Bariloche, na Argentina, estão entre os melhores do mundo! Além deles, a região é especializada em doce de leite, churros e alfajores. Existem inúmeras cafeterias e confeitarias que você pode visitar para aproveitar um pouco de cada desses sabores.

E, assim como o resto do país, essa cidade também oferece excelentes opções para os apaixonados por carne. Ali você encontra cortes nobres e temperos saborosos. Una a exploração pela região próxima à Cordilheira dos Andes ao um delicioso tour gastronômico para recuperar suas forças!

Festivais gastronômicos em San Sebastien, Espanha

Prato com paella
A paella é um dos pratos espanhóis mais famosos internacionalmente.

San Sebastien se destaca entre as cidades da Espanha quando o assunto é pratos deliciosos. Por lá você pode visitar diversos festivais de alta culinária, eles unem gastronomia e cultura em um só evento. Não deixe de provar a tradicional Paella e o Chorizo, assim como os famosos presuntos e salsichas desse país.

Tour gastronômico por Bangkok, Tailândia

Comidas de rua em Bangkok, Tailândia
Bangkok respira comida de rua! Lá você poderá experimentar todos os tipos possíveis de pratos, tailandeses ou não.

Além da rica cultura e as praias paradisíacas, um grande atrativo da Tailândia é sua culinária com temperos e sabores marcantes. Em Bangkok, a capital desse país asiático, você pode fazer um tour por restaurantes, mercados de especiarias e barracas com comidas típicas dali.

O mais divertido: para alguns desses passeios você pode ir de barco e aproveitar a beleza noturna da cidade. Prove pratos que já foram degustados pela realeza e comidas populares em barracas de rua que estão presentes no Guia Michelin da Tailândia.

Agora que conhece os melhores lugares para praticar o turismo gastronômico ao redor do mundo, é só comprar a passagem e embarcar rumo a novas experiências culturais. Para a preparação da viagem ficar ainda mais fácil, confira nosso conteúdo sobre como arrumar a mala e não passe apuros em seu próximo destino!