em viagem
em viagem

Roteiro de viagem – dicas imperdíveis para você colocar em prática!

Fazer um roteiro de viagem é essencial para que sua viagem seja tranquila e despreocupada. Com um bom planejamento e organização, as chances das coisas darem errado diminuem consideravelmente. Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o roteiro de viagem.

Então, selecionamos 10 dicas infalíveis para você usar neste momento. Antes, vamos explicar melhor o conceito e suas vantagens. Confira!


Mãos de uma pessoa em cima de um mapa
Fazer um roteiro durante a preparação de sua viagem é uma ótima dica para otimizar tempo, podendo, com isso, visitar mais lugares e até economizar.

Conceito e importância do roteiro de viagem

Roteiro de viagem, como o próprio nome sugere, é um planejamento do que você deseja fazer em sua viagem, os lugares onde quer ir, os passeios que quer fazer e, ainda, os dias estipulados para cada lugar.

Esse plano de viagem é ideal para que as coisas estejam bem alinhadas com suas expectativas. O roteiro é importante para que você dê conta de visitar os lugares dentro do período que você estará viajando. Afinal, todos nós queremos aproveitar ao máximo nossas férias e conhecer todos os lugares possíveis, não é verdade?

Para as famílias que gostam de viajar, o roteiro é importante para que nada seja esquecido. Inclusive já fizemos uma publicação com dicas para viagem em família. Que tal conferi-lo depois?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o roteiro de viagem não é só isso: trata-se de todo processo de planejamento da sua viagem, desde a escolha dos destinos até a criação de um programa detalhado, o que envolve bastante estudo e planejamento. Dessa forma, é necessário seguir alguns passos para que o roteiro esteja completo e seja efetivo.

10 dicas para preparar um roteiro de viagem perfeito

Agora que já entendemos o que é e qual a importância de um roteiro de viagem, confira dicas infalíveis para você colocar em prática!


Viajante com uma mochila e boné
Além de lugares e passeios, definir orçamento, objetivos e necessidades também é importante para preparar um roteiro de viagem perfeito.

1. Gaste tempo pesquisando

Pesquisa é a primeira etapa necessária para um roteiro de viagem perfeito, dessa forma, não hesite em gastar tempo pesquisando.

Certo, mas o que? Basicamente, tudo!

Pesquise passagens, hospedagens, os destinos desejados, tudo! Peque pelo excesso. A pesquisa é um primeiro passo importante para garantir que você esteja por dentro das possibilidades da sua próxima viagem.

Se você conhece alguém que já foi aos lugares que você quer ir, não deixe de fazer inúmeras perguntas sobre tudo o que você pode imaginar. Caso você não conheça, fique tranquila, garantimos que você encontrará rapidamente com uma pesquisa no Youtube.

Esse passo é ainda mais importante quando você for viajar sozinha e é a única responsável pelo sucesso ou fracasso da sua viagem. Veja mais sobre o assunto na nossa publicação "Dicas para viajar sozinha e destinos para mulheres viajantes!"

2. Escolha definitivamente seu destino (e lugares que quer visitar)

A escolha do seu destino é o passo seguinte à etapa de pesquisa e isso tem um motivo. Com base no que você descobriu nas suas pesquisas, você conseguirá decidir com mais propriedade qual o lugar para onde você vai.

Com uma boa pesquisa em mãos, você pode fazer a relação do destino desejado e de quanto custa para visitá-lo. Se o lugar onde você quer ir ainda não cabe no seu bolso, considere esperar o tempo necessário até você ter dinheiro suficiente. Nada que um bom planejamento financeiro para você realizar sonhos, certo?!

3. Leia sobre o país que vai visitar

A terceira dica é pesquisar, ler e conhecer o país de destino. Entenda mais sobre a cultura, culinária, clima, idioma, moeda e as possibilidades de passeios da região. Você gastará tempo e dinheiro nesse lugar e entender mais sobre ele é o mínimo que se pode fazer.

4. Defina um orçamento realista

Orçamento e planejamento financeiro são aspectos importantíssimos para o roteiro de viagem. Esses fatores são capazes de ditar seus próximos passos: os lugares para onde você vai, os passeios que irá fazer e quanto poderá gastar – e aproveitar – durante seu tempo fora. Mais do que definir um orçamento, é necessário ser realista e preciso a respeito do quanto você pode gastar para não ter problemas futuros.

5. Determine o período que você estará fora

Cinco dias, duas semanas ou um mês. Determine o período que você estará fora, para então decidir os próximos passos. Lembre-se de fazer a relação dos dias determinados com os lugares que deseja ir. A data da viagem deve ser definida, de preferência, com certa antecedência – em alguns destinos, um mês já é suficiente.

Com um tempinho de folga, as coisas definitivamente ficarão mais fáceis. Afinal, você terá mais tempo para as seguintes etapas.

6. Reserve sua estadia com antecedência

Assim que definida a data, é hora de procurar e escolher a estadia que ficará. Leve em consideração não somente o preço, mas também o conforto e, principalmente, a localização. Tente reservar uma estadia que seja perto dos lugares que deseja visitar. Ônibus e aplicativos de carona também custam dinheiro, portanto, considere isso.

7. Faça um checklist de tudo que você precisa

O checklist é uma dica interessadíssima que pode – e deve – ser considerada. A organização em checklist precisa estar dentro dos seus preparativos para a viagem. Você já comprou tudo que é necessário e pesquisou o que precisa saber, então agora é hora de conferir!

Durante o checklist qualquer anotação é bem-vinda, seja no papel ou no celular. Anote tudo o que for importante e faça um check em cada item concluído. É nesse momento que você vai descobriras lacunas da sua viagem.

E não deixe para fazer isso um dia antes do seu voo partir. Garanta que, se você esqueceu de alguma coisa, vá ter tempo de corrigir.

8. Não esqueça do seguro viagem

Um seguro de viagem é indispensável para garantir segurança e não podíamos deixar de mencioná-lo nessa lista. Muitas pessoas ignoram esse passo e, definitivamente, é um erro. Só com um seguro viagem você terá tranquilidade para viajar – seja para viagens internacionais ou nacionais.

Confira mais sobre isso na nossa página de seguro viagem internacional e nacional.

9. Conheça as exigências do país de destino

Dependendo do país que você for visitar, há exigências que você precisa conhecer antes de ir, e, de preferência, com antecedência. Confira toda documentação necessária para sua viagem, desde o passaporte até os documentos com necessidade de tradução juramentada.

Ah! Não se esqueça de deixar sua carteira de vacinação em dia, hein?!

10. Faça o cronograma dos lugares e passeios

Por fim, decida todos os lugares que você quer visitar e todas as atrações turísticas que você sempre sonhou em conhecer. Seja realista com o tempo que você terá de viagem e lembre da primeira dica: pesquise, e pesquise muito!

A internet é incrível e nos proporciona conhecimentos absurdos que nenhum outro lugar é capaz. Use e abuse de publicações e vídeos sobre seu destino.

E agora? Acabou?

Agora é o momento da etapa mais importante: curtir a viagem! É hora de relaxar e curtir sua viagem tão sonhada e planejada. Curta e aproveite tudo o que uma viagem com boa organização pode te proporcionar.

Já passamos muito tempo da nossa vida ocupados com obrigações, no trabalho, com contas… A lista é grande. Mas a viagem não deve estar incluída nessa lista. Viajar é para relaxar, conhecer lugares extraordinários, conectar-se com culturas diferentes e viver momentos marcantes que vão ficar na nossa memória para sempre.


Com roteiro montado e tudo organizado, agora é só curtir a viagem!

Esses foram os 10 passos para um roteiro de viagem perfeito. O que antes parecia ser impossível, com um pouco de paciência, força de vontade e claro, organização, fica bem mais fluido e gostoso de viver.

E aí, curtiu as nossas dicas? Quer ver mais conteúdos como esse no nosso blog? Conte pra gente!

Imagem de Perfil do autor

Redatora e viajante de carteirinha, vive buscando novas aventuras na sua cidade e fora dela!