sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Renda extra na internet para quem viaja: 10 formas de ganhar dinheiro online

Viajar pelo mundo é um sonho para muitas pessoas, mas para realizá-lo, é preciso ter uma fonte de renda constante. Felizmente, com a internet, agora é possível ganhar dinheiro online enquanto viaja. Neste artigo, vamos apresentar 10 formas de obter uma renda extra na internet para quem viaja.

homem em bicicleta apontando para placa escrito "follow that dream!
Quer saber como viajar enquanto ganha dinheiro? Leia o artigo e descubra 10 formas! (Fonte: Unsplash)


Você já ouviu falar de nomadismo digital?

Ser “nômade" não é algo recente, na verdade faz parte da natureza do ser humano explorar e descobrir outros lugares, seja por vontade ou necessidade.

Mas o nomadismo digital tem despertado a atenção de muitas pessoas nos últimos anos por conta da promessa de liberdade, seja geográfica, de horários e muito mais.

Como no meio digital muitos trabalhos podem ser feitos de forma remota, ou seja, sem a necessidade de estar em um escritório, vários profissionais passaram a ser definidos através da expressão "nômade digital".

Levando o computador e outros equipamentos, esses profissionais não necessariamente precisam de um vínculo empregatício ou de um lugar fixo para desenvolver suas atividades.

Com as redes sociais e as tecnologias surgiram também novas profissões que abriram ainda mais o leque de oportunidades para quem quer viver como nômade.

Apesar de algumas profissões não exigirem uma graduação, seguir esses caminhos profissionais depende de muito estudo e prática.

Afinal, assim como em qualquer outro trabalho, você precisa se destacar naquilo que faz e, consequentemente, possuir um trabalho diferenciado para se manter, independente de onde você esteja. 

Quer conhecer os países com visto para nômades digitais? Saiba no nosso artigo os preços e como tirar!

mulher de braços abertas olhando cidade do alto
Seja para conhecer o Brasil ou o mundo, ter uma renda online vai facilitar seus planos! (Fonte: Unsplash)


O nomadismo e a liberdade geográfica

O objetivo de muitas pessoas é alcançar a tão sonhada liberdade geográfica. O formato tradicional de trabalho nos acostumou com viagens apenas no período de férias.

Mas algumas pessoas querem mais, querem conhecer novas culturas e cidades, morando em diferentes países. E o nomadismo digital veio para revolucionar isso.

Tornar-se um nômade digital não é algo que acontece do dia para a noite. Trabalhar remotamente é algo que exige uma estratégia para você poder viver o sonho de trabalhar e viajar ao mesmo tempo.

Sendo assim, Trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, ter mais satisfação profissional, explorar mais livremente a sua criatividade e ter benefícios financeiros que nunca tivera antes são apenas algumas das vantagens que um nômade digital tem em sua carreira.

A Real separou algumas profissões que possibilitam esse estilo de vida. Algumas são parecidas e se conectam e existem muitas outras.

Esse é um panorama por onde você pode começar a se identificar. Gosta de trabalhar com fotos e vídeos? Sabe alguma outra língua? Ou sua atual profissão já permite o trabalho home office? Vem com a gente para descobrir:

1. Fotógrafo

Uma das mais conhecidas e notáveis profissões exercidas por nômades digitais é a de fotógrafo. Isso porque o nômade que está sempre viajando ganha a oportunidade de registrar muitas coisas no caminho, permitindo-lhe, quem sabe, monetizar essas fotos e até mesmo enveredar profissionalmente por esse caminho. 

Além das parcerias com hotéis, marcas e muito mais, é possível vender suas fotos para bancos de imagens. Assim, mesmo que essa não seja a sua profissão principal, poderá tirar uma graninha enquanto registra as memórias das suas viagens.

2. Editor de vídeos 

Os vídeos se tornaram uma das maiores ferramentas de marketing nos últimos anos. O nomadismo digital foi uma das coisas que impulsionaram isso.

Hoje, muitas empresas procuram os serviços dos editores de vídeo para criar campanhas que ajudem a divulgar e alavancar as vendas de seus produtos.

O mais interessante é que essa busca se intensificou ainda mais, tendo em vista que muitas pessoas físicas passaram a criar canais no YouTube também. A busca por vídeos com visuais atraentes e comerciais só tende a crescer nos próximos anos. 

Então você pode tanto produzir vídeos para si mesmo em um canal de viagens no Youtube, por exemplo, como produzir conteúdo audiovisual para marcas e empresas ao redor do mundo.

homem trabalhando em notebook em cima de muro
Gosta de tirar fotos ou fazer vídeos? Há várias formas de monetizar suas produções audiovisuais! (Fonte: Unsplash)


3. Produtor de conteúdo

Artigos, e-books e posts de redes sociais são alguns dos formatos mais comuns de conteúdo escrito produzidos tanto por empresas quanto por nômades digitais.

Esse tipo de conteúdo tem sido cada vez mais explorado no mundo digital e atraído oportunidades para quem se identifica com a área.  

Esse é outro trabalho que você pode fazer tanto para você, como influencer de viagens ou outro assunto, como para os outros. 

4. Trabalho remoto

A epidemia do novo coronavírus levou muitas pessoas a se adaptarem ao nomadismo digital, mesmo que este conceito ainda fosse algo um tanto desconhecido.

Sendo assim, após algumas empresas permitirem que seus empregados trabalhassem de forma remota, muitos profissionais reavaliaram a forma como ofereciam seus serviços, passando a considerar esta modalidade daqui pra frente. 

Então, caso você já tenha encontrado sua profissão, pergunte-se se ela não pode se adaptar ao modo nômade de viver. Você pode realizar essa atividade pelo notebook? Precisa estar pessoalmente com os outros integrantes do seu time? 

5. Blogger

Há, ainda, as pessoas que trabalham com blogs, como este aqui. Os blogs de hoje são muito profissionais e apresentam uma aparência atraente e comercial. Inclusive, você pode adicionar anúncios no seu blog para ganhar mais dinheiro.

Também é possível fazer parcerias com empresas do ramo de viagens e muitas outras para monetizar o seu blog.

6. Tradutor

Uma das coisas que acompanham o viajante é saber se comunicar em uma segunda língua. E uma das vantagens de ser bilíngue, por exemplo, é poder trabalhar como tradutor.

Obviamente que ser tradutor é uma profissão que requer qualificações adequadas, afinal, são empresas que geralmente procuram pelo serviço de tradução de documentos e manuais, por exemplo. 

No entanto, como já explicado aqui, você também não precisa de uma formação para exercer profissionalmente o papel de um tradutor.

A experiência é algo que conta muito mais. Isso porque muitos produtores de conteúdo independentes necessitam do serviço e, assim sendo, podem contar com seu auxílio.

mulher com celular na mão e trabalhando no notebook em ambiente externo
Você pode usar os seus conhecimentos para ganhar dinheiro na internet! (Fonte: Unsplash)


7. Professor

Apesar do nomadismo digital não ser um formato profissional que dependa de um diploma, pessoas formadas podem desempenhar suas funções de forma remota.

O professor é um exemplo disso. É possível trabalhar ensinando, através da internet, conhecimentos técnicos de uma determinada área

Um professor de inglês, por exemplo, pode trabalhar dando aulas de inglês a diversas pessoas. Um professor de linguagem de programação, da mesma forma, pode oferecer os seus conhecimentos remotamente.

Aulas de reforço podem ser uma das principais iniciativas para quem deseja seguir este caminho profissional. Há sempre estudantes, dos mais diferentes níveis, necessitando de uma mãozinha. 

A pandemia do novo coronavírus impulsionou ainda mais esse formato de aulas, especialmente porque as próprias escolas e faculdades tiveram de aderir à modalidade.

Há inúmeras plataformas para realizar os encontros, o Zoom, o Skype, o Google Meet e até mesmo o WhatsApp são alguns deles.

Considere também dar aulas presenciais nos locais que você estiver viajando, principalmente quando estiver em long stay, ou estadia longa.

8. Designer

Ao lado dos vídeos, as ilustrações têm sido um dos recursos bastante explorados nas mídias sociais. Além delas, os próprios banners, cartazes e até mesmo as imagens são usadas nas estratégias publicitárias em sites e nas redes sociais.

Sendo assim, a busca por designers e ilustradores é algo que tem se popularizado muito e continuará nessa pegada nos próximos anos.

Você pode trabalhar como designer tanto como freelance, pegando projetos individuais de vários clientes, ou até mesmo para uma empresa de forma fixa.

9. Loja Online (e-Commerce)

Se tem uma coisa que se tornou conhecida é a famosa "loja online". Você certamente conhece alguém que lançou alguma coisa assim nos últimos anos.

O e-commerce, que pode ser livremente traduzido como comércio virtual, é algo que caracteriza o nosso mundo globalizado, portanto é uma das formas mais comuns de se trabalhar remotamente.

Os tipos de produtos podem ser bastante variados, aumentando ainda mais o leque de opções. Você ainda pode vender o seu próprio produto, ou revender os produtos de outra pessoa, sejam eles físicos ou digitais.

10. Programa de Indicadores da Real

Uma das formas de ganhar dinheiro na internet enquanto viaja é participar de programas de afiliados, como o Indicadores da Real da Real Seguro Viagem.

Ao se tornar um afiliado, você pode divulgar o link de desconto da Real Seguro Viagem em seu blog, redes sociais ou até mesmo em conversas pessoais, e ganhar uma comissão por cada venda realizada através do seu link.

Dicas extras para tornar seu sonho Real!

Sabia que existem vários programas de recompensa de viagem que permitem que você ganhe pontos ou milhas que podem ser trocados por viagens gratuitas ou descontos em hotéis e restaurantes?

Além disso, você também pode buscar oportunidades em uma empresa que desempenhe o trabalho de forma remota. Na Real, por exemplo, todas nossas vagas são home office e você pode trabalhar de onde preferir! Clique para conhecer as nossas oportunidades!

mulher trabalhando em notebook em mesa na rua
Além de uma forma de ganhar renda extra, na internet existem vários programas de descontos e bônus! Mantenha-se informado. (Fonte: Unsplash)


Sim, a liberdade geográfica pode estar mais perto do que você pensa!

Não podemos dizer que é fácil ou que você pode se tornar nômade digital do dia para a noite. Mas sim, é possível! Hoje em dia existem muitas possibilidades e informações na internet, como aqui no blog da Real!

O importante é se planejar, entender suas necessidades de trabalho, quais profissões você poderia ser e pesquisar muito para evitar perrengues maiores!

Ser um nômade digital não é apenas “largar tudo para viver seus sonhos”, mas sim se preparar com antecedência e ter novos objetivos, que incluam uma vida mais livre para ir e vir.

Fica de olho no blog da Real Seguro Viagem e fique informado sobre os melhores destinos e como tornar sua viagem ainda mais emocionante!