em viagem
em viagem

Praias da Bahia: conheça as 5 mais bonitas!

A Bahia é um dos principais destinos turísticos do Brasil e suas praias são mundialmente famosas. Clima agradável quase o ano todo, gastronomia única e destinos que unem história e natureza, a Bahia tem praias para todos os gostos.

De norte a sul você encontra as praias tranquilas, para surfar, com piscinas naturais, aquelas que se encontram com rios e muito mais. E a Real aceitou o desafio de listar as 5 praias mais bonitas desse estado para facilitar sua escolha na próxima viagem! Já tem os seus palpites? Vamos lá conhecer!

Barco na areia de praia da Bahia
A Bahia tem o maior litoral do Brasil, então já dá para imaginar a quantidade de praias lindas por lá, não é mesmo?


Quais são as praias da Bahia?

O litoral baiano tem 1.100 quilômetros de extensão, sendo o maior do Brasil. E para identificar as praias mais bonitas da Bahia, é interessante entender suas regiões.

 


A capital, Salvador, fica na Baía de Todos os Santos que abrange também a Ilha de Itaparica e o Recôncavo baiano. A Costa dos Coqueiros se estende pelo litoral norte e é caracterizada, justamente, pela quantidade de coqueiros. Possui mar agitado ideal para surfe, mas em alguns pontos os arrecifes formam piscinas naturais.

O destaque são para as praias dos municípios de Mata de São João, Lauro de Freitas, Entre Rios e Jandaíra (Mangue Seco) e algumas praias famosas dessa região são Praia do Forte, Imbassaí e Sauípe.

A Costa do Dendê é uma das regiões mais famosas e engloba a Ilha de Boipeba e Tinharé, onde fica Morro de São Paulo. Já a Costa do Cacau é um pouco mais ao sul e destacam-se as cidades de Ilhéus, Itacaré e Una.

A Costa do Descobrimento, onde ocorreu o descobrimento do Brasil pelos portugueses, pertence à região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, além de Trancoso, Arraial d'Ajuda e Caraíva. 

Por fim, a Costa das Baleias é o maior refúgio natural de baleias-jubarte do Brasil, principalmente nos meses de julho a setembro, com destaque para Caravelas, Prado e Alcobaça.

Agora que você já entendeu a separação das praias da Bahia, vamos as mais bonitas?

1. Praia de Moreré - Ilha de Boipeba

A Praia de Moreré fica na Ilha de Boipeba, na Costa do Cacau. Vizinha a agitada Morro de São Paulo, Boipeba é mais tranquila e vazia. O "centro" da ilha, chamada de Velha Boipeba, é onde concentram-se os hotéis, restaurantes e lojinhas.

Já um pouco mais distante fica Moreré, uma vila de pescadores que é um verdadeiro paraíso. Águas tranquilas, quentinhas e cristalinas que formam piscinas naturais na maré baixa e um cenário paradisíaco de tirar o fôlego.

Apesar da praia ter alguns restaurantes, há pouca estrutura para os turistas. O objetivo é realmente se isolar e contemplar a beleza da natureza.

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba, Bahia, Brasil
A praia de Moreré é conhecida pelas piscinas naturais e tranquilidade.


E como é bem isolada, não é tão simples chegar em Moreré. Os aeroportos mais próximos são os de Salvador e Valença. O de Valença tem poucos voos realizados pela companhia Azul. Caso consiga voo apenas para Salvador, será preciso pegar a balsa até a ilha de Itaparica e depois ônibus para Valença, ou então o catamarã para Morro de São Paulo.

Em Valença é possível chegar a Boipeba de lancha rápida ou barco. Há disponibilidade de horário de 10h até 16h na baixa temporada e 18h na alta. O tempo médio da viagem é de 1h30. 

Caso você pegue o catamarã até Morro de São Paulo, será necessário pegar barco, lancha rápida, ou 4x4 até Boipeba. 

Chegando em Boipeba, você pode escolher se hospedar no centro da ilha, ou em Moreré. Se escolher a segunda opção, provavelmente sua pousada disponibilizará o transfer até ela, visto que o acesso para Moreré é mais prático de trator ou barco.

A caminhada até Moreré partindo do centro de Boipeba é possível, mas é longa e não recomendamos que faça com malas. Caso decida se hospedar na Velha Boipeba, você poderá passar o dia em Moreré ou fazer o passeio de volta a ilha, que inclui parada na praia.

2. Taipu de Fora – Península de Maraú

A Península de Maraú, no sul da Bahia, é repleta de praias que podem facilmente entrar para o top 5 das mais bonitas. Escolhemos a de Taipu de Fora pelas suas piscinas naturais entre os corais. 

A Península de Maraú está a 6 km de Barra Grande e 60 km de Itacaré. O aeroporto mais próximo à praia é o de Ilhéus. Partindo de lá você poderá seguir até Camumu e pegar um barco até Barra Grande, de onde sai transporte para Taipu. Se estiver em Itacaré existe a opção de chegar a Taipu de lancha.

Lembrando que o acesso por terra para Taipu de Fora exige bastante do carro, principalmente depois das chuvas. Então vá com carro apropriado ou opte pelo percurso de barco.

Chegando lá, todo esforço será recompensado com as belezas da região. A praia de Taipu de Fora é uma das principais, mas não se preocupe que sua faixa de areia é grande o suficiente para todos turistas curtirem sem tumulto.

As piscinas naturais estão à beira-mar, então não é necessário passeio de barco para alcançá-las. Leve sua máscara e snorkel para ver os peixinhos e, se gostar, é possível alugar o SUP para curtir a água transparente. Além de Taipu, confira também as outras belas praias da região, como Algodões e a Ponta do Mutá. 

3. Prainha e Praia de São José – Itacaré

Quem vai para Itacaré não pode deixar de conhecer a Prainha. Ela é quase um mito e considerada por muitos a mais bonita da região. É preservada, isolada, mar límpido e esverdeado, areia clara e vários coqueiros para completar a paisagem.

Como é bem isolada, o acesso não é dos mais fáceis. É preciso fazer uma trilha de cerca de 40 minutos, ou acessar pelo Condomínio Villas de São José (localizado na entrada da cidade de Itacaré). Porém, para acessar pelo condomínio é preciso pagar o day use do beach club no Villas de São José. 

Prainha, Itacaré, Bahia, Brasil
Apesar da trilha, a Prainha compensa a visita!


Itacaré tem várias outras praias lindas, por isso não se prenda só à Prainha. Não deixe de visitar também a Praia de Jeribucaçu, Praia da Engenhoca, Praia do Havaizinho e outras. 

4. Praia do Espelho – Trancoso

A Praia do Espelho é o desejo de muitos turistas que visitam o litoral sul da Bahia. A praia é famosa pela formação de piscinas naturais à beira-mar e também pelo maravilhoso visual das falésias e coqueiros que cercam a faixa de areia.

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia, Brasil
A Praia do Espelho é uma das mais famosas do Brasil!


Vale lembrar que a região que muitos conhecem como Praia do Espelho é formada pelas praias de Curuípe e Praia dos Amores, que são vizinhas. Na maré alta o mar fecha a passagem entre para a Praia dos Amores fica isolada, tendo acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar).

As duas praias oferecem piscinas naturais lindíssimas e são uma excelente pedida para quem deseja mar calmo e um visual incrível para belas fotos. É, sem dúvida, o cenário do paraíso.

Para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho e à Praia dos Amores é preciso visitá-las na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré é ainda mais baixa e as piscinas ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar das praias serem lindas, elas não oferecem piscinas naturais.

O acesso à Praia do Espelho pode ser feito de carro, ônibus, quadriciclo ou lancha. A partir de Trancoso, é só seguir por 18 km pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e entrar na placa para a Praia do Espelho (Curuípe). De lá serão mais 5km em estrada de terra até a Praia do Espelho. No local há estacionamento e o acesso à praia é por uma rampa construída na falésia.

Quem não estiver de carro poderá fazer o trajeto de ônibus. O transporte sai de Arraial d’Ajuda rumo a Caraíva e é só descer no Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, a 1,4 km da praia e seguir a pé. O retorno pode acontecer no final da tarde e o ônibus passa por volta de 16h. A empresa que realiza a rota é a Águia Azul.

Para quem está hospedado em Trancoso é comum o passeio de quadriciclo e de lancha até a Praia do Espelho. Ótima pedida para aliar a Praia do Espelho a outras paradas.

Quem estiver em Caraíva poderá fazer a caminhada até a Praia do Espelho. Para isso é preciso sair na maré baixa e voltar no ônibus ao final da tarde (por volta de 16h). A caminhada tem 17 km e o visual é maravilhoso.

5. Praia de Corumbau - Ponta do Corumbau

Considerado um dos tesouros mais bem guardados da Bahia, a Ponta do Corumbau, ou Praia de Corumbau, na Costa do Descobrimento, possui uma longa faixa de areia, mar de maré baixa e uma trilha maravilhosa. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades.

O acesso à praia não é tão simples, as opções mais comuns para chegar lá são buggy, lancha se você for partir da vila de Caraíva, ou barco se você sair de Cumuruxatiba. Ponta do Corumbau tem uma boa infraestrutura, com restaurantes de comida regional, barracas de praia frente ao mar e boas opções de hospedagem.

O grande espetáculo, que é marca registrada da Praia da Ponta do Corumbau, acontece apenas na maré baixa, quando uma longa faixa de areia abre espaço em meio ao mar e permite que os turistas caminhem por até quinhentos metros mar adentro. Incrível né?

Dicas para conhecer as praias da Bahia 

Bom, nessa altura do campeonato com certeza a beleza das praias baianas já te conquistou! Mas para que você aproveite ainda mais essa viagem, separamos algumas dicas!

  • Capriche na logística

Como você deve ter percebido, a maioria das lindas praias baianas são isoladas. E esse é justamente um dos motivos que as deixam tão lindas. Então, planeje bem o seu roteiro e transporte para conhecer esses paraísos. E adicione no seu planejamento pelo menos um dia a mais para os deslocamentos.

  • Atente-se a maré baixa

As piscinas naturais que se formam nas praias só surgem na maré baixa. Para isso, acompanhe a tábua de marés e veja quais dias e horários serão os mais adequados.

Outro fator que interfere nas marés são as fases da lua. Durante as luas nova e cheia a maré fica ainda mais baixa e as piscinas ainda mais bonitas, então já sabe quando marcar a viagem, não é mesmo?

  • Considere fazer passeios de bate-volta

A maioria dos destinos baianos possuem passeios de um dia para os destinos mais isolados. Então, caso você não queira assumir toda a logística de se hospedar e passar alguns dias nesses lugares, pode optar por um passeio, feito geralmente de barco.

Gostaram das dicas? Para conhecer outras praias lindas, veja nosso artigo com as praias mais incríveis do nordeste!

Imagem de Perfil do autor

Redatora e viajante de carteirinha, vive buscando novas aventuras na sua cidade e fora dela!