sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra o que fazer na Grécia: conheça os melhores roteiros!

A Grécia é o destino do sonho de muitos turistas, e isso não é de hoje! Desde o século XVIII fazer um cruzeiro pelas ilhas já era moda entre os ricos e nobres. Seja pelas belezas naturais, ou pela história milenar presente na região, a Grécia se tornou um dos lugares mais visitados do mundo.

E se você está planejando sua viagem para a Grécia provavelmente já teve dúvidas sobre documentação, quais ilhas conhecer, como montar seu roteiro e muito mais, não é mesmo?

Por isso, fizemos esse artigo com tudo que você precisa saber antes de ir para a Grécia! Descubra a melhor época, dicas para economizar nas passagens e, claro, sugestões de roteiro (do clássico ao mais diferentão). Vem ver!

O que você precisa saber antes de ir para a Grécia?

A Grécia é o berço da civilização ocidental moderna. O local foi cenário para famosas guerras, terra de filósofos, matemáticos, grandes líderes e dos mais variados mitos.

E tenho certeza que sua ansiedade está a mil para conhecer tudo isso de perto! Vamos conhecer um pouco mais desse país para aproveitar ainda mais sua viagem?

Mulher em piscina em casa grega vendo o mar
Com beleza estonteante, a Grécia é o destino dos sonhos de milhares de viajantes


Qual a documentação necessária para entrar na Grécia?

Assim como nos outros países da União Europeia, não é exigido dos brasileiros o visto para entrar como turistas na Grécia. Contudo, existem outras exigências que são:

  • Passaporte com validade superior a 3 meses após sua saída da Europa;
  • Comprovação de meios para se manter no país durante sua estadia;
  • Comprovantes de hospedagem e passagem de saída do país;
  • Seguro viagem Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

A entrada como turista permite que você fique até 90 dias no país

Qual a melhor época para ir para a Grécia?

A estação do ano é algo importantíssimo se você está planejando uma viagem para a Grécia. Isso porque se você deseja conhecer e aproveitar as belíssimas praias, deve considerar que o clima é frio e chuvoso durante o inverno europeu, que vai de dezembro a março. 

A alta estação na Grécia é justamente nos meses mais quentes, entre maio e setembro. E os meses mais lotados (e caros) são julho e agosto, no auge do verão europeu e na época de férias. Então, é importante alinhar as expectativas para poder aproveitar melhor a sua viagem!

Praia em Lêucade, Grécia
Se você quer curtir as lindas praias gregas, é bom ficar de olho nas estações!


Se você deseja conhecer a Grécia no ponto mais alto do verão e do calor, ou só possa ir durante os meses de julho e agosto, prepara-se para filas, praias e atrações bem cheias e preços bastante elevados.

Se escolher ir durante o outono e inverno, dê preferência aos roteiros históricos e deixe para aproveitar as praias em outra oportunidade. E, se possível, vá nos meses de junho e setembro, ou começo de outubro, quando o tempo ainda está quente, mas as ilhas estão mais vazias (e baratas).

Quando comprar as passagens aéreas para Grécia?

Agora que você já conhece as melhores épocas para viajar para a Grécia, precisa levar isso em conta na hora de comprar suas passagens.

Se você for durante a alta estação, é fundamental acompanhar os preços das passagens com antecedência. Esse é o período mais caro e movimentado na Europa como um todo, e comprar a passagem de última hora pode significar pagar uma pequena fortuna.

Caso a viagem seja na baixa estação pode ser possível encontrar bons preços próximos a viagens, mas sempre utilize ferramentas para acompanhar os preços. Nossa dica é utilizar o Google Voos para descobrir qual o menor preço que o trecho que você irá fazer pode custar. Assim você saberá quando as passagens estão caras ou baratas.

Outra dica importante é que não há voos direto do Brasil para a Grécia, você obrigatoriamente precisará passar por outros países. Então, estude bem seu roteiro e, quem sabe, não é possível conhecer um país nesse processo.

Roteiros de viagem para a Grécia

Quase tudo pronto para a viagem, certo? Quase lá! Depois de entender a documentação necessária e se programar para comprar as passagens, é preciso montar seu roteiro de viagem!

A Grécia, em especial, é um país que exige um roteiro de viagem bem feito. Isso porque existem mais de 220 ilhas habitadas e muitos dos pontos turísticos estão espalhados entre elas.

Contudo, se deslocar entre uma ilha e outra não é tão simples e pode tomar seu tempo de viagem mais que o planejado. Por isso, dedique um tempo para separar quais são os lugares que você quer conhecer e colocá-los em uma ordem que você ganhe tempo e economize dinheiro.

Primeiro de tudo, vamos entender melhor o mapa da Grécia e onde estão os arquipélagos:

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2898834.127236042!2d23.713078567878206!3d37.34537262395818!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x135b4ac711716c63%3A0x363a1775dc9a2d1d!2zR3LDqWNpYQ!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1663687884777!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Note que Mykonos, Santorini e Milos estão no arquipélago das Ilhas Cíclades. Kefalonia, Zakynthos e Lefkada estão no arquipélago das Ilhas Jônicas. Creta é considerada um arquipélago por si só; enquanto Rhodes faz parte do grupo da Ilha do Dodecaneso. Uma das melhores formas de conhecer a Grécia é se manter no mesmo arquipélago e conhecer as ilhas deles. 

Agora vamos trazer algumas sugestões de roteiros clássicos para uma viagem de 7 dias, com diferentes ilhas em 15 dias e o cruzeiro pela Grécia, que é outra forma incrível de conhecer o país. Vamos descobrir qual se encaixa melhor com você?

Roteiro clássico: capital Atenas, Santorini e Mykonos

Se você tem cerca de 7 dias de viagem e nunca foi à Grécia, uma alternativa é se manter nos destinos clássicos do país, passando pela capital Atenas, Santorini e Mykonos. A ordem que você visitará as cidades não é determinante.

Isso porque como não existem voos direto do Brasil para a Grécia, você terá que passar por alguma outra cidade europeia e de lá poderá pegar um voo para qualquer uma das três cidades. Algumas das opções são:

  • Cidade da Europa com voos do Brasil > Atenas > Santorini > Mykonos > cidade da Europa com voos para Brasil
  • Cidade da Europa com voos do Brasil > Mykonos > Santorini > Atenas > cidade da Europa com voos para Brasil
  • Cidade da Europa com voos do Brasil > Santorini > Atenas > Mykonos > cidade da Europa com voos para Brasil

Há várias combinações possíveis e você pode escolher a que tenha o melhor custo-benefício, ou seja, que seja mais barata e mais rápida. Lembrando que perder dias voando significará perder dias de passeios.

Em Atenas, aproveite pelo menos 2 dias para conhecer os principais pontos históricos da cidade:

  • Acrópole de Atenas
  • Templo de Zeus
  • Ágora Antiga
  • Estádio Panatenaico
  • Monastiraki
  • Monte Licabeto
  • Caso decida se hospedar no bairro de Plaka a região por si só já será uma atração com uma vista linda da Acrópole, lojinhas, restaurantes e comércio.
Acrópole de Atenas, Grécia
Atenas é um museu a céu aberto, com diversos pontos históricos para visitar.


Você pode escolher passar 2 a 3 dias em Mykonos e Santorini, cada. Se deslocar internamente de avião é uma ótima escolha já que os voos em companhias low cost geralmente são tão baratos (ou até mais) do que as viagens de ferry e você ganha tempo.

Não podemos deixar de falar de Santorini sem falar nas famosas casinhas brancas nas encostas rochosas. Oia e Finikia são as principais vilas da parte norte, e, inclusive, o vilarejo de Oia é um dos lugares mais procurados para ver o pôr-do-sol. 

Pôr do sol em Oia, Santorini, Grécia
O pôr do sol em Oia é um dos famosos de Santorini


Se você quer economizar um pouco, se hospede na cidade de Fira, a capital da ilha. De lá você poderá pegar um ônibus público para ir e voltar de Oia. E não deixe de conhecer a Red Beach e a Black Beach em Santorini, além das vinícolas.

Já em Mykonos os principais atrativos são os beach clubs, então separe pelo menos um dia para curtir as lindas praias ao máximo! Os moinhos de Kato e a igreja Panagia Paraportiani também são destaques da região.

Restaurante em "Little Venice", Mykonos, Grécia

A "Pequena Venice" é um dos points de Mykonos.

15 dias na Grécia: conheça outras ilhas!

Agora se você tem mais dias na Grécia, pode valer a penas conhecer outras ilhas e arquipélagos. Talvez você deseje manter as famosas Santorini e Mykonos no roteiro, ou pode optar por visitar outras ilhas como Milos, Creta, Zakynthos e tantas outras. 

Vamos começar sugerindo a visita à ilha de Rhodes, no arquipélago grego do Dodecaneso e quase na fronteira com a Turquia. A ilha mescla a cultura grega, bizantina e otomana, e é uma verdadeira viagem no tempo. Além do Palácio do Grão-Mestre e das Rua dos Cavaleiros, lá você pode conhecer a belíssima Anthony Quinn’s Bay.

Praia de Anthony Quinn’s Bay, Grécia
Águas tranquilas e azuis te esperam na praia de Anthony Quinn’s Bay


Uma das curiosidades do local é que essa baía foi dada de presente para o ator Anthony Quinn por sua premiada interpretação no filme Zorba, o Grego. Porém, ele nunca tomou posse da baía e, por isso, ela é aberta ao público.

A ilha grega de Zakynthos é outra muito famosa entre os turistas. Um dos principais atrativos de lá é a Praia de Navagio, ou Praia do Naufrágio. A praia só pode ser acessada através de barcos e chama atenção pelas falésias, areia branca, mar azul celeste, e claro, pelo navio MV Panagiotis que encalhou na baía na década de 80.

Praia de Navagio, Grécia
Você pode visitar a praia de Navagio tanto de cima, para ver o navio encalhado, quanto fazer passeios de barco para curtir o mar.


Por fim, nossa última sugestão é a ilha de Milos, que tem mais de 40 belíssimas praias e 4 vilarejos com casinhas brancas para você se encantar. As praias mais famosas são Sarakiniko, Firiplaka, Tsigrado e Kleftiko, onde os piratas se encondiam!


Cruzeiro na Grécia

Outra possibilidade para conhecer as ilhas gregas é fazer um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo. É uma ótima forma para descansar vendo o mar, curtir as piscinas e, em alguns casos, comer e beber à vontade.

Contudo, é preciso levar em consideração que os cruzeiros fazem apenas paradas nas ilhas que duram, na maior parte, apenas algumas horas. Então não será possível conhecer vários pontos turísticos.

Navio de cruzeiro em Santorini, Grécia
Conhecer a Grécia de cruzeiro é uma experiência totalmente diferenciada, e tem seus pós e contras.


Muitos cruzeiros pelo mediterrâneo ancoram na Turquia, onde você também conhecerá lindas praias e poderá visitar Éfeso, uma das cidades mais importantes da antiguidade. 

Então, se você quer conhecer a maior quantidade de ilhas no menor tempo, o cruzeiro é uma ótima pedida!

Dicas para sua viagem para a Grécia

Roteiro pronto, agora é hora das dicas finais! A Grécia é um paraíso e tenho certeza que sua viagem será belíssima. Mas tem algumas informações importantes que tornarão ela ainda mais especial.

Leve um bom chinelo ou sapatilha aquática

Principalmente se seu objetivo for curtir as praias, saiba que a maioria das praias gregas não tem areia. A beira-mar ficam pequenas pedrinhas que podem deixar o seu passeio desconfortável se você não estiver com um calçado adequado. Por isso, invista em uma sapatilha aquática que não é tão cara e você poderá usar em passeios de snorkel também!

Leve uma bagagem pequena, de preferência de mão

Você já percebeu que uma viagem pelas ilhas gregas exige bastante deslocamento, não é mesmo? Então esqueça a possibilidade de levar uma mala muito grande ou difícil de carregar. Além de dificultar sua viagem, isso pode deixar ela ainda mais cara, isso mesmo!

A maioria dos voos entre as ilhas gregas são feitas por companhias locais, as chamadas "low cost". E elas, na maioria das vezes, cobram pelas malas despachadas, e algumas cobram até mesmo pela bagagem de mão de até 10 kg. Então, principalmente se você for no verão, aposte em roupas leves e que combinem para levar o mínimo de bagagem possível!

Investigue as rotas que você fará antes de viajar

Como falamos ao longo do artigo, o principal desafio numa viagem para a Grécia é a logística entre as ilhas. Então, antes mesmo de viajar, pesquise as rotas que você precisará fazer. Algumas vezes sai mais em conta (e mais rápido) viajar entre as ilhas de avião.

Mas se optar fazer o percurso de ferry, descubra quais empresas fazem o seu trajeto e, de preferência, compre a passagem pela internet com antecedência. Há diversas empresas que oferecem ferry entre as ilhas da Grécia como a Seajets, Blue Star Ferries, Fast Ferries e Golden Star Ferries.

Você pode comprar no site das próprias empresas ou em sites especializados como o Ferry Hopper, o Ferries.gr, Ferries in Greece, e o Direct Ferries (com site em português). 

Aproveite e muito a gastronomia grega

A comida típica da Grécia é uma atração por si só. Os pratos tradicionais são bem diferentes em ingredientes e sabores, então não deixe de prová-los para ter uma experiência completa. Alguns dos mais famosos são:

  • Tzatziki: molho grego feito com iogurte e pepino;
  • Salada grega;
  • Moussaka: prato feito de berinjelas, carne picada e molho bechamel;
  • Fasolada: sopa de feijão tradicional;
  • Souvlakis: o "fast-food" grego, é feito com pita (pão) recheada com frango ou carne de porco, molho de iogurte, salada, tomate e batata frita. 
  • Portokalopita: bolo de laranjas. 
Aprecie os restaurantes locais! Além da comida típica, provavelmente você ainda terá uma ótima vista.


Não esqueça o seguro viagem

Por último, essa dica pode definitivamente salvar sua viagem! Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório para a Grécia. Isso porque o país é signatário do Tratado de Schengen, que exige cobertura de no mínimo 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Mas não se preocupe que a contratação com a Real é simples e prática! Nós comparamos os preços e planos das melhores seguradoras e temos suporte pelo WhatsApp para te ajudar a decidir o melhor plano para você. Entre em contato e aproveite ao máximo sua viagem!

Quer aproveitar ainda mais a viagem e conhecer dois países incríveis? A Itália fica bem pertinho da Grécia e muitos viajantes aproveitam para fazer um roteiro pelos dois. Acesse nosso roteiro para Itália e Grécia e saiba como!