sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Carnaval em outros países: curta o feriado em novos destinos!

Existem inúmeros lugares para viajar no Carnaval fora do Brasil! Apesar desse feriado ser um símbolo nacional, outros destinos no globo oferecem ótimas atrações para aqueles turistas que gostam de pular no meio de festas, e também para os que preferem fugir da agitação dos foliões.

É uma excelente oportunidade para aproveitar os dias de folga e conhecer um novo país. Afinal, o orçamento para chegar em solo internacional pode até sair mais barato do que você gastaria para curtir nas ruas mais famosas do Brasil.

Máscara, confetes e outros itens que remetem a carnaval
Confira nossa lista com opções de Carnaval em outros países e comece a preparar as malas para mais essa aventura:

10 lugares fora do Brasil para viajar no carnaval e suas atrações!

O carnaval é um feriado que boa parte dos brasileiros ama. Para quem ama viajar e conhecer novos lugares, nada melhor que unir o útil ao agradável. Por isso, confira abaixo 10 países diferentes onde você pode explorar uma nova cultura e também curtir a folia em festas super animadas!

Para não perder nenhum dia dessa festividade, confira nossas dicas de cuidados no carnaval e esteja em sua melhor forma para aproveitar o destino que escolheu!

1. Montevidéu, Uruguai


Placa escrito "Montevideo" em cidade uruguaia
Além das festividades, Montevidéu ainda guarda diversas atrações históricas e naturais.

Mesmo não sendo um dos países mais conhecidos por suas festividades de carnaval, os uruguaios comemoram o carnaval como ninguém!

São 40 dias de festas nas ruas que têm seu início marcado pelo Desfile de Llamada. Uma herança dos cidadãos africanos que foram trazidos a força para o país. Essa manifestação cultural além de animar e chamar a população para as ruas, é uma forma de celebrar a memória de todos os antepassados.

O ritmo que domina os tambores que agitam os foliões é o Candombe, estilo musical que também tem raízes africanas e é o mais escutado nesse feriado. Em Montevidéu essa data é tão comemorada que a cidade possui o Museu do Carnaval, um destino imperdível para viajantes que preferem passar esses dias em atrações mais calmas.

Ao lado do museu, está localizado o Mercado do Porto onde você pode apreciar o Chivito, prato típico desse país. Essa é uma região rica gastronomicamente, portanto, é uma oportunidade para também apreciar o famoso vinho uruguaio. Aos domingos é possível visitar a Feira Tristán Navaja, repleta de barracas com itens dos mais diversos tipos para que não saia de lá sem uma lembrança dessa viagem ao Uruguai.

2. Buenos Aires, Argentina


Casa Rosada e bandeira da Argentina na capital Buenos Aires
Buenos Aires é uma capital rica em cultura!

O destaque do carnaval argentino é o Desfiles das Murgas, as bandas que vieram da tradição europeia. Nesse evento é possível ver pessoas fantasiadas e mascaradas com vestes coloridas e chamativas. É só procurar os bairros de Palermo – que é repleto de bares badalados –, Almagro, Villa Crespo ou San Telmo para aproveitar essa atração.

Para quem busca uma visita menos agitada, Buenos Aires oferece oportunidades gastronômicas únicas. A carne e o vinho argentino precisam estar em seu cardápio durante a viagem. A bebida a base de uva é muito apreciada por chefs do mundo todo, principalmente as que são servidas na região de Porto Madero.

Seu roteiro ainda deve incluir pontos turísticos como o estádio La Bombonera. Não deixe de ir também à Rua Calle Florida para conferir a tradicional arte de rua que tem por lá. As casas coloridas em Caminito e sua importância para o tango devem garantir sua visita até esse local, você irá se encantar!

3. Tulum, México


Ruínas a beira-mar em Tulum, no México
Em Tulum você pode conhecer, além das belíssimas praias, os cenotes e ruínas.

O destino mais conhecido no México certamente é a Cancún, e isso acaba fazendo com que uma região próxima dali seja esquecida. Tulum possui tantas belezas naturais quanto a opção mais popular, mas com um custo-benefício bem melhor. Além disso, é nessa cidade que acontece um carnaval colorido e muito animado.

O feriado que precede a Quarta-Feira de Cinzas conta com desfiles de carros alegóricos e festas com ritmos latinos que duram até o amanhecer. Seja na rua ou em algum dos luxuosos hotéis que oferecem bailes de carnaval, Tulum é uma ótimo opção para viajar nessa época.

Você ainda terá acesso a toda a cultura e história dessa região, podendo visitar as ruínas e pirâmides dos povos que viveram nesse país muitos anos atrás. Os cenotes, piscinas naturais de água cristalina, também são ótimas atrações para quem quiser relaxar e se refrescar.

Saiba quais as documentações para entrar em Cancún e região!

4. Santiago, Chile


Grande prédio em Santigo, capital do Chile
Santiago mescla construções modernas com a beleza dos Andes.

Santiago não é uma opção para os foliões, mas é um ótimo lugar para viajar fora do Brasil no carnaval. Isso porque, para os chilenos, essa data não é um feriado e todas as atrações estarão abertas para os turistas. O custo da viagem acaba saindo muito menor que outras opções.

Quando estiver por lá não deixe de conhecer o Valle Nevado e apreciar a beleza dos Andes. O Museu Nacional das Belas Artes e o Palácio de La Moneda, residência oficial da presidência chilena, também são pontos turísticos imperdíveis. A Catedral Metropolitana de Santiago possui uma arquitetura única e certamente deve estar em seu roteiro.

A culinária típica do país também é um ponto forte para atrair visitantes a esse local. Com diversos pratos com peixes e mariscos, a gastronomia local é muito popular e saborosa. Vale a pena experimentar!

5. Lisboa, Portugal


Vista aérea de Lisboa, em Portugal
Lisboa é um destino imperdível para os amantes de história e cultura.

Um dos destinos mais baratos para conhecer na Europa, Portugal oferece atrações para quem deseja conhecer a cultura local e também para quem quer curtir o carnaval fora do Brasil. Endereços como a Torre de Belém, nomeada patrimônio mundial da UNESCO, precisam estar incluídos em seu roteiro. A cidade ainda tem um castelo medieval que encanta turistas e oferece uma vista linda.

Os lusitanos possuem festas de carnaval por três dias, com blocos e bailes mascarados. Como a comunidade brasileira é grande por lá, certamente irá escutar um samba no meio da playlist e também conhecer outros ritmos próprios da região. Mas não pense que é a mesma coisa que festejar aqui no Brasil, a experiência de curtir a folia em Lisboa tem seus encantos únicos!

6. Quebec, Canadá


Parte antiga de Quebec, no Canadá
Visite a parte antiga de Quebec, a Vieux-Quebec, para conhecer diversos pontos históricos.

Você sabia que no Canadá é possível encontrar um carnaval agitado que dura 3 semanas? No Quebec é realizado o 3º maior Festival de Inverno do Mundo, atraindo turistas de diversas regiões do globo – e você pode ser um deles! É um evento com esculturas de gelo e desfiles, protagonizado pelo Bonhomme, o boneco de neve que é mascote oficial da festa.

Além de shows com músicas de diversos estilos, é possível participar de competições de esculturas ou de esportes de inverno. Então, não estranhe se encontrar pessoas indo praticar hóquei, esqui ou patinação em meio as comemorações. É uma ótima forma de aquecer o corpo nas baixas temperaturas características desse destino!

E, se deseja sentir um pouco do Brasil mesmo em meio a tanta neve, não se preocupe: entre os diversos blocos de carnaval que acontecem por lá, um deles é feito por cidadãos do nosso país que estão morando no Canadá. É um experiência única para aproveitar.

7. Veneza, Itália


Canais de Veneza, na Itália
O carnaval de Veneza invade até mesmo os famosos canais, onde diversas apresentações acontecem nas gôndolas.

Quando falamos de carnaval italiano, é muito difícil não lembrar de foliões dançando com máscaras e roupas extravagantes. É exatamente essa atração que temos para destacar na cidade de Veneza: os acessórios para esconder o rosto têm origem da época em que a nobreza se disfarçava para aproveitar com a população em alguns dias que fugiam da rotina.

As festas na rua se concentram na Praça São Marcos e é repleto de Pierrôs e Colombinas. Os bailes também são eventos com força cultural grande. Não esqueça que a época de carnaval é inverno na Itália e você precisará de roupas quentes para aproveitar!

Para quem prefere programas mais calmos, os passeios entre museus e prédios históricos são ótimas opções. Ter a experiência de passear em um canal veneziano com uma tradicional gôndola também é uma programação imperdível para quem está na cidade. Além disso, é claro que você deve se deliciar com as massas italianas!

8. Nice, França


Orla de Nice, a Promenade des Anglais, França
Conheça as belíssimas praias de Nice e onde acontece o Festival de Cinema de Cannes.

O carnaval de Nice é marcado por desfiles com carros alegóricos, bonecos gigantes e competições de flores. A cidade é muito procurada por aqueles que desejam ver essa festa temática e aproveitar também a região da Riviera Francesa. Existe cidades próximas que possuem atrações impressionantes.

Como existe uma programação bem específica para quem deseja assistir os desfiles – é um evento restrito que precisa pagar entrada –, sobra tempo para quem deseja explorar a cidade. Esse é um destino encantador desde as construções medievais, óperas e museus, até uma vida noturna com os bares e ruas muito iluminadas.

Temos um post completo sobre Como funciona o carnaval em Nice, confira!

9. Amsterdam, Holanda


Prédios em frente a canal em Amsterdam, Holanda
Amsterdam é famosa pelos diversos museus, mas o dia do Rei também é uma oportunidade de festejar na Holanda!

Quando falamos em curtir o carnaval em outros países, esse não é um destino que aparece de primeira em nosso pensamento. Isso porque os holandeses não comemoram esse feriado da forma que nós fazemos – nem mesmo o comércio para nessa data. No entanto, é uma excelente opção para quem deseja aproveitar os dias de recesso para conhecer uma nova cultura. Nós temos um conteúdo completo sobre a cidade de Amsterdam!

Essa é uma cidade repleta de pontos turísticos memoráveis, começando pelo Palácio Real e a Praça Dam. Com uma arquitetura rica e visual que chama a atenção, esses prédios precisam ser paradas obrigatórias.

O mesmo serve para a Anne Frank House, casa onde foi escrito o diário que conta a experiência dessa menina que estava escondida por causa da guerra. É um relato biográfico que emociona e, por conta de seu legado, o local virou um museu em memória da jovem escritora.

Para os fãs de arte, o Van Gogh Museum e o Rijkmuseum guardam obras dos pintores famosos que marcaram a história. Existem algumas poucas festas na cidade no carnaval, em sua maioria promovidas por brasileiros, mas o ponto alto das festividades em Amsterdam acontecem no dia 27 de abril, quando eles comemoram o dia do Rei e uma multidão vestida de laranja toma as ruas. É uma atração interessante para quem tem mais tempo disponível para visitar o país!

10. Moscou e São Petersburgo, Rússia


Catedral de São Basílio, em Moscou, Rússia
Para conhecer um carnaval totalmente diferente do nosso, que tal ir para a Rússia?

Um dos lugares para viajar no carnaval para fora do Brasil é a Rússia. As cidades de Moscou e São Petersburgo guardam um carnaval folclórico chamado de Maslenitsa, que dura um semana. Neles existem atrações como jogos, passeios e teatros tradicionais da região.

A comemoração relembra práticas pagãs e possui atividades muito diferentes do que se encontra em nosso país, mas tão divertidas quanto. Um exemplo é a competição para comer em apenas um dia, o que equivale a um ano de panquecas. A vodka é a bebida principal que aquece os foliões durante shows e festas de rua.

Existem diversos pontos turísticos nessas cidades também, como a Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio e a Fortaleza de São Pedro e São Paulo. O país também tem uma culinária muito única, portanto não deixe de procurar restaurantes típicos para conhecer.

Essas foram as opções para passar o carnaval em outros países. Eles possuem atrativos para todos os tipos de viajantes e, com certeza, uma delas irá te agradar!

Confira o post O que é franquia de seguro-viagem? e entenda mais sobre como ter auxílio em situações de emergência durante uma viagem. E lembre-se que em alguns desses países, como os europeus, o seguro viagem é item obrigatório para passar pela imigração.

O blog da Real sempre traz informações que ajudam aventureiros a descobrirem novos lugares do mundo, fique de olho e não perca nenhuma dica!