sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Confira o Guia Completo dos Lençóis Maranhenses!

Os Lençóis Maranhenses são o único deserto no mundo recheado por lagoas e é o maior campo de dunas do Brasil. Sua grandiosidade encanta turistas do mundo inteiro, que buscam as lagoas cristalinas e as dunas para suas aventuras.

Aqueles que preferem caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, podem ainda se aventurar a atravessar o campo de dunas e ter a experiência de pernoitar nos oásis do “deserto brasileiro”.

Porém, para ver um dos mais belos destinos brasileiros do jeito que você imagina, é preciso se atentar a época de chuvas. Afinal, como a região é desértica, na época de seca as lagoas estão vazias.

Quer saber qual a melhor época para conhecer os Lençóis? Preparamos um guia completo com essa e outras informações essenciais se você está pensando em ir para os Lençóis Maranhenses. Acompanhe!

Lagoa em Santo Amaro, Maranhão, Brasil
Todos querem conhecer as lagoas dos Lençóis Maranhenses cheias e cristalinas. Mas para encontrar elas assim é importante se atentar às chuvas! (Fonte: Unsplash)

Afinal, em qual cidade fica os Lençóis Maranhenses?

Na verdade, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área entre 3 municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Ele está localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, no Cerrado, mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia.

Dos seus 155 mil hectares, dois terços são ocupados por um campo de dunas, que é o principal atrativo do Parque. Afinal, entre as dunas, no período chuvoso, surgem lagoas que são formadas pelos lençóis freáticos da região.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d15944.253954101998!2d-43.128407!3d-2.4859385!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x2d2895d0d57e9beb!2sParque%20Nacional%20dos%20Len%C3%A7%C3%B3is%20Maranhenses!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1652264917849!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Para quem chega de avião os aeroportos mais próximos são os de São Luís, capital do Maranhão (SLZ) e Parnaíba, no Piauí (PHB). Depois, é preciso seguir pela estrada para uma das cidades que dão acesso ao Parque. 

Caso escolha Barreirinhas, o principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições. Depois é preciso atravessar o rio Preguiças de balsa e utilizar um veículo 4x4. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos.

Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Por fim, para chegar no Parque por Santo Amaro você deve percorrer a rodovia MA-402. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados. 

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

A região do Maranhão onde ficam os Lençóis possuem duas estações marcadas: chuvosa e seca. A chuvosa vai de fevereiro a maio e a seca de junho a janeiro. E isso impacta diretamente em todas as atrações do Parque.

Isso porque durante as chuvas as visitas serão complicadas, as lagoas não estarão cristalinas porque chove forte quase que diariamente. Porém, durante a época de seca, no auge do verão, as lagoas estarão secas e o clima bem árido.

Por isso, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é justamente entre as estações, a partir do final de maio até setembro. Mas vale lembrar que a cada ano o ciclo de chuvas é diferente, por isso fique de olho na meteorologia para entender como estão as chuvas na região.

E caso você não possa visitar os Lençóis entre maio e setembro fique tranquilo! O Parque está aberto a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00. 

Pôr do sol nas dunas dos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas no Maranhão, Brasil
Além das dunas e lagoas, o pôr do sol nos Lençóis Maranhenses é um atrativo por si só. (Fonte: Unsplash)

Vale lembrar que as festas juninas maranhenses são mundialmente famosas, e o centro histórico das cidades fica ainda mais encantador nesse período. Para ver o pôr do sol no meio da Pedra Furada é preciso ir em agosto, quando o sol se posiciona justamente na pedra.

E se você pratica Kitesurf e Windsurf a época ideal para viajar para a Rota das Emoções é no segundo semestre, de agosto a dezembro. Caso você só tenha o final de ano disponível, programe-se para evitar os preços mais altos e prefira as cidades menores, que estarão mais vazias.

Por fim, se o objetivo da viagem for observar e fotografar o céu dos Lençóis Maranhenses à noite, vá nos meses de seca, pois as chuvas podem atrapalhar a visualização.

Quando as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias?

Como dissemos, as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias durante e logo após a época de chuvas. Então, entre janeiro e maio as chuvas são intensas, e de maio a setembro as lagoas ainda estão cheias, mas em processo de seca. Nesse período as lagoas cercadas por dunas de areia branca ficam multicoloridas e é possível mergulhar nas suas águas translúcidas.

A partir de setembro já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos e as que possuem estarão com algas e vegetação aquática. E quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro apenas as lagoas perenes ficam cheias e elas são raríssimas.

Lagoa nos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, Maranhão, Brasil
Entre maio e setembro você pode encontrar as lagoas cheias e com cores bem características: verdes ou azul clarinho! (Fonte: Unsplash)

Quantos dias são necessários para conhecer os Lençóis Maranhenses?

Três cidades servem como base para conhecer os Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Se você pretende fazer os principais passeios das 3 cidades, será necessário cerca de 10 dias para conhecer as atrações com calma. Já se você preferir utilizar duas cidades como base, 7 dias serão suficientes. 

É importante pontuar também que o tempo de viagem depende de cada viajante. É possível realizar bate-volta de um dia saindo de São Luís, assim como é possível passar vários dias tranquilos conhecendo não somente o Parque, mas as cidades no seu entorno.

Também é bom lembrar que as lagoas, principal atrativo dos Lençóis, são bem diferentes entre si. As cores, tamanhos, formatos, profundidade variam, por isso, é interessante introduzir mais de uma opção no roteiro. De qualquer forma, independente da quantidade de dias que você puder passar nos Lençóis, aproveite cada segunda!

Barco no Rio Preguiças na cidade de Barreirinhas, Maranhão, Brasil
Na hora de fazer o seu roteiro lembre de incluir outros atrativos da região, como o passeio de barco pelo Rio Preguiças em Barreirinhas. (Fonte: Unsplash)

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?

São muitos os passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e dificilmente você conseguirá fazer todos na mesma viagem. Os mais comuns são as visitas a diferentes lagoas, mas há vários outros pontos interessantes. Veja agora os principais passeios partindo de cada cidade-base:

Barreirinhas

Em Barreirinhas, principal cidade-base dos Lençóis, você pode contratar passeios para as lagoas (Lagoa da Preguiça, da Esmeralda, Lagoa Azul e  Lagoa da Paz), fazer passeio pelo Rio Preguiças, subir o Farol das Preguiças no povoado de Mandacaru.

Atins

Em Atins você pode passar algumas horas curtindo com tranquilidade a (Lagoa Tropical), um dos pontos altos da viagem. Há ainda três lagoas que valem a pena a visita e geralmente estão inclusas nos pacotes: Maria Vitória, Capivara e Sete Mulheres – que tem um pôr do sol lindo. Se possível, conheça também a Praia de Atins!

Santo Amaro

Já em Santo Amaro, encontramos alguns passeios mais fora do roteiro turístico, mas igualmente lindos. O passeios das Emendadas traz uma vista incrível do topo das dunas. Apesar da caminhada para chegar até a lagoa, de lá você verá um dos pores do sol mais bonitos do Maranhão!

No Passeio da Betânia existem muitas lagoas lindas e de cores diferentes. Outros passeios de Santo Amaro são América, Andorinhas e Gaivota.

Quanto cus​​ta sobrevoar os Lençóis Maranhenses?

Uma das formas mais incríveis de se admirar os Lençóis Maranhenses é sobrevoando o Parque. Assim você entenderá porque tantas lagoas não são nomeadas: é impossível contar todas elas quando estão cheias.

Para ver esse cenário de se emocionar será preciso desembolsar cerca de R$ 400,00 por pessoa, mas vale cada centavo! Também é possível escolher diferentes rotas que podem sobrevoar também os povoados dos Pequenos Lençóis e pelo mar.

Dunas e lagoas de Barreirinhas vistas de cima, Lençóis Maranhenses, Brasil
O investimento para sobrevoar os Lençóis Maranhenses vale cada centavo! (Fonte: Unsplash)

Dicas para sua viagem para os Lençóis Maranhenses ser incrível!

Os Lençóis Maranhenses são um destino incrível, mas é preciso certo planejamento para conhecê-lo e aproveitar ao máximo. Além da época de chuvas, é preciso se atentar a alguns detalhes:

  • Os passeios para lagoas e outros atrativos dos Lençóis exigem carros 4x4 com tração. Além disso, precisam ser feitos com veículos e condutores credenciados. Por isso, contrata os seus passeios com agências credenciadas para garantir um passeio tranquilo.
  • Sobre o clima, lembre-se que para toda regra, há exceções. Então verifique a previsão do tempo próximo da sua viagem e caso o tempo mude, não se desespere! Sempre é possível aproveitar as belezas dos Lençóis.
  • Nos Lençóis também tem praias, e elas são lindas! Se possível, inclua no seu roteiro um banho de mar na Praia do Caburé. Inclusive é possível fazer o passeio para essa praia de quadriciclo, percorrendo os Pequenos Lençóis.
  • Leve uma boia! Nada mais relaxante do que ficar flutuando nas lindas lagoas entre as dunas, não é mesmo?
  • Durante os passeios no Parque leve bastante água e lanches. Vale dizer que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido nas dependências do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
  • Além das roupas de banho, invista em roupas com proteção contra os raios solares, chapéu e muito protetor solar!
  • A internet e o sinal de celular são bastante instáveis nos Lençóis Maranhenses. Então resolva tudo possível antes de sair de São Luís e aproveite a viagem para desconectar.
  • Não tente fazer os passeios para as dunas por conta própria. Além dos carros particulares serem proibidos, as chances de se perder é muito grande.
  • Lembre-se de trazer o seu lixo de volta, respeitar os animais e vegetação e ser cortês com a população local. Apenas preservando esse paraíso poderemos visitá-los mais vezes!
  • Contrate um seguro viagem! Apesar do seguro ser mais conhecido para os destinos internacionais, o seguro viagem nacional é tão importante quanto. Além disso, os Lençóis ficam em uma região isolada e os passeios podem exigir bastante. Nada melhor do que ter uma proteção garantida para imprevistos, sejam de saúde, bagagem ou outra situação inesperada, não é mesmo?

Na Real você compara os melhores planos de seguro viagem das melhores seguradoras e pode escolher aquele que mais se encaixa com o seu perfil! Basta colocar o destino da viagem, datas e escolher!

__CALLTOACTION(COTAR)__

E aí, gostou das nossas dicas? Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos incríveis do Brasil e do mundo. A beleza das lagoas e do pôr do sol, a fauna e flora características e a imensidão de areia são cenas que ficarão na sua memória para sempre.

E para conhecer esse paraíso, basta planejamento! Fique atento às nossas dicas e confira nosso artigo sobre como fazer um roteiro de viagem perfeito! Assim suas viagens serão ainda mais emocionantes!