sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Como estudar em Portugal? Tudo o que você precisa saber!

Um dos destinos mais procurados por quem quer estudar no exterior, Portugal é a favorita dos brasileiros! Com o mesmo idioma – apesar do sotaque diferente, mas com isso você se acostuma – e um dos custos de vida mais baixos de toda a Europa, é indispensável que você pelo menos considere estudar no país. Mas, com isso, também surge a questão: quanto custa para estudar em Portugal?

Podendo até mesmo utilizar a nota do Enem, o processo admissional e toda a burocracia de se mudar para Portugal não são tão complicados quanto parecem. Por mais que os valores possam ser uma preocupação, com várias universidades renomadas e reconhecidas em todo o mundo, a possibilidade de se formar no país europeu é tentadora!

Por isso, preparamos esse guia com todas as informações importantes que você precisa saber, desde o básico de como estudar em Portugal sendo brasileiro até as melhores universidades. Confira o conteúdo a seguir!

Foto aérea de um dos pátios da Universidade de Coimbra.
Mais uma vantagem de se estudar em Portugal, algumas universidades portuguesas nos proporcionam um charme especial com sua arquitetura tradicional!


Como é estudar em Portugal?

As universidades portuguesas são conhecidas pela sua excelência, independente do nível acadêmico. O sistema de ensino de Portugal é até um tanto parecido com o brasileiro, em alguns aspectos, pois se divide em graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Uma das maiores diferenças talvez seja o início do ano letivo, que é em setembro. A candidatura acontece 3 vezes ao ano, nos períodos de:

  • Janeiro e fevereiro;
  • Março e abril;
  • Maio, junho e julho.

Essa divisão é interessante porque, se você perder as primeiras fases, terá outras oportunidades de participar do processo.

Mesmo assim, depois de acertar a matrícula você precisará resolver todo o restante da documentação, então o ideal é enviar a sua aplicação logo no início do ano! Assim, terá pelo menos 8 meses antes do início das aulas pra se preparar.

O custo de vida é muito alto?

O custo de vida é, de certo modo, acessível, principalmente se compararmos com outros países europeus. Todas as universidades de Portugal são pagas, até mesmo as públicas. A grande diferença é que, em vez de desembolsar um valor mensal, você precisa arcar com os custos da “propina”, um tipo de anuidade exigida pelas instituições.

O valor da propina varia muito de acordo com a universidade e curso escolhidos mas, geralmente, fica entre 1500 e 7000 euros por ano. A notícia boa é que muitas oferecem bolsas próprias para diminuir os custos, além de outras entidades que podem financiar seus estudos – algumas brasileiras –, muitas vezes em 100% do valor!

Outra coisa essencial, até mesmo pra conseguir o visto estudantil, é a moradia. Você pode morar no alojamento da própria universidade, alugar uma casa ou apartamento ou, se tiver algum amigo no país, ficar por um tempo na residência dele.

Isso também influencia bastante a sua estadia no país, principalmente em relação às despesas, visto que o custo dos alojamentos costumam ser bem mais em conta. Porém, você precisa se candidatar a uma vaga, então é bom ter um segundo plano caso não consiga.

Uma média dos gastos anuais, incluindo o custo de vida, costuma ficar por volta de 5 a 15 mil euros.

Quais são as melhores universidades de Portugal?

É muito fácil afirmar que qualquer universidade portuguesa vale muito a pena. Não só o ensino, mas toda a experiência vivida no país vai ser única em todos os aspectos! O país tem várias instituições que estão entre as melhores do mundo, segundo o QS World University Rankings. As cinco em destaque são:

1. Universidade do Porto

Foto de um dos prédios da Universidade do Porto.

Uma das instituições de ensino mais famosas e prestigiadas de todo o país, a Universidade do Porto é a primeira opção de muita gente. Por mais que nem sempre fique em primeiro lugar em todos os rankings, sempre a encontramos pelo topo!

A qualidade do seu ensino é inegável, mantendo um padrão de excelência desde 1911. Hoje, possui mais de 30 mil estudantes que se dividem entre mais de 600 programas de formação, espalhados entre 15 unidades, chamadas de escolas. 

Com um grande foco na empregabilidade, se inserir no mercado não vai ser difícil depois de pegar o seu diploma. E se você pretende realizar pesquisa científica, os laboratórios da Universidade do Porto são conhecidos pela autoria da maior parte dos artigos escritos no país. 

2. Universidade de Lisboa

Foto de um dos prédios da Universidade de Lisboa.

Essa instituição também tem sua fama, e não é de se estranhar, afinal, é localizada na capital de Portugal! Muitas vezes considerada a melhor universidade do país, é uma das maiores universidades de toda a Europa.

Cerca de 17,8% dos estudantes são estrangeiros, então podemos esperar um ambiente acolhedor e bastante familiarizado com brasileiros. A instituição se encontra no coração da capital portuguesa, então quem decidir escolher essa universidade estará bem perto de uma comunidade bem populosa e diversificada, além das várias atrações culturais da cidade.

A ULisboa é composta por um conjunto de 18 escolas, cada uma com a sua própria área de conhecimento. Os cursos são diversos, desde os mais tradicionais, como direito, até os mais recentes de ciências sociais. 

3. Universidade Nova de Lisboa

Foto de um dos prédios da Universidade Nova de Lisboa.

A Universidade Nova de Lisboa não é tão antiga quanto as outras, muito menos possui tantos estudantes assim. Mas, mesmo em tão pouco tempo, já conseguiu se consolidar como uma das melhores universidades não só da Europa, mas do mundo!

Com seu ambiente mais moderno, a universidade já faz história em seus menos de 50 anos de existência. Seus cursos são divididos entre 9 escolas, por mais que não sejam tão abrangentes quanto as outras universidades da lista, a qualidade do ensino é tão boa quanto.

4. Universidade de Coimbra

Foto de um dos prédios da Universidade de Coimbra.

Localizada na cidade de Coimbra, é uma das universidades mais antigas de todo o mundo! Repleta de história e tradição, até mesmo a arquitetura do seu campus é encantadora, que é reconhecido como um patrimônio mundial pela UNESCO. 

Hoje, possui mais de 25 mil alunos divididos entre 347 cursos. Pelo menos 5000 alunos são estrangeiros, então já vemos que a UCoimbra também é um ótimo destino para quem quer estudar em Portugal. Além dos seus pólos e diversas áreas de conhecimentos, a instituição tem uma presença cultural muito forte através de alguns estádios, museus, bibliotecas e um teatro!

5. Universidade de Minho

Foto da fachada da Universidade do Minho.

Fazendo parte do grupo das “novas universidades”, a UMinho é mais uma ótima opção para brasileiros. Situada na cidade de Braga, é referência em ensino em toda a Europa com seus cursos que se dividem entre 12 escolas e institutos. 

Também possui diversas unidades culturais destinadas a toda a comunidade, como bibliotecas e museus, além de vários tipos de apoio, serviços e bolsas destinadas aos estudantes!

Passo a passo para estudar em Portugal

No geral, você precisa se preocupar com a aprovação em uma das universidades, moradia, passaporte e o visto estudantil. Falando de graduação, o processo é bem facilitado por causa do Enem, que algumas instituições portuguesas optam por aceitar.

As universidades de Coimbra, Porto e Lisboa são algumas das que aceitam o exame de qualificação brasileiro, dentre cerca de 50 outras! A lista é bem grande, então você precisa escolher com calma, além de se preparar pra lidar com toda a documentação. Por isso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar a se organizar melhor!

1. Escolha a universidade ideal para você

Como já falamos, a lista de universidades que aceitam a entrada de brasileiros pelo Enem é grande. Mas, algo importante a se saber é que, se você tiver cidadania portuguesa (ou de algum país da União Europeia), você deve concorrer a uma vaga através do Concurso Nacional de Acesso, uma prova que acontece uma vez por ano.

Então, caso você não possua a cidadania portuguesa, os meios de entrada costumam ser pelo próprio Enem ou exame de qualificação específico da instituição. De qualquer forma, antes de se preocupar com isso você precisa analisar muito bem o que cada universidade tem a lhe oferecer. Assim, fica fácil escolher a melhor de acordo com as suas necessidades!

É claro que todas as instituições são ótimas opções, mas cada uma tem qualidades únicas que podem ou não combinar com você. O curso escolhido também pode influenciar bastante, além da localização e da sua disponibilidade financeira, afinal, nem todas cobram os mesmos valores.

2. Encontre um lugar para morar

É claro que você precisa morar em algum lugar enquanto estuda em Portugal, mas nem sempre é possível ficar no alojamento da universidade. Pra conseguir uma vaga, você precisa se inscrever de acordo com a instituição escolhida. Cada uma tem seus próprios processos, então o ideal é verificar diretamente no site oficial!

Por mais que os preços sejam muito melhores, não é toda universidade que vai oferecer muitas vagas nos seus alojamentos. Assim que finalizar a etapa de matrícula, tente procurar um quarto o quanto antes.

Se você não conseguir uma vaga, ou simplesmente preferir escolher outro lugar, sempre há a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento pela cidade. Mas se atente aos preços que vão ser um pouco maiores.

E, é claro, um ótimo meio de economizar ainda mais é se hospedando na casa de alguém! Se você tiver parentes ou amigos que morem em Portugal, de preferência próximo da universidade, então é só combinar com eles e se hospedar no conforto da casa de um conhecido. 

Nesse caso, não se esqueça que você precisará de uma carta convite pra que possa comprovar que possui uma residência ao solicitar documentos como o visto de estudante.

Foto de um pequeno trem amarelo cercado pelos prédios das ruas de Portugal.
Não importa onde você decida morar, as ruas de Portugal são acolhedoras e repletas de diferentes opções!


3. Organize toda a documentação

Cada instituição tem suas próprias exigências, o melhor é que você confirme diretamente no site de cada uma. Porém, no geral, os documentos que costumam ser necessários são:

  • Comprovante do resultado do Enem;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Passaporte;
  • CPF e RG;
  • Visto de estudante;
  • Comprovante de condições financeiras;
  • Comprovante de moradia;
  • Seguro viagem.

Se atente ao último item, pois às vezes ele acaba sendo esquecido, mas é sempre essencial! Você precisa de um seguro viagem ao adentrar em Portugal, independentemente do motivo da sua viagem. Inclusive, até mesmo pra solicitar o visto estudantil o seguro é exigido, então não deixe para contratar o seu em cima da hora.

É verdade que Portugal possui um sistema universal de saúde, e pessoas estrangeiras também têm direito a utilizá-lo. Porém, ele não é totalmente gratuito e talvez algumas coberturas fiquem de fora.

Se um seguro viagem já é importante ao passar algumas semanas fora, imagine ao se mudar? Se organize o quanto antes e não deixe o seguro e nenhum dos outros documentos pra cima da hora!  

4. Solicite o visto de estudante

Pra solicitar o visto, você precisa já ter a aprovação da universidade, a famosa carta de aceite! Esse documento pode ser solicitado pela internet, e não costuma ser muito difícil de se conseguir. Mesmo assim, tente não deixar pra cima da hora porque às vezes a sua emissão pode levar alguns meses.

Você pode pedir o visto temporário, que geralmente serve para quem vai fazer um curso de curta duração, ou o visto de residência, que é necessário pra quem pretender fazer algum curso de graduação, mestrado ou doutorado e vai ficar no país por mais de 12 meses.

Caso você solicite o visto de residência, também é necessário ter algum comprovante de moradia, seja em uma casa própria ou no alojamento da universidade, além de um comprovante de que você pode se manter financeiramente no país.

Ah, lembrando que apenas os estudantes que não possuem a dupla nacionalidade europeia precisam desse tipo de visto. Se esse for o seu caso, em resumo, pra solicitá-lo você vai precisar de:

  • Formulário de pedido de visto nacional, preenchido e assinado por você;
  • Carta de aceite na instituição de ensino, comprovando que a sua matrícula está ativa;
  • Comprovativo de residência, que pode ser um comprovante de aluguel, uma declaração do alojamento da instituição ou, caso você vá ficar na casa de algum amigo ou parente, uma carta convite.
  • 2 fotografias, iguais e no tamanho 3x4;
  • Passaporte com validade de mais de 3 meses após o final da estadia em Portugal;
  • Seguro viagem que cubra, pelo menos, urgências médicas e repatriamento em caso de morte;
  • Certificado de registro criminal, documento que é emitido pela polícia federal;
  • Comprovativo de meios de subsistência, que pode ser a sua declaração de imposto de renda ou da pessoa que irá se responsabilizar pelas suas despesas. Caso você tenha conseguido algum tipo de bolsa, o comprovante também vai servir.

Após ter tudo em mãos, você deve encaminhar o pedido diretamente para a VFS Global, a empresa atualmente responsável por cuidar dos vistos de brasileiros para Portugal  – onde, inclusive, é possível tirar todas as dúvidas sobre o processo e os documentos.

Foto de um chafariz no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
Além dos laboratórios e salas de estudo, algumas instituições possuem espaços únicos como o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.


5. Prepare-se financeiramente

Já falamos de alguns valores, mas o que realmente importa é pôr todos eles no papel e se organizar paro todo o ano letivo. É muito difícil saber exatamente quais serão as despesas, você primeiro precisa decidir a universidade, o curso, a moradia, o seguro viagem, os gastos extras… é bastante coisa!

Algo legal é que existem algumas bolsas que cobrem parcialmente o valor da propina – ou até mesmo integralmente! Muitas são oferecidas pela própria universidade, mas outras por empresas brasileiras como o Santander, que disponibiliza diferentes programas de auxílio estudantil.

De qualquer forma, com ou sem financiamento, o preparo financeiro é uma das coisas que vai definir o sucesso do seu ano letivo. Considere todos os custos, desde a propina até o aluguel e os gastos do dia a dia na cidade escolhida!

Realmente vale a pena estudar em Portugal?

Depois de tudo que foi dito, acho que já ficou bem claro que sim, vale muito a pena! A qualidade do ensino é reconhecida em qualquer lugar, independente do curso que você escolha fazer. A experiência acadêmica como um todo é única e recomendamos que qualquer um veja por conta própria.

O processo simplificado, muitas vezes pelo próprio Enem, é um grande diferencial do país. Estudar em Portugal sendo brasileiro nunca foi tão fácil quanto agora, com dezenas de universidades abrindo as suas portas e oferecendo diferentes tipos de suporte para alunos estrangeiros.

O contato com professores, alunos, pesquisadores e profissionais de todo o mundo também é um grande atrativo, pois é uma das coisas que tornará a sua estadia especial. E não dá pra esquecer do seu currículo, que após a formação irá trazer várias oportunidades únicas.

Não se esqueça de se organizar com muita antecedência, principalmente em relação à documentação. Se precisar de ajuda pra escolher um seguro viagem para estudantes, saiba que somos a primeira comparadora de seguros viagem do país e termos uma plataforma inteiramente voltada para isso! Pode contar com a gente antes de embarcar!

Gostou do artigo? Acompanhe o nosso blog e o nosso Instagram pra ficar por dentro das melhores dicas de viagem!