sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Descubra as melhores atividades e atrações em Gramado!

Gramado é um dos destinos mais desenvolvidos para o turismo do Brasil, sendo famoso e visitado, não só por brasileiros, mas também por turistas de todo o mundo. 

Eventos, festivais, fábricas de chocolates, vinícolas, restaurantes temáticos, parques temáticos, museus e estabelecimentos voltados a receber e alegrar visitantes, entre outros.

Rua e arquitetura de Gramado, cidade do Rio Grande do Sul, Brasil
A arquitetura de Gramado têm características germânicas, italianas e portuguesas (Fonte: Canva)

A cidade respira turismo, o que faz com que existam opções tanto de passeios quanto de hospedagens para todos os gostos e idades.

É um lugar que você pode conhecer como viajante solo, para um momento romântico em casal, com toda a família, levando familiares da terceira idade... Ou seja, por lá qualquer pessoa encontrará opções atrativas para seu gosto e condições.

E com isso vem a dúvida: entre tantas opções, o que fazer em Gramado, a charmosa cidade do Rio Grande do Sul? Acompanhe este artigo e descubra! 

Passeios imperdíveis em Gramado: do Lago Negro ao Mini Mundo

Hortênsias azuis, água e pedalinho do Lago Negro em Gramado
As hortênsias coloridas junto da água do Lago Negro formam uma paisagem romântica perfeita para um passeio (Fonte: Canva)

A cidade de Gramado cresceu com o turismo, sendo um dos principais lugares para viajar e conhecer no sul do país. São inúmeras as atividades que esse lugar oferece, entre elas os parques temáticos e atividades ao ar livre. 

Em razão de suas condições climáticas, atrações turísticas e gastronomia, a cidade é um dos melhores destinos no Brasil para conhecer no inverno, mas também no verão e demais estações do ano! 

Tanto na cidade quanto em seus arredores existem opções de paisagens belíssimas muito atrativas para aqueles que apreciam momentos ao ar livre e natureza.

Apenas andar pelas ruas de Gramado já é um passeio interessante, já que pelo caminho você poderá observar a arquitetura local e passará por lugares muito bonitos.

Um deles é a Rua Coberta, da qual pendem diversas folhas e plantas da cobertura, dando um aspecto muito bonito de ver. Por isso ela é chamada assim. 

Outro ponto interessante para avistar ao caminhar pela cidade é a Igreja São Pedro, cuja estrutura é quase toda de pedra e, ao lado dela, você ainda poderá colocar um cadeado com o seu nome e do seu par na Fonte do Amor Eterno

Igreja São Pedro, de Gramado, à noite, vista de cima
A Igreja São Pedro, em razão de sua beleza, além de sediar missas também é um ponto turístico (Fonte: Canva)

Faça uma pausa para fazer um lanche na Praça das Etnias, apreciando comidas artesanais, caminhe também pela Rua Torta e pelo centro de Gramado, conhecendo as lojinhas da Avenida Borges de Medeiros.

Para os amantes de paisagens verdes, o Lago Negro é uma opção de passeio imperdível. É um lago artificial que fica cercado de arbustos de hortênsias e árvores, oferecendo aos visitantes pedalinhos para passear pelo lago apreciando a vista que proporciona um momento romântico e de relaxamento. 

Ainda na atmosfera das flores, o Le Jardin é um parque com diferentes espécies de Lavanda, oferecendo uma opção de contemplação perfeito para aqueles que amam flores, e o Parque Olivas, no qual foram plantados 120 mil mudas de olivas, é ideal para apreciar os finais de tarde.

Em Gramado você também encontra um Zoológico apenas com espécies da fauna brasileira que recria o habitat natural de animais em situação de risco e tem o objetivo de preservação. É considerado um dos melhores zoológicos da América do Sul. 

Alguns parques temáticos que vale muito a pena conhecer são o Mundo a Vapor, que funciona como uma espécie de museu de máquinas que funcionam a vapor, e o Parque do Caracol, uma unidade de conservação com paisagens naturais incríveis, com flora local, cachoeira e muito verde para apreciar. 

E, por fim, um passeio muito procurado por lá, o Mini Mundo! Um parque a céu aberto que replica construções famosas de diferentes lugares do mundo em um tamanho 24 vezes menor! Sã muitos os cenários para se observar em miniatura!

Delícias gastronômicas em Gramado: do café colonial à Fondue

Chocolate em barras e decoração com canelas
O chocolate artesanal da cidade têm um gosto inigualável (Fonte: Canva)

Além das inúmeras atrações turísticas e passeios, Gramado tem uma gastronomia única que oferece aos visitantes uma experiência gastronômica sem igual. 

Chocolates artesanais, vinhos e alimentos derivados de uvas e outras frutas, o tradicional café colonial e o prato que se tornou tradição na cidade, o fondue, entre outras iguarias que tornarão sua viagem para a região inesquecível também para o paladar

O café colonial é tradição nessa região e faz parte do turismo dela, existem vários lugares que você pode ter essa experiência gastronômica incluindo hotéis em que se hospedar. Alguns dos lugares que você pode ir são:

  • Café Bella Vista
  • Coelho Café Colonial
  • Gramado Café Colonial
  • Torre Café Colonial
  • O Fondue também se tornou uma tradição em Gramado. Ele foi incorporado na gastronomia da região e os visitantes encontrarão essa opção, com muitas variedades, em diversos restaurantes da cidade. É um dos melhores lugares do Brasil para provar o prato de origem suíça. 

    Além disso, gramado é um dos melhores lugares do país na produção de chocolates artesanais. Ir para a cidade sem provar os deliciosos chocolates e comprar alguns para levar para casa não dá, não é mesmo? Afinal, ela é considerada a Capital Nacional do Chocolate!

    Conhecer as vinícolas características da serra gaúcha e provar vinhos, espumantes e uvas também é uma delícia gastronômica para apreciar na cidade. Cada uma dessas opções é bastante característica deste destino, o que demonstra que Gramado é uma ótima opção para fazer turismo gastronômico

    Atrações culturais em Gramado: do Natal Luz ao Snowland

    Luzes e decoração de natal na cidade de Gramado
    Durante o Natal Luz, Gramado fica toda iluminada e repleta de cores das decorações (Fonte: Canva)

    Ainda no clima gastronômico, Gramado tem um parque temático no qual o chocolate é matéria-prima para esculturas! No Mundo de Chocolate os visitantes verão réplicas em escultura de monumentos como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel e outros.

    E falando em esculturas, o Museu de Cera da cidade é outra atração cultural que vale muito a pena conhecer! E para aqueles que gostam de história, o Mundo Encantado é uma ótima opção. O parque conta a história, tradições e costumes trazidos por imigrantes para a região.

    Já para os apaixonados por carros, duas ótimas atrações são o Hollywood Dream Cars, que conta com uma coleção surpreendente, com clássicos automóveis do cinema, e o Super Carros, que possibilita aos visitantes uma volta dirigindo carros como Porsche, Ferrari e outros.

    A cidade de Gramado também oferece shows e atrações artísticas, como o espetáculo Korvatunturi, uma mistura de música, dança e teatro, e o famoso Natal Luz, um dos eventos natalinos mais famosos do Brasil. 

    Se você for à cidade no período de natal, toda a cidade estará coberta pela energia mágica dessa época do ano, e as apresentações artísticas que você verá tornará tudo ainda mais encantador! 

    Além disso, você sabia que é possível esquiar em Gramado, mesmo no verão? Isso é possível devido ao parque de neve indoor Snowland, que é único no Brasil e possibilita uma experiência única, assim como tudo nesta cidade tão turística!

    Dicas para planejar uma viagem a Gramado

    Pórtico de entrada da cidade de Gramado, RS
    Logo na entrada, o pórtico da cidade oferece a possibilidade de tirar fotos perfeitas para turistas (Fonte: Canva)

    As atrações citadas são algumas opções entre tantas, mas cada vez a cidade de Gramado apresenta uma nova possibilidade turística, além de que ao estar lá, você ainda poderá descobrir muitas outras opções. 

    É um lugar realmente repleto de possibilidades, você não sairá da cidade e sua região sem aproveitar muito, já que há atividades para todos os gostos. 

    Para que essa viagem seja ainda mais proveitosa, algumas dicas são: fique pelo menos três dias na cidade e também aproveite para conhecer Canela e outras atrações da região serrana do Rio Grande do Sul.

    Para ir até a cidade, a melhor opção para quem vem de outros estados é pegar um voo até a capital gaúcha Porto Alegre e de lá ir de ônibus ou carro até Gramado. 

    __MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d55626.84244514685!2d-50.8664683!3d-29.379726199999997!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x951932427804321f%3A0xa71c25f081e5aea6!2sGramado%2C%20RS!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1678294911189!5m2!1spt-BR!2sbr)__

    Quanto a hospedagens e alimentação, por ser um polo de turismo, a cidade é muito bem preparada nesse sentido e você encontrará as mais diversas opções de hotéis, hostels, pousadas, restaurantes, cafés e outros. Porém, mesmo tendo uma grande variedade, não deixe de fazer uma pesquisa e agendar sua hospedagem com antecedência

    Ao estar na cidade, não deixe de apreciar os famosos chocolates artesanais locais, aproveitar suas belezas naturais e conhecer atrações culturais como o Mini Mundo e o Snowland!

    Gramado é um destino que você pode conhecer durante todo o ano, sendo que no natal há decorações, shows e atrações especiais, no inverno há opções típicas da estação, além de que na serra gaúcha há a possibilidade de neve, também tem o Festival de Cinema que ocorre na cidade, geralmente entre os meses de agosto e setembro, entre outros diferenciais.

    Ou seja, há opções exclusivas de cada época ao longo do ano, sendo que independentemente de você ir para este destino durante um evento especial ou não, atrações culturais, turísticas e gastronômicas não faltarão.

    Uma dica extra é: contrate um seguro viagem nacional, em situações de imprevistos como, por exemplo, a necessidade de atendimento médico, esse serviço cobrirá gastos e garantirá resolução de problemas, por um ótimo custo-benefício. Faça uma cotação e veja como é simples para contratar: 

     __CALLTOACTION(COTAR)__