sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Como tirar o visto de nômade digital: descubra o passo a passo!

O visto de nômade digital é muito importante para permanecer de forma legal nos países que oferecem essa autorização. Mas nem todos países têm esse tipo de visto, e nem todos os nômades digitais precisam tirar esse visto.

Quer entender o que é esse visto, quando você precisa tirar e quais países oferecem? Leia o artigo e descubra também como tirar o visto de nômade digital!

Nômade digital trabalhando com notebook na praia
Se você quer ter flexibilidade para viajar enquanto trabalha, fique por dentro do processo para tirar um visto de nômade digital!


Afinal, o que são nômades digitais?

Nômades digitais são profissionais que podem realizar suas funções de qualquer lugar do mundo através da internet. Eles viajam e não possuem endereço fixo, por isso podem conhecer diversos países.

Há alguns anos os nômades estão se tornando cada vez mais comuns, mas depois da pandemia o número de pessoas que decidiram largar o escritório cresceu ainda mais.

Isso porque foram criadas muitas ferramentas que permitem que várias profissões sejam executadas remotamente, sem a necessidade de estar em um ambiente presencial.

Por isso, os países começaram a criar autorizações especiais de permanência para que os nômades digitais possam ficar de forma legal nesses países.

Além de garantir a legalidade desses estrangeiros, os países ainda atraem novos visitantes e movimentam a economia. Até o Brasil criou seu visto para nômades digitais para usufruir desses benefícios!

Sempre que vou viajar para um país precisarei de um visto de nômade digital?

Antes de responder essa pergunta, vamos explicar o que é um visto:

O visto é uma autorização que o país concede ao estrangeiro que deseja entrar no seu território. Cada país define suas regras para dar o visto, e geralmente existem diversos tipos de vistos que variam de acordo com o tempo que esse estrangeiro ficará no país e a atividade que ele vai fazer.

Os vistos mais comuns são os de turismo, estudo, trabalho, negócios e moradia. Então, quando você planejar visitar um país deve pesquisar se o país exige vistos de estrangeiros e, se sim, em qual categoria você se enquadra.

Caso você seja um nômade digital, existem outros detalhes a se observar:

1. Quanto tempo você permanecerá no país?

Os brasileiros podem permanecer como turistas sem a necessidade de solicitar visto em mais de 100 países. Geralmente essa permissão é liberada para quem ficar até 30 ou 90 dias, de acordo com cada país. Então se você vai ficar por um curto período, não vai precisar solicitar o visto de nômade digital nos países que não exigem visto de brasileiros.

A maioria dos países oferecem o visto de nômade digital para trabalhadores que querem permanecer mais de 3 meses no seu território. 

2. O tipo de atividade profissional que você executa e para quem

Dentro das regras que os países estipulam para conceder o visto de trabalho ou de nômade digital são definidas para quem você pode oferecer seus serviços.

Alguns países autorizam que os nômades prestem serviços apenas para pessoas e empresas de fora do seu território, já outros definem justamente o contrário. Então, antes de solicitar o visto, analise qual o seu caso.

É muito importante não quebrar as regras estabelecidas pelo país, pois isso pode trazer grandes problemas como multas e até mesmo a proibição de retornar para esse destino. 

Saiba como se tornar nômade digital em Portugal no nosso artigo!

Mulher trabalhando em notebook em van na frente do mar
O visto de nômade digital permite que o profissional permaneça no país de forma legal.


Como tirar o visto de nômade digital

Agora vamos para o passo a passo para tirar o seu visto de nômade digital! 

  1. Defina o país que quer visitar e quanto tempo você quer permanecer;
  2. Descubra se você precisa de visto como turista;
  3. Pesquise sobre o tipo de visto que você se encaixa;
  4. Verifique seus documentos: passaporte, habilitação internacional, etc;
  5. Tenha em mãos formas de comprovar seus ganhos mensais. Os países exigem que o nômade prove que pode se sustentar enquanto estiver por lá;
  6. Tenha clientes que atendam a regra do país;
  7. Faça sua inscrição para a solicitação de visto com antecedência;
  8. Compre o seu seguro viagem!

É fundamental viajar protegido, seja a turismo ou como nômade digital. No caso dos nômades, a maioria dos países exigem a contratação de um seguro viagem para emitir o visto. Isso porque os nômades, normalmente, não podem utilizar o sistema de saúde do país, e é uma forma de garantir que eles terão suporte no caso de emergências.

Lembrando que o seguro viagem vai muito além da cobertura médico-hospitalar! Contratando um seguro você tem amparo nos casos de extravio de bagagem, perda de documentos e várias outras situações que podem acontecer com viajantes.

Para encontrar seu seguro viagem pelo menor preço entre em contato com nossa equipe especializada pelo WhatsApp.

Quais países têm visto de nômade digital?

Como comentamos, não são todos os países que oferecem o visto de nômade digital. Atualmente são mais de 30 que possuem essas autorizações especiais, e cada dia esse número aumenta. Acompanhe o mapa da Planet Nomad para saber quais são:

__MAP(https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1EMitJwvv-N_8HCMwuUNgz-dFXVkz5_c&ehbc=2E312F)__

E para saber o que a Indonésia, Austrália, Dubai, Costa Rica, Alemanha e México exigem para tirar o visto de nômade digital, leia nosso artigo com os países com visto de nômade digital!

Ficou com alguma dúvida? Acompanhe a nossa FAQ e saiba mais sobre as documentações necessárias para viajar pelo mundo!