sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Afinal, como arrumar a mala? Veja nossas dicas para se organizar!

A sua viagem está chegando e você está pensando em como arrumar a mala de uma forma prática e funcional? Saiba que você não está só, viu? Esse é, muitas vezes, o maior dilema dos viajantes. Dá preguiça, dá medo de esquecer algo, mas calma: é possível fazer a mala com mais praticidade.

Para te ajudar, nós da Real separamos 8 dicas para organizar sua mala de forma inteligente e otimizar seu espaço e tempo, para você ter uma viagem legal sem faltar nada. Vamos lá?

Homem colocando documentos e roupas na mala

Arrumando a mala de forma inteligente!

Você pode organizar a mala como se fosse uma gaveta, com todas as peças dobradas em rolinhos, porque assim você vai economizar espaço e ainda vai ter uma visualização de todas as roupas, sem precisar tirar uma de cima da outra e bagunçar tudo quando for escolher uma peça.

Se no seu destino você tiver a opção de tirar todas as roupas da mala e guardá-las em um guarda roupas, pode ser uma opção colocar as peças uma em cima da outra, ao invés dos rolinhos. Mas, ainda assim, nesse caso você pode ter problemas com a otimização do espaço da mala.

Mulher dobrando roupas para colocar na mala
Ter as roupas e itens necessários a mão numa viagem é fundamental para que ela seja tranquila e confortável.

Como organizar uma mala de viagem: confira as dicas

Um dos primeiros passos para começar a arrumar sua mala é saber o que você gosta de usar e, principalmente, o que realmente vai usar. É um processo até de autoconhecimento, mas que vale a pena refletir para evitar excessos. Agora que você já pensou um pouquinho, vamos às dicas?

1 - Use a mala ideal

Lembre-se de qual é o seu destino final e pense: qual é o tipo de mala ideal para levar? Parece bobeira, mas não vale a pena, por exemplo, levar uma mala de rodinhas para um mochilão, não é? Ou levar uma enorme para uma viagem a trabalho, de poucos dias. Então vale a pena escolher de acordo com suas necessidades.

Uma dica é levar uma mala dobrável dentro outra principal, caso você estiver pensando em fazer alguma compra ou para o caso de alguma eventualidade, para evitar ter que sair correndo procurando uma mala extra. Se você vai utilizar bagagem de mão, vale a pena ler nosso post sobre as regras do que pode levar nela, confira.

3 malas azuis de diferentes tamanhos
Escolha adequadamente o tamanho e tipo da sua mala!

2 - Pesquise tudo sobre o destino da viagem

Vários fatores podem fazer a diferença na hora de escolher as peças que vão na sua mala, então vale a pena fazer uma pesquisa sobre onde você vai. Por exemplo, entenda a temperatura do lugar. Vai estar calor? Qual a sensação térmica? Tem previsão de chuva?

3 - Pense nos eventos e locais que você quer visitar

Pensar nesses tópicos te ajuda a se preparar e escolher qual tipo de roupa levar, se precisará de alguma peça mais elegante ou qual tipo de sapato deve escolher. Lembre de focar em peças que você vai realmente usar.

4 - Faça uma lista

Comece a se preparar para montar a sua mala alguns dias antes, para não deixar tudo para a última hora e acabar esquecendo algo. Fazer uma lista anotando os itens essenciais vai te ajudar nesse quesito.

Na hora de criar sua lista, pense na praticidade das roupas. Por exemplo, imagine uma mulher que saiu para um passeio no parque usando um macaquinho. Caso ela precise ir ao banheiro esse peça irá se mostrar nada prática. Para os sapatos, dê preferência a calçados que você já está acostumada a usar, pensando em versatilidade e conforto.

Quanto à quantidade de roupas, nossa dica é observar as peças de roupas que combinam entre si, como uma única blusa que combina com shorts, calças ou saias, por exemplo. Você consegue criar combinações diferentes com menos peças possíveis.

5 - Separe tudo o que vai levar antes de colocar na mala

Agora que você já tem a sua lista e separou tudo, é hora de olhar para todas as coisas antes de começar a preparar a mala. É muito importante ter uma visão geral do que vai levar, ver se as roupas combinam entre si, se todos os acessórios que precisa estão separados e até observar se há algo repetido demais, para retirar da lista.

Dê preferência para peças de tecidos que não amassem com facilidade, em caso de não ter ferro de passar no hotel. Além das roupas de cores neutras, que combinem melhor com outras peças.

Mulher sentada no chão com malas e roupas
Colocar todos os itens que pretende levar juntos ajuda a não esquecer de nada e a definir prioridades.

6 - Hora de fazer os rolinhos e começar a organizar a mala

Chegou a hora de botar a mão na massa e começar a arrumar a mala. Como já citamos, o modo mais prático é fazendo pequenos "rolinhos" com a roupa, colocando-as lado a lado, como um retângulo. Isso ajuda a minimizar o tamanho do espaço que a roupa vai ocupar na mala.

Ao colocar as roupas, pode ser que alguns espaços sobrem. Aproveite-os para colocar meias, necessaire e sapatos. Roupas mais volumosas como jaquetas ou calças de tecidos como o couro que não podem ser dobrados, podem ir esticadas por cima de todas as demais roupas. Os cintos podem ser colocados abertos nas paredes da mala.

Se possível, deixe algum espaço sobrando na mala e evite sair com ela explodindo de tanta coisa, porque a probabilidade de voltar com a mala com um pouco mais de coisas (lembrancinhas, novas roupas...) é grande e você corre o risco de ultrapassar o excesso de bagagem.

7 - E agora, como escolher e guardar os sapatos?

Essa é uma hora difícil, afinal nós pensamos em todas as possibilidades e queremos estar prevenidos com o sapato ideal para cada caso. Mas, é preciso ser racional para evitar ocupar espaço e pesar na mala. Use organizadores de sapatos ou pequenos sacos para guardar os calçados, assim você evita que a sola suje as roupas.

8 - O que levar em necessaires na mala?

Você pode usar a necessaire para separar seus itens soltos em categorias, para evitar que tudo fique espalhado e bagunçado. No caso de produtos de beleza ou higiene, vale a pena levar aqueles kits em miniatura, de shampoos/condicionadores, pasta de dente, escova, desodorantes e outros produtos em tamanhos menores para otimizar espaço.

Outra dica é levar maquiagens e cosméticos em sacolas plásticas, mesmo dentro da necessaire para evitar que possíveis vazamentos manchem as demais roupas.

Bom, agora que você já viu nossas dicas, já pode começar a preparar sua mala e partir para a sua viagem dos sonhos. Já preparou o seu roteiro? Veja nosso post sobre como preparar um roteiro de viagem. Quer mais dicas sobre esse assunto? Continue acompanhando nossos posts. Até a próxima!