sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Cidades no Chile para conhecer enquanto viaja pela América Latina

A América do Sul possui muitos destinos exóticos e igualmente imperdíveis. A extensão de seu território conta com praias, gêiseres, neve, vulcões, parques naturais e territórios inóspitos.

Parece muito, né? Mas sabia que é possível visitar um país onde todas essas possibilidades turísticas podem ser encontradas? É só inserir as cidades do Chile nos seus planos de viagem e se maravilhar com tudo isso!

Temos as melhores dicas para você apostar neste destino, seja para conhecer durante o mochilão ou em uma divertida viagem em família. Siga a leitura e se apaixone pelo país com a gente:

Santiago, capital do Chile
Além da capital chilena, Santiago, esse país possui inúmeros destinos incríveis!

Motivos que vão te convencer a ir ao Chile

Você pode estar se perguntando os motivos pelos quais embarcar para esse país é tão interessante assim, e para facilitar a sua escolha vamos te contar alguns motivos pelos quais esse vizinho próximo é bastante procurado por turistas de todo o mundo.

Antes de tudo é preciso que se tenha em mente que a América do Sul é especial pelo acolhimento humano, mas não só: a estética edificada, e a herança histórica e as paisagens naturais neste continente existentes são, de fato, de perder o fôlego.

Dificilmente uma pessoa que opta por visitar o combo Chile, Argentina e Peru se arrepende. Entre nesse time sabendo conosco alguns motivos pelos quais ir ao Chile será muito prazeroso:

Não há necessidade de tirar passaporte

Muito embora o país não faça fronteira comum com o Brasil, ele é é tido como vizinho, e é um dos países associado ao Mercosul. Por este motivo, justamente a fim de estimular a economia e o desenvolvimento comercial, não é necessário ter um passaporte para realizar essa viagem internacional.

Aos brasileiros, apenas o documento de identificação oficial com foto (RG) emitido pelo país de origem é requisito para que se adentre o território chileno. Mas atenção, carteira de motorista e carteiras profissionais não são aceitas como substituto, ok?

Apesar do Chile também não exigir a contratação de seguro viagem para turistas, é fundamental garantir o serviço para conhecer todas as atrações que esse país oferece sem preocupações.

__CALLTOACTION(COTAR)__

Proximidade do destino final

Outro ponto muito interessante é o fato de o Chile ser um destino internacional bastante próximo da Brasil, de modo que uma viagem de avião para o destino final será de aproximadamente 4 a 5 horas (mesmo com conexão), e isso tem uma explicação muito clara: as cidades chilenas são muito visitas em todas as épocas do ano, e por conta disto as companhias aéreas possuem disponibilidade de voos todos os dias em diversos horários.

Conheça paisagens extremas na mesma viagem

Como já dito, o território chileno tem inúmeras possibilidades de turismo. Todo seu oeste é banhado pelo oceano pacífico e duas cidades praianas chilenas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 2003 (falaremos dela no decorrer das indicações!).

E não para por aí, já ouviu falar do deserto do Atacama? Ele é chileno, e é conhecido por ser o deserto mais seco do mundo, e acredite, essa região já foi coberta pelo oceano.

Seguimos com mais territórios diferenciados: a patagônia chilena ou patagônica austral, que se encontra majoritariamente em território argentino, e oferece cenários naturais incríveis com águas cristalinas, neve, florestas e montanhas.

Para ler mais tarde: Cidades imperdíveis na Argentina.

Ademais, o vinho Concha y Toro é chileno, o que indica que a topografia das cidades do chile também favorece a existência de vinícolas. Ir ao Chile e se deliciar com os vinhos do 3º maior produtor mundial tem que estar em seu roteiro!

Volte no tempo indo ao Chile

Santiago tem o maior centro histórico do Chile, e não é para menos: o país era originalmente ocupado por indígenas e foi colonizado por europeus em 1541, assim como grande parte da América do Sul. A existência humana no território é datada de 10 a 15 mil anos atrás, de modo que o país possui 12 períodos históricos diferentes até hoje. Não foi ontem, não é?

Deste modo, a arquitetura da cidade de Santiago é extremamente clássica, porém, por conta da diversidade ambientas e os inúmeros abalos sísmicos, as construções contemporâneas tiveram de ser adaptadas. A normativa chilena é para que as peças estruturais das edificações sejam o mais enrijecidas o possível (pela altitude também).

No Chile há de tudo um pouco!

As 14 cidades chilenas mais indicadas para turistas

Todos sabemos que a capital chilena, Santiago, é incrível desde a gastronomia até o ar cultural contrastado com a modernidade de suas estruturas arquitetônicas, mas hoje nossas dicas de cidades chilenas não envolvem Santiago. Indicamos sim conhecer esta cidade, mas não pare por aí: aqui vão outras 14 para você anotar!

A localização geográfica do Chile chama bastante atenção: o país mais parece um longínquo e estreito, e toda sua fronteira oeste é banhada pelo oceano pacífico.

Cidades para quem busca aventura

Ilha de Páscoa, Chile
Famosa pelas estátuas monumentais chamadas moais, a Ilha de Páscoa é um dos lugares mais diferentes do Chile.

O Chile é conhecido por ser um destino mundial para o turismo de aventura, e por isso nossas indicações de roteiro partem daqui:

1. Pucón

Caso você deseje estar cercado por natureza e com atrativos radicais, a cidade de Pucón é a indicada. Localizada ao sul do Chile, a 780km de Santiago, é procurada principalmente pelas atrações aquáticas, termais e vulcânicas, e até mesmo neve – em determinadas épocas do ano.

Visite Pucón entre julho, agosto e setembro se sua programação for focada em meses de inverno, então dias de neve. Se prepare: esta cidade chilena é extremamente fria nestes meses. Aproveite para se aquecer nas águas termais. Aqui vão duas dicas de termas:

  • Thermas Geométricas;
  • Termas de Huife;

Para o verão, indicamos agendar a viagem para dezembro, janeiro e fevereiro (mas as máximas são, em média, na casa dos 22ºC). Conheças as seguintes cachoeiras de Pucon:

  • Ojos de Carbuga;
  • Salto El Leon;
  • Três Santos Park;
  • Salto la China;
  • Tres Saltos;

Para quem busca economizar, uma boa alternativa é fazer o trajeto de Santiago à Pucón de ônibus. Não será tão rápido, mas você poderá fazer o trajeto apreciando toda a extensão chilena.

2. San Pedro de Atacama

Esta é uma comuna da província de El Loa na região Antofagasta chilena.

O deserto mais seco do mundo te espera em meados de abril, maio e junho, ou seja, no outono chileno. Essa época é a mais indicada, pois a temperatura é mais amena. Mas não acredite em tudo que lê: é possível encontrar chuvas na região.

Ademais, não é preciso se descapitalizar para conhecer San Pedro de Atacama, haja vista que os preços costumam ser salgados no verão, bem como a oscilação de temperatura é bem maior. Por isso, inclusive, indicamos preservar seu bem-estar e seu bolso indo na baixa temporada.

Vamos a algumas dicas de passeios:

  • Salar de Tara;
  • Gêisers del Tatio;
  • Lagunas Altiplanicas;

3. Ilha de Páscoa

Originada a partir de erupções vulcânicas há mais de 3 milhões de anos atrás. Foram 4 vulcões os responsáveis pela formação da ilha triangular que encanta por sua atmosfera cheia de mistérios, mas não precisa se preocupar com eles: atualmente todos encontram-se inativos.

Este é um dos locais mais isolados do mundo, e envolve muitos mistérios em sua história. Dotada de misticismo, não se sabe ao certo como a civilização primária desapareceu do território, bem como não se sabe como se deu a construção de seus cerca de 900 moais (estátuas enormes esculpidas com formas humanas). São estas estátuas, aliás, as responsáveis pelo elevado número turístico.

As praia que rodeiam a ilha são lindíssimas, e conjuntamente com os moais, a terra árida, o clima frio e águas extremamente geladas, fazem deste local valer o investimento. É inacreditável estar nestas terras!

Vida marinha no Chile

A biodiversidade marinha do Chile é admirável, e também pudera, com mais de 4 mil quilômetros de litoral, este país tem sua fama pelos cuidados com o meio ambiente, a conservação marítima e a suas diversidade de espaços e animais marinhos. Inclusive, o maior parque marinho fica em seu território.

Aqui vai a dica de algumas praias com vida subaquática para você admirar de perto:

4. La Serena

O norte do Chile é onde mais se concentram espécies endêmicas e paraísos subaquáticos do Chile. Três ilhas se localizam na cidade chilena de La Serena:

  • Isla Chañaral: não há acesso de pedestres e a única forma de acessá-la é por meio das 12 embarcações que adentram sua costa após inspeções rigorosas;
  • Ilha Choros: novamente, é proibido o acesso de pedestres, mas nesta os navios e embarcações podem se aproximar do Farol, bem como é permitido a experiência de mergulho;
  • Ilha Damas: nesta ilha o desembarque é permitido, e aqui até próximos aos pinguins é possível chegar!;

Vale esticar a viagem para a cidade de Chanãral de Aceituno, logo a frente à Ilha de Damos, e observar baleias, golfinhos, lontras e mais pinguins. É simplesmente inenarrável!

Patagônia Chilena e territórios da Antártida

Torres del Paine, Chile
O Parque Nacional Torres del Paine reúne inúmeras atrações como montanhas, icebergs de cor azul brilhante e os pampas dourados.

Engana-se quem pensa que precisa ir muito longe para ver neve! Muitos brasileiros esquecem que aqui pertinho, na América do Sul mesmo, se estende a patagônia e suas belezas esbranquiçadas. Dá uma olhada nesses roteiros no chile:

5. Punta Arenas

Aqui é onde a viagem pela patagônia chilena começa, e é inclusive uns dos principais hubs de locomoção de turistas da patagônia. Localizada no sul do Chile, a cidade de Punta Arenas tem um discussão bastante esquentada com a Argentina: enquanto os chilenos juram que esta é a cidade mais austral do mundo, os argentinos batem o pé acerca deste título e declaram que é Ushuaia.

Visitar ambas é a saída, não é mesmo? Defina você qual mais te interessa! Porém, não existem voos direitos do Brasil para Punta Arenas, mas é possível pousar a 20km desta cidade, em Ibáñez del Campo.

Além de vistas naturais intocáveis, a vida noturna é até bem animada para uma cidade afastada que é início do trajeto aventureiro da patagônia!

6. Puerto Natales

Puerto Natales é a cidade chilena da rota da patagônia conhecida pelo seu charme: um pequeno vilarejo com praias exuberantes te aguarda. Conheça algumas outras atrações:

  • Glacier Grey;
  • Canal da Ultima Esperanza;
  • Cueva del Milodon;
  • Muelle Historico;
  • Mirador Cerra Dorotea;

Continue sua viagem daqui para a próxima cidade do roteiro: Torre del Paine!

7. Torres del Paine

Esta comuna do Chile abarca em seu território algo impressionante aos olhos e muito visitado: o Parque Torres del Paine.

Envolto por montanhas, geleiras e lagos azulíssimos, esverdeado a acinzentado advindos do degelo montam superfícies que mais parecem pinturas. Aos aventureiros de plantão vale se arriscar – com segurança, é claro – pelos circuitos:

  • Circuito W: em 4 dias você passa entre os vales das Torres, sendo essa o mais curto;
  • Circuito O: neste passeio você demorará de 7 a 10 dias para completar a trilha;

Você deve estar se perguntado se é possível fazer esse trajeto montanhoso pelos vales, correto? Acredita que o ar é rarefeito? Pois está enganado! A cidade de Torres del Paine não está localizada em alta altitude, logo todo o caminho vai demandar mais da sua capacidade física e adaptação climática do que dos seus pulmões.

Road Trip no Chile: mais bonito do que se imagina!

Percorrer o Chile de carro pode ser muito mas interessante do que você imagina. Apenas de carro você conseguirá apreciar de verdade as vistas diversas da extensão chilena. Conheça uma rota queridinha por visitantes do mundo todo:

8. Cidades da Carretera Austral

Com extensão de mais de 1.240 km, a carretera austral trata-se das melhores e mais lindas cadeia de estradadas do Chile. Se pensa em vivenciar a imponência da diversidade geográfica chilena essa rota é a indicada!

De fato esta rota cruza toda a extensão do território chileno e passa por mais de 10 cidades e parques, siga dois caminhos possíveis:

  • Carretera Austral Norte - de Puerto Montt à Coyhaique;
  • Carretera Austral Suk - de Coyhaique à Villa O'Higgi

Praias chilenas

Viña del mar, Chile
Viña del Mar é um dos principais destinos litorâneos do Chile e fica bem pertinho da capital Santiago.

Aos entusiastas de areia e água salgada, temos dicas de cidades chilenas com praias super obrigatórias de serem visitadas:

9. Valparaiso

A cidade é considerada m museu montanhoso a céu aberto e é patrimônio da Humanidade pela Unesco.

10. Viña del Mar

Cidade plana com orla cheia de palmeiras, possui castelos imponentes distribuídos por toda a cidade.

Ambas as cidade acima são próximas de Santiago do Chile, sendo possível ir de ônibus, carro, ou por meio de um passeio guiado com transfer especializado.

Dica extra: regiões de vinícolas chilenas

Vinícola Concha y Toro, no Chile
No coração do Valle del Maipo, a vinícola e adega Concha y Toro é uma das companhias de vinho mais importantes do mundo.

Com certeza você já ouviu falar que o vinho chileno é um dos melhores do mundo, não é? E, mais certo ainda, é que inclusive você já tenha degustado essa maravilha gastronômica, mas e que tal conhecer de perto a rota chilena dos vinhos:

11. Valle del Maipo

Próxima a capital, aqui se encontram as preciosidades da vinicultura chilena da família Rothschild, Concha y Toro, Tarapaca, etc.

12. Valle del Aconcagua

Ao norte de Santiago e aproximadamente a 300km Mendonza, na Argentina. O Valle del Aconcagua fica próximo à montanha, e lá a recomendação é que conheça a Viña Erazuriz (com o tour Don Maximiano), San Esteban e Von Siebenthal.

13. Valle de Conchágua

Ao sul de Santiago, comporta em seu terrítório a famosísima Carretera del Vino, e por um trajeto de 2 horas é possível conhecer vários vinhedos.

14. Valle de Casablanca

Ao leste de Santiago, as vinícolas bodega RE, Casas del Bosque, e Matetic recebem turistas para degustação, sob solicitação prévia.

Um dia em cada região é o mínimo de tempo indicado para conhecer com calma o autêntico turismo do vinho chileno.

Agora ficou mais claro por que os brasileiros são encantados pelas cidades chilenas? Confira nosso roteiro de 7 dias no Chile para se inspirar para sua próxima viagem!