sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

ETIAS: como conseguir a autorização para viagens para Europa?

O ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) é uma permissão digital que os viajantes precisam obter para visitarem os países pertencentes ao espaço Schengen.

Essa obrigatoriedade começará a ser válida a partir 2025, ou seja, quem pretende visitar a Europa depois disso precisará se adequar à nova regulamentação

Um dos principais objetivos do ETIAS é aumentar a segurança de moradores e turistas da União Europeia, quem implementou a decisão. 

Esse modelo de "visto" não é uma novidade, uma vez que a UE iniciou os procedimentos para sua introdução ainda em 2016. 

Para facilitar sua compreensão acerca do ETIAS, quem pode tirá-lo e por que ele é tão importante, nossa equipe reuniu neste guia completo todas as informações sobre o tema. Boa leitura!

Para que serve o ETIAS?

A bandeira azul da União Europeia em primeiro plano, em segundo uma cidade ao luz do dia.
O ETIAS se trata de uma autorização, e não um visto. Saiba a diferença ao longo do artigo!(Fonte: Reprodução | Arquivo)

A cada ano as viagens internacionais estão cada vez mais presentes na lista de objetivos de milhares de pessoas. 

Com toda essa demanda, fica até um pouco difícil ter controle sob tanta gente.

Assim, o ETIAS surgiu como uma alternativa para que os países pertencentes ao Tratado de Schengen tivessem um filtro mais eficaz em relação à entrada de estrangeiros.

Em outras palavras, o ETIAS foi projetado para aprimorar a segurança da região ao avaliar os viajantes antes de sua chegada no Espaço Schengen. 

Dessa forma, com a homologação do, o processo do ETIAS fica responsável por determinar se um cidadão pode ou não entrar nos países relativos ao Espaço Schengen

Como obter um ETIAS?

Um homem segundo sua mala, prestes a embarcar.
Saiba como obter sua autorização ETIAS de forma descomplicada!(Fonte: Reprodução | Arquivo)


O processo para obter o ETIAS costuma ser bem simples. O viajante precisará preencher um formulário de inscrição online, onde serão solicitados dados pessoais como nome, endereço, data de nascimento, bem como detalhes sobre a viagem e o motivo dela ser feita. 

Após essa primeira etapa, as informações irão entrar em diversos bancos de dados, de modo a ajudar o ETIAS a obter um parecer acerca da possibilidade da pessoa ser negada ou aprovada. 

Em objetivos, o programa é bastante parecido com o sistema americano ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). Os dois fornecem uma segurança extra ao controlar de forma mais eficaz a entrada ou permanência de viajantes isentos de visto.

Para chegar a etapa final e conseguir o seu ETIAS Europa com sucesso, o viajante precisa estar em dia com determinadas documentações, como:

  • Passaporte válido;
  • Cartão de crédito ou débito;
  • Endereço de e-mail.

Estes são três dos principais requisitos para emitir o ETIAS. Lembre-se que, sem os documentos corretos, o solicitante pode ter sua entrada negada no continente.

ETIAS não substitui visto europeu!

Um avião sobrevoando o céu sem nuvens. No canto esquerdo, um pedaço de coqueiro.
Para os viajantes que não possuem visto, o ETIAS pode ser essencial. Saiba tudo sobre essa autorização neste artigo! (Fonte: Reprodução | Arquivo)


O ETIAS é uma autorização de viagem para cidadãos de países fora da União Europeia que não necessitam de visto para o espaço Schengen. Ou seja, o ETIAS não é um visto europeu.

Atenção: Cidadãos de mais de 50 países não europeus podem entrar no espaço Schengen sem visto por até 90 dias.

A isenção de visto ETIAS foi projetada para permitir que os viajantes desses países continuem viajando sem visto, melhorando o gerenciamento e a segurança das fronteiras em toda a Europa.

Em breve, os turistas isentos de visto terão que se registrar no novo sistema eletrônico de autorização de viagem, também conhecido como sistema de isenção de visto, para cruzar as fronteiras externas do espaço Schengen.

Em resumo, o ETIAS para Europa irá conceder aos viajantes uma autorização para visitar todos os países que compõem o Espaço Schengen

Depois de entrar nessa área, os visitantes podem circular sem restrições entre os países do Schengen, uma vez que não há fronteiras internas rígidas.

Atualmente, Bulgária, Croácia, Chipre e Romênia estão com o processo para fazerem parte do Schengen. Caso seja validado, o ETIAS vai ser exigido em tais países.

Leia também: Seguro Viagem para o Tratado Schengen

Qual a diferença do ETIAS para o visto Schengen?

O espaço Schengen é composto por 26 países e permite a livre circulação de todos os cidadãos dentro do espaço Schengen. Destes países, 22 são membros da União Europeia (UE) e 4 são membros da EFTA (European Free Trade Association).

Além dos 26 estados membros do espaço Schengen, 3 microestados também fazem parte deste espaço. O visto Schengen também permite a entrada nos seguintes micropaíses:

  • Santa Sé;
  • Mônaco;
  • São Marinho.

Roménia, Bulgária, Croácia e Chipre fazem parte da UE, mas ainda não fazem parte do Acordo de Schengen. No entanto, o ETIAS também será um requisito de viagem para esses países.

Cidadãos não europeus que atualmente não precisam de visto de curto prazo para entrar no espaço Schengen precisarão solicitar uma autorização de viagem ETIAS. Os seguintes países exigem um ETIAS válido na chegada.

Esteja preparado para a aventura!

Antes de se aventurar em qualquer jornada, é muito importante contratar um seguro viagem. Em especial para os destinos internacionais, que podem ser desafiadores sem o auxílio necessário.

Vale ressaltar que alguns destinos da Europa exigem de todo viajante a contratação do seguro viagem.

O seguro viagem é uma espécie de auxílio emergencial que cobre o viajante em situações onde a viagem é comprometida, como imprevistos hospitalares, burocráticos e até mesmo em casos de extravio de bagagem.

Para fazer a simulação, é bem simples, basta clicar no botão de cotar logo abaixo:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Em caso de dúvidas se a contratação para o seu destino é obrigatório, entre em contato com a Real e se programe com antecedência!

Esperamos que você tenha gostado do artigo, e não deixe de acompanhar a Real no Instagram. Até a próxima!