sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Saiba mais sobre o Ano Novo Chinês e destinos para celebrar e conhecer a tradição chinesa!

Comemorado por um sexto das pessoas no mundo, o Ano Novo Chinês é adotado por muitas nações do Oriente e leva em consideração um calendário diferente do que utilizamos no Ocidente, e possui diversas tradições que fazem dele o feriado público mais longo da China e de outros países que o celebram. 

Alimentos e símbolos tradicionais do Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês é um celebração repleta de símbolos, tradições e união (Fonte: Canva)

É um momento em que é muito importante para eles estar em família e cumprir uma série de tradições para que o novo ano comece da melhor forma possível. 

Em razão das diferenças culturais e tradições seguidas neste período, é uma celebração que vale a pena acompanhar de perto e participar, contanto que haja respeito à cultura oriental.

A seguir, saiba mais sobre a origem, rituais, destinos para conhecer nessa época, entre outras dicas sobre o Ano Novo Chinês. 

A História do Ano Novo Chinês e origem da celebração

A origem do Ano Novo Chinês é atribuído por muitos à lenda do monstro Nian. Diz-se que havia um monstro que hibernava durante o ano todo e saía uma vez, durante uma noite de Lua Nova, se direcionando para as aldeias e apavorando a população. 

Em razão disso, para se proteger, as pessoas pintavam as entradas de suas casas de vermelho, pois dizia-se que o monstro não gostava dessa cor, faziam grandes fogueiras, estouravam fogos e as famílias ficavam de vigília esperando a noite passar e o monstro partir. 

A tradição da celebração segue esses costumes e, portanto, essa lenda é associada à origem da celebração. Já os historiadores acreditam que o Ano Novo Chinês começaram por volta de 2200 a.C, remontando ao período do imperador Yao. 

Atualmente, a celebração é a data mais importante do ano na China, uma vez que, para muitos, é o único momento do ano em que é possível rever e unir a família.

Além disso, a data coincide com a preparação para a plantação de arroz, muito importante para a agricultura do país. 

Leia também: Curiosidades sobre a China que você precisa conhecer!

Tradições e Rituais do Ano Novo Chinês

Lanternas na cor vermelha da tradição do Ano Novo Chinês
As lanternas na cor vermelha são um dos elementos mais tradicionais da festividade (Fonte: Canva)

A data da celebração não é fixa como no Ocidente, ela pode ocorrer entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro, uma vez que ela é definida a partir da Lua Nova que ocorre neste período. 

O calendário chinês é baseado nos 12 ciclos da lua e cada ano é relacionado a um animal, tradição essa ligada ao budismo. 

Também há uma lenda relacionada a este fato. Nela, conta-se que Buda convidou inúmeros animais para uma festividade, mas apenas 12 compareceram. Dessa forma, cada ano é reconhecido pela ordem de chegada de cada animal. Sendo a ordem esta: 

  1. Rato
  2. Boi
  3. Tigre
  4. Coelho
  5. Dragão
  6. Cobra
  7. Cavalo
  8. Carneiro
  9. Macaco
  10. Galo
  11. Cachorro
  12. Javali

2023 é o ano do coelho, 2024 o ano do dragão, e assim por diante até encerrar o ciclo de 12 ano e recomeçar pelo ano do rato. 

Nos países que seguem a tradição, é feriado oficial por três dias. Porém, geralmente ele se estende por até sete dias. São realizados um série de rituais ligados a superstições da cultura, celebrando por 15 dias até o Festival das Lanternas, momento em que as famílias lançam lanternas no ar, que carregam desejos escritos por quem as lançou. 

Nesse período, as ruas são decoradas em vermelho, com lanternas e pinturas, as casas são limpas e também decoradas, ocorre a queima de fogos de artifício e as famílias ficam unidas e trocam presentes

Um jantar no qual as famílias são reunidas é um ritual e, neles, são tradicionalmente preparados pratos que simbolizam sorte.

Nessas ocasiões, ou as pessoas ficam em casa e após o jantar assistem ao Gala de Ano Novo na rede de TV estadual da China, ou então as famílias viajam juntas durante o feriado, aumentando em muito as viagens de avião, ônibus, navio e outros dentro do país e fora. 

Essa é a maior migração anual do mundo, chamada de Spring Festival Travel Rush, Corrida de Viagens do Festival da Primavera, uma vez que o Ano Novo Chinês também é chamado de Festival da Primavera. 

Outro ritual de comemoração do novo ano é a Dança do Dragão e do Leão, que é apresentado nas ruas e simboliza paz e boa sorte. Inclusive, há iniciativas e grupos no Brasil que representam a cultura chinesa e levam a tradição de dança se apresentando pelo país. 

Destinos para Comemorar o Ano Novo Chinês

Saiba os principais lugares na China e outros destinos da Ásia para conhecer e celebrar essa tradição tão importante da cultura das nações que seguem o calendário chinês.

Além disso, também há opções em outros lugares do mundo, fora da Ásia, em que é possível conhecer e apreciar as festividades do Ano Novo Chinês. Confira! 

China: Pequim, Macau e Hong Kong

As cidades mais famosas da China são também os melhores lugares para conhecer de perto o Festival da Primavera, uma vez que as ruas são cuidadosamente decoradas, há apresentações culturais para assistir, fogos de artifício, muitas lanternas no céu e muito mais! 

Em Pequim ainda ocorre um carnaval durante essa época, que é feito do jeito japonês e proporciona apresentações incríveis como a Ópera de Pequim, além de feiras em parques e em templos! Uma oportunidade de imergir ainda mais na cultura local. 

Já em Hong Kong, diferenciais desse período na cidade são a queima de fogos de artifício, a dança do dragão e também um desfile de carros alegóricos.

Outra dica é Macau, uma vez que é costume da cidade todos (ou quase todos) se juntarem no Largo do Senado para assistirem ao desfile de um dragão de 200 metros e celebrarem o novo ano. 

Outros Destinos na Ásia: Singapura e Coreia do Sul

Para além da China, outras nações asiáticas também seguem as tradições do calendário chinês. Entre elas, algumas que vale a pena apreciar a celebração em seus territórios são Taiwan, Singapura e Tailândia. 

Cada um dos três países oferecem a oportunidade de conhecer a festividade e suas tradições, somado a cultura local e diferenciais de cada país. Dê uma olhada no que cada um oferece de diferente e veja se vale a pena comemorar este momento em terras de Singapura ou Coreia do Sul:

  • Singapura: um dos espetáculos de queima de fogos a beira-mar mais icônicos do mundo fica em Marina Bay, na cidade-Estado. Além disso, a festividade é muito viva pelas ruas durante esse período e há eventos que ocorrem próximos a essa data, como o Chingay Parade, o Chinese Festival of Arts e o River Hongbao;
  • Coreia do Sul: os coreanos, na verdade, celebram as duas datas, o ano novo oriental e ano novo ocidental. O ano novo lunar, por lá, é chamado de Seollal e é a principal festividade, já que é tradicional. E eles celebram com homenagem aos ancestrais e muita comida típica!

Independentemente do lugar que você escolher ir, participar do ano novo lunar por lá enriquecerá sua experiência, seu intercâmbio cultural e a sua percepção e conhecimento sobre este período do ano tão importante na cultura de muitas nações asiáticas. 

Celebrações pelo Mundo: São Francisco, Londres e Sydney

Em um mundo globalizado como o nosso, é possível conhecer um pouquinho de diferentes culturas em qualquer lugar do mundo, seja em nosso próprio país ou em outro no qual nem se imagina que pudesse ter raízes de diferentes populações tão fortes, convivendo entre si, aprendendo e ensinando. 

Se você estiver fazendo um intercâmbio, morando ou até mesmo visitando lugares nos quais é possível conhecer as tradições do Ano Novo Chinês, coincidentemente na data em que a celebração ocorre, não perca a oportunidade e viva essa experiência! 

Em São Francisco, nos Estado Unidos, ocorre o Desfile Noturno por Chinatown, muita festa, costumes e tradições, de forma que a população que veio da Ásia e vive no país sinta-se de volta a sua terra. 

A Chinatown de Londres, na Inglaterra, também oferece uma imersão cultural muito significativa. Comida típica, apresentações como exibições de artes marciais, danças, decorações e bonecos gigantes. 

Já em Sydney, na Austrália, ocorre um festival de 10 dias, que reúne muita festividade, tradições, comidas típicas, decoração, apresentações em desfiles de carnaval, entre outras atrações. 

Dicas para aproveitar ao máximo o Ano Novo Chinês

Dragão alegórico de comemoração ao ano novo chinês
É comum, no Ano Novo Chinês, apresentações com dragões gigantes, que lembram o carnaval (Fonte: Canva)

Presenciar uma celebração tão significativa para um povo, observar diferenças e semelhanças com o jeito tradicional de comemorar a virada do ano e viver isso aberto a aprendizados é uma experiência sem igual que certamente ficará registrada em sua memória e renderá muitas histórias para contar

Para aproveitar ao máximo o Ano Novo Chinês, bem como sua ida para a China, outros países asiáticos que também celebram a data ou lugares no ocidente que promovem eventos com e para sua comunidade, é interessante seguir algumas dicas que podem tornar tudo mais tranquilo:

  • Planeje a viagem e as festividades que irá participar com antecedência;
  • Se o destino for a China, aprenda algumas palavras em chinês;
  • Não deixe de experimentar a culinária local!
  • Esteja aberto a fazer amizades na viagem, em especial com o povo local;
  • Contrate um seguro viagem.

Eventos com grande fluxo de pessoas exigem um cuidado e atenção especiais, seja para não se perder das pessoas que estão acompanhadas de você, seja para não ter problemas de saúde ou extraviar pertences importantes. 

Um seguro de viagem internacional pode cobrir as mais diversas situações de imprevisto, desde as essenciais como atendimento médico, morte ou invalidez e regresso sanitário, assim como você pode incluir coberturas extras e opcionais como serviço de concierge, convalescença em hotel, prática amadora de esportes, doenças pré-existentes, entre outras. 

Para saber mais quais opções de coberturas um seguro viagem pode oferecer, leia este artigo. E para fazer uma cotação e avaliar os preços oferecidos, clique no botão abaixo: 

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Até a próxima! =)