Seguro viagem para a Colômbia: preciso contratar? Como fazer isso?

Essa é uma das principais perguntas feitas por quem viajará para a Colômbia em breve. Atualmente, a Colômbia não exige o seguro-viagem para turistas brasileiros que permaneçam até 90 dias no país. Contudo, o país tem algumas outras exigências, que vamos contar para você nesse artigo.

E, caso você esteja pensando em viajar sem seguro viagem para a Colômbia, pense duas vezes! Vamos explicar nesse post porque você deve contratar um seguro viagem para proteger a sua saúde e suas bagagens quando for à Colômbia, acompanhe!

Parque Nacional Natural Tayrona na Colômbia
O Parque Nacional Natural Tayrona é um destino imperdível para quem gosta de natureza.

Devo contratar um seguro viagem para viajar para a Colômbia?

A Colômbia é um país com cultura marcante e destinos deslumbrantes. E tenho certeza que você vai querer explorar ao máximo as comidas e belezas naturais desse país na sua viagem. É aqui que entra o seguro viagem: ele te dará a tranquilidade para curtir sem se preocupar com os imprevistos que podem acontecer em qualquer viagem.

Afinal, você estará se deliciando com as comidas e bebidas típicas da região e embarcando em aventuras como mergulhos. Além disso, a Colômbia está bem acima do nível do mar. Bogotá é a terceira capital mais alta da América do Sul e fica em média a 2.640 metros acima do nível do mar.

A grande maioria dos turistas sofrem com o mal da altitude quando viajam para o país e, em alguns casos, um atendimento médico pode ser necessário para não prolongar a situação. Lembre-se que sofrer com uma infecção alimentar, gripe, ou até mesmo extravio ou perda de bagagens fora do seu país de origem pode ser caro e tomar muito do seu tempo de lazer.

Então, apesar de não ser exigido pelo governo colombiano, o seguro viagem é um elemento essencial para qualquer destino, e não deve ser deixado de lado. Quando estiver fazendo o seu planejamento de viagem, já se programe quanto a contratação do seguro viagem e separe toda a documentação necessária para entrar no país.

Documentos necessários para viajar para Colômbia

Devido ao acordo do Mercosul, os brasileiros não precisam de passaporte ou visto para ingressar na Colômbia. É exigido apenas o RG em bom estado de conservação, com foto recente e no máximo 10 anos de expedição.

Contudo, é essencial se atentar ao seu trajeto de ida e volta para Colômbia. Caso você realize conexão em países que exigem o passaporte, como o Panamá, será necessário apresentar o documento. 

Além disso, o governo colombiano solicita aos turistas a vacina da febre amarela. A vacinação é obrigatória e, além de tomar a dose única em uma unidade de saúde ainda no Brasil, você deverá levar o Certificado Internacional de Vacinação na Anvisa (CIVP). Para emiti-lo basta acessar o site da Anvisa e seguir as instruções. A vacina contra febre amarela deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes do embarque. Por isso, não deixe para providenciá-la em cima da hora.

Durante a pandemia do Covid-19, é obrigatório ainda apresentar o formulário “Check-Mig” preenchido até 24 horas antes do voo. Ademais, é indicado que você instale o aplicativo Coronapp no celular, principalmente se for realizar viagens internas na Colômbia.

Como durante a pandemia do coronavírus muitas atualizações são feitas nos protocolos de entrada e saída dos países. Por isso, acompanhe sempre o Portal Consular para ficar a par das novidades.

E para entender melhor o que mudou nas viagens depois do coronavírus, leia nosso artigo sobre as coberturas de seguro viagem durante a pandemia do Covid-19.

Casas coloridas em Bogotá, na Colômbia
Na Colômbia você encontrará diversas expressões culturais.

Como fazer seguro viagem para Colômbia

Agora que você já sabe da importância de ter um seguro viagem para viajar para Colômbia, deve estar se perguntando como escolher o mais adequado para você. Saiba que a Real está aqui para te ajudar nessa decisão!

Você pode fazer toda a pesquisa online, comparando os preços das melhores seguradoras no nosso site. Além da comodidade, nós conseguimos os melhores preços para você. Mas antes de começar a cotar os diferentes seguros de viagem, é importante avaliar quais são suas necessidades.

Se você planeja fazer esportes de aventura, conhecer locais mais isolados como a Amazônia colombiana e o Caribe colombiano, é recomendado que busque um plano completo. Avalie também a cobertura para suas bagagens, afinal, o extravio não é tão raro em viagens internacionais e ficar sem seus itens pessoais trará muita dor de cabeça.

Outros detalhes também podem influenciar o tipo, e consequentemente, o preço do seu plano, como a idade dos viajantes, se há alguma grávida no grupo e também o valor da cobertura. Mas fique tranquilo! Basta inserir no nosso simulador a sua data da viagem e encontrar o plano perfeito para você. E se precisar de ajuda é só entrar em contato com o nosso time especializado.

Dúvidas comuns dos viajantes para a Colômbia

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre os requisitos e informações para viajar para Colômbia, acompanhe os principais questionamentos dos viajantes. Confira:

Saiba mais sobre o assunto:

Não. Apesar de muito recomendado, o seguro viagem não é solicitado pelas autoridades colombianas.
RG em bom estado de conservação, Certificado Internacional de Vacinação na Anvisa (CIVP) e formulário “Check-Mig”. Se for fazer conexão no Panamá, é necessário o passaporte.
Os brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia a turismo por até 90 dias.
Na Colômbia a moeda oficial é o Peso Colombiano, cuja sigla é COP.
A Colômbia é um país com diferentes zonas climáticas e paisagens diversas. Enquanto em Bogotá o clima é ameno o ano inteiro, dificilmente você sentirá frio em San Andrés, no Caribe colombiano. Por isso, sempre vale uma boa pesquisa sobre os lugares que você deseja visitar.