em viagem
em viagem

Já estou em viagem e preciso de um seguro, e agora?

Nunca foi segredo que um seguro viagem é um dos detalhes essenciais de qualquer boa viagem. É impossível prever qualquer incidente que possa acontecer, e pra evitar os gastos absurdos na moeda estrangeira, o ideal é que você tenha tudo resolvido antes do embarque.

Mas, e quando precisamos viajar às pressas, sem tempo nem mesmo pra arrumar as malas direito? É possível contratar um seguro viagem já estando no exterior? 

Por mais que acabe sendo um pouco mais burocrático, sim, você pode contratar um seguro viagem no exterior. Existem algumas exigências diferentes e variações nos planos oferecidos, então é preciso redobrar a atenção. Mas não se preocupe, nós vamos te explicar tudo!

Foto de vários passageiros sentados dentro de um avião durante o voo.
Já embarcou, esqueceu de contratar um seguro viagem e bateu aquele desespero? Relaxa, a gente te ajuda!


Eu consigo contratar um seguro se já estiver no exterior?

Sim, você consegue! Por mais que o recomendado seja contratar o seu seguro antes de viajar, nós entendemos que nem sempre é possível. Do mesmo jeito que ninguém espera um imprevisto durante a viagem, esperamos menos ainda durante o planejamento. Infelizmente, pode acontecer, e você precisa saber como agir nessa situação. 

É bom que você saiba que é possível contratar um seguro em qualquer momento da viagem, no entanto, existem limitações e regras para isso. Claro que não é o ideal, afinal, o foco do seguro é prevenir você contra qualquer eventual problema. Assim, o seguro não tem validade nenhuma se for contratado após algum incidente!

O que geralmente esquecemos é que nada impede que algum problema aconteça logo no início da viagem. Então, sempre que possível, separe um tempinho específico, bem antes do embarque, só pra cotar os preços e escolher as coberturas que você vai precisar.

Com o seguro contratado com antecedência, você não precisa se preocupar com nada além de aproveitar o passeio! É muito melhor lidar com a facilidade de se resolver isso o quanto antes, pois se deixar pra última hora, talvez acabe sendo um processo mais caro.

Mesmo assim, se por algum motivo você precisar contratar o seguro viagem no exterior, você deve estar totalmente ciente de que essa tarefa acaba mudando um pouco. Pra fazer esse tipo de contratação, existem algumas limitações extras, como:

  • Apenas algumas seguradoras oferecem esse tipo de serviço;
  • Nem todas as coberturas estarão disponíveis;
  • Você precisará escolher entre alguns planos específicos, limitando a variedade de opções;
  • Geralmente existe um período de carência, onde você só pode aproveitar o serviço após alguns dias.

Dito isso, vamos entender melhor como lidar com esse tipo de seguro viagem!

Foto de uma pessoa utilizando um tablet em frente ao carro, com a mala do carro aberta e algumas bagagens dentro.
Planejar uma viagem é sempre uma tarefa desafiadora. Tente sempre listar todos os itens necessários e se organize com antecedência!


Como faço pra contratar um seguro durante a minha viagem?

Existem algumas maneiras diferentes de contratar um seguro. Seja antes ou durante a viagem, você sempre pode contratar pela internet, por telefone, direto na seguradora escolhida ou através de uma comparadora de seguros, como a Real!

Os processos de cada meio são um pouco diferentes, por isso alguns geralmente não costumam ser recomendados. 

Por exemplo, caso você decida contratar direto com alguma seguradora, a burocracia pode se tornar um pouco maior. Muitas empresas não oferecem coberturas de uma forma fácil para quem já embarcou, na verdade, elas acabam dificultando ainda mais o processo, a fim de evitar fraudes.

Então, contratando com a seguradora, talvez você precise entrar em contato com a central de atendimento deles e passar por um processo demorado. Não parece a melhor opção, não é mesmo?

Já aqui na Real, o processo é o mesmo de sempre! Você só precisa acessar o nosso site e, na hora de cotar o seu seguro, marcar a opção que já está em viagem. A partir disso, conseguimos te mostrar todos os planos que oferecem essa modalidade e aceitam te dar cobertura mesmo que você já esteja no exterior.


Mas quais exatamente são as limitações desse tipo de seguro?

Além de toda a correria e o estresse de ter que contratar o seguro durante a sua viagem, existem algumas outras limitações. Depende muito de cada seguradora mas, no geral, as principais são:

1. Coberturas e planos oferecidos

Pensando em toda a burocracia, algumas seguradoras preferem não trabalhar dessa maneira. Então, quando você for realizar a cotação dos valores, verá uma lista reduzida de empresas, o que afeta também a oferta de planos.

A maior diferença é a redução das coberturas oferecidas. Não é possível escolher benefícios relacionados ao voo, como atraso ou cancelamento, e muito menos relacionados à perda ou extravio da bagagem – afinal, você já terá embarcado.

Isso acontece principalmente porque o foco do seguro é inteiramente preventivo! Ele deve ser contratado antes de você precisar o utilizar e, em uma situação ideal, antes mesmo do embarque.

Na verdade, como esperamos que ocorra tudo bem, o melhor é que o serviço sequer precise ser utilizado. Mesmo assim, é muito importante você saber que o seguro viagem não tem validade alguma se for contratado apenas após um imprevisto.

Inclusive, essa contratação tardia pode ser caracterizada como fraude e acabar trazendo mais dores de cabeça. Por esse motivo é tão essencial nunca omitir nenhuma informação na hora de contratar o seu plano. Deixe sempre bem claro se já estiver fora do país ou se vai precisar de alguma cobertura especial!

2. Preço do seguro

Como apenas alguns planos ficam disponíveis, o preço também pode variar. Principalmente se você precisar de coberturas muito específicas, como para pessoas idosas ou gestantes, não se surpreenda se notar uma diferença considerável nos valores.

Mas se você pretende contratar planos básicos, dependendo do seu destino de viagem, a diferença nos preços geralmente não é tão grande assim. Mas isso ainda pode ser um fator preocupante, então não esqueça de considerá-lo.

O melhor é que sempre vamos ter um cupom de desconto te esperando, independente do plano escolhido!

Imagem mostrando moedas sobre uma mesa, com um passaporte em cima delas.
Definir um orçamento antes de viajar é sempre essencial, então considere qualquer detalhe que possa lhe fazer gastar um pouco mais.


3. Período de carência

Sendo uma das medidas pra evitar possíveis fraudes, as seguradoras costumam pedir um período de carência de pelo menos 72 horas. Ou seja, se você contratar o seguro hoje, não poderá utilizá-lo até que se passem 3 dias.

Isso pode se tornar um problema caso ocorra qualquer incidente antes desse prazo terminar. Nessa situação, o seguro não terá validade e você ficará totalmente sem suporte.

Mesmo assim, por mais que seja chato esperar três dias pra poder se sentir em segurança, não tente contratar o seguro como se você ainda não tivesse embarcado! A seguradora irá cancelar o serviço e você ainda corre o risco de sofrer alguns problemas legais.

Por mais que essa medida pareça exagerada, infelizmente, é normal ocorrer casos onde viajantes tentam contratar o seguro só após ter acontecido algum problema, como um acidente ou algo parecido. Não é difícil que esse tipo de atitude seja descoberta, então prefira fazer tudo de acordo com as regras da seguradora.

4. Entrada negada em alguns países

É muito fácil pensar em países que exigem um seguro viagem como regra para entrar no seu território. Se começarmos a citar todos, a lista vai ser enorme! 

Mas podemos citar, por exemplo, os países europeus que aderiram ao Tratado de Schengen. Além do seguro ser obrigatório, ainda existem outras exigências que devem ser consideradas, como as coberturas mínimas.

Então, se o seu destino for um país que exija o seguro viagem, contratar após o embarque não é uma opção. Vale lembrar que, com o Covid-19, a lista de países que pedem um seguro aumentou mais ainda.

Foto de um passaporte em cima de uma passagem impressa de avião.
Não se esqueça que o seguro viagem não é a única coisa importante. Se atente a todos os documentos necessários!


Por que um seguro viagem para o exterior é tão importante?

Além de poder entrar no país de destino, a sua segurança é sempre a maior prioridade em qualquer situação. Se prevenir de qualquer imprevisto ao visitar um lugar diferente é uma das coisas mais importantes que podemos fazer!

Para se preparar do jeito certo antes de viajar, o seguro viagem precisa estar incluído no seu planejamento. Esse tipo de serviço se preocupa por você com qualquer problema que possa surgir – qualquer problema mesmo! Um bom seguro vai te auxiliar em coisas como:

  • Atendimento médico completo a qualquer hora, sempre que precisar;
  • Ajuda caso precise retornar repentinamente pra casa;
  • Auxílio em qualquer problema que aconteça com seu voo ou bagagem;
  • Suporte extra para pessoas grávidas, idosas ou com alguma necessidade específica.

Fora os benefícios do próprio seguro, vários países têm suas próprias obrigatoriedades mínimas que você deve se adequar. Por exemplo, os países do Espaço Schengen exigem que a cobertura médica seja de no mínimo 30 mil euros.

Já algumas outras regiões são bem menos rigorosas, mas ainda têm algumas regras. Alguns países do Oriente Médio estão exigindo a cobertura contra Covid-19, afinal, a pandemia ainda não terminou e precisamos continuar nos protegendo.


Podemos ficar aqui o dia todo falando dos benefícios de um seguro viagem internacional, que vão muito além desses citados. Mas o que você mais precisa saber é que, com a nossa ajuda, nunca foi tão fácil encontrar o plano ideal pra você!

Comparar os melhores preços e usar os melhores cupons de desconto é super fácil! Você só precisa saber o seu destino e a data de permanência no país.

Não importa se você já está se planejando e pretende contratar o seguro antes da viagem, ou apenas após embarcar. Nós vamos sempre te auxiliar da melhor forma possível! Se ainda ficou alguma dúvida, é só mandar uma mensagem pra gente. Ou então, se quiser acompanhar as melhores dicas de viagem, dá uma olhada no nosso blog e acompanha a gente no Instagram!