Apólice de seguro-viagem: entenda cada detalhe!

A apólice de seguro-viagem é um documento essencial para uma viagem tranquila e segura. Afinal, nela estarão todas as informações sobre o seguro-viagem que você contratou, assim como os contatos da sua seguradora.

Nesta página vamos te apresentar a apólice e explicar cada informação presente nela. Acompanhe!

O que é apólice de seguro de viagem?

A apólice de seguro-viagem é o documento oficial emitido pela seguradora. Ela também é chamada de bilhete do seguro viagem e contém todas as informações que você precisa sobre o seu seguro.

Além da apólice, ao contratar o seguro-viagem você receberá também o guia de viagem. Ele é um resumo do seguro contratado em um formato amigável para ser impresso e apresentado na alfândega ou no consulado dos países que exigem o seguro-viagem. 

Esses documentos são de suma importância para sua viagem. Afinal, neles estarão todas as regras para que você tenha direito a cada cobertura contratada. É muito importante ler esse documento com bastante atenção, pois é ele que vai determinar as condições do seu seguro.

Além disso, esse é o documento oficial exigido pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados do Brasil). É ele que formaliza a contratação do seguro perante você e a seguradora. Por isso, sugerimos que imprima esse documento e o mantenha junto de você durante toda a viagem.

Na apólice você encontra ainda todos os meios de contato com a seguradora. Contudo, contratando o seu seguro de viagem pela Real você conta ainda com facilidades para entrar em contato com a sua seguradora. É necessário apenas ter acesso à internet e fazer login em nosso site ou usar o nosso aplicativo exclusivo!

Mulher entrando em contato com seguradora através do aplicativo da Real Seguro Viagem
A Real oferece um aplicativo exclusivo para facilitar o seu contato com sua seguradora!

Entenda a sua cobertura

Um dos itens essenciais na apólice de seguro-viagem é a descrição da sua cobertura. Cada plano de seguro-viagem oferece uma cobertura específica, com mais ou com menos proteções, assim como valores de cobertura diferenciados. Conheça agora as coberturas mais comuns e o que cada uma delas significa:

Coberturas para despesas médicas, hospitalares e odontológicas

Abarca a assistência médica para acidentes e enfermidades. Porém, em alguns casos é necessário contratar um plano que cubra a assistência específica, como em caso de doenças pré-existentes, na prática de esportes e para grávidas.

Essas coberturas não cobrem exames preventivos e de rotina, continuidade de tratamentos anteriores, check-up, extensão de receitas, esportes praticados em áreas não homologadas e alguns esportes de alto risco, parto normal e pré-natal.

A respeito das despesas odontológicas, elas cobrem eventos que prejudiquem a continuidade da viagem, como quebra de dente e outras situações emergenciais. Contudo, não fazem a cobertura de tratamentos estéticos e continuação de tratamentos iniciados antes da viagem. A cobertura visa sempre estabilizar o quadro para permitir que o passageiro continue a viagem.

Repatriações e translados

Essas coberturas são essenciais quando há a necessidade de retorno urgente ao Brasil, ou ainda no caso de transporte do corpo no caso de falecimento. O regresso sanitário é o translado do segurado ao Brasil para continuar tratamento médico quando não houver condições de retorno regular, em caso de acidente ou doença cobertos.

O regresso funerário abarca o envio do corpo do segurado falecido de volta ao local de residência, mas não cobre despesas com o funeral, como caixão e serviço religioso. E o traslado médico cobre as despesas no deslocamento do segurado em caso de acidente ou doença até o estabelecimento médico indicado pela central de assistência.

Itens referentes às bagagens

A proteção a sua bagagem é outro item de extrema importância num seguro-viagem. Afinal, diversos imprevistos podem acontecer e ficar sem os seus pertences pode acabar estragando a sua viagem. As principais coberturas referentes à bagagem são:

  • Localização de bagagem junto à companhia aérea;
  • Compra de artigos de primeira necessidade até a localização da bagagem;
  • Cobertura do conserto da bagagem danificada;
  • Indenização pela perda definitiva da bagagem.

Serviços extras

Alguns planos mais completos de seguro-viagem cobrem serviços extras como cobertura para gastos com deslocamento do aeroporto até o hotel, despesas com hospedagem e alimentação no caso de atraso de voo e despesas farmacêuticas. Nesse caso, são cobertas as compras de medicamentos receitados por médicos indicados pela central de assistência.

Para entender cada tipo de cobertura, acesse nosso artigo sobre as coberturas do seguro-viagem!

Mulher lendo sua apólice de seguro viagem
Conhecer a sua cobertura antes da viagem é fundamental.

Como escolher o melhor seguro-viagem?

Diante tantas opções de seguradoras e coberturas, pode parecer um pouco complicado escolher o melhor plano para você e sua família. Mas é para isso que estamos aqui! A Real descomplica a tarefa de escolher o seu seguro-viagem e permite que você encontre com o melhor custo benefício o plano que mais se adequa a sua viagem.

Afinal, é preciso considerar diversas características da sua viagem antes de escolher um plano. Os viajantes possuem mais de 60 anos? Têm alguma doença preexistente? Há alguma grávida no grupo? Ou ainda, pretende fazer algum esporte radical?

Sabendo as respostas para essas perguntas, basta colocar a data da sua viagem e o destino. A Real é o primeiro comparador de seguro-viagem do Brasil! Por isso, podemos garantir a escolha do meu plano de seguro-viagem.

Perguntas comuns sobre a apólice de seguro-viagem

Ainda tem alguma dúvida sobre a sua apólice de seguro-viagem? Confira a nossa lista de perguntas comuns sobre o assunto!

Real Logo

Real Seguro Viagem

Especialistas em seguro viagem desde 2008
(4.65)
(4.65)

Saiba mais sobre o assunto:

É só fazer login em nosso portal, pois nós salvamos uma cópia digital para que você tenha acesso de forma fácil e prática a todos os documentos do seguro, guia de uso, apólice e as condições gerais.
Sim, a apólice é pessoal, você deve imprimir uma por viajante. Além da apólice, o guia de uso também é individual.
Contratar pela Real Seguro Viagem tem uma grande vantagem: você pode cancelar o seguro-viagem por qualquer motivo e receber o reembolso integral do seguro. A única regra é que você tem que solicitar com pelo menos 24 horas de antecedência do início da vigência. Por exemplo: Você contratou o seguro hoje com início da vigência para o dia 10 de Setembro. Você tem até o dia 09 de setembro para solicitar o reembolso do seguro e receber o valor integral sem nenhuma taxa. Muito importante: Essa é uma condição exclusiva da nossa empresa. Nós garantimos essa facilidade para nossos clientes com todas as seguradoras que participam da comparação em nosso site. Caso você tenha contratado o seguro através de outra empresa é importante consultar com eles as condições para cancelamento e taxas.
Você pode contratar o seguro até mesmo no dia da viagem em si, a única condição é que não tenha iniciado a viagem. Ainda assim, caso a vigência tenha iniciado você ainda pode contratar um plano que permite a contratação mesmo não estando no país de origem. Para ver esses planos basta selecionar no campo "origem" a opção "em viagem".
A apólice do seguro viagem é emitida pela seguradora que você escolher em nosso site. Você a recebe por e-mail junto com guia de uso e das condições gerais após a contratação.
O valor varia de acordo com o destino, as datas da viagem (quanto mais dias, mais caro), a cobertura, e, especialmente, a seguradora. Como o valor varia muito, no nosso site é possível comparar várias seguradoras para escolher o plano com melhor custo benefício.
Nossa equipe é altamente treinada para lhe ajudar de forma consultiva. Investimos em treinamentos em busca de ajudar você a escolher o melhor plano. Aproveite para falar com nossos especialistas pelo WhatsApp ou pelo 0800.