sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Guia para uma viagem solo: dicas e destinos para explorar o mundo por conta própria!

Viagem solo: o que é, o que é preciso para viajar por conta própria, como turistar sozinho... essas são algumas dúvidas comuns entre pessoas que consideram a possibilidade de viajar solo, mas não sabem nem por onde começar. 

Se esse é o seu caso, saiba que você veio parar no lugar certo. Neste artigo tentaremos responder essas questões, ao dar dicas de segurança, trazer algumas vantagens de viajar por conta própria, além de dar dicas de destinos ideias.

Mulher com mochila nas costas em paisagem montanhosa
Uma viagem solo pode te surpreender. Experimente! (Fonte: Canva)

A seguir, descubra as melhores dicas e destinos para sua viagem solo.

Por que viajar solo?

Quem nunca teve desentendimentos ao viajar em grupo? Cada um de nós tem personalidades e preferências que podem conflitar durante uma viagem.

E, por isso, muitas pessoas preferem viajar sozinhas em razão da liberdade de decidir tudo por si mesmo, sem depender da vontade ou decisão de outros. 

Ao se libertar da necessidade de companhia, o universo das viagens se abre para você, além de que novas oportunidades também surgem ao estar disposto e livre ao viajar

Oportunidade de conhecer pessoas novas e culturas diferentes, de maneira mais alinhada com quem se é e com o que se gosta. 

Mulheres em ônibus rindo juntas
Você pode ir sozinho ou sozinha, mas as chances de conhecer pessoas e fazer amizades pelo caminho são grandes (Fonte: Canva)

Viagens solo também podem ser oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, uma vez que você passará um tempo consigo mesmo, vivenciando as experiências no seu tempo, percebendo sentimentos, enfrentando perrengues, rindo de si mesmo e se transformando neste processo.  

Dicas para uma viagem solo segura

O maior impedimento para que mais pessoas escolham viajar sozinhas é a segurança. O mundo em que vivemos nos deixa inseguros, em especial em locais e situações que não conhecemos ou estamos acostumados. 

Quando se trata de viagens solo, a segurança é um dos principais motivos que impedem as pessoas de se aventurarem nesse mundo. 

A dica é: não deixe esse medo te impedir de vivenciar a experiência engrandecedora que é conhecer lugares com os próprios olhos e preferências, contanto que você tome precauções que aumentarão a segurança. São elas: 

  • Comece no mundo das viagens solo escolhendo destinos nacionais e mais próximos da cidade que você mora;
  • Preste atenção para aprender com essas experiências de viagens mais curtas, que agregarão na segurança, tanto consigo mesma quanto em relação a proteção pessoal;
  • Faça pesquisas detalhadas a respeito dos destinos;
  • Tome cuidado redobrado com seus pertences;
  • Esteja atento às suas bebidas e à segurança alimentar;
  • Mantenha contato com amigos e familiares e compartilhe sua localização;
  • Priorize hospedagens localizados em regiões consideradas mais seguras;
  • Contrate um seguro viagem para garantir sua segurança e tranquilidade. 

Destinos ideais para viajantes solo

Seguindo uma das dicas citadas acima, traremos alguns destinos ideais para viajantes solo e o porquê disso. Alguns no Brasil, para você já colocar na lista, planejar e começar por eles, e outros internacionais, para você pesquisar e apostar neles com o tempo. 

Foz do Iguaçu, Paraná

Arco íris em cachoeiras de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um destino comumente recomendado para viajantes solo (Fonte: Canva)

Autoconhecimento, apreciação da natureza e oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer amizades.

Este é um destino que estará em muitas listas de lugares para visitar em viagens solo e não é a toa! As principais atrações de Foz envolvem atividades em grupo ou possibilidades de conexão consigo mesmo e com a natureza

Por mais que você vá sozinho ou sozinha, as chances de encontrar e trocar ideias com pessoas que farão o mesmo passeio são enormes. 

Já começando pelo ponto de ônibus para ir até as atrações como as Cataratas ou o Parque das Aves, depois lá dentro dos parques com diversos turistas ao redor que poderão pedir por fotos e assim começar uma conversa, entre outras possibilidades. 

Foz do Iguaçu também oferece aos visitantes muitos cafés com uma atmosfera receptiva, assim como bares, pubs, restaurantes e outros ambientes badalados localizados em bairros movimentados. 

Seja para contemplar as belezas naturais de Foz, relaxar no hotel, apreciar momentos consigo mesmo, conhecer e se conectar com pessoas pelo caminho, essa cidade é ótima para perder o medo de viajar solo e se encantar com as possibilidades que essa escolha tem a trazer.  

Chapada Diamantina, Bahia

Cachoeira da Chapada Diamantina, na Bahia
Muita aventura e natureza para explorar e apreciar neste destino incrível! (Fonte: Canva)

Escolha de muitas mulheres para viajar sozinha, ao ir para a Chapada Diamantina muito provavelmente você encontrará pessoas que também foram sozinhas e fará amizade com elas. 

Esse é um destino que também envolve atividades em grupos, uma vez que oferece trilhas, trekking, esportes radicais, cachoeiras, poços, montanhas, entre outras maravilhas da natureza. Ou seja, é perfeito para quem gosta de aventura e natureza. 

Por lá, você poderá comtemplar o ambiente, vivenciando momentos consigo mesmo, ao mesmo tempo que estará rodeado de pessoas, de forma a não se sentir inseguro

Ao mesmo tempo, você poderá se aventurar participando de grupos formados em atividades como trilhas ou outros esportes, fazendo amizades, rindo e se divertindo muito. 

São Luís, Maranhão 

Casas, mar e barcos em São Luís, Maranhão
São Luís é perfeito para aqueles que se interessam por história e cultura brasileiras (Fonte: Canva)

Entre as capitais dos estados brasileiros, São Luís está entre as mais tranquilas para uma vigem solo. Cidade localizada no litoral, com uma população que recebe bem os turistas.

Ao ir sozinho ou sozinha para este destino, você poderá passar momentos relaxando e contemplando a beleza do mar e das praias, rodeado de pessoas que estarão fazendo o mesmo. 

São Luís também é um ótimo lugar para aqueles que se interessam por história, seu Centro Histórico possui construções que remetem a outros tempos, incluindo museus, casas antigas, igrejas e centros históricos abertos para visitação que são ótimos para apreciar na própria companhia

Além disso, você também poderá dar um pulinho nos famosos Lençóis Maranhenses, uma verdadeira escultura da natureza localizado a cerca de 250 km de distância da Capital. Vale muito a visita!

Tailândia: Bangkok, Chiang Mai e praias deslumbrantes

Templos da Tailândia com prédios modernos ao fundo
A Tailândia é uma mistura de tradições, modernidade e natureza (Fonte: Canva)

Assim como nos destinos brasileiros citados, a Tailândia é um país bastante procurado por mulheres que viajam sozinhas e, em comparação com outros destinos asiáticos, proporciona imersão na cultura e espiritualidade daquela região sem conservadorismo e tradições que negligenciam mulheres. 

Claro que é importante usar o bom senso e considerar a cultura e costumes do país, inclusive fazendo uma pesquisa antes de viajar. No entanto, por lá as regras são menos rígidas e as mulheres são respeitadas. 

Sendo um destino mais tranquilo para mulheres, para os homens é mais ainda! Se você tem vontade de apreciar templos budistas em um país asiático de forma a se conectar consigo mesmo, aposte na Tailândia! 

Por lá, os destinos que não podem faltar são a capital Bangkok, a histórica e interessante Chiang Mai e as deslumbrantes parias do país. Esses lugares são também os mais seguros, uma vez que o turismo neles tem bastante força. 

Para saber mais sobre a Tailândia, suas principais cidades e já começar a elaborar o roteiro da sua viagem solo internacional, leia o artigo que preparamos sobre este país.  

Austrália: Sydney, Melbourne e a Grande Barreira de Corais

Canguru em praia da Austrália
Que tal escolher o país dos cangurus para a sua viagem solo? (Fonte: Canva)

A Austrália chama a atenção por sua baixa taxa de criminalidade, além de que é um lugar composta por imigrantes de todo o mundo, sendo menos propenso a xenofobia e outros problemas similares enfrentados em outros lugares do mundo. 

É um país no qual as pessoas geralmente se sentem respeitadas, além de que as experiências turísticas que o país oferece são únicas e tornam esse lugar também um dos mais atrativos para turismo. 

Sydney, a maior cidade do país, possui inúmeras opções turísticas e culturais, fazendo com que você até esqueça que foi ao país sozinho ou sozinha

Melbourne também é ótima para conhecer na própria companhia, histórico e moderno, cultural e badalado, além de ter praias belíssimas para relaxar. 

Uma das atrações mais indispensáveis para quem visita o país é a Grande Barreira de Corais. Não deixe de ir! 

Nova Zelândia: Auckland, Queenstown e a natureza selvagem

Casas e árvores de Queenstown, cidade da Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um dos países mais seguros do mundo para visitar a turismo (Fonte: Canva)

Outro lugar no mundo que é considerado um dos mais seguros, tanto para turistar quanto para morar. A Nova Zelândia conta com uma diversidade de paisagens impressionante. 

Por lá você poderá aproveitar praias e bosques, vulcões, rios, montanhas, neve, entre outros. É um lugar em que verdadeiramente se pode explorar a natureza selvagem. 

Com a possibilidade de deslocamento bastante facilitada pelas opções de transporte no país, além de ser muito mais tranquilo em comparação a outros lugares no mundo, na Nova Zelândia você poderá fazer um mochilão e explorar quantas cidades quiser, livremente. 

Auckland é a maior cidade do país e, portanto, muito visitada a turismo. Ela fica em uma ilha e é repleta de atrações. Opções do que fazer não faltarão por lá. 

Queenstown também é muito indicada para turistas, uma vez que é um lugar muito bonito, cercado de montanhas, que fica às margens de um lago. Paisagens incríveis, esportes de aventura e muita hospitalidade. 

Dê uma chance à experiência de viajar sozinho!

Viajar sozinho pode ser uma das melhores experiências da sua vida, e com as dicas certas e um seguro viagem da Real, você pode se sentir confiante em qualquer lugar do mundo.

Pare por um instante e pense nas viagens que você já fez em grupo. Quantos dos lugares que você visitou junto de outras pessoas poderiam ter sido visitados sozinho ou sozinha? 

Muitos lugares, em especial destinos que tem um turismo muito forte, oferecem opções tranquilas para contemplar na própria companhia, sem contar que muitos deles são feitos em grupos formados com as pessoas que lá estão, proporcionando fazer amizades pelo caminho. 

Homem contemplando o por do sol em rochas de uma praia
Uma viagem solo pode ser uma grande oportunidade de autoconhecimento (Fonte: Canva)

Sim, o cuidado com a segurança é essencial. Mas esse cuidado já é essencial no dia a dia, em especial para aqueles que vivem em grandes cidades. 

Ao viajar solo, você perceberá que o principal medo era o de estar sozinho ou sozinha e ser visto dessa forma, mas a transformação positiva que essa experiência proporciona valerá a pena, dê uma chance a ela!

Para começar, você pode optar pelos destinos nacionais citados anteriormente, ou então lugares no interior com atrações em grupo, ou mesmo nas grandes capitais como museus, exposições de arte, indo a shows ou ao cinema.

Comece enfrentando esse medo na sua própria cidade ou então viaje e siga essas dicas de como fazer amigos em uma viagem solo. Olha só:  

  • Hospedar-se em hostels ou hotéis com áreas comuns;
  • Participar de tours guiados e atividades em grupo;
  • Usar aplicativos de viagem para conectar-se com outros viajantes;
  • Frequentar eventos locais e festivais. 

Outra dica, independentemente do destino escolhido ser internacional ou nacional, é a contratação do seguro viagem. Com ele, você não estará sozinho em situações de resolução de problemas que podem acontecer durante a viagem.

__CALLTOACTION(COTAR)__

Então, escolha seu destino, faça as malas e embarque nessa aventura de autoconhecimento e descoberta!