sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viajando para a Turquia: um guia para brasileiros!

Um país que faz parte de dois continentes, Ásia e Europa, repleto de cultura e história para conhecer e se surpreender, uma viagem para a Turquia é uma experiência sem igual que vale muito a pena ser feita. 

Cultura árabe, religião muçulmana, tradições turcas e influências tanto da Europa quanto da Ásia que, juntas, tornam o lugar único no mundo. 

Além disso, a história da civilização e ruínas arqueológicas são um ponto forte no país, que possui conexões com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano. 

Casas em rochas na Capadócia
A Capadócia, na Turquia, é conhecida pelas cidades subterrâneas e casas em rochas que remontam à povos antigos (Fonte: Canva)

Muitos brasileiros tem interesse em conhecer este país mas não sabem nem por onde começar. Se este é o seu caso, você está no lugar certo. Acompanhe a seguir o guia que preparamos para uma viagem para a Turquia! 

Onde fica e qual é o melhor período do ano para visitar a Turquia?

Como citado anteriormente, a Turquia faz parte de dois continentes, se estendendo ao leste da Europa ao oeste da Ásia, fazendo fronteira com a Armênia, Bulgária, Geórgia, Grécia, Azerbaidjão, Irã, Iraque e Síria.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d6308517.707275266!2d28.361751425000065!3d39.461852392004566!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x14b0155c964f2671%3A0x40d9dbd42a625f2a!2sTurquia!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1680025413743!5m2!1spt-BR!2sbr)__

As melhores épocas para se estar no país são entre a primavera (abril a maio) ou outono (setembro a outubro), uma vez que o clima estará mais agradável para passear por entre as cidades do país. 

Documentação necessária para brasileiros

Passaporte e RG válidos, comprovação de hospedagem e financeira, mostrando que você tem renda para se manter no país durante os dias de viagem. 

Não é exigido certificado de vacinação para entrar na Turquia no Momento. No entanto, tanto para este destino quanto para outros, é bom conferir as informações e exigências quanto a isso neste link antes de viajar. 

Para estadias de até 90 dias a turismo, não é preciso visto. Outros documentos também necessários são os comprovantes de passagens de ida e volta, bem como o seguro viagem. 

Este último não é obrigatório, porém bastante recomendado, uma vez que você estará em um país diferente, com um sistema diferente no qual as pessoas falam um idioma diferente. Um seguro viagem para a Turquia, portanto, é outro documento que é importante ter em mãos.

Principais atrações turísticas para conhecer na Turquia

A Turquia é um lugar bastante diversificado, uma vez que une belezas naturais, importantes ruínas históricas, atrações turísticas únicas no mundo, uma gastronomia deliciosa e diversas outras qualidades positivas que atraem cada vez mais turistas.

Para conhecer mais sobre o país e seus encantos, existem algumas cidades e pontos turísticos que você não pode deixar de ir. São eles: 

1. Capadócia

Balões voando no céu da Capadócia, Turquia
O passeio de balão na Capadócia é uma das atividades turísticas mais procuradas da Turquia

A Capadócia é uma região do país que guarda muitas surpresas. Visitá-la certamente proporcionará experiências turísticas incríveis. 

É lá que são feitos os famosos voos de balão que são um dos principais cartões-postais do país. Quem nunca viu imagens de balões coloridos em uma paisagem rochosa incrível? 

As formações rochosas conhecidas como chaminés de fadas, no Vale dos Montes, formam uma paisagem impressionante e única no mundo. 

Na Idade do Bronze, nas rochas da Capadócia foram esculpidas casas, sendo espaços com grande importância histórica que encantam pela maneira com que forma feitas. 

Além disso, cristãos que foram perseguidos por romanos entre os séculos VII e XIII construíram igrejas dentro de cavernas. Este espaço é o Museu a Céu Aberto de Goreme

Outro lugar impressionante da Capadócia é o Vale da Imaginação, que se assemelha à superfície da lua e cujas rochas possuem diferentes formatos que lembram animais, exercitando a imaginação dos visitantes. 

2. Éfeso

Turistas conhecendo uma das ruínas da antiga cidade de Éfeso
A antiga cidade de Éfeso é um dos sítios arqueológicos mais interessantes de se visitar no mondo

Um lugar que carrega séculos de história, Éfeso foi por muito tempo a segunda cidade mais importante do império Romano e sua fundação remonta ao ano 1000 a.C, quando foi construída pelos gregos.

A antiga cidade é um museu a céu aberto que guarda tesouros da história da humanidade, sendo que dois deles chamam bastante atenção: a casa onde morou a Virgem Maria e as ruínas do Templo de Artemis, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo

O Templo de Artemis era um monumento que tinha 138 metros de comprimento e 71,5 de largura. Ao ir a Éfeso você pode visitar o museu arqueológico no qual ficava este espaço. 

 Há oito quilômetros do centro do sítio arqueológico de Éfeso fica a casa onde teria vivido Nossa Senhora, Maria, mãe de Jesus. O espaço é um lugar sagrado tanto para cristão quanto para muçulmanos. 

Outros lugares interessantes para se conhecer em Éfeso são: Biblioteca de Celso, o Grande Estádio e o Templo de Adriano

O destino é perfeito para aqueles que amam história e cultura. As ruínas da antiga cidade são impressionantes uma vez que demonstram como os povos antigos a esculpiram a mão.

3. Istambul

Por do sol na cidade de Istambul, na Turquia
Istambul é a cidade favorita de muitos viajantes, e isso não é a toa! (Fonte: Canva)

Uma das cidades mais visitadas a turismo do mundo, Istambul oferece história, cultura, autenticidade, arte, belezas naturais e arquitetônicas e muito mais. 

Ela é a maior cidade da Turquia e já foi capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Une características do Oriente, pois está localizada na região que se encontra no continente europeu da Turquia, e do Ocidente, já que a cultura muçulmana, assim como no restante do país, também prevalece por lá. 

Tudo isso faz da cidade um lugar bastante autêntico, que ela possui contrastes únicos de uma cidade que não é nem europeia nem asiática, sem definições. É Istambul, sem outra igual. 

Os pontos turísticos da cidade refletem a diversidade que sua história carrega. Nela há hipódromo da era romana, obeliscos egípcios, mesquitas e igrejas cristãs. 

As atrações que você não pode perder por lá são: Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia, Palácio Topkapi e o Grande Bazar

4. Ancara

Turistas visitando o Mausoléu de Ataturk, em Ancara, Turquia
Visitar o Mausoléu de Ataturk proporciona aprender muito sobre a nova Turquia (Fonte: Canva)

Ancara é a capital da Turquia e, assim como as outras cidades turcas citadas, fez parte da história de diversos impérios antigos, fazendo parte, inclusive, da rota da Seda no passado.

É um lugar moderno, centro das artes cênicas na Turquia. Ópera, Ballet, Orquestra Sinfônica e diversas outras companhias de teatro turcas têm sua sede por lá.  

Nesta cidade você poderá visitar uma das maiores mesquitas do mundo, a Kocatepe, bem como o Mausoléu de Ataturk, que homenageia o primeiro presidente do país como República da Turquia. 

Para avistar a cidade do alto de uma colina e ter uma vista privilegiada, visite o Castelo de Ancara, construído no século 8 a.C. como uma fortaleza militar. 

Por fim, o Museu das Civilizações da Anatólia, um dos mais importantes do país, é um passeio muito legal para se fazer, já que é uma ótima forma de conhecer mais sobre os povos antigos que viviam na região. 

5. Pamukkale

Formações rochosas com piscinas naturais de Pamukkale
A paisagem das formações rochosas somada ao quentinho das piscinas naturais é uma experiência sem igual! (Fonte: Canva)

Em Pamukkale há outra cidade antiga, Hierápolis, que atualmente é um sítio arqueológico repleto de história. Um ponto interessante para conhecer nessas ruínas é a Antique Pool, a qual, dizem, foi construída amando da rainha egípcia Cleópatra. 

Independentemente disso ser apenas uma lenda ou não, fato é que a piscina é de águas termais, quentinhas, que chegam a 35 graus. 

Por falar em águas termais, Pamakkale é famosa por isso, pois abriga um conjunto de formações calcárias que formam piscinas naturais de águas quentinhas. 

Além disso, essa característica natural oportuniza uma paisagem surreal para os visitantes. As águas descem em forma de cascatas por entre as formações calcárias branquinhas, parecendo um castelo de algodão. Aliás, Pamukkale significa justamente isso: Castelo de Algodão

6. Bodrum

Por do sol em Bodrum, na Turquia
Bodrum, assim como outras cidades turcas, carrega muita história em seu território (Fonte: Canva)

Duas das sete Maravilhas do Mundo Antigo estão na Turquia, além do Templo de Artemis, é lá que ficava o Mausoléu de Halicarnasso, cujas ruínas podem ser visitadas em Bodrum. 

Bodrum, em outros tempos, era a cidade de Halicarnasso, onde viveu o rei Mausolo do reino de Cária. Para ele foi construída uma tumba grandiosa, rodeada por esculturas e com uma arquitetura impressionante. 

Este espaço foi considerado monumento importante da antiguidade e, inclusive, o nome mausoléu deriva dele. Nos dias atuais restaram apenas ruínas do que um dia foi a grandiosa construção, e ela pode ser visitada em Bodrum. 

A cidade também possui praias paradisíacas às margens do mar Egeu. Sua paisagem remete muito à Grécia, uma vez que o mar de águas claras se mistura a uma paisagem urbana de casinhas brancas erguidas em montanhas. 

7. Alaçati

Rua de pedras e casas coloridas com flores em Alaçati, Turquia
Alaçati é uma cidade charmosa que vale muito a pena conhecer! (Fonte: Canva)

Seguindo na região do mar Egeu e de características que lembram a Grécia, Alaçati é composta por ruas de pedras, casas brancas e coloridas e flores por todos os lados.

Tudo isso somado a paisagens belíssimas de vista para o mar, gastronomia incrível e muita história e cultura. 

Este balneário tem origem grega e a semelhança vem daí, já que as características arquitetônicas e culturais da cidade têm influência da Grécia, somadas às características típicas turcas, natureza e cultura.

8. Antália

Barcos, mar e casas a beira mar de Antalia, na Turquia
Antália é uma mistura perfeita entre belezas naturais, história e cultura! (Fonte: Canva)

Localizada no litoral sudoeste da Turquia, a chamada Riveira Turca é outro destino de praia que vale a pena conhecer. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, na Antália você poderá passear de barco pelas águas do mar, bem como para conhecer cachoeiras. 

Um dos cenários mais belos deste lugar é a vista proporcionada pelas águas de uma cachoeira que caem no mar, misturando a água doce com a salgada. 

A cidade é separada por duas regiões, a cidade velha, com passagem proibida para carros e registros dos antigos impérios romano, bizantino e otomano, e a cidade nova, com opções mais modernas. 

Dicas para planejar sua viagem para a Turquia

Casas a beira mar na Turquia
A Turquia é repleta de belezas e surpresas que podem surpreender até os turistas mais exigentes (Fonte: Canva)

Uma viagem para um destino internacional como a Turquia requer planejamento e organização. Se você está lendo este artigo, o primeiro passo, que é pesquisar e buscar informação, já foi tomado.

Outras ações importantes são a separação da documentação necessária, bem como passagens e hospedagem, e também montar o roteiro, o que está mais fácil agora que você já conhece sobre as principais atrações do país. 

Após definir o tempo da viagem e o orçamento dela, verifique o valor do câmbio. Na Turquia a moeda utilizada é a Lira Turca. A dica é que você viaje com Euro ou Dólar e as troque pela moeda local ao estar no país. 

Você pode fazer a troca para a moeda turca em caixas automáticos, bancos e casas de câmbio. No entanto, evite casas de câmbio em locais muito turísticos ou aeroportos, faça uma busca pela região antes de fechar negócio. 

Muitos se questionam se é seguro viajar para a Turquia, e a resposta é que é preciso ter alguns cuidados e atenção, mas que você pode sim viajar e aproveitar o país em segurança. 

Por lá, o recomendado é visitar as cidades turísticas e evitar explorar lugares menos conhecidos, em especial zonas de fronteira com a Síria, em razão de ataques terroristas.  

A Turquia é um país incrível que merece ser visitado e, para que tudo ocorra bem durante a viagem, pesquise a respeito das precauções de segurança e contrate um seguro viagem para a Turquia antes de ir. 

Situações de imprevisto como, por exemplo, extravio de bagagem ou problemas de saúde serão cobertos pelo seguro viagem, além de que, ao contratar esse serviço, você terá assistência à disposição caso precise.  

Faça uma cotação, analise planos e preços e veja como contratar esse serviço é simples e com um ótimo custo-benefício: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

FAQ: Principais dúvidas de brasileiros sobre a Turquia

A Turquia é um destino que desperta questionamentos e curiosidades aos viajantes. É por isso que na FAQ logo abaixo respondemos algumas das principais dúvidas a respeito deste país. Confira!