sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que saber antes de viajar para a Suíça - Confira!

Que tal fazer uma viagem para Suíça? No artigo de hoje, nossa equipe vai te mostrar porque esse destino europeu está tão presente na rota de milhares de brasileiros. Afinal, não é à toa que o país possui uma das melhores qualidades de vida do mundo!

Além disso, os benefícios de viajar para a Suíça se estendem, também, para turistas que desejam apenas conhecer o local. São diversas atrações, pontos turísticos e muito mais para agradar todos os tipos de públicos, dos mais aventureiros aos mais cômodos. 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para que sua viagem para Suíça seja um sucesso e memorável. Boa leitura!

Documentações necessárias: Etias para Suíça

Bandeiras em rua em Berna, capital da Suíça
Sabia que a capital da Suíça é Berna, e não Zurique nem Genebra? (Fonte: Unsplash)

O primeiro passo para que a sua viagem seja um sucesso é conferir toda a documentação necessária que o país exige dos viajantes. Não importa se é a primeira ou trigésima vez que você vai para o destino, fique atento a pontos como o visto Etias, o mais importante!

Mais do que descobrir como viajar para a Suíça com o ETIAS, é importante entender como esse novo sistema eletrônico que está sendo implementado pela União Europeia funciona para aumentar ainda mais a segurança e a comodidade de viajar pela Europa.

A Suíça é um dos países europeus do Acordo de Schengen, que permite a livre circulação entre as fronteiras internas dos estados membros deste bloco.

Isso significa que o turista brasileiro pode entrar na Suíça e percorrer todo o espaço Schengen sem passar por fiscalizações rigorosas no caminho. 

No entanto, a partir de 2025 será obrigatório obter uma licença suíça ETIAS antes de iniciar uma viagem.

Vale lembrar que o ETIAS é concedido a cidadãos de países isentos de visto, como é o caso da maioria dos viajantes brasileiros — porque só precisa de visto quem pretende morar ou trabalhar na Suíça. 

Vista aérea de Zurique, Suíça
Para conhecer uma das cidades mais famosas da Suíça, Zurique, não é necessário visto (Fonte: Unsplash)

Ao contrário do que muita gente pensa, a inscrição no ETIAS Suíça é bem fácil e nada complicada ou burocrática. O processo só exige que o viajante preencha um formulário online e, caso aprovado, receberá a notificação através de seu e-mail.

Desse modo, a sua isenção de visto na Suíça é obtida rapidamente e você pode usá-la para viajar para todos os países Schengen. Considere também que o ETIAS já é aceito nos seguintes países que estão prestes a aderir ao bloco: Bulgária, Chipre e Romênia.

Além disso, o ETIAS Suíça oferece os seguintes benefícios para viajantes brasileiros, como:

  • A autorização de viagem  veiculada eletronicamente ao passaporte registrado e é válida por 3 anos ou até o vencimento do documento;
  • Depois de entrar na Europa com o ETIAS Suíça, você pode permanecer no espaço Schengen por até 90 dias;
  • A taxa de emissão é barata e pode ser paga com cartão de crédito ou débito na própria plataforma ETIAS ao preencher o formulário de autorização de entrada na Suíça

Documentos necessários para viajar à Suíça

Além da autorização suíça ETIAS, é importante verificar quais outros requisitos se aplicam no momento de viajar para a Suíça: documentos necessários, testes de Covid, seguro viagem, etc.

Estes são alguns dos itens que as autoridades podem solicitar aos brasileiros que entrarem na Suíça:

  • Passagem de volta ao Brasil (ou outro comprovante de saída do país antes de 90 dias);
  • Reserva de hospedagem ou carta convite (no caso de quem vai visitar moradores do país);
  • Certificados internacionais de vacinação contra febre amarela e Covid-19;
  • Um extrato bancário ou outro comprovante de que você pode pagar a viagem também pode ser interessante. Para verificar atualizações sobre as regras de entrada para a Suíça, visite o portal de conselhos do Brasil.

Seguro Viagem para Suíça

O seguro viagem é obrigatório para a Suíça, e o item mais importante para qualquer destino. É preciso que a sua apólice de seguro viagem atenda aos requisitos mínimos para que seja aprovado, e como há inúmeras opções no mercado, saiba escolher com sabedoria!

Para tornar o seu processo mais fácil, você pode contar com a ajuda dos especialistas da Real que, desde 2008, comparam os menores preços das melhores comparadoras de seguro viagem. Faça a simulação e comprove, é fácil, de graça e leva menos de 3 minutos:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Por estar na Europa e pertencente ao bloco de países que compõem o Tratado de Schengen, a Suíça exige a comprovação do seguro viagem, que deve ser apresentado no consulado ou na embaixada suíça

Confira mais detalhes em: Seguro Viagem para a Suíça

Como é o clima na Suíça?

Vista dos Alpes Suíços com neve
Os Alpes Suíços são lindos e famosos por serem cobertos de neve branquinha! (Fonte: Unsplash)


A Suíça tem um clima ameno, típico de regiões com temperaturas geralmente altas. Por exemplo, as temperaturas podem oscilar entre -3ºC e 18ºC num dia durante os meses de inverno.

Outra característica do clima temperado da Suíça é que as estações geralmente são claramente delineadas, o que pode ser combinado em uma estação seca e uma estação chuvosa, combinando 4 estações em 2 estações, por exemplo. Resumindo: pode acontecer de tudo!

Suíça no inverno

O clima do inverno suíço pode ser resumido em neve e muito, mas muito frio. Sem dúvidas, um dos principais atrativos da Suíça no inverno é justamente a neve, que é encantadora. Nessa estação, principalmente janeiro e fevereiro, a temperatura média é de 2ºC.

Isso não quer dizer que visitar a Suíça no inverno seja uma péssima ideia, pelo contrário. Provavelmente a melhor época para beber muito chocolate quente e visitar belas aldeias, vilas e cidades cobertas de neve. 

Além disso, há ótimos hotéis para se hospedar e muitas áreas de esqui para a prática de esportes de inverno. Lembre-se de garantir o seguro viagem!

Outono suíço

O outono suíço é encantador e apaixonante. Isso porque a cor das árvores é cativante e muda do verde para o amarelo e vermelho conforme todas as folhas caem.

As temperaturas durante os meses de outono, do final de setembro ao início de dezembro, podem sofrer bruscas mudanças, indo de 20°C a 2°C facilmente

O outono é a época em que a temperatura muda muito, mas também quando as chuvas começam a parar. Essa é uma ótima época para viajar e conhecer outras cidades e países da região, visto que as tarifas caem drasticamente a partir de setembro.

Suíça no verão

Pessoas caminhando em montanha na Suíça
Seja sozinho ou acompanhado, considere a Suíça como uma opção de destino! (Fonte: Unsplash)


O clima na Suíça não é só frio, de junho a setembro este país europeu tem temperaturas de até 21ºC no verão. O mês mais quente do país é julho, mas as altas temperaturas trazem chuva, o que é comum nessa época.

Portanto, embora a melhor época para visitar a Suíça seja na primavera ou no verão, essas épocas do ano são mais chuvosas, ou seja, quando chove mais. A propósito, vale ressaltar que a precipitação média anual no país é superior a 600mm (seiscentos milímetros).

Suíça na primavera

Viajando entre a primavera e o verão, você certamente aproveitará o melhor clima da Suíça. Os dias são mais longos e as temperaturas são extremamente agradáveis, com média de 18 graus Celsius durante o dia.

Mas é claro que calor e chuva são irmãos na Suíça. Assim, assim que começa a aquecer, começa a chover mais forte, mas os prados verdejantes, as flores a desabrochar e as muitas árvores convidam a passeios e a fotografias inesquecíveis.

Quanto custa viajar para a Suíça?

A verdade é que não existe um valor único que atenda todos os viajantes, é preciso considerar uma série de fatores que impactam o preço de uma viagem do Brasil para a Suíça. A boa notícia é que existe sim a possibilidade de viajar para a Suíça com pouco orçamento.

A moeda oficial da Suíça é o franco suíço, e atualmente (12/01/2023) 1 Franco suíço é igual a 5,49 Real brasileiro.

Casal olhando praia na Suíça
Os preços variam conforme a valorização do Real brasileiro. (Fonte: Unsplash)


Hospedagem: Provavelmente onde você gastará mais. As acomodações suíças costumam ser um pouco caras, mas se você quiser economizar, pode dividir AirBnb 's com amigos. As noites custam entre US $150 e US $300, dependendo da sua escolha.

Atrações turísticas:  As atrações mais caras da Suíça geralmente envolvem montanhas e atividades de aventura. Alguns pacotes de viagens podem oferecer um belo desconto, reduzindo o preço para aproximadamente 150 francos nas atrações mais comuns. 

Existem muitas atrações e atividades gratuitas na Suíça, basta você ter disposição para enfrentar as longas caminhadas que elas exigem. Mas, te garantimos que vale a pena.

Planejar a sua viagem é o segredo para pagar menos. Lembre-se de conferir cada detalhe, principalmente em relação à documentação necessária. Para conhecer mais sobre esse incrível destino, leia também:

Boa viagem e te encontramos no próximo destino!