sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Viagem para a Islândia: roteiro completo para 7 dias!

Preparando sua próxima viagem e o destino desejado é a Islândia? Nós da Real preparamos um roteiro completo sobre esse destino incrível e apaixonante!

A Islândia é conhecida por suas paisagens naturais incríveis, como as geleiras, vulcões, fontes termais, auroras boreais… Sem dúvidas é um país fascinante e único que precisa estar na lista de todo viajante, principalmente para aqueles que buscam aventura, beleza natural e cultura única.

E por falar em cultura, a Islândia é rica em tradições, mitos e lendas, e a música e a literatura são uma parte importante da vida cotidiana dos islandeses.

Agora que você já sabe que o país está além da beleza natural, se liga neste roteiro completo para organizar a sua viagem!

casa branca e marrom perto do lago e da montanha
A Islândia é considerada um dos países mais lindos do mundo! O país promete e entrega beleza natural, cultura e acolhimento! Confira nosso roteiro (Fonte: Unsplash)

Onde a Islândia está localizada no mapa?

Antes de tudo, entender onde o país está localizado é importante, pois assim o viajante pode se preparar em relação ao clima, época e costumes.

A Islândia é uma ilha localizada no extremo norte da Europa, no Oceano Atlântico, entre a Groenlândia e a Noruega.

É uma ilha situada no extremo noroeste da Europa, e é a segunda maior ilha da Europa, atrás apenas da Grã-Bretanha. O país está situado na zona de convergência entre as placas tectônicas norte-americana e euroasiática, o que faz com que o país tenha uma atividade vulcânica e sísmica significativa.

Com uma população de pouco mais de 350 mil pessoas, a Islândia é uma das nações menos densamente povoadas do mundo. Sua capital, Reykjavík, é a cidade mais ao norte do mundo com uma população de mais de 100.000 habitantes.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d7011216.232477233!2d-28.179117449263412!3d64.59444444560536!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x48d22b52a3eb6043%3A0x6f8a0434e5c1459a!2zSXNsw6JuZGlh!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1681829387473!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Quando visitar a Islândia?

Definir sobre a melhor época para viajar, depende muito do que o viajante busca, como por exemplo: na Islândia, a alta temporada turística ocorre durante os meses de verão, entre o meses de junho a setembro, quando as temperaturas são mais amenas, os dias são mais longos e as estradas de acesso aos destinos turísticos estão mais acessíveis.

Durante essa época, você pode aproveitar mais as atividades, como caminhadas em trilhas, observação das baleias, passeios de barco e visitas a fontes termais naturais.

No entanto, se você estiver interessado em ver a Aurora Boreal, a melhor época para visitar a Islândia é durante o inverno, que ocorre entre o mês de novembro e meados de março.

Mas é importante que saiba que durante o inverno, as noites são mais longas e escuras, mas que cria condições perfeitas para ver as luzes do norte.

Clima

O clima da Islândia é caracterizado por ser frio, úmido e ventoso. Devido à sua localização no extremo norte do Atlântico, a Islândia tem um clima oceânico sub polar, com temperaturas médias variando entre 0°C e 10°C ao longo do ano.

No entanto, o clima na Islândia pode ser imprevisível e pode mudar rapidamente, especialmente durante o inverno. Durante o inverno, as temperaturas podem cair abaixo de zero e há a possibilidade de neve e tempestades de vento.

Já durante o verão, as temperaturas podem subir um pouco, mas ainda podem ser frescas em comparação com outros destinos turísticos.

É importante estar preparado para essas condições ao visitar o país, especialmente se você planeja fazer atividades ao ar livre.

Quais são os documentos necessários para visitar a Islândia?

E claro, não menos importante: preparar a documentação é um passo fundamental de uma viagem, por isso, é sempre importante verificar as exigências que o governo do país exige dos turistas.

Para visitar a Islândia, os viajantes brasileiros precisam de um passaporte válido por pelo menos três meses a partir da data de entrada no país. Não é necessário visto para estadias de até 90 dias.

Além disso, é recomendável que os viajantes tenham um seguro de viagem para viajar para a Islândia válido que cubra despesas médicas e de emergência durante a estadia na Islândia. A cobertura do seguro deve incluir assistência médica.

Mas fique tranquilo, a Real faz uma comparação sobre os melhores seguros de viagem que se adequam ao seu perfil. Além de ser custo benefício!

É só clicar no botão “cotar” e ver as opções:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Os viajantes também devem estar cientes de que a Islândia faz parte do Espaço Schengen, o que significa que as autoridades de imigração podem solicitar informações adicionais ou documentos que comprovam a sua acomodação, passagem de volta e comprovante de recursos financeiros suficientes para cobrir os custos durante sua estadia.

Moeda

A moeda oficial da Islândia é a coroa islandesa (ISK). A coroa islandesa é uma moeda flutuante e seu valor em relação a outras moedas pode variar bastante ao longo do tempo.

É recomendável que os viajantes brasileiros troquem sua moeda antes de viajar para a Islândia ou usem cartões de crédito internacionais, que são amplamente aceitos no país – alguns estabelecimentos também podem aceitar euros, dólares americanos ou libras esterlinas, mas é recomendável verificar a taxa de câmbio antes de fazer uma transação.

Além disso, vale frisar que a Islândia é um destino turístico relativamente caro, e os custos das atividades, acomodações e refeições podem ser elevados.

Segurança

A Islândia é considerada um país seguro para visitar. Ela tem um baixo índice de criminalidade, e os visitantes geralmente se sentem seguros ao explorar as cidades, vilas e áreas rurais do país.

As autoridades locais também fornecem informações atualizadas sobre as condições de segurança no país, e é recomendável que os visitantes se informem sobre essas informações antes de viajar para a Islândia.

No geral, a Islândia é considerada um destino turístico seguro e acolhedor para visitantes de todo o mundo.

Transporte

Em relação ao transporte na Islândia, costuma ser um pouco limitado, especialmente em áreas remotas, mas existem opções disponíveis para os viajantes explorarem o país.

Carros são a opção mais popular para se locomover na Islândia. Existem várias empresas de aluguel de carros disponíveis nos aeroportos e nas principais cidades do país. É recomendável reservar um carro com antecedência, especialmente durante a alta temporada de turismo, para garantir disponibilidade e preços competitivos.

Como mencionado sobre as condições climáticas do país, vale ressaltar que as estradas na Islândia podem ser desafiadoras, especialmente durante o inverno, e devem tomar precauções de segurança ao dirigir.

Também existem serviços de ônibus disponíveis na Islândia, que oferecem rotas entre as principais cidades e vilas do país.

Os ônibus são confortáveis e seguros. Além disso, existem serviços de ônibus especiais para turistas que visitam atrações populares, como o Círculo Dourado ou a Lagoa Azul.

Onde se hospedar na Islândia?

Existem várias opções de hospedagem na Islândia, desde hotéis de luxo até albergues econômicos e acampamentos. Aqui estão três opções de hospedagem em diferentes faixas de preço e estilo:

1. Hotel Rangá

Esse hotel é considerado de luxo e está localizado no campo islandês, a cerca de 100 km a leste de Reykjavik.

Com vista para o rio Rangá, o hotel oferece quartos e suítes decorados com temas islandeses, bem como um spa com sauna, banheira de hidromassagem e tratamentos de spa.

O hotel também possui um restaurante que serve pratos locais, incluindo salmão, cordeiro e bacalhau.

2. Reykjavik Downtown Hostel

Esse é um Hostel e ele é mais econômico. Localizado no coração de Reykjavik, perto de muitas atrações turísticas, bares e restaurantes.

O hostel oferece dormitórios compartilhados e quartos privativos, bem como uma cozinha compartilhada, lavanderia e sala de jogos. Ele é uma boa opção para viajantes que querem economizar e desejam ficar no centro da cidade.

3. Hotel Ion Adventure

O hotel boutique está localizado no Parque Nacional de Thingvellir, a cerca de 50 km a leste de Reykjavik.

O hotel oferece quartos com vistas deslumbrantes das montanhas e do lago, bem como um spa com sauna, banheira de hidromassagem e tratamentos de spa.

O hotel também possui um restaurante que serve pratos locais com ingredientes sazonais.

É recomendável reservar com antecedência, especialmente durante a alta temporada de turismo, para garantir disponibilidade e melhores preços.

Viagem para Islândia: roteiro para 7 dias no país

Não sei para você, mas conhecer os pontos do destino desejado é a melhor parte! Claro que todas as informações sobre o país são bem necessárias e nos ajuda a programar melhor a viagem sem ter que passar por perrengues.

Pensando nas experiências de outros viajantes, separamos uma lista completa de lugares e atividades imperdíveis na Islândia. Segue o fio do roteiro!

Dia 1: Reykjavik

Comece sua viagem na capital islandesa, Reykjavik. Explore bem a cidade, incluindo a icônica igreja Hallgrimskirkja, o Harpa Concert Hall, o porto e o centro histórico.

foto de um edifício alto e iluminado com o céu azul escuro e uma estatua em frente ao edificil
Hallgrimskikja é uma igreja luterana da Islândia, localizada na capital (Fonte: Unsplash)

Dia 2: Círculo Dourado

Que tal um tour pelo Círculo Dourado? O tour inclui três atrações principais: o Parque Nacional Thingvellir, a Geysir e a cachoeira Gullfoss. Admire as paisagens espetaculares e aprenda sobre a história e geologia da região.

Para uma experiência gastronômica única perto do Círculo Dourado, é recomendavel o restaurante Fridheimar.

Ele está localizado perto do Parque Nacional Thingvellir e é famoso por seus tomates cultivados em estufa e sopa de tomate. O restaurante também serve pratos de cordeiro e saladas frescas.

foto aerea do circulo dourado conhecido como centro do mundo
cascada dourada, conhecida também como Circulo dourado, é o ponto mais visitado
da Islândia. (Fonte: Unsplash)

Dia 3: Costa Sul

Explore a costa sul da Islândia, incluindo a cachoeira Seljalandsfoss, a cachoeira Skogafoss e a praia de areia preta de Reynisfjara. Se tiver tempo, faça uma parada no Sólheimajökull Glacier para uma caminhada guiada.

pessoa em frente a cachoeira durante a noite sob o céu estrelado
Parece até montagem, né? Mas isso é a maravilha real da Iceland (Fonte: Unsplash)

Dia 4: Lagoa Azul e Península de Reykjanes

Visite a famosa Lagoa Azul, um spa geotérmico popular conhecido por suas águas azuis turquesa e propriedades terapêuticas.

Em seguida, explore a Península de Reykjanes, com suas paisagens vulcânicas e geotérmicas, incluindo o Geopark de Reykjanes.

Depois, você pode experimentar o Lava Restaurant. Ele está localizado dentro do Hotel Blue Lagoon e oferece pratos inspirados na culinária islandesa, como salmão defumado e cordeiro.

solo coberto de neve durante o dia
Já imaginou tomar banho em uma piscina natural rodeada de gelo? Na Islândia é possível! (Fonte: Unsplash)

Dia 5: Norte da Islândia:

Faça uma viagem para o norte da Islândia, incluindo a cidade de Akureyri, o Lago Mývatn, os crateras de Hverir e a cachoeira Goðafoss. A região é conhecida por sua beleza natural e geologia única.

foto aérea do céu verde iluminado do lago myvath
O lago Myvatn possui lindos recantos. É possível admirar os atrativos da natureza (Fonte: Unsplash)

Dia 6: Costa Leste

Explore a costa leste da Islândia, incluindo a cidade de Egilsstaðir, o desfiladeiro de Hengifoss e o Parque Nacional Vatnajökull, que abriga o maior glaciar da Europa.

homem em pé na caverna de gelo durante o dia
Vatnajokull é o maior parque nacional da Europa e a segunda calota de gelo do continente. (Fonte: Unsplash)

Dia 7: Região Oeste

Termine sua viagem na região oeste da Islândia, incluindo as penínsulas de Snaefellsnes e Westfjords. Admire as paisagens deslumbrantes, incluindo as formações rochosas de Arnarstapi e o Parque Nacional de Snaefellsjökull, que inspirou o livro "Viagem ao Centro da Terra" de J.Verne.

formação rochosa com a tonalidade marrom e verde refletida no lago
A península Snaefellsjokull foi cenário de um livro (Fonte: Unplash)

Ei, viajante! Chegamos ao fim deste roteiro! Espero que esses pontos tenham te surpreendido ainda mais! Anote tudo e não esqueça nada. Boa viagem :)

Até!