sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Austrália!

A  Austrália é um país que está na lista da maioria dos brasileiros. O país é rico em cultura, lazer e a educação é um dos pontos fortes. Inclusive, muitos estudantes brasileiros viajam para a Austrália a fim de realizar intercâmbio. 

Além dos cangurus e coalas, a Austrália oferece uma diversidade de coisas para fazer, belas paisagens e excelente qualidade de vida. 

Neste artigo, separamos informações importantes sobre quais documentações necessárias, moeda e custo de vida do lugar. Confira todas essas informações abaixo: 

Vista do alto para o mar imenso de Sydney - Austrália
Austrália é considerado um país com uma excelente qualidade de vida e oportunidades (Fonte: Unsplash)

Onde a Austrália está localizada no mapa?

A Austrália está situada no continente Oceania (do outro lado do mundo) e é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico. O país é considerado o 6º maior do mundo com 7.686.850 km2 de extensão

Sua capital é a cidade de Camberra. No centro do país há uma região desértica com uma grande presença do Deserto da Areia. O país também é um grande produtor de recursos naturais e alimentos e possui uma biodiversidade única.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d60949550.79698232!2d95.47468769797501!3d-21.189562525113576!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x2b2bfd076787c5df%3A0x538267a1955b1352!2sAustr%C3%A1lia!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1673458418534!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Quantas horas de viagem para a Austrália? 

São mais de 15.569 km de distância entre o Brasil e a Austrália. É tão longe que o fuso horário chega a 13 horas de diferença. 

Mas para saber como chegar na Austrália, é importante ressaltar que os voos partindo do Brasil até a Austrália duram em torno de 1 dia e algumas horas, praticamente. 

Partindo do aeroporto de Guarulhos (GRU) em São Paulo até o aeroporto de Doha (DOH) são 11 horas. De Doha até Sydney dura em torno de 14 horas

Moeda da Austrália 

A moeda da Austrália é o dólar Australiano que equivale 1 AUD = R$3,60, atualmente, do nosso real, porém mais barata que o dólar americano. 

No entanto, a moeda é bem comercializada por causa da estabilidade do governo e excelente para aproveitar a qualidade de vida nas cidades da Austrália. 

Além disso, se o seu propósito for viajar para a Austrália para estudar e/ou trabalhar,  saiba que o salário mínimo no país é considerado o maior do mundo. 

Segurança da Austrália

A segurança pública na Austrália é considerada excelente e é um dos países com os menores índices de criminalidade do mundo.

Claro, existem riscos como em qualquer lugar, mas em comparação não tem uma taxa de roubos alta. Isso se dá pelas oportunidades e semelhança social no país. 

Além disso, em casos de necessidades, a segurança do país é bastante efetiva e promove tranquilidade nesse sentido. 

Clima da Austrália 

Assim como no Brasil, a Austrália é um país de dimensões continentais que fica abaixo da linha do equador e na região da Oceania. O país é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico.

O clima por lá é variado durante o ano: na região Norte o clima é tropical, já na região Sul é temperado e entre eles, deserto.

O verão na Austrália costuma ser bem quente e úmido. As temperaturas desta estação chegam a 44ºC. A estação começa no mês de dezembro e se estende até o mês de fevereiro.

no inverno, o clima no país chega em torno de 5 a 15ºC. O início do inverno por lá ocorre no mês de junho e se estende até o mês de agosto. 

Pessoas esquiando na cidade de Thredbo, Austrália
Na Austrália é possível visitar praias, desertos e até estações de esqui! Então pesquise bastante sobre o clima na época e região que você irá visitar o país.


Documentação necessária para entrar na Austrália 

Um dica para viajar tranquilo é se organizar bem, principalmente com os documentos, sendo o primeiro passo que você precisa dar antes de comprar as passagens áreas, fechar estadias e afinidades. 

Antes de tudo, ter um passaporte válido é importante para realizar qualquer viagem internacional. Você pode conferir neste artigo todas as dicas de como tirar ou renovar o seu: 

O segundo passo é tirar o visto e isso depende muito do seu objetivo na Austrália; suponhamos que você vá estudar: é importante que você converse com uma agência de intercâmbio para saber qual visto aplicar. 

Agora, é importante ressaltar que a Austrália tem uma infinidade de vistos que vão desde turismo, visto para trabalho, estudos e residência permanente

É recomendável que você faça um bom planejamento financeiro para ter noção de quanto tempo pretende ficar, dependendo da aplicação do seu visto. Outros documentos que também são super importantes: 

Certificado da vacinação da Febre Amarela 

É importante ter todas as vacinas em dia para evitar quaisquer eventualidades durante a sua viagem. Ter a vacina é importante e o oficial da imigração pedirá a carteira e certificado internacional da febre amarela. 

Cartão de Entrada de Passageiros (IPC) 

Ao embarcar rumo à Austrália, um documento será entregue a você para ser preenchido. Esse documento é uma declaração que deverá ser preenchida com tudo o que você carrega nas malas e mãos. 

Carta da escola (COE) 

 Para intercambistas que vão estudar, é importante ter a declaração que comprove a sua matrícula na agência ou escola de intercâmbio. 

Comprovante de Hospedagem 

É necessário que tenha o comprovante de hospedagem em mãos para apresentar na imigração. Caso vá se hospedar na casa de amigos ou parentescos, precisará ter os dados dessa pessoa em mãos, como: endereço, número de telefone e nome completo e número do documento. 

Passagem de retorno 

Para os turistas que irão passar em até 12 semanas no país, o comprovante da passagem é importante para comprovar que você não tem a intenção de deixar seu país de origem. 

Apólice de Seguro Viagem 

É recomendável ter um seguro viagem que te acompanhe durante a sua viagem para a Austrália. Assim, evita que qualquer imprevisto traga aborrecimentos durante sua jornada, como extravio de bagagens. Mas além disso, nada melhor do que viajar em segurança! 

Faça uma cotação e saiba qual o melhor seguro para você clicando no botão abaixo: 

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Dinheiro em Espécie

Pode viajar com até 10.000 dólares australianos sem precisar declarar. Qualquer quantia acima deste valor, precisará ser declarada.

Custo de vida na Austrália 

Sabemos que em todo e qualquer lugar o custo de vida tem uma variação dependendo da região onde você escolher morar. Na Austrália não é diferente.

Mas, baseando-se em grandes cidades como Sydney, Melbourne e Gold Coast, separamos mais ou menos quanto custa o valor de aluguel, transporte e alimentação para você saber. 

Se decidir morar em zonas mais afastadas, o valor do aluguel fica mais ou menos em torno de 350 a 500 dólares. Já se preferir morar no centro ou perto das praias, o aluguel fica em torno de 700 a 1.000 dólares - tudo isso depende do imóvel também. 

Para se locomover nas cidades, é importante que você saiba que o país tem uma ótima infraestrutura e os meios de transportes são ótimos.

Por lá, as pessoas costumam andar de bicicleta, mas para viajar de transporte público, é necessário adquirir o Go Card., e cada viagem sai em torno de 42 dólares por semana. 

Em relação à alimentação, dependo do estilo de vida, a média para fazer compras sai em torno de 70 dólares por semana. Além disso, o Fast-Food no país é bem barato. Pra você ter noção, uma pizza custa em torno de 3 dólares. 

É importante frisar que o custo de vida na Austrália é bom, principalmente pelas oportunidades de trabalho no país e pro dólar australiano ser bem comercializado. 

Mão segurando notas de dólares australiano
Austrália tem um dos maiores salários mínimos do mundo (Fonte: Unsplash)

Bom viajante, agora que você tem todas as informações necessárias para programar a sua viagem para Austrália, não esqueça de anotar tudo e providenciar todos os documentos importantes, principalmente seu seguro viagem seguro viagem! 

Espero que tenha gostado e te vejo no próximo artigo sobre os melhores pontos turísticos para você conhecer na Austrália.  Até! :)