sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Relato de como viajar de motorhome pelo Brasil!

Desfrutar de uma viagem de avião já é uma delícia, mas agora imagina percorrer os destinos numa experiência de 4 rodas?

Uma das vantagens de viajar de motorhome é, além de ter uma conexão com a natureza e as estradas, é também, ter a liberdade de construir seu próprio roteiro e seguir sua intuição: afinal, você não precisa seguir arrisca um só destino quando se tem a liberdade de explorar outros pontos com o seu automóvel.

Algumas pessoas ainda têm a mentalidade de que não é possível, mas cada vez mais viajantes têm buscado por essa possibilidade de road trip. Pensando nisso, trouxemos uma pessoa que vivenciou essa maravilha que é viajar de motorhome.

Emily Cristine, estudante de Jornalismo, compartilhou com a Real as experiências que ela teve de motorhome junto com o seu pai que é fotógrafo e aventureiro. Nesta entrevista ela aborda sobre suas vivências e quais as dicas têm para quem quer começar a explorar esse tipo de viagem onde a nossa casa viaja com a gente. Veja:

kombi amarela na estrada e o cenário da vista com rochas na cor marrom
Viajar de motorhome é uma experiência incrível e a Real te mostra as vantagens.(fonte: Unsplash)

Com base nas suas experiências, como é viajar de motorhome?

Emily Cristine: A minha viagem de motorhome começou a partir do meu pai, pois ele é fotógrafo e sempre gostou de viajar. Um dia ele uniu todos esses gostos e comprou uma Kombi, reformou e foi estruturou ela com móveis aos poucos.

A experiência que é poder viajar de motorhome é surreal! Não há nada que possa comparar (a experiência), porque é você viajar carregando a sua casa junto.

Se estiver com vontade de parar em uma praia, numa praça ou qualquer lugar desejado, a sua casa estará com você.

kombi verde parada sob o por do sol
Kombi do pai da Emily (Arquivo pessoal)

Quais são as dicas de segurança para quem quer começar esse tipo de viagem?

Emily Cristine: Uma das principais dicas que eu dou para quem deseja explorar a viagem de motorhome é parar na área de campismo ou lugares que sejam próximos de campis. Geralmente motorhomes tem espaço para higiene pessoal, tomar banho, realizar as necessidades.

Mas alguns outros não tem. Então ficar em algum campi possibilita o acesso a higienização com mais facilidade.

Todos os lugares que já passei pelo Brasil, foram seguros.

Viajei para Paraty-RJ e lá eu e minha família ficamos na área de campismo que era de frente para a praia - eu acordava com o som do mar!

Depois tivemos a experiência de ficar em Ubatumirim, litoral norte de São Paulo, e lá eu fiquei com meu pai durante 4 dias.

A Kombi do meu pai já é equipada, temos chuveiro para tomar banho, caixa d'água, a única coisa é que temos que ficar reabastecendo a caixa em postos - e é muito essa questão de estar aberto para conhecer e conversar com as pessoas para conseguir esses recursos com mais facilidade também.

Nessa viagem para Ubatumirim, eu e meu pai conhecemos outras 4 famílias que também estavam de motorhome e um carro estrada que estava equipado - eu achei isso curioso por ser um carro pequeno! E lá onde tínhamos estacionado a Kombi junto com os outros veículos, apelidamos carinhosamente de condomínio dos motorhomes.

Tivemos a experiência de partilhar junto com essas famílias e cozinhar juntos; uns davam macarrão, outro dava a carne… Lembro que no dia eu tinha esquecido o meu protetor solar e meu vizinho de motorhome me emprestou. Então foi uma experiência diferente do que eu já tinha vivido na estrada.

Dica da Real: existem aplicativos que auxiliam muito em ver lugares para pernoitar. Nesses aplicativos mostram vários pontos para parar em segurança, que tem água, energia etc.

kombis parada na areia da praia a luz do dia
A viagem tem o poder de conectar outras vivências e culturas (Arquivo pessoal)

Como funciona a manutenção do veículo?

Emily Cristine: para fazer um bom funcionamento do motorhome, nós utilizamos placa-solar com inversor de energia para o funcionamento dos eletrodomésticos, como o frigobar, para carregar celular. Toda manutenção como se fosse ter em casa.

E ter cuidados básicos de levar o carro para a revisão, principalmente quando você está muito tempo na estrada.

Quais as diferenças de viajar de carro, se hospedando em hotel?

Emily Cristine: Falando de uma pessoa que está sempre viajando com o pai e inúmeras vezes já nos hospedamos em hotéis, pousadas e que fomos de carro normal, são duas experiências completamente diferentes.

A principal diferença é em relação ao valor, porque existe o gasto de ter que pagar pousada, diárias… e de repente você fica em um lugar um pouco distante e tem que ir de carro para outros lugares.

Quando você está de motorhome, você está o tempo todo dentro da sua casa. Você tem a liberdade de ir para outros lugares sem se preocupar.

visão traseira de uma kombi que esta estacionada de frete para o mar
Ter cuidado com o seu veículo é fundamental para uma viagem em segurança (Arquivo pessoal)

Alguma mensagem final para os leitores que estão pensando em fazer uma viagem de motorhome?

Emily Cristine: É muito bom ver que o meu pai está realizando o sonho dele aos poucos. Nós não estamos com o motorhome há tanto tempo, tem um pouco mais de 2 anos mais ou menos, e ver essa construção do carro pouco a pouco é muito gratificante!

Para os viajantes que têm vontade de ter ou viajar de motorhome, ressalto que é uma experiência muito boa e única. Você tem a oportunidade de conhecer outros lugares com mais facilidade, você conhece muitas pessoas pelo caminho e, por incrível que pareça, existe uma rede de apoio muito grande - pessoas que compartilham suas experiências nas redes sociais e você segue as dicas e vê essa trajetória dos viajantes.

Eu quero cada vez mais conhecer novos lugares com meu pai, quero ir futuramente para fora do Brasil de motorhome porque é uma aventura especial!

moça sentada em cima do teto da kombi estacionada na areia da praia
Emily Cristine dividiu com a Real suas experiências viajando de motorhome(Arquivo pessoal)

E nós da Real estamos torcendo e vibrando por este desejo de viajar Brasil a fora! 🚐