sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Toscana, na Itália: conheça as melhores cidades + roteiro de 9 dias

A Toscana é uma das regiões mais românticas da Itália e tem uma cultura riquíssima. Repleta de vilas medievais, vinícolas, campos de girassóis e uma beleza natural de tirar o fôlego. 

Se você sonha em conhecer essa região italiana, acompanhe o artigo da Real para descobrir quando ir, quais as melhores cidades e nossa sugestão de roteiro para 9 dias pela Toscana! 

Duomo de Siena na Itália
A Toscana é rica em cultura, construções imponentes e natureza exuberante, como vemos na cidade de Siena.


Qual a melhor época do ano para ir à Toscana?

Cada estação tem seu próprio charme na Toscana, e provavelmente você vai querer conhecer a região em mais de uma estação do ano! Durante o outono a paisagem recebe um tom marrom e as folhas avermelhadas no chão dão o charme à temporada. As cidades já estão mais vazias e os preços mais em conta.

No inverno as temperaturas não são tão baixas nas cidades principais, como Pisa e Florença. Mas nas áreas mais altas há estações de esqui e em dezembro você pode acompanhar a colheita das azeitonas e degustar "azeite novo".

A primavera, para alguns, é a estação mais bonita na Toscana. As temperaturas são amenas e os campos ficam completamente floridos. Por fim, o verão é considerado a alta estação. Os dias são mais longos e mais quentes, e você pode aproveitar para fazer mais passeios.

No finalzinho do verão, por volta de agosto e setembro, acontece a vindima, a colheita das uvas. Muitas cidades da Toscana fazem festas para celebrar a colheita e você pode experimentar os vinhos da região.

Leia nosso artigo sobre a documentação necessária para brasileiros entrarem na Itália.

Quais as melhores cidades da Toscana?

A Toscana é uma região do centro da Itália. Suas principais cidades são Florença, capital da região, e Pisa. Ela é banhada pelo mar, mas também tem montanhas e muitas atrações no seu interior.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d1233347.2792660869!2d10.392477157427763!3d43.47700666433891!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x12d42b531080347b%3A0xbac6c3ba5b2059ab!2zVG9zY8OibmlhLCBJdMOhbGlh!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1665406875704!5m2!1spt-BR!2sbr)__

A região da Toscana foi ocupada por vários povos e sua cultura se desenvolveu muito, principalmente devido ao intenso comércio marítimo da região.

Florença, por sinal, é conhecida como o berço do Renascimento, e a região possui atualmente 7 patrimônios da Unesco, entre eles o Centro Histórico das cidades de Siena, Pienza, Florença e San Gimignano, a Piazza del Duomo de Pisa, os jardins Médici e os cenários do Val’dOrcia.

Agora vamos conhecer um pouco das principais cidades da Toscana!

Florença

A capital Florença é, com certeza, a cidade mais importante da região. Caso sua viagem seja exclusivamente pela Toscana você poderá, inclusive, desembarcar no aeroporto de Florença e seguir viagem de lá. 

A cidade renascentista fica próxima ainda de Pisa, Siena e Arezzo, outras cidades que você vai querer conhecer. Como dito, seu centro histórico é considerado patrimônio da Unesco, e encanta pelos casarões, ruas de pedra e acervo arquitetônico.

Vista de igreja em Florença, Itália
O Duomo de Florença se sobressai na paisagem.


Visite os museus Gallerie dell”Accademia, onde está o original Davi de Michelangelo, e a Gallerie degli Uffizi, que tem obras de Leonardo, Botticelli, Raffaello, Tiziano e Caravaggio Lembrando que você pode comprar os ingressos para esses e outros museus pelo site oficial do Firenze Musei. Assim você evita as longas filas, principalmente na alta estação.

Conheça também a Catedral de Santa Maria del Fiore, o "Duomo" de Florença, o Battistero di San Giovanni e o Museo dell”Opera, o Palazzo Vecchio e as Cappelle Medice, que guardam os túmulos dos Médici mais famosos. Por fim, tome um café na Piazza della Repubblica para sentir o clima de Florença!

Lucca e Pisa

Partindo de Florença, está na hora de conhecer a primeira cidade medieval da viagem: Lucca! A cidadezinha é protegida por 16 muralhas e tem um centro histórico cheio de igrejas, praças e torres. O Duomo de Lucca é incrível e vale a visita, assim como a Piazza Anfiteatro, com edifícios medievais no local de um antigo anfiteatro romano.

Praça na cidade de Lucca, Itália
Lucca é uma pequena cidade medieval perto de Pisa


Um dos maiores atrativos de Lucca é andar pelas suas ruas e aproveitar a gastronomia local, típica toscana. E no caminho entre Florença e Lucca você encontra Montecatini Terme, um dos mais famosos centros termais da Europa.

Partindo para Pisa, a primeira atração provavelmente será a torre inclinada. Depois dela, visite o Batistério de São João, a Praça de Cavaleiro, a Praça dos Milagres e o Orto Botanico di Pisa.

Torre de Pisa, na Itália
A Torre de Pisa é um dos principais cartões postais da Itália.


San Gimignano e Siena

Partindo de Pisa em direção a Siena, você encontrará diversas cidadezinhas que, se possível, valem a parada. Uma delas é San Gimignano, uma cidade medieval no vale Elsa que é famosa pelas suas 14 torres e arquitetura. 

A cidade é realmente bem pequena e tem cerca de 7 mil habitantes. Contudo, como recebe muitos turistas, está sempre cheia. Aproveite para curtir o centrinho andando,  

Seguindo para Siena, se prepare para se encantar com o Duomo de Siena, a Piazza del Campo, a Fonte da Alegria e o Palazzo Pubblico. A cidade fica no alto de uma colina numa região rural, e pode ser sua base para visitar os pequenos vilarejos ao redor.

Construções históricas em Siena, Itália
Caminhar por Siena é como visitar o passado


Lucignano, Cortona e Arezzo 

Agora partiremos para a Toscana que você conhece dos filmes! A caminho de Arezzo, passaremos ainda por duas lindíssimas cidades: Lucignano e Cortona. Lucignano é uma vila que fica no topo de uma colina com vista para o Vale di Chiana.

O principal atrativo são as estradas elípticas construídas na época medieval e que estão intactas até hoje. É também um ótimo lugar para descansar e aproveitar a vida Toscana, mesmo que por um dia.

Já Cortona é a cidade onde se passa o livro Sob o Sol da Toscana, de Frances Mayes. As colinas são lindas, as ruas encantadoras e a gastronomia marcante. Aprecie as muralhas da cidade, a Igreja de Santo Agostinho, a Piazza della repubblica (que aparece no filme “Sob o sol da Toscana”) e o Museo dell’Accademia Etrusca e della Città di Cortona.

Rua em Cortona, na Toscana, Itália
Não deixe de provar um verdadeiro prato toscano em Cortana!


Arezzo, por sua vez, é o pano de fundo do filme A Vida é Bela. Então, quando você visita a cidade, você descobre o porquê: o centro histórico de Arezzo é lindo e intocado. Ela foi ocupada pelos etruscos e recebeu muita influência deles, além de ter sido uma república independente durante a Idade Média.

Não deixe de visitar a Igreja de Arezzo de San Francesco, o Museu Arqueológico, a ​​Piazza Grande, o Duomo de Arezzo (no topo da colina, perto da Fortaleza da cidade e dos jardins) e o  Palazzo Comunale. 

Chianti, Montepulciano e Montalcino: no caminho do vinho

Agora, se você é amante dos vinhos, planeje sua viagem para a época da colheita e aproveite as cidades de Chianti, Montalcino e Montepulciano. A rota de vinhos de Chianti fica numa área montanhosa entre Siena e Florença, então você pode fazer esse percurso quando estiver retornando para Florença.

Vista das vinícolas através de uma janela em Castellina in Chianti, Itália
Mesmo quem não aprecia vinhos não pode perder a oportunidade de conhecer as vinícolas de Chianti.


Além das vinícolas, atrações principais da região, vale visitar também o Museu de Arqueologia de Chianti! Já em Montepulciano você poderá provar o Vino Nobile di Montepulciano, um vinho que tem sido consumido desde a Idade Média e é considerado um dos melhores da Itália.

Montepulciano é cercada por fortificações medievais e é ainda um lugar perfeito para aproveitar as carnes e queijos da região. Menor do que Montepulciano, vale a pena passar também por Montalcino.

A cidade é menos turística, mas é ali que se produz o Brunello di Montalcino, outro vinho que é considerado por alguns o melhor da Itália. Visite também o Museo Civico e Diocesano de Arte Sacra!

O que fazer na Toscana em 9 dias?

Caso queira aproveitar ao máximo os encantos da Toscana, recomendamos que passe, pelo menos, 9 dias. Há formas mais rápidas de visitar a Toscana que são com os tours, no estilo bate-volta, que saem geralmente de Florença.

A depender da quantidade de dias que você vai ficar, e de quais cidades você vai priorizar no seu roteiro, essa pode ser uma opção. Nossa sugestão de roteiro para 9 dias na Toscana é:

  • 2 dias em Florença
  • 2 dias em Lucca + Pisa
  • 2 dias em San Gimignano + Siena 
  • 1 dia em Lucignano, Cortona e Arezzo
  • 2 dias na região do Chianti e volta para para Florença

Lembrando que as distâncias entre as cidades da Toscana são bem curtas, então você pode passar por vários outros vilarejos enquanto se desloca entre as cidades principais. Algumas distâncias (de carro) entre as cidades da Toscana:

  • Florença - Pisa: 1h20
  • Florença - Siena: 1h20
  • Pisa - Siena: 1h50
  • Siena - Arezzo: 1 hora
  • Arezzo - Florença: 1 hora

Vai passar mais tempo na Itália? Conheça as 15 cidades italianas mais visitadas!

Dicas da Toscana

Agora que você já conhece bem a região da Toscana, vamos deixar mais algumas dicas fundamentais para sua viagem ser um sucesso:

  • Reserve os restaurantes, vinícolas e compre os ingressos dos museus com antecedência porque alguns costumam esgotar, principalmente na alta estação;
  • Os centros históricos da maioria das cidades da Toscana só podem ser visitados a pé, então procure um estacionamento logo quando se aproximar da região;
  • Lembre-se que o seguro viagem para a Itália é obrigatório e deve ter uma cobertura de no mínimo 30 mil euros!
  • Respeite as regras de trânsito, caso for alugar um carro, e tenha em mãos a sua Permissão Internacional para dirigir.
A Toscana é uma região sem igual!


Tire todas as suas dúvidas na nossa FAQ sobre viagem para Toscana: