sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

História, cultura e curiosidades sobre Toledo, na Espanha!

Uma cidade que fica em uma colina em meio a planícies e que parte dela é protegida por muralhas do período medieval: essa é Toledo, na Espanha, a cidade das três culturas. 

Chamada dessa forma em razão da miscelânia entre muçulmanos, judeus e cristãos que no passado circulavam e viviam lado a lado, a cidade é muito rica culturalmente e historicamente, sendo destino imperdível quando o assunto é turismo na Espanha. 

Entardecer em Toledo, com casas da cidade espalhadas pelas colinas
Toledo é uma cidade que mantém características de diferentes períodos da história (Fonte: Canva)

Neste artigo, descubra informações e curiosidades sobre este destino turístico, saiba o que visitar e dicas para planejar a sua viagem para Toledo!

História da Cidade das Três Culturas: judeus, cristãos e muçulmanos convivendo em harmonia

A história e cultura da cidade de Toledo é muito interessante, o que faz com que ela seja um destino turístico único para se visitar.

Ela é habitada há, pelo menos, 2500 anos, passando por suas terras os celtas, árabes, romanos e bávaros. Sob domínio árabe, por volta do século V, que diferentes culturas e religiões passaram a conviver em harmonia por lá.

Essa característica deu à Toledo uma herança cultural, artística e arquitetônica únicas. Ao passear pela cidade você encontrará igrejas e catedrais romanas, sinagogas judias e mesquitas muçulmanas, além de construções e acervos artísticos que remetem aos mais diversos períodos da história da cidade, da Espanha e do continente europeu.

Ponte e muralhas de Toledo, Espanha
Em muitos momentos a cidade desperta nos visitantes uma sensação de viagem ao passado (Fonte: Canva)

Esse intercâmbio cultural característico da cidade foi e é muito importante, de modo a contribuir para os mais diferentes conhecimentos, como ciência, artes e arquitetura que, em razão da troca de culturas, possibilitou criações únicas.

Durante a Idade Média, Toledo era famosa por sua produção de aço, contribuindo com espadas e armaduras. Até hoje a cidade é centro de produções de ferramentas e manufaturas de aço.

Muitas disputas por território fizeram parte da cidade de Toledo, e a cada novo governo ou reinado, algo de diferente foi trazido para a cultura da região. Assim sendo, passear pela cidade é como conhecer um museu ao ar livre.

Leia também: mapa da Espanha: 8 cidades mais lindas para conhecer

Atrações imperdíveis em Toledo

Ficando há apenas 71km de distância da capital da Espanha Madri, levando em torno de 50 min de viagem de carro, Toledo é um destino imperdível para quem visitará a Espanha.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d49000.590929130056!2d-3.99942995!3d39.862209299999996!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0xd6a0bad0bb5fdf1%3A0xc67f5be86a75adfe!2sToledo%2C%20Espanha!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1678469832127!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Muitas pessoas conhecem essa encantadora cidade por meio de uma viagem bate-volta saindo de Madri, uma vez que, em apenas um ou dois dias, é possível apreciar as belezas deste destino.

Em razão disso, montamos um roteiro para um dia de visita em Toledo, citando as atrações imperdíveis que você não pode deixar de conhecer. Olha só:

1. Catedral de Toledo

Catedral de Toledo, na Espanha
A Catedral da Toledo é uma das maiores de toda a Espanha. (Fonte: Canva)

Esta catedral é bastante significativa na história de Toledo, uma vez que, em sua estrutura, há a combinação dos estilos gótico, romântico, renascentista, barroco e ainda da arte mudejar e da arte islâmica.

Construída por volta de 1226 e 1439, ela acumulou anos de história em seu interior, sendo a segunda maior Catedral da Espanha.

E mesmo a construção já sendo uma obra de arte por si só, ela ainda abriga diversas obras de arte de renome, de artistas como Goya, Caravaggio e El Greco.

2. Alcázar de Toledo

O Alcazar de Toledo, um castelo histórico de pedras
O Alcazar de Toledo é um dos pontos mais emblemáticos da cidade (Fonte: Canva)

O Alcázar, que fica no ponto mais alto de Toledo, sendo avistada já de longe, foi construído pelos romanos por volta do século III e é outro espaço que respira história.

Na época dos romanos, foi palácio e tribunal, depois, quando reformulada pelos cristãos, abrigou oficinas de seda, serviu de prisão, de Academia e Infantaria e quartéis militares.

Atualmente o espaço é destinado para o Museu do Exército e a Biblioteca de Castilla La Mancha. É um dos pontos turísticos mais importantes e mais visitados da cidade.

Além da sua importância cultural, o Alcázar de Toledo ainda oferece aos turistas uma vista incrível para a cidade e para o rio Tejo.

3. A Sinagoga de Santa María la Blanca

Detalhes da arquitetura da sinagoga de Santa Maria la Blanca, Espanha
Esta sinagoga é um dos principais monumentos judeus em Toledo (Fonte: Canva)

A sinagoga mais antiga da cidade, a Santa Maria la Blanca foi construída no século XII com características árabes e, mesmo sendo reformada em transformada em igreja católica mais tarde, ela é um símbolo da colônia judaica em Toledo.

Além dela, outra sinagoga que vale a pena conhecer é a sinagoga El Transito, que abriga o museu sefaradita e possui uma beleza arquitetônica que encanta aos olhos. Ela também representa bem a característica multi-religiosa que faz parte da cidade.

4. Museo del Greco, dedicado ao famoso pintor renascentista que viveu em Toledo

El Greco foi pintor, escultor, retratista e arquiteto, um dos principais representantes do movimento artístico Maneirismo.

O artista é chamado de El Greco pois nasceu na ilha grega de Creta, mas foi em Toledo que ele fincou raiz e produziu parte de suas criações artísticas mais importantes.

O museu foi construído com o objetivo de preservar suas obras. Muitas das criações do artista podem ser vistas em museus importantes do mundo, mas é apenas em Toledo que existe um museu dedicado a ele.

Ver a coleção deste museu é um passeio muito interessante para se fazer, uma vez que as obras deste artista são únicas e representam um movimento artístico importante para a história da Europa, assim como trazem um ar de nostalgia pelo fato do artista ter morado muitos anos de sua vida na cidade.

5. O Monastério de San Juan de los Reyes

Detalhes do Monastério de San Juan de los Reyes, em Toledo, Espanha
O Monastério de San Juan de los Reyes é um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica espanhola (Fonte: Canva)

Considerada uma obra da arquitetura, esse monastério é um dos edifícios cristãos mais importantes da cidade, já que remonta ao período da reconquista da Península Ibérica.

Foi construído como encomenda dos reis católicos em comemoração e agradecimento pela vitória na Batalha de Toro. Sua arquitetura é de encantar os olhos, com destaque para o pátio e claustro do local.

6. Mesquita Cristo de la Luz

Mesquita Cristo de la Luz, em Toledo, Espanha
A mesquita representa a passagem e contribuições do povo muçulmano nessa região (Fonte: Canva)

É a única representação da religião islâmica ainda existente na cidade. A mesquita remonta ao período califal, por volta do ano 1000 d.C.

Ao longo do tempo, ela dividiu funções entre mesquita e igreja e por fim foi transformada em templo cristão. Porém, sua presença na cidade diz muito sobre as diferentes culturas e religiões que fizeram parte dela.

7. Muralhas de Toledo

Outra herança medieval, a parte mais antiga da cidade é cercada por uma muralha de pedra com portais e pontes que fazem você viajar de volta ao período medieval.

É um passeio que pode ser feito a pé e que, além do mais, oferece uma vista muito bonita da região antiga da cidade de Toledo.

Todos estes lugares citados podem ser conhecidos ao longo de um dia de visita na cidade. No entanto, se você passar mais um tempo por lá, não irá se arrepender, pois Toledo possui ainda mais lugares bonitos para apreciar. Outras opções, para quem ficará na cidade por mais de um dia são:

  • Puerta del Sol;
  • Plaza de Zocodover;
  • Mosteiro de São João dos Reis;
  • Puente de Alcántara;
  • Igreja dos Jesuítas;
  • Estação de Trem de Toledo;
  • Igreja de Santo Tomé;
  • Mirador del Valle.

Dicas para visitar Toledo: o que ver, onde comer e onde se hospedar

A melhor época para conhecer Toledo é durante o verão espanhol. Como essa cidade possui muito passeios ao ar livre e que podem ser feitos a pé, o ideal é visitar a cidade em dias não chuvosos.

Durante o verão, a chuva costuma ser de apenas 20mm por mês e a temperatura média é de 20 a 25 graus, sendo ideal para aproveitar um roteiro de passeios pela cidade.

Se você optar por ficar mais de um dia e se hospedar por lá, a cidade possui opções de hotéis históricos ou pousadas charmosas que tornarão sua experiência turística ainda mais divertida.

Além disso, as hospedagens em Toledo costumam ser mais baratas em comparação a Madrid. A melhor região da cidade para se hospedar é nos arredores da Plaza Zocodover.

Prédio da Plaza Zocodover, com bandeiras em sua estrutura
O centro histórico de Toledo, além de ser uma atração turística em si, ainda tem ótimas opções de hospedagens (Fonte: Canva)

Para ir de Madrid até Toledo as melhores opções de transporte são ônibus e trem. Já para se locomover dentro da cidade, de um lugar para outro, o transporte público é uma ótima opção.

Meio de transporte favorito dos moradores de Toledo, os ônibus públicos da cidade são movidos a gás natural. Além de te levar onde precisa, é uma opção mais sustentável.

A gastronomia também é um ponto forte da cidade, sendo até outra atração turística, uma vez que a culinária de Castilla-La Mancha é deliciosa, elaborada com ingredientes elementares e com muita tradição.

Alguns dos pratos típicos de Toledo, que você pode experimentar ao conhecer a gastronomia local é o cochinillo (leitão assado) e o mazapán (massa de amêndoas).

Além disso, Toledo e Castilla-La Mancha estão entre as principais regiões vinícolas da Espanha, de modo que, se você gosta de vinho, uma dica é: não deixe de provar os vinhos de Toledo e, se puder, visite uma ou mais vinícolas da região.

E, para que sua viagem seja ainda mais proveitosa, aprecie as belezas de Toledo e de outros lugares da Espanha com a tranquilidade e paz de espírito de quem contratou um seguro viagem.

Com esse serviço, você garante assistência em situações de imprevisto como problemas de saúde, extravio de bagagens ou até mesmo cancelamento da viagem. Saiba mais sobre como funciona um seguro viagem para a Espanha e faça uma cotação para conferir planos e preços:

__CALLTOACTION(COTAR)__

Boa viagem e, se ainda ficou com alguma dúvida, confira nossa FAQ logo abaixo!