sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que fazer em 5 dias no Piauí: roteiro completo!

Situado na região Nordeste do Brasil, o Piauí é um estado que respira história, cultura e natureza vasta. Conhecido como a "Terra dos Carnaubais" e berço da cultura do caju, o Piauí atrai os visitantes pelas suas paisagens, que vão desde o litoral até o interior repleto de cânions, serras e sítios arqueológicos.

Além da riqueza natural, o Piauí também encanta pelos seus aspectos culturais, com festas populares, culinária típica deliciosa e um povo acolhedor e hospitaleiro.

Neste guia completo, vamos explorar o que você precisa saber antes de visitar esse destino cativante, incluindo informações sobre como chegar, a melhor época para viajar e um roteiro de 5 dias para explorar o que o Piauí tem de melhor.

Onde fica e como chegar no Piauí?

Localizado na região Nordeste do Brasil, o estado do Piauí faz divisa com o Maranhão (ao oeste), Ceará (a norte), Pernambuco (a sul) e Bahia (a sudeste). Sua capital é Teresina, conhecida como a "Cidade Verde", devido à sua grande quantidade de áreas verdes.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d4056501.6462090756!2d-43.199358249999996!3d-6.839254400000001!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x782e57c7080b28f%3A0x5ae7715404f694a5!2zUGlhdcOt!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1713364855866!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Como chegar:

Para chegar ao Piauí, você pode optar por voos diretos para Teresina, capital do estado, que possui um aeroporto internacional com voos regulares de diversas partes do Brasil. 

Além disso, é possível acessar o estado por meio de ônibus interestaduais ou carros particulares, utilizando as principais rodovias que conectam o Piauí aos estados vizinhos.

Qual a melhor época para ir ao Piauí?

O clima no Piauí é predominantemente tropical, com temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. A melhor época para visitar o estado vai de junho a setembro, período em que as temperaturas são mais amenas e há menor probabilidade de chuvas.

No entanto, se você busca aproveitar as festas populares, como o Carnaval e o São João, os meses de fevereiro a junho são ideais.

Documentos necessários:

Para visitar o Piauí, brasileiros precisam estar portando documento de identificação oficial com foto, como RG ou CNH. 

Para estrangeiros, é necessário apresentar passaporte válido e, em alguns casos, visto de entrada, dependendo da nacionalidade.

O que fazer no Piauí em 5 dias?

Com tantos lugares incríveis para conhecer no Piauí, montamos um roteiro de 5 dias para você aproveitar ao máximo sua viagem por essa região cheia de descobertas.

Desde praias paradisíacas até sítios arqueológicos, cada dia oferece uma experiência única e memorável.

Então, se prepare para conhecer as maravilhas naturais, culturais e históricas que o Piauí tem a oferecer. Sem mais delongas, vamos embarcar nessa jornada!

foot aerea da costa de Piuaí
Piuaí é cerdada de história, turismo, cultura e muita comida boa! (Imagem: Reprodução/Canva)

Dia 1: Conheça Teresina, a "Cidade Verde"

Inicie sua jornada conhecendo Teresina, capital do Piauí. Comece o dia visitando o Parque Potycabana, um local perfeito para caminhadas ao ar livre e atividades esportivas.

Em seguida, visite o Parque Zoobotânico, que abriga uma variedade de espécies da fauna e flora da região - bom para aproveitar com toda família.

À tarde, aproveite para visitar a Ponte Estaiada, uma das maiores atrações turísticas da cidade, onde você pode desfrutar de vistas panorâmicas do Rio Parnaíba e da cidade de Teresina.

Dia 2: Passeios pelas praias da Costa do Delta

Se tiver sol no segundo dia, aproveite para ir para o mar para explorar as belas praias da Costa do Delta. Visite Barra Grande, conhecida por suas águas cristalinas e areias macias e brancas.

Relaxe sob os coqueiros e experimente a deliciosa culinária à base de frutos do mar oferecida pelos restaurantes locais. 

Em seguida, siga para Cajueiro da Praia, outra praia encantadora que oferece paisagens deslumbrantes e tranquilidade.

Dia 3: Parque Nacional da Serra da Capivara

No terceiro dia, recomendamos o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sul do Piauí.

Conhecido por abrigar um dos maiores acervos de arte rupestre do mundo, o parque oferece trilhas guiadas que levam a sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de milhares de anos.

Além das formações rochosas que impressionam, você terá a oportunidade de aprender sobre a história e cultura dos povos que habitaram a região.

Dia 4: Parque Nacional Sete Cidades

Visite o Parque Nacional de Sete Cidades e maravilhe-se com suas formações rochosas únicas e paisagens deslumbrantes.

Explore as trilhas que levam a grutas e mirantes naturais, como a Pedra do Navio e a Pedra Furada. Não deixe de apreciar as escritas rupestres que testemunham a presença ancestral na região.

Durante a visita, você terá a oportunidade de vivenciar a beleza e a história que tornam esse lugar tão especial.

Dia 5: Águas termais de União

Por fim, encerre sua viagem com um dia de relaxamento nas águas termais de União. Conhecidas por suas propriedades medicinais e terapêuticas, as águas termais oferecem uma experiência revigorante e rejuvenescedora.

Aproveite para desfrutar de momentos de tranquilidade em meio à natureza, aproveitando os benefícios das águas termais para a saúde e o bem-estar.

Bônus: Curiosidades sobre o Piauí

Culinária: Uma viagem ao Piauí não está completa sem experimentar sua rica culinária.

Delicie-se com pratos típicos como o bode guisado, o arroz de cuxá, o Maria Isabel (uma mistura de carne seca desfiada com arroz) e o tradicional doce de caju, que são verdadeiras explosões de sabor da culinária nordestina.

Cultura: O Piauí é um celeiro de manifestações culturais vibrantes.

Entre elas, destacam-se o bumba meu boi, uma festa folclórica que celebra a morte e ressurreição de um boi; o reisado, uma dança que mistura teatro e música religiosa; o carnaval de rua, com blocos animados e muita música; e a tradicional festa do divino, marcada por rituais religiosos e festividades populares que atraem visitantes de todo o Brasil.

Natureza: Explore o espetacular Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas.

Com paisagens que misturam manguezais, dunas e praias isoladas, o Delta do Parnaíba oferece oportunidades únicas de passeios de barco pelos igarapés, observação da fauna local e contato direto com a natureza intocada do Nordeste brasileiro.

Seguro Viagem para o Piauí

Ao explorar destinos como o Piauí, é essencial garantir sua segurança com um bom seguro viagem.

Proteja-se contra imprevistos como acidentes, problemas de saúde e extravio de bagagem, garantindo uma experiência tranquila e sem preocupações.

Compare aqui o Seguro Viagem e viaje com mais tranquilidade!

__CALLTOACTION(COTAR)__