sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Natal: saiba tudo o que fazer na capital do Rio Grande do Norte!

Bom, tenho muito para falar sobre Natal. Quando pensei em viver em outras cidades escolhi junto com meu companheiro Natal como primeiro destino. 

Já tínhamos visitado a cidade em junho de 2021, quando conhecemos Pipa, e Nel tem família em Natal e em Canguaretama. 

Então, dia 30 de julho nós pegamos o avião para Natal e ficamos lá até 15 de dezembro. Durante esse período fizemos várias coisas legais por lá e em cidades próximas, e vou contar tudo para vocês nesse artigo!

Dunas de Genipabu
As Dunas de Genipabu são um dos pontos turísticos famosos em Natal. Leia para conhecer mais! (Fonte: Emilly Chagas)


Como chegar e onde se hospedar em Natal?

Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Apesar de ser a maior cidade, ainda é bem pequena se comparada a outras capitais, como Salvador. Às vezes tínhamos a sensação de estar em cidade de interior, sabe?

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d127020.60413699775!2d-35.29228411334919!3d-5.799914646046736!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x7b3aaac26460531%3A0x5d8b404cf00fed69!2sNatal%2C%20RN!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1641121585162!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Nesses 5 meses que passamos por lá, nós moramos na Vila de Ponta Negra, bem pertinho da famosa praia de Ponta Negra. Apesar de ser um local bem turístico, tem vários apartamentos, lofts, studios e coisas assim por um bom preço, para quem busca uma estadia mais longa.

Em Ponta Negra também tem vários hotéis e hostels, e todo tipo de pousada. Vale lembrar que tem Ponta Negra e a Vila de Ponta Negra. Na Vila tem moradores mais antigos e é mais simples, por isso o preço é mais em conta.

Outras zonas turísticas de Natal são a Praia dos Artistas, do Meio e Areia Preta. Lembrando que ao longo da orla de Natal é possível encontrar grandes hotéis de redes famosas, como o Serhs e o Wish.

Importantíssimo: independente de onde você vá se hospedar em Natal, vale lembrar que o aeroporto de Natal não é em Natal. Ele fica em São Gonçalo do Amarante, cerca de 45 quilômetros da capital.

Então, chegando lá você precisar pegar um uber ou táxi, contratar um dos transfer no aeroporto, ou ainda deixar um transfer já agendado. Indico muito o Luis Meira do Nordeste por Cima. Vale a pena ver a disponibilidade dele, ele é muito simpático e vai contando tudo sobre os lugares. Fomos com ele para a nascente do Rio Catolé e o transporte dele fez toda diferença na experiência.

Caso venha de outros estados, você pode chegar em Natal pela rodovia BR-101 vindo de João Pessoa que é bem pertinho, caso esteja por lá e queira fazer um bate e volta. Para quem vem de Fortaleza o trajeto mais comum é pela BR-304.

O que fazer em Natal?

Como ficamos um bom tempo em Natal, acabamos fazendo alguns passeios um pouco fora do circuito, mas que foram maravilhosos. Vou te contando por ordem cronológica!

Ponta Negra 

O primeiro lugar que fomos foi, sem dúvida, a Praia de Ponta Negra. Ela é linda! Tem uma faixa de areia bem legal, principalmente na maré baixa, e tem o deslumbrante Morro do Careca de fundo. Um verdadeiro cartão postal. 

Lembrando que atualmente é proibido subir o Morro do Careca, porque ele estava se desmanchando devido a quantidade de pessoas que subia.

Vale mencionar também que Ponta Negra tem várias "áreas" que fomos percebendo melhor ao longo dos meses. Lá mais pertinho do Morro a água é mais calma e forma umas piscininhas deliciosas na maré baixa.

No "meio" é a parte mais lotada e com maior faixa de areia. E na outra extremidade tem o "astral", onde as ondas ficam mais fortes e é o ponto dos surfistas. Ah, para quem quer aprender a surfar, Ponta Negra é um ótimo lugar! 

Depois do Morro tem uma praia chamada Alagamar, a qual é possível acessar apenas na maré baixa. Fomos algumas vezes e é linda e paradisíaca, nem parece que você está em Natal. Vimos até golfinhos! 

Mas nas últimas semanas que passamos por lá havia vários policiais retirando as pessoas que tentavam ir até Alagamar. A região é do exército e, pelo visto, agora a entrada é proibida. Então não sei bem como estará a situação quando você for para lá.

Vista da praia de Alagamar, no Rio Grande do Norte
Vista da praia de Alagamar, ao lado da praia de Ponta Negra (Fonte: Emilly Chagas)


Instituto Navegar

Outro ponto marcante da nossa estadia em Natal foi o Instituto Navegar. É uma ONG no Iate Clube do Natal que busca a inclusão social de crianças e adolescentes através da educação, esporte e meio ambiente. 

Eles fazem um trabalho incrível ensinando as crianças sobre o rio Potengi (falaremos bastante dele por aqui), ensinando a prática do esporte a vela e questões ambientais.

Nel participou como voluntário durante o tempo que estávamos lá, na parte de mídias sociais. Foi muito marcante ver como esse projeto transforma a vida dessas crianças.

Dá uma olhadinha no Instagram deles e, se estiver por Natal, vale a pena mandar uma mensagem para eles para saber se tem alguma forma de ajudar e participar, ou pelo menos conhecer!

Dunas de Genipabu

As dunas não são exatamente em Natal, mas em Extremoz, a 15 quilômetros de lá. É possível chegar de carro ou de buggy, em um dos inúmeros passeios feitos pela região. É um dos mais lindos pôr do sol que já vi na minha vida.

As dunas são lindas. Grandiosas, imponentes, subir dá um trabalhão, mas vale a pena. A vista lá de cima é simplesmente incrível e o banho na praia de Genipabu é ótimo também.

Lá é possível fazer passeios de buggy e de dromedários. Particularmente, não gostamos desse tipo de passeio em animais, pelo menos se não temos certeza do tratamento que é dado antes/durante/depois. E garanto que foi delicioso conhecer as dunas a pé, me senti num deserto.

Para os mais aventureiros, tem uma árvore enorme no meio das dunas e de cima dela dá pra ver Natal todinha, até o Morro do Careca!

Cajueiro de Pirangi

Também pertinho de Natal, em Parnamirim, temos o maior cajueiro do mundo. Parece na verdade uma floresta de cajueiros e lá tem um mirante para observar a grande árvore de cima. E de novembro a janeiro, na época do caju, é possível pegá-los direto do pé.

Recomendo conhecer o cajueiro quando for fazer a Rota do Sol, que falaremos logo em seguida.

Rota do Sol

A Rota do Sol é na verdade a rodovia RN-063, que vai de Ponta Negra até Pipa, passando por diversas praias incríveis. Já dá para imaginar né? Recomendo reservar um dia inteiro para fazer paradas e, no final, quem sabe passar uns três dias em Pipa? Temos um roteiro prontinho pra você aqui! Alguns dos pontos interessantes na Rota do Sol são:

  • Barreira do Inferno que é um antigo centro de lançamento de foguetes;
  • O cajueiro de Pirangi;
  • O mirante dos Golfinhos;
  • Estação Parary, onde tem restaurantes;
  • Mirante da Lagoa de Guaraíras;
  • E o mirante da Praia de Cacimbinha, já em Pipa.
Mirante dos Golfinhos, na Rota do Sol no Rio Grande do Norte
Mirante dos Golfinhos, na Rota do Sol a caminho de Pipa (Fonte: Emilly Chagas)


Trilhas no Parque das Dunas

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil, ficando atrás somente da Floresta da Tijuca. Ele é importantíssimo para o clima e a biodiversidade natalense e nele é possível fazer 3 trilhas: Perobinha, Peroba e Ubaia Doce.

Além do passeio, os guias da trilha explicam tudo sobre o parque e sua importância, tornando a caminhada ainda mais legal. É possível reservar por e-mail e é bem simples e custa apenas R$2,00 (1 real da entrada no Parque e 1 real da trilha).

O parque em si já é bem legal para passar uma tarde e fazer um piquenique, com trilha melhor ainda! Todas informações estão no site do parque.

Emilly na trilha no Parque das Dunas, em Natal
As trilhas do Parque das Dunas têm como destino mirantes que possuem uma vista incrível para o mar! (Fonte: Emilly Chagas)


Rapel na ponte Newton Navarro

O rio Potengi, que em tupi significa "rio de camarão", é um dos pontos mais importantes de Natal. Foi através dele que a cidade foi construída e ele tem uma grande importância para o comércio da região, sendo o principal rio do Rio Grande do Norte.

Além da sua beleza, é possível fazer várias aventuras ao longo do rio. Você pode visitar sua nascente na cidade de Cerro Corá, fazer passeios de caiaque e até rapel e pêndulo na ponte Newton Navarro, que cruza o rio.

Fiz o rapel com o pessoal do Aventura de Raiz e eles foram incríveis. Não é segredo que eu morro de altura e foi um grande desafio para mim. Mas eles foram tão maravilhosos que me senti super segura.

Foi incrível ver o rio lá de cima. Tem a opção de fazer o pêndulo também, bem mais radical. Infelizmente não deu tempo de fazer, mas quem sabe numa próxima!

Emilly embaixo da Ponte Newton Navarro
O rapel na ponte é uma forma segura e divertida de superar medos! (Fonte: Emilly Chagas)


Caiaque na lua cheia ou pôr do sol no rio Potengi

Outro passeio incrível que fiz no rio Potengi foi o caiaque na lua cheia com o pessoal do Capitão Amarelo.

Por sinal, o Capitão Amarelo é uma empresa incrível de turismo do Rio Grande do Norte e arredores. Eles fazem vários passeios incríveis todos os meses. Fizemos 3 com eles e foram todos maravilhosos, desde a logística, a experiência, a atenção com os clientes.

O caiaque é uma experiência super diferente, ainda mais na lua cheia! É bem tranquilo, mesmo para iniciantes, e eles dão todas as instruções. Nós vamos remando até a praia de Redinha, acendemos uma fogueira e depois retornamos.

Outras praias que não conheci, mas queria!

Há outras praias em Natal que vale a visita! As Praia dos Artistas, Praia do Meio e Areia Preta são bem famosas, mas acabou que com os outros passeios para o interior acabamos não conhecendo.

Lagoas

Outra experiência que o Rio Grande do Norte oferece são as lagoas. São várias, e algumas delas são próximas de Natal, como:

  • Lagoa de Alcaçuz, em Nísia Floresta;
  • Lagoa de Arituba, em Nísia Floresta;
  • Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta;
  • Lagoa de Carcará, em Nísia Floresta;
  • Lagoa da Cotia, na Barra de Punaú, em Rio do Fogo;
  • Lagoa da Coca-Cola, na reserva da Mata Estrela;

O que fazer em Natal à noite?

Natal tem várias opções de bares e a orla de Ponta Negra costuma ficar bem movimentada à noite, principalmente de sexta a domingo. Um dos bares famosos é o Curió, e visitamos o Ôxe Bar no meu aniversário, que foi bem legal. 

A comida é maravilhosa (comemos a paçoca de carne do sol, com feijão verde e nata). Os drinks também estavam muito bem feitos, cerveja bem gelada, e música ao vivo super animada! 

Roteiro de Natal em 3 dias!

Bom, se você não dispõe de 6 meses para conhecer Natal com eu, trago uma sugestão de roteiro para três dias na capital do Rio Grande do Norte. Recomendo demais que divida o tempo entre Natal e Pipa, pois as praias de Pipa são simplesmente imperdíveis. Vamos ao roteiro:

Primeiro dia:

  • Chegada em Natal;
  • Curtir Ponta Negra;
  • Pôr do sol em Genipabu.

Segundo dia:

  • Conhecer a Fortaleza dos Reis Magos, construído no ano de 1598, e que reabriu agora no final do ano de 2021 depois de reformas. Aproveitar para conhecer o rio Potengi;
  • Parrachos de Maracajaú ou Rio do Fogo, a depender da maré.

Terceiro dia:

  • Rota do Sol com destino a Pipa.


É isso pessoal! Sempre gosto de reforçar que o Rio Grande do Norte vai além das praias, assim como Natal. Tem várias outras formas de conhecer esse estado pequeno, mas tão vasto de cultura e paisagens incríveis.

Outros passeios que fiz pelo Rio Grande do Norte e proximidades que valeram super a pena foram: