sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

México 2026: conheça as cidades que serão sede da Copa do Mundo!

A copa do mundo de 2022 foi uma das mais emocionantes que tivemos nos últimos anos, mas infelizmente dessa vez não foi a hora do Brasil, finalmente, tornar-se hexacampeão no esporte. No entanto, a edição da Copa do Mundo de 2026 já está se aproximando e deixando torcedores e jogadores ansiosos para o evento. 

Após tantas emoções e uma quase vitória nos estádios do Qatar, chegou a hora dos Estados Unidos, Canadá e México se prepararem para receber a próxima edição de um dos maiores campeonatos esportivos do planeta, assim como os Jogos Olímpicos, que acontecerão ano que vem.

Como dessa vez serão três sedes diferentes espalhadas pela América do Norte, decidimos que cada país merece o seu próprio destaque para te mostrar o que torna cada destino único e especial para além do evento.

Hoje, vamos falar sobre o México! ¡Así que haz las maletas y embárcate en esta lectura con nosotros!

México 2026: expectativas e preparativos

Foto Troféu dourado e bola de futebol
A ligação entre México e Copa do Mundo é mais antiga do que você pensa, leia abaixo! (Fonte: Unsplash)


As expectativas estão altas para a próxima copa do mundo, e isso não é à toa, afinal estamos falando da primeira que acontecerá em três países diferentes e não em apenas um, como de costume. Antigamente, na copa de 2002, Japão e Coreia do Sul também já foram sedes simultâneas do festival.

Além disso, que por si só já gera grande expectativa, a copa do mundo de 2026 também será a maior da história: serão 48 países disputando o título de melhor time do mundo, além do icônico Troféu da Copa do Mundo FIFA totalmente de ouro concedido ao país campeão.

E como vai funcionar? Bom, essa é uma questão que ainda está em aberto. Em 2017 a Fifa anunciou que o torneio seria dividido em 16 grupos com cada um tendo 3 seleções em sua grade, mas estamos falando apenas de uma hipótese, visto que ainda não tem nada confirmado. 

De acordo com o Globo Esporte, a organização está estudando três formatos para a competição, sendo eles:

  • 16 grupos com três seleções, 
  • 12 grupos com quatro times ou
  •  dois lados com 24 equipes. 
  • O Conselho da Fifa vai decidir no ano que vem como será a disputa. Um fato curioso é que apenas o Canadá, da lista de países que serão sede, ainda não foi palco da maior competição futebolística do mundo. 

    Os Estados Unidos já sediaram anteriormente a competição em 1994; já o México sediou a competição em 1970 e 1986, tornando-se o país que mais vezes sediou a competição. Dessa vez, as cidades escolhidas foram Guadalajara, Monterrey e a própria Cidade do México.

    Mas, o que esse país tem a oferecer aos turistas que visitarão o país em 2026? Vamos conferir!

    Conheça o México, sede da Copa do Mundo de 2026!

    A apenas um voo de 10 horas do Brasil, o México é um dos países mais calorosos, bonitos e atrativos - se não o mais - da América do Norte.

    Apesar da sua localização, a cultura latina é amplamente disseminada nas terras mexicanas, tornando o país uma espécie de primo distante dos outros países da LATAM.

    Como dissemos, as três cidades escolhidas para sediar a copa do mundo de 2026 no México são Guadalajara, Monterrey e Cidade do México. Cada uma delas possui particularidades que vão fazer a visita de qualquer turista, mais especial. 

    Guadalajara

    Catedral de Guadalajara
    Guadalajara é a terceira cidade mais populosa do México (Fonte: Canva)


    Primeiro, Guadalajara é a cidade que abriga o estádio de Jalisco, o terceiro maior do país. Até então ele foi palco de cinco, de seis jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa de 1970 e cinco jogos do Brasil durante a Copa de 1986. Desse jeito, o estádio tornou-se o mais utilizado pelo próprio Brasil em Copas do Mundo.

    Voltando para a cidade, Guadalajara também é conhecida por ser uma cidade global, um dos maiores símbolos da cultura mexicana, além de um dos maiores centros urbanos do país.

    Sabe aquele centro de cidade muito badalado? Então, é justamente esse o clima que Guadalajara tem a oferecer, o que a torna um importantíssimo centro cultural do México.

    Monterrey

    Também conhecida como “cidade das montanhas”, Monterrey merece destaque por sua cultura forte, intensa e independente, principais características que a diferenciam das demais cidades tradicionais da América Central.  

    Uma curiosidade é que Monterrey também é bastante reconhecida por ser um centro de empresas inovadoras, bem como de instituições educacionais de primeira qualidade. Em termos de entretenimento, é como se fosse o irmão mais velho da cidade de Guadalajara.

    Não podemos deixar de falar das incríveis paisagens naturais que a cidade proporciona. O principal plano de fundo são as Montanhas de Sierra Madre Oriental, como as da imagem abaixo: 

    montanha em Montarrey
    Sem dúvidas, as paisagens dessa cidade vão te encantar até esquecer o que é futebol! (Fonte: Pexels)


    Cidade do México

    Provavelmente a mais conhecida da lista, a Cidade do México (sim, esse é o nome dela) é a capital do país, ou seja, uma das sedes dos poderes federais dos Estados Unidos Mexicano, além de ser a maior e mais importante entidade urbana do país. 

    Certamente que a capital do país não decepciona nenhum turista. Um dos principais destaques e diferenciais da Cidade é que ela consegue reunir o que há de bom em todo o país, em apenas uma região. Em outras palavras, você com certeza irá encontrar o que fazer por lá, seja qual for seu estilo de turista.

    Um fato é que este destino tem atrações muito bem definidas, o que torna mais fácil planejar-se para desbravar cada uma delas.

    Prédios e montanhas da Cidade do México
    A Cidade do México é repleta de lugares para visitar e atrações para conhecer (Fonte: Canva)


    O lado negativo é que, por ser a maior cidade do país, ela costuma ser lotada grande parte do tempo, sem dúvidas o trânsito será um dos seus principais desafios (mas nada para quem está acostumado com o de São Paulo).

    Nossa dica é que você já faça um roteiro bem definido com todos os lugares que você quer visitar, e qual o melhor caminho para chegar até eles em apenas uma viagem.

    Como é a cultura mexicana?

    Como dissemos anteriormente, a cultura mexicana se assemelha muito à latina em determinados aspectos, em especial à forma com que recebem turistas no país. Se você está com medo de ser mal recebido, pode ficar tranquilo que isso jamais vai acontecer!

    Se fosse para definir o país em poucas palavras, com certeza seriam raízes indígenas, influência espanhola e expressões contemporâneas. A herança cultural do país é surreal de rica, além de ser bastante diversificada positivamente.

    Sobre a culinária, a verdade é que depende muito da região, mas todas possuem uma espécie de acordo que leva milho, feijão, pimenta, carne, tomate, abacate e frango como base para 90% dos pratos típicos.

    Falando neles, são: tacos, guacamole, tortillas, chilli, pozole, quesadilla, cochinita pibil e, de sobremesa, jericalla.

    O que saber antes de viajar para o México?

    Apesar de algumas semelhanças, é importante lembrar que estamos falando de um país de outro continente, ou seja, algumas coisas podem ser bem diferentes das do Brasil, desde a locomoção até os documentos que são obrigatórios para viajar ao México.

    Primeiro, os ônibus no México são de alta qualidade, mas prepare-se para gastar um bom tempinho neles. Além disso, é bom sempre levar dinheiro físico (em especial, dólar) visto que muitos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito ou débito, muito menos PIX…

    Outro ponto importante é: o México não é um país tropical! Apesar de boa parte do país fazer calor graças ao litoral, é muito comum que em apenas um dia as temperaturas caiam bruscamente, podendo ficar até mesmo abaixo de 10ºC.

    Assim como nos EUA, no México a cultura de deixar uma gorjeta de 10% também se faz presente. Por mais que não seja obrigação, é como uma espécie de compromisso social que todos fazem, principalmente turistas. 

    Praia de Cancun, no México
    Ao ir para a Copa do Mundo, você ainda poderá aproveitar para conhecer as belas praias Mexicanas! (Fonte: Canva)


    Quais documentos são obrigatórios para viajar ao México?

    Sim, o visto é obrigatório para brasileiros que desejarem visitar o México, assim como um passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. Até a data de publicação deste artigo, o país não exige nenhuma vacina, mas é sempre bom checar com nossa equipe antes de viajar. 

    Fora isso, não podemos esquecer de outro documento extremamente importante, o seguro viagem!

    Um seguro viagem para o México oferece proteção e tranquilidade em caso de problemas médicos, perda de bagagem, cancelamento de voos e outros contratempos que possam surgir durante sua estadia em qualquer destino.

    Não se esqueça de ler atentamente os termos e condições do seguro viagem e escolher uma apólice que atenda às suas necessidades específicas, aproveite que nossa equipe está sempre à disposição para tirar quaisquer dúvidas!

    Consulte diferentes provedores de seguros e compare as opções disponíveis para encontrar a melhor cobertura para você, faça a cotação:

    __CALLTOACTION(COTAR)__

    Não arrisque sua viagem dos sonhos, aproveite ao máximo a Copa do Mundo de 2026 e o país maravilhoso que é México, sabendo que você está protegido contra qualquer imprevisto que possa surgir.