sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Cidades universitárias para o seu intercâmbio: conheça as melhores para 2024!

Fazer um intercâmbio é uma das melhores e mais marcantes experiências do mundo. Seja a estudo ou trabalho, visitar outro país e conhecer o modo de vida de outras culturas ensina muito a qualquer pessoa. 

Algumas cidades merecem certo destaque por serem ideais para receberem esses turistas devido às instituições de ensino que elas abrigam. Por exemplo, quem nunca ouviu falar das famosas universidades inglesas de Cambridge e Oxford? Mas calma que não existem apenas essas.

No artigo de hoje, iremos abordar as melhores cidades universitárias do mundo para você realizar o seu intercâmbio. Afinal, sabemos que essa escolha não é nada fácil. Confira abaixo e boa leitura!

Londres, Inglaterra

cidade universitária de Londres, na Inglaterra
Berço da língua inglesa, Londres é um dos melhores destinos universitários para estudar a língua.


É impossível falarmos das melhores cidades do mundo para fazer intercâmbio sem ao menos citar Londres, na Inglaterra.

A cidade é uma das opções mais apropriadas para quem deseja realizar um intercâmbio estudantil ou a trabalho, isso porque ela conta com duas das universidades top 10 do mundo, sendo elas a University College London (UCL) em 7º lugar e a Imperial College London em 8º.

No que diz respeito à educação, a capital da Inglaterra ainda conta com mais de 17 centros acadêmicos muito bem posicionados na lista mundial, bem como uma excelente infraestrutura para acomodar os visitantes.

As bibliotecas, museus e arquitetura de Londres deixam bem explícito a diversidade cultural que a cidade oferece, se tornando um dos melhores locais para aprender ou aprimorar o inglês.

Por ser o berço da língua, a comunicação pode ser um pouco complexa devido ao sotaque, mas o lado positivo é que não há lugar melhor do que Londres para aprender a gramática inglesa.

Montreal, Canadá

Visão aérea da cidade universitária de Montreal, no Canadá.
A cidade universitária de Montreal, no Canadá, é o destino ideal para quem deseja aprender diversas línguas em um só lugar.


Como mencionamos no artigo sobre os melhores destinos para fazer intercâmbio de inglês em 2024, o Canadá está nessa lista. Mas, qual cidade escolher como destino?

Sem dúvidas, Montreal está entre as melhores opções. Primeira região de Quebec, a cidade se tornou um dos destinos mais procurados por estrangeiros que desejam fazer intercâmbio na América do Norte.

Um dos principais motivos para isso é a facilidade que há para os imigrantes conhecerem e terem acesso a serviços na cidade, como aluguel sem burocracia e os excelentes níveis de qualidade referentes à educação.

Além do inglês, o francês também é uma língua oficial do Canadá. Cerca de metade da população de Montreal fala francês. Por lá é possível encontrar uma enorme diversidade linguística.

A McGill University é considerada como a segunda melhor do mundo, e conta com certificações internacionais que a colocam em primeiro no ranking canadense. 

Por causa da alta população idosa, o governo canadense oferece programas que visam promover a ida de intercambistas ao local, como uma forma de manter e incentivar o crescimento econômico do país.

Viena, Áustria

Visão aérea da cidade universitária de Viena, em Áustria.
Pouco falada, mas muito bem visitada, a cidade de Viena é o destino ideal para qualquer intercambista.


A Áustria é um dos países mais subestimados quando o assunto é destino para intercâmbio. Em específico, a cidade de Viena é uma das melhores do mundo e com melhor custo benefício.

Viena também é uma das capitais mais históricas da Europa e mantém firme a sua posição na lista de melhores cidades do mundo para estudantes visitarem, embora conte com apenas duas universidades presentes no ranking das melhores a nível global.

No quesito cultural, Viena é referência. A cidade foi palco das primeiras apresentações de Mozart e Beethoven, além de abrigar o famoso museu de Sigmund Freud. Todos os cantos e esquinas de Viena exalam beleza, cultura e arte, colocando qualquer visitante ou morador em uma experiência de imersão.

Um fato curioso é que a cidade já foi escolhida, por duas vezes, como a cidade com melhor qualidade de vida do mundo devido à educação, saúde, natureza e lazer.

Por estar no continente europeu, o intercambista ainda pode visitar outros países adjacentes de forma muito mais fácil. Falando nisso, a Irlanda é outro destino europeu para intercambistas visitarem. Leia mais aqui!

Melbourne, Austrália

Visão aérea da cidade universitária de Melbourne, na Austrália.
A cidade universitária de Melbourne, na Austrália, encanta por sua cultura e diversidade. 


A Austrália é um país conhecido por sua grande hospitalidade. Portanto, não é de estranhar que este país esteja nesta lista. Melbourne é uma cidade costeira no sudoeste da Austrália, e conta com uma área muito popular entre os estudantes internacionais.

Melbourne também é um ótimo lugar para os imigrantes começarem suas vidas profissionais (para se ter uma ideia, 40% dos habitantes locais não nasceram no país). Além disso, a região é uma cidade grande, cheia de oportunidades de trabalho.

Mas se o que você procura é um lugar para estudar e se divertir, então Melbourne também é uma ótima opção. Lá você pode saborear a deliciosa comida típica australiana, aproveitar os dias ensolarados na praia e vivenciar a agitada vida noturna da região.

O custo de vida lá é um pouco mais alto. Por outro lado, Melbourne tem um bom transporte público e uma excelente qualidade de vida. Sem contar as melhores universidades, como a Universidade de Melbourne e a Universidade Monash.

Seul, Coreia do Sul

Visão florida de um campo em Seul.
Disciplina e respeito são as palavras chave que regam todo intercambista que deseja visitar Seul.


Por fim, temos que citar a cidade de Seul como uma das melhores para intercambistas. A Coreia do Sul vem ganhando destaque a cada ano por se tornar extremamente popular entre os estudantes ou trabalhadores que desejam se aventurar em um novo destino.

Parte do sucesso do país se deve à popularidade da cultura coreana, mas o que realmente torna a Coreia tão atraente é o nível de educação oferecido aos visitantes e moradores.

Além de estar entre os países com a melhor educação básica do mundo, a Coreia também é famosa por seu ensino superior. Esta é uma das razões pelas quais a capital da terra do kimchi está sempre no topo das melhores cidades universitárias do mundo.

Seul teve um bom desempenho em todas as categorias avaliadas na QS Best Student City. Porém, é impossível notar que a cidade possui 21 instituições que estão classificadas entre as melhores do mundo, segundo o QS World University Rankings.

Pronto para viajar?

Sabemos que fazer intercâmbio é uma das sensações mais incríveis do mundo, seja a trabalho ou estudo. Melhor do que isso, apenas ter a certeza se estar viajando de forma segura e protegida, o que é imprescindível.

A Real é a primeira comparadora de seguros de viagens do Brasil, e tem mais de 13 anos oferecendo os menores preços para os melhores planos. Comprove agora mesmo, faça a sua cotação:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Depois de escolher o seu destino, é só entrar em contato conosco, fazer suas malas e embarcar! Leia também:

Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha gostado da lista das melhores cidades para fazer intercâmbio em 2024. Até a próxima!