sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

O que fazer em João Pessoa? Conheça as praias mais bonitas da Paraíba!

Algumas das praias mais bonitas que conheci no Brasil foram na Paraíba. A capital paraibana tem praias com azul clarinho logo ali, no meio da cidade! Além dos passeios para as piscinas naturais na capital, é possível conhecer algumas praias no litoral sul, tudo num final de semana só!

Quer saber mais sobre esse destino? Acompanhe como foi o meu passeio para João Pessoa e saiba como ir, onde se hospedar e o que fazer por lá!

Vista do Mirante Dedo de Deus na Paraíba
A Paraíba é linda e apesar de ser um estado pequeno, é rico em atrações! Vamos conhecer o litoral juntos? (Fonte: Emilly Chagas)


Onde fica e como chegar em João Pessoa?

A cidade de João Pessoa, conhecida carinhosamente como Jampa, é a capital do estado da Paraíba, no nordeste. É possível chegar de avião pelo aeroporto Presidente Castro Pinto (JPA), em Santa Rita, a 7,5 km de João Pessoa.

Também é possível chegar de ônibus ou carro de Natal ou Recife, caso você resolva unir duas cidades numa mesma viagem (o que super indico!). Em ambos os casos é só seguir a BR-101 (sentido Norte no caso de Recife, e sentido Sul caso saia de Natal).

Quando fui para João Pessoa em 2021 eu sai de Natal de ônibus numa viagem que durou 3h30 e custou cerca de R$ 40,00. 

Onde se hospedar em João Pessoa?

A área turística de Jampa se expande por, basicamente, quatro bairros: Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. Todas são bem servidas de restaurantes e passeios, além de serem na orla da cidade. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d16057.865134462543!2d-34.83898896646593!3d-7.103436861174735!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x7acdd18621d2d15%3A0x2687af5a67a2157a!2sOrla%20De%20Mana%C3%ADra!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1641769393996!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Há pousadas e hotéis para todos os gostos nos quatro bairros, e algumas redes têm, inclusive, hotéis em mais de um bairro. Então, você pode se hospedar mais próximo dos passeios que fará, mas acredito que não terá uma diferença tão grande escolher um outro outro.

Eu e Nel ficamos na Pousada Atlântica em Tambaú e valeu bastante a pena. A pousada estava inclusa em um pacote que fechamos com a Redrock (vamos detalhar mais abaixo) e ela fica bem na Av. Senador Ruy Carneiro, uma avenida principal que divide os bairros de Tambaú e Manaíra.

Foi ótimo porque da praia de Tambaú saem os passeios para piscinas naturais, tem ótimos bares e restaurantes por perto, além de um supermercado que facilitou bastante. É possível incluir o café da manhã na diária, que por sinal é ótimo! 

Emilly vendo o mar na Paraíba
Se você quer se encantar com praias lindas, mar quente e povo acolhedor, vá para Paraíba! (Fonte: Emilly Chagas)


O que fazer em João Pessoa?

Bom, não falta o que fazer em João Pessoa. A cidade é bem turística e também tem várias atrações naturais logo ali, pertinho da capital. Uma das atrações principais são, sem dúvidas, as piscinas naturais. Ao todo são três: Picãozinho, Seixas e Bessa.

A de Seixas, por sinal, é o ponto mais oriental das Américas. Por isso dizem que o sol nasce primeiro em João Pessoa! Nós escolhemos a de Seixas para visitar, mas só porque passamos apenas um final de semana, porque todas valem a pena!

Os passeios saem da orla de Tambaú e duram, em média, 3 horas. Você embarca no catamarã na praia e ele para por um período nas piscinas, onde é possível fazer snorkel, caiaque e stand up. Mas verifique com a empresa que você escolher o que estará incluso no pacote! Fizemos com a Passeios Extremo Oriente e foi bem tranquilo.

Lembrando que não só esse, mas todos passeios que envolvem piscinas naturais, é fundamental acompanhar a tábua de marés. Só é possível fazer o passeio no momento em que a maré está mais baixa e isso é influenciado por vários fatores, inclusive pelas fases da lua. Caso deseje visitar as piscinas mais translúcidas, verifique a tábua de marés e escolha a melhor data para a sua viagem!

Além das piscinas naturais, outro atrativo de João Pessoa é o pôr do Sol na Praia do Jacaré. Além da beleza da praia no pôr do sol, esse local ainda é famoso pelo Jurandy do Sax, que já tocou o Bolero de Ravel numa canoa pelo rio Paraíba em mais de 6000 pores do sol!

É possível ver a atração na margem da praia fluvial ou em um dos passeios de barcos que acontecem justamente na hora do espectáculo (da natureza e do senhor Jurandy).

As praias de João Pessoa também são ótimas! Fomos na de Manaíra que estava super vazia na sexta-feira a tarde e na de Tambaú. As praias de Cabo Branco e Tambaú tem um azul lindo, bem clarinho! Poucas ondas, água quentinha, tem barracas, restaurantes, quadras de vôlei de praia… uma delícia! Tambaú foi uma das melhores praias urbanas que já fomos.

Percebemos que o pessoal em Jampa curte bastante atividades físicas. A orla, inclusive, fecha todas as manhãs, entre 5h e 8h, para caminhantes, ciclistas e patinadores. E até no sol mais quente o pessoal estava a mil por hora no vôlei de praia. 

Tem também a Ilha da Areia Vermelha, que é um banco de areia na praia de Camboinha. Lá também é possível ir com passeios comprados nas mesmas agências que levam até as piscinas naturais.

Não podemos esquecer também do centro histórico de João Pessoa, que é lindo. É legal lembrar que Jampa é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1585. Que tal tirar uma tarde para conhecer o Forte de Santa Catarina do Cabedelo, a Praça João Pessoa e o Conjunto Franciscano com a Igreja de São Francisco?

Ah, caso você tenha um bocadinho mais de tempo, ainda vale conhecer Natal ou Recife (ou as duas kkk). Ficam todas bem próximas e dá para fazer passeios partindo de João Pessoa, ou até mesmo alugar um carro. Temos no blog da Real um roteiro para 3 dias na Praia de Pipa, que fica a apenas 2 horas de João Pessoa.

Praias do litoral sul da Paraíba

Na nossa viagem nós também conhecemos algumas praias no litoral sul paraibano. Fizemos um passeio de um dia percorrendo a Costa do Conde, bem pertinho de João Pessoa. As principais praias são:

  • Barra do Gramame, no encontro do rio Gramame com o mar;
  • Praia do Amor, que tem uma pedra bem famosa onde os casais passam para garantir amor eterno;
  • Tambaba, que tem uma parte que é nudista;
  • Coqueirinho, a praia mais calminha.
Encontro do rio com o mar na Barra do Gramame na Paraíba
Sou apaixonada por praias no encontro do rio com o mar e Barra do Gramame foi uma das melhores que já conheci (Fonte: Emilly Chagas)


Vamos falar um pouco mais adiante sobre nossa experiência em cada uma dessas praias!

Praias do litoral norte da Paraíba

Além do litoral sul, há passeios também para as praias do litoral norte paraibano. Nessa ocasião nós não fomos, mas conhecemos a praia de Coqueirinho do Norte quando fomos na Cachoeira do Correntino e amamos! Se puder, conheça também a Baía da Traição, que é repleta de natureza e história.

Nosso roteiro de 4 dias em João Pessoa e região

Bom, agora que vocês já conhecem os principais pontos turísticos do litoral paraibano, principalmente de João Pessoa, vamos conhecer o nosso roteiro de 3 (quase 4) dias em João Pessoa!

Nós fechamos um pacote com a Redrock que foi simplesmente perfeito e econômico. Acho que foi o melhor custo benefício que já encontramos em passeios até agora! O pacote não está disponível no site (escrevemos esse artigo em janeiro de 2022), mas em outubro de 2021, quando viajamos, pagamos R$ 550,00 por duas estadias na Pousada Atlântica, com café da manhã, e o passeio do sábado para as praias do litoral sul e mirantes. 

Lembrando que a Paraíba é um grande pequeno estado cheio de lugares incríveis de norte a sul, no interior e no litoral. E com certeza há muito mais por lá do que vamos conseguir trazer aqui nesse artigo. Mas vamos lá!

Dia 1: sexta-feira

Pegamos o ônibus em Natal às 07h e chegamos em João Pessoa às 10h30. Pegamos um Uber na rodoviária, que fica no outro extremo da cidade. Chegamos na pousada em Tambaú e logo fizemos o check-in para voltar ao trabalho.

Como não estavámos de folga no dia, trabalhamos até a hora do almoço, quando saímos em busca de um bom lugar para comer. Há vários restaurantes na orla, e andando sentido Cabo Branco, paramos em um deles para comer um peixe.

Depois voltamos para terminar os trabalhos, e por volta das 16h00 saímos para dar uma volta na orla de Tambaú e Manaíra. Depois de um banho rápido, mas bem tranquilo, nos arrumamos para jantar.

Nessa noite jantamos no The W, bem na orla. Estávamos com vontade de comer paella, então procuramos por um bom restaurante que servisse o prato. E nos surpreendemos bastante! O ambiente é super bonito, música animada, a paella muito bem servida e os drinks são maravilhosos.

Dia 2: sábado

No sábado acordamos bem cedinho para aguardar o transfer do passeio para as praias do litoral sul. A Redrock já tinha deixado tudo combinado com o guia do Tô de Folga JP que nos buscou na pousada. Adoro fazer esses passeios com guias porque eles vão falando sobre as histórias e curiosidades dos lugares e torna tudo mais rico!

Seguimos pela rodovia até Barra do Gramame, onde o rio encontra o mar bem na divisa entre João Pessoa e Conde. Lá paramos no Bar do Mexicano e tomamos um banho no rio de água super quentinha. Seguimos para a Praia do Amor e tiramos algumas fotos na famosa pedra que dizem eternizar o relacionamento.

Emilly e Nel na pedra do amor na Praia do Amor na Paraíba
Os votos feitos na Pedra do Amor estão funcionando! Indico a todos hahaha (Fonte: Emilly Chagas)


Acabamos não tomando banho na Praia do Amor e seguimos para uma das paradas que mais estávamos ansiosos: a Praia de Tambaba. Do mirante dá para ver a beleza da praia e o curioso coqueiro que nasceu em cima de uma pedra. Queríamos muito viver a experiência de uma praia nudista, e mesmo com a chuva aproveitamos demais!

Vista do Mirante da Praia de Tambaba na Paraíba
O curioso coqueiro em cima da pedra na Praia de Tambaba é um dos cartões-postais da Paraíba (Fonte: Emilly Chagas)


A praia tem uma parte nudista e outra "normal". Logo no cantinho da praia tem uma escadaria bem sinalizada, e passando daquele ponto é obrigatório tirar a roupa.

Lembrando que a praia nudista é uma uma área de proteção ambiental (APA) e tem uma associação que fiscaliza a prática do nudismo. Lá me senti mais à vontade que em muita praia de roupa. Então, se resolver ir, lembre-se de respeitar as regras e os outros banhistas.

Ficamos lá até perto da hora do almoço, quando seguimos para Coqueirinho. Almoçamos na praia e depois curtimos o mar mais calmo da viagem, bem piscininha mesmo. 

Apesar de serem várias paradas, conseguimos aproveitar muito cada uma! Cada praia tem sua beleza e quem sabe em uma outra oportunidade não voltamos para passar um dia em cada.

Depois, seguimos até a sede da Redrock, ali mesmo em Coqueirinho, onde recebemos o treinamento do quadriciclo e começamos o passeio pelos Mirantes. Dirigir o quadriciclo é sensacional! 

Começamos pelo Shopping Rural, um cantinho muito curioso! São várias casinhas de taipa onde cada integrante de uma família tem sua loja. A ideia começou com dona Luiza e agora cada filho dela vende um produto especial, um verdadeiro empreendimento familiar, fruto de uma ideia super criativa.

Lojas no Shopping Rural na Paraíba
Não é todo dia que você encontra um Shopping Rural, mas na Paraíba tem! (Fonte: Emilly Chagas)


Tem loja de doces, artesanatos, cachaças, tapiocas, castanhas, roupas e muito mais. Aproveitamos para comprar alguns ímãs de geladeira, um par de brinco para mim e uma cachaça de 21 ervas simplesmente deliciosa.

Depois seguimos para o Mirante do Castelo da Princesa no Sítio Tambaba. Lá tem uma formação de rochas e areia coloridas bem legal, formada pela ação das chuvas, ventos e da maré. Sabe aquelas garrafinhas com areia de várias cores? Então! Eles fazem várias por lá.

Mirante do Castelo da Princesa no Sítio Tambaba na Paraíba
A curiosa formação do Castelo da Princesa torna o cenário ainda mais belo (Fonte: Emilly Chagas)


De lá seguimos para o Mirante Dedo de Deus que tem uma das vistas mais deslumbrantes que já vi. Pensa num mar bem azulzinho em contraste com a mata verde. Chegar e se deparar com aquela imensidão nos deixou sem palavras.

Ali pertinho fica o Mirante das Tartarugas, na praia de Tabatinga, que também é incrível! Ficamos totalmente deslumbrados nesse passeio e recomendamos demais caso você esteja por João Pessoa. Os cenários são incríveis e é uma aventura completamente diferente conhecer os mirantes de quadriciclo.

Mirante das Tartarugas, na praia de Tabatinga, na Paraíba
Além de tartarugas, também é possível avistar golfinhos nesse Mirante na cidade de Conde (Fonte: Emilly Chagas


Depois de tanta beleza e emoção, retornamos para João Pessoa para aquele que seria nosso último dia por.

Dia 3: domingo

Marcamos com um bocadinho de antecedência o passeio para as piscinas naturais. Como ele começaria às 11h, por conta da maré baixa, resolvemos conhecer o Farol de Cabo Branco e o mirante. 

Pegamos um Uber de Tambaú até lá e quando chegamos estava bem vazio. Tiramos várias fotos num parque que tem em frente ao Farol e foi bem divertido. A vista de lá é incrível e dá até para ver as piscinas naturais que mais tarde iríamos.

Estátua de José Lins do Rego em parque no Farol de Cabo Branco em João Pessoa, Paraíba
No Farol de Cabo Branco encontramos um Parque bem legal, principalmente para famílias com crianças (Fonte: Emilly Chagas)


Descemos a pé para Tambaú pela orla. É um tantinho longe, mas com a vista do mar dá pra encarar. Ainda pegamos uma chuvinha para refrescar e depois de um banho rápido em Tambaú, embarcamos no catamarã para as piscinas naturais.

O passeio é bem cheio e animado (leia-se som alto, bebidas etc). Particularmente não nos incomodou, mas para quem gosta de um passeio mais tranquilo talvez seja interessante alugar uma lancha privada.

Depois de uns espetinhos e uns drinks, chegamos nas piscinas. É realmente muito bonito, mas como chegam vários barcos ao mesmo tempo fica um tanto lotado. Então decidimos logo nadar mais para longe para curtir o ambiente e aí tudo ficou mais legal.

Pegamos também o caiaque, mas o moço não deixou irmos mais adiante. Brinquei um tantinho no stand up e o passeio acabou sendo bem legal. Quando a maré subiu começamos a voltar para o barco.

A questão é que o passeio saiu um pouquinho atrasado e na hora de voltar aconteceu algum problema com a âncora, o que atrasou um tantão para voltarmos para praia. Tínhamos comprado a passagem de volta para Natal no meio da tarde de domingo e acabamos perdemos.

No final, pegamos mais um diária na pousada que estávamos e aproveitamos a noite para dar uma volta na orla de Tambaú. Visitamos uma feirinha bem bonitinha onde compramos algumas lembranças e na segunda bem cedinho voltamos para Natal.

Bom pessoal, espero que curtam o nosso relato sobre a nossa viagem para João Pessoa! Foram dias muito especiais e surpreendentes, realmente não imaginava que o litoral paraibano fosse tão lindo.

Tenho certeza que há outras praias e muito mais pelo interior desse estado para a gente descobrir. Conta para a gente nos comentários se você já foi para a Paraíba e o que mais gostou por lá!