sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Dicas sobre Holambra para aproveitar o melhor da cidade! 

Uma cidade do interior de São Paulo, próxima à capital, com características únicas, repleta de opções turísticas para conhecer, tranquila para passear em família, em casal ou solo... Ou seja, Holambra é uma opção turística perfeita para brasileiros que buscam conhecer mais sobre o país.

Pórtico de entrada da cidade de Holambra

O portal de entrada da cidade é um espaço turístico bastante conhecido para tirar fotos e registrar a visita à cidade (Fonte: Real Seguro Viagem)


Se você tem interesse em saber mais sobre a cidade das flores e se aventurar em uma viagem para lá, está no lugar certo!

Neste artigo, traremos algumas informações que podem te ajudar a planejar sua viagem para Holambra, além de compartilhar o ponto de vista e a experiência de quem visitou a charmosa cidade. Vamos lá? 

Onde fica e como chegar a Holambra?

Casas em estilo holandês representando a cultura da cidade de Holambra

Muitas das construções da cidade de Holambra remetem à arquitetura típica holandesa (Fonte: Real Seguro Viagem)


Holambra fica localizada próxima a Campinas, no estado de São Paulo. De carro ou ônibus, saindo da cidade de São Paulo, leva em torno de duas horas para chegar até ela.

Já saindo de Campinas a viagem dá em torno de meia hora. A localização geográfica de Holambra torna a visita ainda mais atrativa, uma vez que não é difícil ir até a cidade das flores, seja por rodovias ou vias aéreas. 

Para chegar até lá, você poderá pegar um voo até Campinas e de Campinas ir de ônibus, alugar um carro ou até mesmo solicitar uma carona por meio de aplicativo para ir a Holambra. 

Outra opção é montar um roteiro que inclua a capital São Paulo e outras cidades próximas. E, com isso, fazer um bate volta saindo de São Paulo e aproveitando o dia em Holambra. 

Qual é a melhor época para visitar a cidade? 

Flores e moinho de campo de flores em Holambra, São Paulo

Por lá, você verá flores por todos os lados. É uma cidade muito colorida e alegre (Fonte: Real Seguro Viagem)


Sendo a "cidade das flores", obviamente a melhor época para ir e conhecer Holambra é durante a primavera, em especial nos meses de agosto, setembro e outubro. 

Por outro lado, as produções de flores da cidade não param, funcionam ao longo de todo o ano, e as atrações turísticas também recebem visitação nas mais diferentes épocas, seja verão, inverno, primavera e até mesmo no outono. 

Independentemente do momento que você for para este charmoso município, você terá motivos para se encantar. No entanto, se o seu objetivo é aproveitar um dos festivais que ocorrem por lá, então será preciso se atentar às datas.

São vários os eventos que ocorrem por lá ao longo do ano, os quais englobam diversão, arte, cultura, entretenimento, conhecimento, e por aí vai. São eles: 

Carnaflores: o desfile de carnaval de Holambra, muito decorado com flores, e também com bailes, shows e desfiles de blocos. Esta festividade ocorre tradicionalmente na terça-feira de carnaval, às 14h. 

Expoflora: o evento mais famoso da cidade, uma vez que reúne a maior exposição de flores de toda a América Latina. E mais: nela, o folclore holandês é celebrado, unindo a cultura vinda da Holanda com a dos brasileiros que construíram Holambra. É um festival encantador que vale muito a pena conhecer! 

Enflor: evento preparado com palestras, oficinas e muita troca de conhecimento e experiências entre profissionais de decoração e artistas florais. 

Trekker Trek: uma competição entre tratores que ocorre anualmente e se tornou tradicional por lá. Um evento bem diferente e divertido que só se encontra igual por lá! 

Hortitec: voltado a horticultores e profissionais do agronegócio, esse evento ocorre no mês de junho e proporciona rede de contatos e muito conhecimento para os interessados neste ramo.

Natal de Holambra: decoração natalina já é uma maravilha, imagina quando ela é composta também por decorações de flores e a atmosfera que só se encontra em Holambra? Com atrações folclóricas, artísticas, muita luz e cores e, claro, muitas flores!  

Já deu pra perceber que haverá opções muito interessantes para conhecer em Holambra nas mais diferentes épocas do ano, não é mesmo? 

Um pouco sobre a experiência incrível que foi conhecer a cidade das flores! 

Campo destinado para a plantação de flores em Holambra

Um passeio pela cidade de Holambra rende fotos lindas! (Fonte: Real Seguro Viagem)


Passei um dia em Holambra, durante um sábado do mês de março, no qual não haviam eventos maiores ocorrendo e, mesmo com a movimentação maior do final de semana, foi bem tranquilo o passeio por lá. 

Naquele final de semana a previsão era de chuva, e era a única data que eu poderia ir até a cidade. A passagem de volta para onde moro, no Rio Grande do Sul, já estava comprada para o dia seguinte.

Venho de uma família de mulheres que amam flores, que tornam suas casas mais coloridas com elas e cuidam de jardins com todo cuidado e carinho. Em razão disso, Holambra era um dos lugares no Brasil que eu mais queria conhecer. Estava na lista de lugares indispensáveis.

E quando vi a previsão de chuva acreditei por um momento que não seria dessa vez, já que visitar campos de flores com chuva não daria muito certo. 

Por uma obra divina ou da própria mãe natureza, aquele sábado amanheceu sem chuva e o dia foi ficando a cada momento mais belo. Sim, deu tudo certo. E não só isso como também rendeu fotos que pareciam pinturas! 

Mas ao andar por lá descobri que, mesmo se chovesse, a cidade me conquistaria igual, uma vez que as casas, os prédios, os restaurantes, as lojas, os parques, os campos de flores, as ruas e, claro, o famoso Moinho Povos Unidos, todos somados, dão à cidade a fama de beleza que ela tem!

Ou seja, mesmo faltando uma parte, o restante certamente nos conquista. E, entre atrações e festividades, sempre dá pra voltar e conhecer um pouco mais.  

O que fazer em Holambra em um dia

Moinho Povos Unidos, ponto turístico de Holambra, SP

O Moinho Povos Unidos é um ponto turístico imperdível de Holambra (Fonte: Real Seguro Viagem)


Se você decidir conhecer a cidade em época de eventos, o mais indicado é que você fique mais de um dia, para explorar o melhor das festividades e também da cidade. 

Porém, como Holambra é uma cidade pequena, com cerca de 15 mil habitantes, é possível organizar um roteiro que permita conhecer o melhor dela em apenas um dia, assim como foi o meu caso! 

E, considerando essa minha experiência pessoal somada a outras informações, preparamos a lista a seguir com opções do que conhecer na cidade das flores em um dia: 

Campos de Flores

Espaços com estufas e canteiros de flores, espaços destinados justamente para os turistas fazerem fotos entre as flores mais famosas, bem como ensaios fotográficos, além de passeios guiados no qual é possível conhecer mais sobre o plantio dos flores e outras curiosidades. 

Duas ótimas opções são o Bloemen Park e o Macena Flores, ambos são de encher os olhos devido a beleza dos canteiros floridos. Lembrando que é bom agendar o passeio com antecedência. 

Também é possível conhecer campos de flores de propriedades particulares. Porém, nesse caso é preciso ir por meio de uma agência de turismo com guias autorizados e credenciados. 

Eu fui no Macena Flores e adorei, é um ótimo passeio para fazer junto da mãe, dos avós, ou de amigos e familiares que amariam conhecer mais sobre o universo da plantação de flores e se encantar em meio aos campos floridos!

Moinho Povos Unidos

Um passeio clássico na cidade que você não pode deixar de fazer é conhecer o Moinho Povos Unidos. Além de ser lindo de ver, ao entrar e subir suas escadas você vai aprendendo sobre a história de Holambra, a história do Moinho, as origens e cultura da cidade.

No dia em que fui, tinha um guia que nos informou a respeito da engenharia e arquitetura da construção que tem 38,5 metros de altura, sendo o maior Moinho de Vento da América Latina!

Também aprendi a respeito da tecnologia da construção, como as hélices funcionam, com direito à vê-las em movimento. 

Parque Van Gogh

Uma área verde repleta de atividade ao ar livre, como parede de escalada, tirolesa, pedalinho e outros. É um lugar muito bonito para caminhar e relaxar em meio a natureza, ou então para se divertir se aventurando em uma das atividades oferecidas ao público. 

Por lá você poderá ver réplicas de famosas obras de arte de Van Gogh, por isso o nome do parque. O espaço também conta com chalés nos quais ficam lanchonetes, sorveterias ou lojas. 

Boulevard Holandês

Lugar perfeito para fazer compras e garantir um presente para pessoas especiais para quem você quiser levar uma lembrancinha. 

Além das lojinhas, você se deparará com casas de fachadas coloridas em estilo holandês, canteiros de flores e decorações que dão todo um charme para o espaço. 

É um lugar perfeito para ir no final do dia, para apreciar a vista ao redor e apreciar um soco, sorvete, chopp ou o que mais você quiser, em um dos bares, restaurantes ou cafés disponíveis por lá. 

Almoçar em restaurante típico e experimentar o sorvete de flores!

Além de tudo, Holambra ainda oferece aos visitantes experiências gastronômicas únicas. Já ouviu falar em sorvete de flores? Pois então, por lá você poderá experimentá-lo (provei e é bem bom!).

A cidade tem diversas comidas e pratos tradicionais, algumas originadas na Holanda, outras adaptadas e criadas na cidade brasileira, todas igualmente deliciosas. 

Uma comida tradicional por lá que gostei muito foi o Stroopwafel, que é um biscoito formado por duas camadas de massa recheadas com caramelo. A tradução do nome seria "waffle com calda".

Ele é bastante saboreado com chocolate quente ou chá, colocado em cima da xícara com a bebida quente, de forma que o biscoito derreta e fique ainda mais gostoso de comer. Legal, né? 

Por lá você também encontrará vários restaurantes típicos que oferecem os mais diversos pratos da gastronomia holandesa e holambresa.

Três opções bastante procuradas e que certamente oferecem ótimas opções são: Tratterie Holandesa, o Lago do Holandês e Martin Holandesa

Outra dica é reservar um almoço no Chateau du Berry, que é um castelo de pedra, uma construção em estilo medieval que possui uma arquitetura e decoração incríveis, bastante utilizado para eventos e ensaios fotográficos.

Porém, esse espaço também oferece almoço e ao fazer a refeição por lá você têm acesso livre para visitar o castelo, sendo que fora do horário da almoço é cobrado ingresso para fazer este tour. 

Dicas finais sobre a charmosa cidade das flores

Bandeira e sapatos de madeira que remetem à cultura da Holanda
Os sapatos de madeira são um item tradicional da cultura e história da cidade (Fonte: Real Seguro Viagem)


Além dos lugares citados acima, ao se deslocar pela cidade você encontrará diversos lugares com arquitetura e decoração muito bonitas, valendo a pena parar para fazer fotos e apreciar cada cantinho. 

Não saia de lá sem tirar foto no portal turístico da cidade! Outros lugares que ainda vale a pena conhecer e que não tomam muito tempo são a Torre do Relógio, a Praça dos Pioneiros, a Rua da Amizade, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, o Memorial do Imigrante e o recinto da Expoflora, caso você vá fora da época em que ocorre o evento. 

Os principais pontos turísticos, como os passeios pelos campos de flores e o Moinho Povos Unidos já garantem muitas informações culturais e históricas. Porém, se você se interessar em conhecer mais sobre a cidade, o Museu Histórico de Holambra é perfeito para isso! 

Outra dica é: contrate um seguro viagem! Por um preço super acessível você garante auxílio e assistência para situações de imprevisto. Para entender sobre a importância deste serviço mesmo em destinos nacionais, saiba mais clicando aqui

Como já citado, cada lugar que você para para observar em Holambra possui características que irão te encantar e interessar. É um lugar realmente charmoso que tem muito a oferecer aos turistas.

Planeje sua viagem para esse destino. Ao conhecer a cidade das flores, provavelmente você vai querer voltar outras vezes!