sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

8 destinos de viagem que já foram cenários de filmes e séries que você precisa conhecer!

Você já ficou curioso a respeito de lugares que viu em filmes ou séries? O cinema já despertou em você a vontade de conhecer lugares que você viu pela tela da TV? São muitos os destinos que já foram cenários para a gravação de filmes, e é isso que vamos explorar neste artigo. 

Sala de cinema mostrando a tela e pessoas assistindo nas poltronas
Os cenários que aparecem nos filmes muitas vezes fazem parte da vida nas cidades ou de pontos turísticos delas (Fonte: Canva)


A sétima arte pode ser uma ótima inspiração para nossas viagens, tanto que existem parques temáticos pelo mundo que exploram universos criados pelo cinema

Já outros, são lugares que serviram de cenário para filmes e que podem ser conhecidos durante viagens para os mais diversos lugares do mundo.

Todos os continentes do nosso planeta possuem algum lugar que já foi locação para produções cinematográficas. A seguir, saiba mais sobre alguns deles.  

1. Deserto do Atacama (Chile)

Paisagem do deserto do Atacama, no Chile, com montanhas ao fundo
Quando o filme se passa no espaço, os cineastas ambientam as cenas em desertos, como foi o caso de "Perdido em Marte", que foi gravado no Deserto do Atacama (Fonte: Canva)


Cenário de "007 - Quantum of Solace" e "Perdido em Marte", o deserto do Atacama é o ambiente perfeito para histórias fictícias de fantasia, ficção científica e aventura. 

A terra árida, as montanhas e o horizonte ao longe deste lugar inspiram diferentes histórias, tanto que foi foi escolhido para ser o cenário de uma história que se passa no planeta Marte. 

Por outro lado, o deserto do Atacama oferece aos visitantes uma das visões mais belas do céu estrelado em todo o mundo, sendo uma das principais atrações para quem visita o Chile

Ele fica localizado em uma região ideal para a observação dos astros, de forma que muitos estudos na área da astronomia são feitos por lá. 

Na região há diversos hotéis que oferecem aos hóspedes observatórios com telescópios. Além disso, os turistas podem fazer tours astronômicos pela região. É um lugar perfeito para soltar a imaginação e se admirar com a beleza da natureza. 

2. Nova York (EUA)

New York Bridge, ponte de Nova York
Você lembra de já ter visto a New York Bridge em algum filme? Eu já! (Fonte: Unsplash)


Nova York já foi locação de diversos filmes, todos nós lembramos de ao menos um, em especial quando a temática é natal, muitos filmes são gravados na cidade, cada um mostrando um pouco da magia natalina por lá

Na realidade, filmes de todos os gêneros já foram gravados em terras nova iorquinas, alguns exemplos bastante conhecidos são "Os Caça-Fantasmas", "Esqueceram de Mim 2" e "Homem-Aranha"

Sabe as cenas em que o homem-aranha pula de um prédio a outro soltando teias, em meio a grandes arranha-céus e com a visão de ruas movimentadas abaixo? Essa é Nova York, e, para muitos, os filmes contribuem com o desejo de conhecer a cidade. 

Lugar muito turístico e cultural, opções do que fazer em Nova York não irão faltar! Se você é apaixonado por cinema e viagens, monte uma lista de filmes que se passam nesta cidade e, ao assisti-los, monte um roteiro para conhecer esse lugar tão inspirador!  

3. Nova Zelândia

Lugar de paisagens de tirar o fôlego, a Nova Zelândia não apenas foi cenário de muitos filmes, como inspirou roteiros e livros. 

A Trilogia de "O Senhor dos Anéis", assim como "O Hobbit", foram gravados nas paisagens montanhosas do país. De forma que, até hoje, as locações do filme ainda são atração turística por lá. 

Ao produzir os filmes, a Nova Zelândia foi escolhida e estudada para a construção da fictícia "Terra Média", local onde as história de J. R. R. Tolkien se passam. 

Com isso, muitos roteiros de viagem para o país incluem ou até mesmo destacam passeios pela "Terra Média". É uma possibilidade incrível e única de vivenciar uma experiência fictícia como essa. 

Além disso, o país serviu de cenário para outro universo fictício de fantasia muito famoso, a saga "As Crônicas de Nárnia"

Assistir à essa produção e não ficar com vontade de conhecer um pouco do mundo de Nárnia é muito difícil. O lado bom é que visitar a Nova Zelândia trará um gostinho especial deste mundo, já que muitas das cenas dos filmes forma gravadas por lá.   

4. Croácia

Cidade de litoral na Croácia
A Croácia possui paisagens realmente dignas de cenários de filmes (Fonte: Unsplash)


Assistiu ao filme "Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo" e se encantou com as paisagens que aparecem no filme? Saiba que você não foi o único(a). 

A Ilha de Vis, na Croácia, local das locações da continuação de Mamma Mia, chamou a atenção de turistas cinéfilos e ganhou destaque desde o lançamento do filme. 

É bem verdade que ver a beleza desse lugar na telas dá vontade de entrar dentro da TV e mergulhar nas águas de azul turquesa, colocar os pés nas areias brancas e sentir o ar e a tranquilidade da ilha. 

Bom, não é possível se teletransportar por meio de telas, mas é possível visitar a Croácia e incluir essa bela ilha no roteiro. Que tal? 

Outra produção muito conhecida que utilizou de lugares na Croácia para gravar episódios foi a série "Game of Thrones". Isso porque o país tem cidades bastante antigos, que preservaram a arquitetura de outros tempos e possuem um clima medieval, perfeito para a série. 

5. Bali (Indonésia)

Campo de arroz em Bali, na Indonésia
Os arrozais de Bali aparecem em cenas do filme Comer, Rezar, Amar (Fonte: Unsplash)


Quando se fala em Bali, o que vem à mente é uma ilha agitada e badalada que atrai muitos turistas em razão de suas praias paradisíacas, não é mesmo? 

Porém, esse lugar guarda muito mais para conhecer ao visitá-lo. Suas montanhas vulcânicas, seus templos e locais para retiros de yoga e meditação fazem dele local muito procurado também por aqueles que buscam conexão espiritual e com a natureza. 

A depender da cidade que você conhecer dentro desta ilha, a experiência será completamente diferente. Outra característica que lembra muito Bali são os arrozais, cenário esse no qual Julia Roberts aparece pedalando no filme "Comer, Rezar, Amar"

Essa parte do filme foi gravada em Ubud, cidade que, assim como outras na Indonésia e em Bali, oferece muito do que se vê no filme: conexão espiritual, tranquilidade em meio à natureza, templos budistas, ao mesmo tempo que, se o turista quiser, poderá encontrar bares e espaços noturnos para curtir. 

Deu vontade de conhecer Bali e a Indonésia? Dá uma olhada no artigo que preparamos sobre este destino clicando aqui

6. Paris (França)

Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, França
A Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, compõe uma das cenas mais marcantes do filme "O Código da Vinci" (Fonte: Unsplash)


Em razão de seu ar romântico e cult, Paris é cenário de filmes clássicos que estão na lista dos cinéfilos, bem como das produções românticas, de aventura e científicas. É um destino inspirador que rende muitos roteiros cinematográficos!

Alguns exemplos de filmes produzidos por lá são: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "O Código Da Vinci" e "Meia-Noite em Paris".  

Já assistiu ou ouviu falar sobre algum deles? A Gare de Paris Nord, a estação de trem que Amélie Poulain frequenta, o Mercado de Pulgas de Saint-Ouen em "Meia Noite em Paris", ou a Grande Pirâmide do Louvre, marcante no filme "O Código da Vinci", fazem de Paris um destino ainda mais interessante e encantador para conhecer. 

7. Egito 

Local de grandes incógnitas, curiosidades históricas, berço de muito conhecimento e cultura única, o Egito rende filmes de mistério e aventura incríveis.  

Quando os turistas planejam uma viagem para essa região do mundo, não seria estranho se cenas de filmes como "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" e "A Múmia" viessem à mente.

Afinal, ao pensar nas pirâmides, nos desertos, no rio Nilo e em outros lugares e características egípcias, o imaginário que o cinema construiu a respeito desses lugares vêm à tona. 

Ter conhecimento de filmes que se passam no Egito certamente tornam a experiência de visitar este país ainda mais interessante e emocionante. 

Por outro lado, ir com a mente aberta e receptivo para aprender com a cultura local certamente tornará tudo ainda melhor, uma vez que não há nada como conhecermos os lugares de perto e aprendermos com eles.  

8. Rio de Janeiro (Brasil)

Paisagem do Rio de Janeiro, para o Pão de Açúcar
O Rio de Janeiro é um dos destinos no Brasil mais mostrados em filmes internacionais (Fonte: Unsplash)


E no Brasil? Não tem nenhum filme internacional em terras brasileiras? É claro que tem! São muitas as cidades brasileiras que aparecem em filmes produzidos no exterior. 

Além de que, nosso cinema nacional também nos inspira a conhecer muitos lugares do país. No entanto, nesse contexto há um destaque especial para o Rio de Janeiro, cidade brasileira mais famosa no exterior e, portanto, bastante presente no cinema do mundo todo. 

Um dos maiores exemplos disso é a animação "Rio", que explora as belezas naturais e cultura rica e diversa do Brasil por meio de personagens criados a partir de animais nativos do Brasil.

Uma animação inteira inspirada no Brasil não é pouca coisa, não é mesmo? Além disso, alguns filmes dirigidos por brasileiros também ganharam bastante destaque no mundo, como é o caso de "Cidade de Deus", que recebeu quatro indicações ao Oscar. 

E não é a toa que a cidade foi cenário para tantas histórias, afinal, possui belezas naturais e cultura incríveis, ao mesmo tempo que é um lugar que pode representar muitas das mazelas que afligem o povo brasileiro, sendo levadas para o cinema por meio de críticas sociais. 

Viajantes cinéfilos, já escolheram o próximo destino? 

A paixão por viajar vem de um lugar parecido com o da paixão por cinema, de forma que é comum que aqueles que se dizem viajantes e aventureiros também sejam cinéfilos. 

Se você faz parte desse grupo de viajantes cinéfilos, considere a lista acima e já comece a planejar seu próximo destino de viagem!

Já escolheu o próximo destino? Sendo assim, lembre-se que toda viagem precisa de segurança e de alguns cuidados com documentos, saúde, alimentação, adaptação e respeito com culturas diferentes, entre outros. 

Para garantir uma viagem mais tranquila e segura, na qual você terá assistência em situações de imprevisto, conte com a Real e contrate um seguro viagem. Confira os planos e preços e vaja como é prático contratar: 

__CALLTOACTION(COTAR)__

Independentemente se for na Europa, na Ásia, Oceania, América do Sul ou América do Norte, provavelmente haverá lugares que serviram de inspiração para a criação de um filme e que foram cenário para tantos outros. 

De fato, a conexão com o cinema pode tornar nossas viagens ainda mais especiais e inesquecíveis. E você? Tem algum lugar que você viu em um filme e ficou com muita vontade de conhecer?

Para descobrir mais destinos e planejar sua próxima aventura, dê uma olhada nas sugestões que estão no blog da Real. Boa viagem!