sitemap reset_session pwa
Carregando
em viagem
em viagem

Um guia do Deserto do Atacama: onde fica, como aproveitar e mais!

Nós já te mostramos cidades imperdíveis para conhecer no Chile, porém hoje queremos destacar um dos destinos mais procurado do país: o Deserto do Atacama. Se você nunca considerou incluir esse destino no seu roteiro de viagem já adiantamos que até o final da publicação mudaremos sua percepção!

Está pronta para conhecer mais sobre esse cenário de tirar o fôlego? Indicamos organizar sua bagagem de mão com uma câmera de qualidade, protetor solar (mesmo para temperaturas mais baixas) e, no mínimo, uma camiseta de verão e também um cachecol. Vem saber porquê!


Deserto do Atacama, Chile
O Atacama é o deserto mais seco e mais alto do mundo.

Onde fica o Deserto do Atacama?

Por mais que pareça um cenário impossível de existir no planeta Terra, o Deserto do Atacama fica ao norte do Chile, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Porém, não só!

Por ter mais de 100 mil km² de extensão, seu território também está na Argentina, Bolívia e até o Peru, porém a porção turística concentra, de fato, em terras chilenas.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d29189.908078595905!2d-69.15035871803533!3d-23.86341751014656!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x96af46527fef1c47%3A0x34dbbb7aa8223dc!2sDeserto%20de%20Atacama!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1637158834522!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Sua área não foi desbravada integralmente até hoje, mas sua cidade mais conhecida é San Pedro do Atacama. O aeroporto mais próximo fica a cerca de 100km, em Calama.

Para amantes de destinos de aventura, esse é um dos mais indicados!

Em qual cidade me hospedar no Deserto do Atacama?

A base da sua viagem deve ser San Pedro do Atacama, já que sua estrutura é montada especialmente para receber turistas em qualquer data do ano, e também porque ela é a porta de entrada ao Deserto e suas atrações.

Como ir para o Deserto do Atacama?

Você tem três opções para chegar até o Deserto de Atacama a partir da cidade de San Pedro, que são:

  1. De carro: para quem está a fim de uma road trip é super possível ir ao Deserto do Atacama de carro, como também é viável ir de avião até Calama e, a partir dali, alugar um veículo e pegar a Ruta 23 até San Pedro. Mas se prepare: será cansativo na mesma proporção de extraordinário!;
  2. De ônibus: novamente, você pode também sair do Brasil de ônibus, ir até Santiago, depois até Calama (21 horas de viagem ok?) e, 1h30 depois, chegar a San Pedro;
  3. De avião: essa, em nossa opinião, é a mais indicada para viagens ao deserto. De Santiago à Calama são duas horas de viagem de avião, depois, só é preciso enfrentar 1h30 e ônibus até San Pedro do Atacama.

A opção mais vantajosa — em termos de tempo de viagem, cansaço físico e peso no bolso — é ir de avião. Para baratear ainda mais sua viagem, opte por levar pouca bagagem: só o essencial, que nós te contaremos depois o que é!


Vale da Lua, Deserto do Atacama, Chile
A atração principal do Vale da Lua é o pôr-do-sol no fim de tarde!

Clima do Deserto do Atacama

No Brasil você conhece e sente na pele as estações do ano, mas no Deserto do Atacama isso acaba sendo bem diferente. O clima, o ano todo, é predominantemente desértico e, por isso, chove muito pouco.

Isso quer dizer, então, que o Deserto do Atacama é quente? Depende do horário do dia e do que você considera como um dia quente. As temperaturas médias no Brasil, no verão, podem chegar a 40ºC, mas nos dias mais quentes no Deserto do Atacama a máxima não passa de 25ºC.

Por esse motivo, a recomendação é que leve roupas de frio para essa viagem: desde as mais quentes até as mais leves. A noite, por exemplo, é bastante frio! Entretanto, também é sempre bom ter uma camiseta de verão a mão. Vai que...

Estações do ano no Deserto do Atacama

Ok, te dissemos ali em cima que as estações do ano por lá não são tão distintas como estamos acostumados, mas precisamos te passar as informações que vão te ajudar a decidir quando ir ao Deserto do Atacama. As estações do ano no Chile são essas:

  • verão: 21 de dezembro a 21 de março (e é a época que pode chover no deserto);
  • outono: 21 de março a 21 de junho;
  • inverno: 21 de junho a 23 de setembro;
  • primavera: 23 de setembro a 21 de dezembro.

Ou seja, nas mesmas datas que vivemos as estações aqui no Brasil também!

Neva no Deserto do Atacama?

Acredite, sim. Mas, dificilmente você verá esse fenômeno na cidade de San Pedro do Atacama a não ser no verão (porque é a época que mais chove) ou então no inverno (quando está mais frio), porém, nada garantido.

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Bom, o Deserto do Atacama não tem baixa temporada: durante o ano todo a cidade de San Pedro do Atacama está lotada de turistas, então não tem como fugir do movimento. Você só precisa decidir qual mês te interessa mais para cair na estrada.

Uma dica da Real Seguro Viagem é: vá no outono, pois é nessa época que o céu do Deserto do Atacama fica inacreditavelmente limpo e as estrelas ficam parecendo pintadas a mão!


Céu estrelado no Deserto do Atacama, Chile
O céu estrelado do deserto do Atacama é inesquecível.

De todo modo, as lagunas, salares e geisers são incríveis em qualquer estação do ano.

O que fazer no Deserto de Atacama?

São infinidades de passeios que podem ser feitos na cidade de San Pedro e na extensão do Deserto e, para te ajudar a montar o roteiro perfeito para sua aventura, citaremos 10 pontos turísticos que você precisa conhecer no Deserto do Atacama:

  1. Piedras Rojas: reserve um dia todo para conhecer as formações geológicas avermelhadas, montanhas aveludadas (de neve), lagos de água salgada e vulcões só nessa paisagem!
  2. Lagunas Altiplânicas: reserve também um dia inteiro para desbravar as Lagunas azuis intensas cercada de vulcões de Miscanti e Miñiques;
  3. Salar de Tara: esteja preparada para condições extremas de altitude, temperatura e distâncias, mas é incrível!
  4. Lagunas Escondidas de Baltinache: é possível flutuar numa lagoa de sal!
  5. Trekking no Valle de la Luna e Valle de la Muerte: para se sentir em outro planeta, visite o vale da lua!
  6. Geyser del Tatio: você precisa viver a experiência de ir até um geyser. Inclusive no nascer do sol;
  7. Trekking Copacoya: pratique esportes radicais nas montanhas!
  8. Termas de Puritama: um passeio para quem quer relaxar;
  9. Tour astronômico: reserve, no mínimo, uma noite para vislumbrar o céu estrelado do Deserto do Atacama;
  10. Tour por San Pedro do Atacama: a cidade é deveras interessante e fazer o Pueblo Tour deve estar no seu roteiro!

Acima de tudo, lembre-se: o Seguro Viagem para o Chile não é obrigatório, mas considerando o destino, os passeios acima citados e as adversidades que a alta altitude podem gerar, é interessante investir nessa proteção!

Por fim, o veredito final: sim, indicamos fortemente que você inclua uma vista ao Deserto do Atacama caso passe pelo Chile ou pelos países da América Latina! Você já entendeu bem o porquê, né?